Regras para a inspeção de motos ficam mais brandas
+5
Lucchesi
Folco
Franco
MCilas
edgar
9 participantes
Página 1 de 1
Regras para a inspeção de motos ficam mais brandas
Regras para a inspeção de motos ficam mais brandas
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090311/not_imp336699,0.php
Combustível adulterado não vai mais reprovar veículos de 2 rodas; mudança foi sugerida por fabricantes
Fábio Mazzitelli
A Prefeitura atendeu a um pedido dos fabricantes de veículos de duas rodas e mudou ontem as normas para as motocicletas na inspeção veicular ambiental, deixando o teste menos rígido. Para a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, responsável pela execução do programa, o uso de combustível adulterado estava engrossando o número de reprovações das motos. Essa foi uma conclusão tomada de forma indireta, por meio dos argumentos dos fabricantes. Não há teste da qualidade do combustível na inspeção ambiental.
Desde ontem, a Secretaria do Verde descarta o fator de diluição, relativo à queima do combustível, para reprovação. O mesmo fator, porém, continua a valer na inspeção dos carros - não houve alteração na avaliação dos demais veículos. Do início de fevereiro até sexta-feira foram reprovadas 786 das 3.934 motos vistoriadas, ou 20% do total. O porcentual de automóveis reprovados no mesmo período é bem menor: 1,6%.
"Essa mudança foi uma sugestão da Abraciclo. A garantia da qualidade do combustível não pode ser atribuída ao fabricante nem ao usuário", diz Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
O único ponto que pode reprovar motocicletas agora é o fator de concentração dos poluentes - quantidade de monóxido de carbono colocada em circulação. Os fatores de diluição e concentração são obtidos na medição da emissão. A Abraciclo passou a defender que a gasolina adulterada contribuía para reprovações ao cruzar os dados dos dois fatores. Como exemplo, foi usado o caso de uma Drag Star Yamaha, de 650 cilindradas. A moto, ano e modelo 2008, foi reprovada exclusivamente pelo fator ligado à queima de combustível - a concentração de poluentes estava aceitável.
Em 2009, além dos veículos a diesel, o programa municipal para regular a emissão de poluentes passou a incluir as 770 mil motos da capital e 1,5 milhão de carros fabricados de 2003 a 2008. "Acho prematuro uma mudança agora por causa de um índice de 20% de reprovações. Não se pode mudar o programa a cada momento", afirma Harley Bueno, diretor de Segurança Veicular da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).
VELHINHOS
Ontem, a Prefeitura convocou mais 17 proprietários de veículos registrados antes de 2003 para a inspeção, por terem sido flagrados poluindo acima do limite estabelecido. Ao todo, 46 pessoas com veículos antigos já foram notificadas neste ano.
COLABOROU MARCELO FENERICH
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090311/not_imp336699,0.php
Combustível adulterado não vai mais reprovar veículos de 2 rodas; mudança foi sugerida por fabricantes
Fábio Mazzitelli
A Prefeitura atendeu a um pedido dos fabricantes de veículos de duas rodas e mudou ontem as normas para as motocicletas na inspeção veicular ambiental, deixando o teste menos rígido. Para a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, responsável pela execução do programa, o uso de combustível adulterado estava engrossando o número de reprovações das motos. Essa foi uma conclusão tomada de forma indireta, por meio dos argumentos dos fabricantes. Não há teste da qualidade do combustível na inspeção ambiental.
Desde ontem, a Secretaria do Verde descarta o fator de diluição, relativo à queima do combustível, para reprovação. O mesmo fator, porém, continua a valer na inspeção dos carros - não houve alteração na avaliação dos demais veículos. Do início de fevereiro até sexta-feira foram reprovadas 786 das 3.934 motos vistoriadas, ou 20% do total. O porcentual de automóveis reprovados no mesmo período é bem menor: 1,6%.
"Essa mudança foi uma sugestão da Abraciclo. A garantia da qualidade do combustível não pode ser atribuída ao fabricante nem ao usuário", diz Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
O único ponto que pode reprovar motocicletas agora é o fator de concentração dos poluentes - quantidade de monóxido de carbono colocada em circulação. Os fatores de diluição e concentração são obtidos na medição da emissão. A Abraciclo passou a defender que a gasolina adulterada contribuía para reprovações ao cruzar os dados dos dois fatores. Como exemplo, foi usado o caso de uma Drag Star Yamaha, de 650 cilindradas. A moto, ano e modelo 2008, foi reprovada exclusivamente pelo fator ligado à queima de combustível - a concentração de poluentes estava aceitável.
Em 2009, além dos veículos a diesel, o programa municipal para regular a emissão de poluentes passou a incluir as 770 mil motos da capital e 1,5 milhão de carros fabricados de 2003 a 2008. "Acho prematuro uma mudança agora por causa de um índice de 20% de reprovações. Não se pode mudar o programa a cada momento", afirma Harley Bueno, diretor de Segurança Veicular da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).
VELHINHOS
Ontem, a Prefeitura convocou mais 17 proprietários de veículos registrados antes de 2003 para a inspeção, por terem sido flagrados poluindo acima do limite estabelecido. Ao todo, 46 pessoas com veículos antigos já foram notificadas neste ano.
COLABOROU MARCELO FENERICH
edgar- Admin
-
Idade : 56
Data de inscrição : 18/12/2007
Re: Regras para a inspeção de motos ficam mais brandas
até que enfim !
MCilas- Admin
-
Idade : 54
Data de inscrição : 08/12/2007
Re: Regras para a inspeção de motos ficam mais brandas
pqp...ate que enfim alguem se ligou pro que acontece!!
Franco- Moderador
-
Idade : 45
Data de inscrição : 11/12/2007
Re: Regras para a inspeção de motos ficam mais brandas
É uma boa noticia e ouvi hoje cedo pela CBN.
Uma outra dica que me deram antes de levar a motoca para fazer a inspeção veicular são:
1) Limpar as velas;
2) Limpar ou outrar ou lavar o filtro de ar;
3) Abastecer com gasolina podium, ou seja, procurar andas uns tres tanques antes, pois a gasolina é mais pura e limpa;
4) Nao precisa tirar a ponteira, levando nesta circustancia.
Uma outra dica que me deram antes de levar a motoca para fazer a inspeção veicular são:
1) Limpar as velas;
2) Limpar ou outrar ou lavar o filtro de ar;
3) Abastecer com gasolina podium, ou seja, procurar andas uns tres tanques antes, pois a gasolina é mais pura e limpa;
4) Nao precisa tirar a ponteira, levando nesta circustancia.
Folco- Moderador
-
Idade : 51
Data de inscrição : 11/12/2007
Re: Regras para a inspeção de motos ficam mais brandas
A minha é final 0 .... muita água vai passar por baixo da ponte...kkk
do jeito que anda, vai que eu nem preciso fazer essa MRD...kkkkkk
do jeito que anda, vai que eu nem preciso fazer essa MRD...kkkkkk
Re: Regras para a inspeção de motos ficam mais brandas
Pé no saco essa inspeção... Perda de tempo, dinheiro, não vai contribuir pra um ar melhor pra Sampa, etc... Ainda mais num país sério igual ao nosso...
Tá bom pra abrir um comércio (aluguel de pneus, faróis, escapes, itens de segurança, etc...)...
Tá bom pra abrir um comércio (aluguel de pneus, faróis, escapes, itens de segurança, etc...)...
Re: Regras para a inspeção de motos ficam mais brandas
Galera, to com ponteira na daytona two brothers, preciso colocar a original pra fazer a inspeção?
Bruno Cesar- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 09/03/2009
Re: Regras para a inspeção de motos ficam mais brandas
Bruno Cesar escreveu:Galera, to com ponteira na daytona two brothers, preciso colocar a original pra fazer a inspeção?
Bruno
Não precisa trocar o escape não. A Vistoria é apenas de poluição atmosférica e por enquanto não tem controle sonoro.
Mas ano que vem vai ter....
RODY- Participante
-
Idade : 63
Data de inscrição : 28/07/2008
Re: Regras para a inspeção de motos ficam mais brandas
É JA TINHA MENCIONADA ISSO..AS GASOLINAS BRASILEIRAS NÃO PRESTAM E NOS E QUE TEMOS QUE GASTAR PRA DAR JEITO NA MOTO!!!
A MOTO NÃO DA TANTO PROBLEMA ASSIM...E SIM ESSES FDP QUE ALTERAM AS GASOLINAS.
A MOTO NÃO DA TANTO PROBLEMA ASSIM...E SIM ESSES FDP QUE ALTERAM AS GASOLINAS.
MORAES(TL)- Moderador
-
Idade : 47
Data de inscrição : 11/03/2009
Re: Regras para a inspeção de motos ficam mais brandas
Fiz a inspeção e fui reprovado com 10,4%, levei numa autorizada Honda e
gastei quase R$300 com troca de filtro, velas, carburação, etc etc etc.
So que eles não garantem que vc passe pela inspeção, FUI REPROVADO
NOVAMENTE . Bem, lembrei que na frente da Concessionária tinha uma
faixa dizendo que faziam regulagem com aprovação GARANTIDA, ressolvi
experimentar e pasmen!!!! paguei R$60,00 paus e em menos de 10 minutos
sai com a moto regulada. Paguei novamente a taxa de R$53,00 (até ai eu
tinha gasto R$ 53,00 + R$ 300,00 + R$ 60,00 + R$ 53,00 = R$ 466,00) fui
novamente á inspeção e PASSEI COM 0,62%.
pqp, Se tivesse feito essa
regulagem ANTES da primeira vez, teria gasto somente R$ 7,00. Eles me
disseram que não era necessário trocar nem filtro, nem velas, nem fazer
a carburação, somente fazer a regulagem da mistura ar/combustível para
14:1 o que somente pode ser feito com o aparelho. Agora me pergunto:
porque a Honda não tem este aparelho?, obviamente porque preferem
trocar peças.Para quem tiver interesse em não passar por este calvario
perdendo dinheiro e tempo aqui esta w w w . VEICULARINSPECAO. C O M . B
R
gastei quase R$300 com troca de filtro, velas, carburação, etc etc etc.
So que eles não garantem que vc passe pela inspeção, FUI REPROVADO
NOVAMENTE . Bem, lembrei que na frente da Concessionária tinha uma
faixa dizendo que faziam regulagem com aprovação GARANTIDA, ressolvi
experimentar e pasmen!!!! paguei R$60,00 paus e em menos de 10 minutos
sai com a moto regulada. Paguei novamente a taxa de R$53,00 (até ai eu
tinha gasto R$ 53,00 + R$ 300,00 + R$ 60,00 + R$ 53,00 = R$ 466,00) fui
novamente á inspeção e PASSEI COM 0,62%.
pqp, Se tivesse feito essa
regulagem ANTES da primeira vez, teria gasto somente R$ 7,00. Eles me
disseram que não era necessário trocar nem filtro, nem velas, nem fazer
a carburação, somente fazer a regulagem da mistura ar/combustível para
14:1 o que somente pode ser feito com o aparelho. Agora me pergunto:
porque a Honda não tem este aparelho?, obviamente porque preferem
trocar peças.Para quem tiver interesse em não passar por este calvario
perdendo dinheiro e tempo aqui esta w w w . VEICULARINSPECAO. C O M . B
R
Convidad- Convidado
Re: Regras para a inspeção de motos ficam mais brandas
E o que venho falando aki..Muitos fazem uma geral e gastam muita grana..mas se a moto esta em bom funcionamento e necessario somente regular o consumo de combustivel..mais nada.
e isso ai vivendo e aprendendo.
e isso ai vivendo e aprendendo.
MORAES(TL)- Moderador
-
Idade : 47
Data de inscrição : 11/03/2009
Tópicos semelhantes
» *INSPEÇÃO VEICULAR PARA MOTOS*
» Inspeção grátis para motos, dias 29, 30 e 31/03/12
» Dancei na inspeção veicular de Motos
» As /motos mais caras do Brasil
» Regras para Orçamentos
» Inspeção grátis para motos, dias 29, 30 e 31/03/12
» Dancei na inspeção veicular de Motos
» As /motos mais caras do Brasil
» Regras para Orçamentos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos