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Mensagem por Convidad Qua 03 Jun 2009, 06:14

parece uma questão 'idiota', mas vivo com ela sempre que penso nisso:

quantos giros dar em primeira?

tenho o hábito de chegar, no máximo, a 4000 rpm em primeira.

ainda ontém, levando a moto para a concessionária, para fazer a revisão dos 6000, perguntei ao vendedor-gente-fina-e-motociclista-da-hora, ele me respondeu que 'esguéla' a primeira, 'mete' o giro até o início da vermelha.

qual a opinião de vocês?

abraços e obrigado

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Mensagem por ari Qua 03 Jun 2009, 07:25

Não sei com qtos rpm jogo a segunda marcha, mas com certeza é bem antes da faixa vermelha.

To achando que esse mecanico tah querendo gerar serviço para ele mesmo.....
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Mensagem por Lucchesi Qua 03 Jun 2009, 07:58

Vc tem que usar de acordo com a necessidade....
Tá de boa??? vai até 4 ou 5k
Vai andar rápido??? vai até os 7 ou 8k
Vai botar pra andar forte?? é 11 ou 12k

No geral eu ando entre os 7 ou 8k

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Mensagem por Jesus Qua 03 Jun 2009, 08:39

Aí pode estar a economia da máquina.
Passo para a 2ª marcha quando atinjo em média 4k.
E sempre acho que estou forçando...
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Mensagem por Lucchesi Qua 03 Jun 2009, 08:48

Exatamente Jesus !!!! só que a 4k vc está forcando a máquina em segunda, pois na troca ela vai perder giro certo???
Se for numa subida então, nem se fala...
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Mensagem por marcos gsxf Qua 03 Jun 2009, 10:22

Lucchesi escreveu:Vc tem que usar de acordo com a necessidade....
Tá de boa??? vai até 4 ou 5k
Vai andar rápido??? vai até os 7 ou 8k
Vai botar pra andar forte?? é 11 ou 12k

No geral eu ando entre os 7 ou 8k

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Mensagem por Jesus Qua 03 Jun 2009, 12:39

Lucchesi: quando rasgo a primeira até os 8k parece que o motor vai explodir, por isso que eu evitava e fazia a troca de marcha já com 4k. Vou tentar me acostumar dessa forma.
Forte abraço.
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Mensagem por Convidad Qua 03 Jun 2009, 13:08

Lucchesi escreveu:Vc tem que usar de acordo com a necessidade....
Tá de boa??? vai até 4 ou 5k
Vai andar rápido??? vai até os 7 ou 8k
Vai botar pra andar forte?? é 11 ou 12k

No geral eu ando entre os 7 ou 8k

Abraxx

vou testar!

Lucchesi escreveu:Exatamente Jesus !!!! só que a 4k vc está forcando a máquina em segunda, pois na troca ela vai perder giro certo???
Se for numa subida então, nem se fala...

concordo!

Jesus escreveu:Lucchesi: quando rasgo a primeira até os 8k parece que o motor vai explodir, por isso que eu evitava e fazia a troca de marcha já com 4k. Vou tentar me acostumar dessa forma.
Forte abraço.

realmente, parece que o motor vai 'detonar'...

como eu escrevi, acima, vou fazer um teste no ritmo do Lucchesi, vamos ver a mudança de comportamento do 'búfalo'.

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Mensagem por edgar Qua 03 Jun 2009, 13:24

depende do bom senso.

se costuma só andar na cidade , ou seja, sempre em baixa é bom esticar uma marcha menor. a primeira é uma opçao que requer menos espaço.

para evitar de carbonizar as valvulas.

não va fazer isso com o motor frio, ou seja sair da garagem e ja ir ate a faixa vermelha.
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Mensagem por Luis Claudio Qua 03 Jun 2009, 13:28

marcos gsxf escreveu:
Lucchesi escreveu:Vc tem que usar de acordo com a necessidade....
Tá de boa??? vai até 4 ou 5k
Vai andar rápido??? vai até os 7 ou 8k
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Mensagem por Lucchesi Qua 03 Jun 2009, 14:33

Bem lembrado Edgar, normalmente esse 7 ou 8k, são em 1ª, 2ª e 3ª marchas... marchas acima estão em velocidades bem mais altas... outra coisa são as retomadas.... eu sempre chamos marcha pra baixo !!!! tem gente que tá de boa a 3 ou 4k em 6ª e torce o cabo sem mudar de marcha....
7 ou 8k são giro de velocidade de cruzeiro !!! o motor não explode não....kkkkk
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Mensagem por Wil Qua 03 Jun 2009, 16:06

hotmusik que moto é a sua??? se for 4 cilindros 600 para cima, andar a 4k ou 5k esta amarrando a maquina, tem giro, motor, torque pára muito mais, agora é uma questão de bom senso, esta no transito, não vai querer por 8k que vai levar carros juntos, vc tem que andar sempre com meio motor, se precisar chamar no giro ela responde se precisar segurar tb. não deixe o motor ficar batendo sozinho, calibre ele.....

PS: para explodir esse motor, se for uma bandit por exemplo, terá que fazer um curso com o BIN LADEN, acho dificil vc conseguir essa proeza...
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Mensagem por festeves Qua 03 Jun 2009, 16:55

Geralmente, 5~6 mil rpm...

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Mensagem por fz6 Qua 03 Jun 2009, 17:00

cara o professor Lucchesi entende e tem experiencia , é quase um GURU kkkkkkkk , brincadeira , mais ele tem razão se vc troca a marcha em baixa rotaçao vc expoe o motor a forçar mais para subir o giro e causa aumento no consumo e perca de potencia , entao acho que o prof. lucchesi ta com a razao , nao me xinga nao em Bigu vc sabe que sou seu fã kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem por Convidad Qua 03 Jun 2009, 18:44

Edgar escreveu:depende do bom senso.

se costuma só andar na cidade , ou seja, sempre em baixa é bom esticar uma marcha menor. a primeira é uma opçao que requer menos espaço.

para evitar de carbonizar as valvulas.

não va fazer isso com o motor frio, ou seja sair da garagem e ja ir ate a faixa vermelha.

Edgar, eu costumo somente andar em estrada mesmo.

a dica foi ótima!

Lucchesi escreveu:Bem lembrado Edgar, normalmente esse 7 ou 8k, são em 1ª, 2ª e 3ª marchas... marchas acima estão em velocidades bem mais altas... outra coisa são as retomadas.... eu sempre chamos marcha pra baixo !!!! tem gente que tá de boa a 3 ou 4k em 6ª e torce o cabo sem mudar de marcha....
7 ou 8k são giro de velocidade de cruzeiro !!! o motor não explode não....kkkkk

hummmmmm também, chamo marcha abaixo para dar uma esticadinha...hehehe...nem vejo a hora de chegar o final de semana!!!

Wil escreveu:hotmusik que moto é a sua??? se for 4 cilindros 600 para cima, andar a 4k ou 5k esta amarrando a maquina, tem giro, motor, torque pára muito mais, agora é uma questão de bom senso, esta no transito, não vai querer por 8k que vai levar carros juntos, vc tem que andar sempre com meio motor, se precisar chamar no giro ela responde se precisar segurar tb. não deixe o motor ficar batendo sozinho, calibre ele.....

PS: para explodir esse motor, se for uma bandit por exemplo, terá que fazer um curso com o BIN LADEN, acho dificil vc conseguir essa proeza...

Wil, você me lembrou de uma coisa que eu deveria ter falado logo de início...eu estou falando da 1250...

fz6 escreveu:cara o professor Lucchesi entende e tem experiencia , é quase um GURU kkkkkkkk , brincadeira , mais ele tem razão se vc troca a marcha em baixa rotaçao vc expoe o motor a forçar mais para subir o giro e causa aumento no consumo e perca de potencia , entao acho que o prof. lucchesi ta com a razao , nao me xinga nao em Bigu vc sabe que sou seu fã kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

hehehe

cara, fico contente pelas respostas adequadas.

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Mensagem por Convidad Qua 03 Jun 2009, 18:48

A faixa mais eficaz do motor é entre o torque máximo e a potência máxima, se vc estivesse acelerando seria a melhor faixa pra se trocar marcha, agora cara, essas coisas é meio de ouvido, o motor dá indicativos de sobra para vc saber q faixa ele se comporta melhor.

É só notar barulho, vibração, engate preciso, etc, tudo isso ocorre melhor a partir de uma faixa de rotação, qquer um pode perceber isso em qquer carro ou moto.

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Mensagem por RaFa AgOsT Qua 03 Jun 2009, 18:54

CARA, VC LEMBRA DAS FAMOSAS E LENDARIAS 7 GALO? POIS BEM, EU TENHO UM AMIGO QUE TRAVOU O MOTOR DELA E SABE PQ?SÓ ANDAVA NA MACIOTA... ANDAVA MAIS DEVAGAR QUE UM CARRINHO DE PIPOCA.... ATÉ QUE UM BELO DIA, BLAU BLAU...
TRAVOU SEI LA OQ E GASTOU 4 PILAS PRA FAZER O BICHINHU....
E O MECANICO FALOU QUE ESSAS MOTOS NÃO PODEM ANDAR SEMPRE NA MESMA FAIXA DE GRO, NO CASO MUITO BAIXA....
E NEM LARGAR ELA LIGADA MUUUUITO TEMPO EM PONTO MORTO, TIPO, "VOU DEIXAR PRA CARREGAR A BATERIA"...
SEI LÁ, SOU UM ZERO A ESQUERDA EM MECANICA, MAS TUDO QUE OUÇO EU GRAVO, HEHEHEHE
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Mensagem por Convidad Qua 03 Jun 2009, 18:54

Berlindo escreveu:A faixa mais eficaz do motor é entre o torque máximo e a potência máxima, se vc estivesse acelerando seria a melhor faixa pra se trocar marcha, agora cara, essas coisas é meio de ouvido, o motor dá indicativos de sobra para vc saber q faixa ele se comporta melhor.

É só notar barulho, vibração, engate preciso, etc, tudo isso ocorre melhor a partir de uma faixa de rotação, qquer um pode perceber isso em qquer carro ou moto.

você está certíssimo: pode-se notar até quando o motor vai de boa...ou seja, tudo é experiência com a moto.

mas o que eu preciso ter mesmo, é a informação de até quantos giros eu posso chegar na bandit e não prejudique motor ou qualquer outra parte mecânica.

não sei se você possui uma 1250, mas ela parece que 'nunca está contente', ou seja, mesmo o motor gritando, ela sobe o giro até o corte, entendeu?!

na afirmação tua "A faixa mais eficaz do motor é entre o torque máximo e a potência máxima", o torque dela máximo está a 3700 rpm, quando ela dá 11 kgf/m; eu desconheço quando ela tem a potência máxima!

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Mensagem por Convidad Qua 03 Jun 2009, 18:56

grande RaFa, eu já vi acontecer com outras motos 'fortes' também...

RaFa AgOsTiNhO escreveu:CARA, VC LEMBRA DAS FAMOSAS E LENDARIAS 7 GALO? POIS BEM, EU TENHO UM AMIGO QUE TRAVOU O MOTOR DELA E SABE PQ?SÓ ANDAVA NA MACIOTA... ANDAVA MAIS DEVAGAR QUE UM CARRINHO DE PIPOCA.... ATÉ QUE UM BELO DIA, BLAU BLAU...
TRAVOU SEI LA OQ E GASTOU 4 PILAS PRA FAZER O BICHINHU....
E O MECANICO FALOU QUE ESSAS MOTOS NÃO PODEM ANDAR SEMPRE NA MESMA FAIXA DE GRO, NO CASO MUITO BAIXA....
E NEM LARGAR ELA LIGADA MUUUUITO TEMPO EM PONTO MORTO, TIPO, "VOU DEIXAR PRA CARREGAR A BATERIA"...
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Mensagem por Wil Qua 03 Jun 2009, 19:49

bandit 1250?? cuidado, andando muito fraco vai mesmo ficar sem motor, preste atenção no que o rafa postou....

essas maquinas tem que andar cheia, tem motor, força, torque, giro e tudo mais para isso..
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Mensagem por festeves Qua 03 Jun 2009, 19:56

Andando com a moto, tenho uma tática para descobrir se estou no giro certo para ela...

Repare quando estiver em velocidade constante, no som que o motor produz.... agora, tente dar uma esticadinha e perceba se o barulho ficou um pouco mais grosso antes da moto "deslanchar"... Caso tenha acontecido, você estava em um giro TEORICAMENTE incopatível com a velocidade...
Agora, se quando vc der aquela esticadinha e o motor responder prontamente, bacana... estava a uma rotação legal!

Claro que precisa de um pouco de conhecimento da moto, quando falarmos de 600cc p/ +.... porém, não é nada dificil de perceber quando se conhece a moto em questão...

Bom... EU faço assim... E prestando atenção nestes detalhes, consigo economizar um pouco da gasola Very Happy

Ps: Isso vale em todas as marchas.

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Mensagem por Elton Qua 03 Jun 2009, 20:27

Ae outro ponto além de tudo que já foi dito, se andar fora do giro, com o motor chocho, vai ter problemas na hora de parada de emergência, curvas, situações de risco de modo geral.
Estas motos são pesadas, o freio motor vai demorar a atuar, terá que reduzir marchas rapidamente e juntar com muito mais vontade nos freios. Entre em uma curva com motor chocho pra ver o que acontece, vai ter que acelerar antes de chegar no ponto de saída, colocando em risco sua trajetória e de outros.
Conclusão vai gastar mais pastilhas, disco, pneus, câmbio, embreagem....., além do susto e riscos. Não é só economia de combustível, tem outros itens, a claro a segurança!!!!
Também não precisa esgoelar a danada a cada abertura de sinal, que vai gastar do mesmo jeito
Abs
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Mensagem por Jesus Qui 04 Jun 2009, 00:39

Cara, esses últimos posts foram muito interessantes.
Vou tentar colocar tudo isso em prática.
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Mensagem por Convidad Qui 04 Jun 2009, 05:58

festeves escreveu:...

hummm, legal!

Elton escreveu:...

concordo!

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Mensagem por hemerson Dom 21 Jun 2009, 00:37

Bom... rs, o bom é que tem giro de sobra, na minha entra no vermelhor nos 14500 giros, de primeira por mais que force o giro continua baixo... menos qdo vc chega aos 10.000 de primeira, ai vc economiza pneu dianteiro, pq ela levanta a frente sozinha hauhauhau
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