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Mensagem por Sandro Silva Qua 27 Mar 2019, 10:00

Luz acendeu e apareceu as letras SD no painel e a moto parou. Verifiquei c multímetro e vi q a bateria não estava sendo carregada. A dois anos atrás, o mesmo problema, vi q era estator queimado e troquei, ficou boa. E rodei 12 mil quilômetros e parece q queimou novamente... pq está queimando??

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Mensagem por Berlindo Qua 27 Mar 2019, 10:26

Vc trocou o estator ou recondicionou? O estator, qdo original, pode queimar por curto do retificador, esse sim um vilão que deixa muita gente na mão. Depois que recondiciona, aí pode apresentar problema de isolamento, má qualidade ou especificação do fio do bobinado que foi refeito, etc.

Recomendo fazer alguns testes, eles estão aqui http://www.thegsresources.com/statorpapers4.php e basicamente se resumem a:

1 - medir tensão contínua na bateria (que é o que vc já fez) com tudo ligado, moto e conector entre estator e retificador, em 5000 rpm, deve apresentar acima de 12,8, no máximo 14,5V. Abaixo disso ou acima é problema no retificador.

2 - medir tensão alternada com a moto ligada, desconecta o conector entre estator e retificador (antes de ligar a moto claro) e mede alí entre as 3 fases/polos do estator (no conector lado estator), em 5000 rpm: deve apresentar 70~90VAC. Abaixo ou acima disso é problema no estator. Normalmente qdo está com problema, nesse caso dá abaixo ou dá zero  (rompimento de uma das fases do bobinado).

3 - medir condutância/resistividade com a moto desligada, entre as fases do conector vindo do estator: deve apresentar inferior a 0,5 ohms. Acima disso é problema no estator, curto no bobinado;

4 - medir condutância entre as fases do estator e a carcaça do motor: não deve apresentar condutividade, 1 ou infinito. Se apresentar leitura é problema de aterramento/curto do estator com o motor;



Olhe o site que te passei que tem mais detalhes.
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Mensagem por Sandro Silva Qua 27 Mar 2019, 15:58

Recondicionei o estator. Nem te disse a moto: é uma Srad 750 2011/11
O site q recomendou está no inglês. Tem em português?

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Mensagem por Berlindo Qua 27 Mar 2019, 16:21

Ihhh não. Veja se sua moto ñ está no recall do retificador. Mas segue os testes acima q vc bate o martelo sobre onde está o problema.

Recondicionar não necessariamente é ruim, mas o cara tem q usar o fio com bitola certa, qtd. de enrolamento padrão, senão queima mesmo. Mas confira o retificador primeiro, porque ele pode estar fazendo o estator superaquecer.
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Mensagem por Charger Qua 27 Mar 2019, 22:08

a indicação SD quer dizer steering damper, ou seja, amortecedor de direção. Ela deve ter acendido pq a moto devia estar sem energia e parou de alimentar o solenoide dele. Um problema no amortecedor de direção por si só nao pararia a moto, acredito que ele tenha sido um efeito colateral, não o problema principal, TEm que verificar primeiro o problema da geração eletrica, resolvido isso, se o SD continuar acendendo investigue o amortecedor de direção e suas fiações.
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Mensagem por Sandro Silva Qui 28 Mar 2019, 15:59

Muito obrigado pelas orientações até aki, grato mesmo!!

Ok verifico o retificador sim. Mas vcs sabem me dizer o fio com bitola certa e a qtd. de enrolamento padrão no estator da Srad 750 11/11 ??

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Mensagem por Sandro Silva Sáb 30 Mar 2019, 21:33

Muito obrigado pelas orientações até aki, grato mesmo!!

Ok verifico o retificador sim. Mas vcs sabem me dizer o fio com bitola certa e a qtd. de enrolamento padrão no estator da Srad 750 11/11 ??

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Mensagem por Berlindo Seg 01 Abr 2019, 10:20

Aí não sei dizer, acho que é uma informação que não é divulgada em nenhum lugar. O cara que recondiciona com frequência estator de moto deve saber por observação.
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Mensagem por Sandro Silva Sáb 13 Abr 2019, 10:55

Tendi...
Bom Dia,
Moto: Srad 750 2011/2011
Troquei retificador colocando um mosfete d CBR 1000, recondicionei o stator, e bateria nova. A moto resolveu não quer pegar, a não ser no tranco (coloco em terceira p não forçar). Qdo ligada, depois do tranco, multímetro na bateria e carregando lá p os 13.8 e acelerando aos 5 mil rpm passa dos 14volts DC. Dedão no start segurando a embreagem e no neutro e dá um tec. Testei relê d partida colocando uma chave d fenda ligando os dois polos positivos da bateria e do motor d partida mas nada, só o tec. Coloquei em terceira e puxei a moto p trás sem apertar a embreagem p mexer o motor d arranque e nada. Dei umas pancadas d leve no motor d arranque p mexer o escovas mas nada tmb. O q resta fazer?? Pf.

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Mensagem por Berlindo Seg 15 Abr 2019, 09:49

Pode ser o motor de partida mesmo viu, abrir ele e dar uma olhada no induzido, escovas, etc.
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