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BN 650 - Shimmy ?!

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Mensagem por rafaexpress Ter 11 Ago 2009, 11:35

Galera, a uns dias atrás postei um tópico falando que comprei uma Bandit 650N 2008 !!!

Dei um rolê com ela no final de semana e uma coisa me incomodou muito, vamos ver se algum de vcs já passou por isto...

Eu claro que quis testar a motoca... marginal pinheiros, pista livre, domingo de manhã eu dei uma puxadinha nela e qdo cheguei nos 160 ela começou a fazer um zig-zag.. a frente ficou balançando pra um lado e pro outro, ai eu tirei a mão! O que será isso ?! Asfalto irregular? Vento? Começo de Shimmy? BN 650 - Shimmy ?! Icon_eek

Eu não sabia que nas Bandidas o pneu traseiro correto era 160... o antigo dono vulgo "CORNO" que trocou os sapatos dela colocou um Michelin PR 2ct 180/55 atrás... será que tem alguma coisa a ver ?

Só pra constatar, eu calibrei os pneus conforme o manual e os 2 são novos Sad

Abs e agradeço se puderem me dar uma luz !!! cheers
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Mensagem por ari Ter 11 Ago 2009, 11:42

Rafaexpress, ia te falar para dar uma olhada nos pneus, mas vc já disse que são novos, sendo assim é muito dificil serem a causa dessa "balançada".

Com qtos Km tah a motoca??? A suspensão dianteira não tah muito mole???
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Mensagem por Marco Ter 11 Ago 2009, 11:47

RAFA,
EU ACHO QUE PODEM SER OS SEGUINTES PROBLEMAS. ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO DAS RODAS; PROBLEMAS DE AMORTECIMENTO NA BALANÇA DIANTEIRA ( ELA PODE ESTAR MOLE - TEM UMA REGULAGEM - E A MOTO BALANÇA EM ALTA )
ALGUÉM MAIS CAPACITADO EM MECÂNICA DO QUE EU PODE AJUDAR MAIS.

ABCS,
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Mensagem por Convidad Ter 11 Ago 2009, 11:48

pode ser folga nas mesas com o quadro. um reaperto já tira a duvida.

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Mensagem por rafaexpress Ter 11 Ago 2009, 11:50

Ari, a moto está pouco rodada, está com 10 mil kms... MAS esse lance da suspa dianteira estar MOLE ou não... vc tá pedindo demais pra mim, sou um mero usuário... kakakaka eu só sei pilotar, calibrar os pneus, lubrificar a corrente, regular os manetes e por gasolina Very Happy
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Mensagem por cano Ter 11 Ago 2009, 11:57

que chato isso, então porque os caras da suzuki botam 240 no velocimetro? será que num é o asfalto iregular no trecho que vc acelerou? muito vento ? roda desalinhada, suspensões descalibradas, até pode ser o posto que vc calibrou os pneus (muita libra).
tive uma b-6 quando balançava era pra lá de 220 e isso era em estrada muito aberta tipo bandeirantes, carvalho pinto... obs os pneus eram 180 e 120
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Mensagem por rafaexpress Ter 11 Ago 2009, 12:02

Põe chato nisso cano, fora que eu corri o risco de tomar um rola feio neh !!!

Então esse pneu supostamente "errado" na traseira vai me atrapalhar no que? nas curvas ? Rolling Eyes
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Mensagem por cano Ter 11 Ago 2009, 12:06

acontece que o pneu fora de medida no caso o 180 ele fica gordo e vc num tira todo o proveito que que o pneu te da em curva ele fica limitado e a moto fiica quadrada pra fazer curva de baixa, mas em contra partida a moto fica maravilhosa olhando ela de traseira... no mais é só jogar dinheiro fora, pois o 180 é muito mais caro que o 150 (no meu caso pois a minha b-6 os originais eram 150 - 110)
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Mensagem por edgar Ter 11 Ago 2009, 12:06

pode ser balanceamento, suspa mole ou dura demais... pneu montado errado...

pneu é facil tem umas setas indicando o sentido de rotação.

suspa- na mesa em cima das bengalas tem uma fenda se vc olhar essa parte regula a força das molas, se vc soltar ira ver uns traços , veja se os dois lados estao iguais... e deixe no terceiro risco.

a traseira na mola tem umas regulagens deixe no meio tb. para verificar veja que no centro tem uma especie de gaiola, nessas tem um numero , variam acho 1 de 1 a 7 ou 8, deixe no meio.

se fizer isso tudo e nao resolver tente o balanceamento.
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Mensagem por ari Ter 11 Ago 2009, 12:08

rafaexpress escreveu:Põe chato nisso cano, fora que eu corri o risco de tomar um rola feio neh !!!

Então esse pneu supostamente "errado" na traseira vai me atrapalhar no que? nas curvas ? Rolling Eyes

Em teoria, um pneu mais largo na traseira vai dificultar deitar a moto em curva. Vários usuários colocam um pneu mais largo e não sentem diferença na pilotagem. Quando tinha um GS500 (usa 130) coloquei um 150. Não gostei e uma semana depois tirei e coloquei um 140.
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Mensagem por ari Ter 11 Ago 2009, 12:12

rafaexpress escreveu:Ari, a moto está pouco rodada, está com 10 mil kms... MAS esse lance da suspa dianteira estar MOLE ou não... vc tá pedindo demais pra mim, sou um mero usuário... kakakaka eu só sei pilotar, calibrar os pneus, lubrificar a corrente, regular os manetes e por gasolina Very Happy

Comece pelo mais simples:

1- verificar os pneus: são novos e portanto opção descartada;
2- pneus estão montados corretamente: veja a seta indicativa do sentido de rotação;
3- faça o balanceamento das rodas;

Veja esses itens e teste com cuidado.

Para vc ter uma idéia, tenho uma B6S 2005 e pode colocar VDO que não balança, fica leve, mas não balança não.
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Mensagem por Euro Ter 11 Ago 2009, 12:32

é isso aí.

regulagem diferente nas bengalas tb pode ocorrer.
ou diferente nivel de óleo entre elas.

ja vi muita suzuki saindo de fábrica com diferenrça no nível de óleo da bengala.
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Mensagem por Rhomura Ter 11 Ago 2009, 13:56

rafaexpress a minha Bandit qdo chegava nessa velocidade ela tb dava uma balançada a frente não digo a 160, mas qdo passava dos 180 já começava a balançar....acho q isso não é bem um shimmy...a Bandit N nessa velocidade acho q a frente acaba ficando um pouco leve...fazendo a frente dar essa pequena balançada....no começo eu estranhava mas depois vc acostuma....

mas é bom dar uma verificada na moto tb....
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Mensagem por rafaexpress Ter 11 Ago 2009, 15:02

Pessoal dei uma olhada lá nos arquivos úteis e vou pegar o Manual de Serviços da moto, pra ver qual é a especifação do óleo das bengalas... qual é o certo de lá hem ?! confused
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Mensagem por chaulin Ter 18 Ago 2009, 23:03

Bom ,eu tenho um amigo que teve este mesmo problema com sua 650n.segundo ele me passou ,ele reapertou a balanca e coluna de direcao,disse que melhorou muito ,entao nao custa tentar e simples. valeu abracos.
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Mensagem por Magrão Qua 02 Dez 2009, 18:55

Olá galeravejam esse vídeo no youtube, lá mostra o que é shimmy.
Abraços a todos.
https://www.youtube.com/watch?v=PFl-sWBj0Fk
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Mensagem por Berlindo Qui 03 Dez 2009, 23:16

Tem q garantir q as rodas (as duas!) estejam balanceadas.

Endureça as suspensões (diant. e tras.), leve pra fazer o aperto com torquímetro (tem torque certo!) na caixa de bolas e fica esperto com o pneu, qdo ele ficar quadrado, por ser maior, a frente passarinha mesmo (é diferente do shimmy, pois nele o guidon oscila horizontalmente).


Se a moto ñ é sua desde zero, ponha ela no cavalete, faça com q a roda da frente desencoste do chão e procure calos nos rolamentos de direção (geralmente no meio). Isso é um discreto vilão!
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Mensagem por Carlão_ Qui 03 Dez 2009, 23:23

Nossa a 160 km/h já começou a shimar... muito estranho isso.. Normalmente isso acontece acima de 200, talvez pista irregular possa acontecer, mas duvido na Marginal pinheiros que é um tapetão,
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Mensagem por juca Sex 04 Dez 2009, 10:11

RAFAEXPRESS,

TENHO UMA B12 2005, E COLOQUEI UM PAR DE PNEUS PILOT ROAD 2

A MOTO FICOU UMA DELICIA, PORÉM AOS 180KM/H, ACONTECIA O MESMO PROBLEMA QUE VOCE ME DESCREVEU.
VOLTEI A BALANCEAR, E NÃO ADIANTOU.
TROQUEI DE OFICINA, BALANCEEI DE NOVO E NADA ADIANTOU
RECOLOQUEI O PNEU VELHO NA FRENTE, UM MACADAN, E O PROBLEMA ACABOU.
O DEFEITO ERA DO LOTE DO PNEU.
A LOJA ME DEU UM NOVO PNEU E O PROBLEMA VOLTOU.
O LOJISTA É AMIGO MEU, E SOLICITOU OUTRO PNEU À MICHELIN.
PORÉM NÃO COLOQUEI O PNEU QUE VEIO (PILOT 2) E SIM UM PNEU MICHELIN EXTRA MACIO.
ELE DURA MENOS, MAS PELO MENOS O PROBLEMA ACABOU.
TEM UM CARA DE ARAÇATUBA, COM UMA B12, QUE TEVE O PROBLEMA IDENTICO AO MEU.
É UM CASO RARO, MAS ACONTECEU
ESPERO TER AJUDADO.
EXPERIMENTA EMPRESTAR UM PNEU, USADO MESMO, PARA FAZER O TESTE.
QUEM SABE O PROBLEMA ESTEJA AÍ

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Mensagem por Bisteka Sex 04 Dez 2009, 21:17

Você andou trocando ou tirou o peso de guidão???

Se fez isto volta para o original rápido!!!
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Mensagem por juca Sáb 05 Dez 2009, 11:03

E AÍ BISTEKA, BELEZA?

EU SÓ TROQUEI O PNEU E NÃO MEXI EM NADA, A NÃO SER BALANCEAMENTO.
É NECESSÁRIO ALGUMA REGULAGEM NO PESO DO GUIDÃO?
ME ESCLAREÇA, POR FAVOR

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Mensagem por Bisteka Qui 10 Dez 2009, 10:39

juca escreveu:E AÍ BISTEKA, BELEZA?

EU SÓ TROQUEI O PNEU E NÃO MEXI EM NADA, A NÃO SER BALANCEAMENTO.
É NECESSÁRIO ALGUMA REGULAGEM NO PESO DO GUIDÃO?
ME ESCLAREÇA, POR FAVOR

ABS

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Não precisa de nenhuma regulagem... Apenas use o original...
Ele serve para filtrar vibração em uma determinada freqüência... Se você troca por um mais leve, mais pesado ou de outro tamanho... Pode estar mudando esta freqüência e então ter problemas com vibrações em outra frequencia...

Se você não trocou e não alterou... Não é isto!!!
Talvez este jogo de Pneu em específico... É estranho, pois, se ela nunca fez isto!!!
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Mensagem por xander Ter 29 Dez 2009, 16:52

No meu caso com a b65 a moto balançou na casa dos 170...tirei a mão...em outra ocasião balançou um proximo dos 180...tirei a mão...teve uma vez que eu colei 193 e nada de balançar.

A unica coisa que estava diferente nesses dias era a direção do vento e o asfalto...será isso?
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Mensagem por Berlindo Qua 30 Dez 2009, 08:46

Tem muitas variáveis né?

Desde a roupa que está usando, até o desgaste dos pneus.

Não é exagero, se vc estiver com uma roupa inapropriada (uma jaqueta larga, por exemplo), a frente balança.

Já pneu, rincipalmente se for maior que a medida original, depois de relativamente gasto no meio, fica com as bordas ressaltadas e qdo vai mudar de faixa ou em velocidades mais altas, a frente passarinha mesmo. Mas isso ñ é shimmy, é bem diferente.

Pesinho de guidon ñ influi em shimmy, serve apenas para diminuir a vibração nos punhos.

Troquei recentemente o pneu traseiro, saindo do 180/55 e voltando pro 160/60 (a minha é a 650), o dianteiro está novo tb. Balanciei tdo e a moto ficou uma delícia, anda sob trilhos.

240tinha firme sem balançar.
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Mensagem por artur Qua 30 Dez 2009, 09:26

Check list:
Pneu traseiro mais largo tem efeito estético mas torna a mudança de idreção mais "pesada", menos ágil. Não deve ter nada a ver com o seu problema dianteiro, mas é recomendável que volte a medida original para extrair de sua moto o melhor dela. Verifique a calibragem correta.
Balançeamento deve ser feito regularmente, especialmente quando se troca os pneus, quando se tenha passado por buraco, depressões de asfalto ou ressaltos que tenham resultado em impacto forte demais.
Se houver folga na mesa de direção trepidações serão percebidas com maior frequência e mesmo a baixas velocidades. Um ajuste´será necessário e inevitável, claro.
Suspensões dianteiras podem estar com regulagens diferentes e isto não é difícil de corrigir; basta ler seu manual ou se tiver dificuldade de compreender leve a uma autorizada e peça que ajustem é simples e rápido.
Importante: se você amolecer ou endurecer a suspensão sem antes ter certeza de que o óleo da suspensão está ok, poderá piorar o problema que já detectou. O Euro deu um toque para vc sobre verificar o óleo das suspensões dianteiras e isso relmente é importante. Muitas motos mesmo novas vêm com volumes diferentes nas bengalas dianteiras. Vale a pena pedir a uma autorizada ou a um mecânico de sua confiança checar e já aproveitar para trocar por óleo novo e em volume correto e igual nas duas; se você gosta de uma tocada mais esportiva e anda com frequência em estradas ou pistas travadas pode até optar por um óleo de dot maior, que deixam as suspensões um pouco mais firmes, porém mais duras, questão de gosto e utilização. De qualquer forma acho que vc deveria trocar o óleo da suspensão mesmo que por um de dot igual ao original(no manual da moto tem as especificações).
Abraço!
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