CDU QUEIMADA SRAD 750 2007/08
3 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
CDU QUEIMADA SRAD 750 2007/08
Bom dia Galera.
Tenho uma Srad 2007/08, está com 51.000 km. Faz 02 anos que comprei a moto, mas tenho tido muita dor de cabeça com a parte elétrica da mesma.
Agora por último, a cerca de 15 dias, fui fazer um passeio curto, e já na ida, a lanterna traseira apagou. Chegando do passeio a lanterna dianteira também se foi, e quase chegando em casa a moto apagou. O painel funciona, mas não dá sinal da injeção e nem partida. A luz da seta direita ficou acesa o tempo todo no painel, mesmo com a moto desligada. Há 03 meses atrás o retificador queimou e foi trocado. Na ocasião, questionei meu mecânico se ele testou o estator, e ele disse que não. Bem, agora o estator segundo ele está gerando aproximadamente 145 a 150 volts. O retificador que está na garantia queimou de novo e a central elétrica (CDU) segundo ele foi pro pau.
Agora eu pergunto: será que se lá atrás ele tivesse testado o estator isso teria acontecido? Será que esse estator já não estava gerando muita carga?
Alguém tem alguma dica sobre essa CDU, dá pra recuperar? Andei pesquisando no mercado livre e usada não sai por menos de 1300,00.
Abraço.
Tenho uma Srad 2007/08, está com 51.000 km. Faz 02 anos que comprei a moto, mas tenho tido muita dor de cabeça com a parte elétrica da mesma.
Agora por último, a cerca de 15 dias, fui fazer um passeio curto, e já na ida, a lanterna traseira apagou. Chegando do passeio a lanterna dianteira também se foi, e quase chegando em casa a moto apagou. O painel funciona, mas não dá sinal da injeção e nem partida. A luz da seta direita ficou acesa o tempo todo no painel, mesmo com a moto desligada. Há 03 meses atrás o retificador queimou e foi trocado. Na ocasião, questionei meu mecânico se ele testou o estator, e ele disse que não. Bem, agora o estator segundo ele está gerando aproximadamente 145 a 150 volts. O retificador que está na garantia queimou de novo e a central elétrica (CDU) segundo ele foi pro pau.
Agora eu pergunto: será que se lá atrás ele tivesse testado o estator isso teria acontecido? Será que esse estator já não estava gerando muita carga?
Alguém tem alguma dica sobre essa CDU, dá pra recuperar? Andei pesquisando no mercado livre e usada não sai por menos de 1300,00.
Abraço.
duende75- Participante
-
Re: CDU QUEIMADA SRAD 750 2007/08
Cara o estator deve estar em curto e queimou todo o resto. Com certeza daria para evitar com testes simples, mas só se ele estivesse com esses sintomas lá na época. Normalmente o retificador judia do estator e qdo o estator fode, leva o restante junto.
Tem um cara em SP que recupera ECU, daria para vc mandar pra ele e tentar recuperação. Vou tentar recuperar o contato desse cara.
Tem um cara em SP que recupera ECU, daria para vc mandar pra ele e tentar recuperação. Vou tentar recuperar o contato desse cara.
Berlindo- Participante
-
Cara se vc conseguir te agradeço de coração irmão. Moro no interior do Paraná, e por aqui a mão de obra nesse tipo de moto é complicado. Andei olhando no ML o ECU usado fica na casa de R$ 1.300,00, fora o que vou gastar no estator pra enrolar.
Obrigado!!!
Obrigado!!!
duende75- Participante
-
esse Berlindo é fooooda mesmo...kkkkkkk
Bellizzi- Participante
-
Achei Marcelo Vilachan: http://vilamotos.com.br/cdi/empresa/
Berlindo- Participante
-
Muito obrigado cara, vou fazer o contato, e depois coloco o resultado aqui. Deus te abençoe muito! Valeu.
duende75- Participante
-
Ele resolveu um problema de falha de uma ZX10-R de um amigo, era na ECU. Se não me engano ele mandou as bobinas e a ECU pra ele testar tudo e resolver.
Berlindo- Participante
-
Isso mesmo, falei com ele hoje pela manhã via zap. Ele me pediu pra mandar o retificador e a central ecu pra ele analisar. Ele falou que vai colocar um retificador original de Mosfet( isso é uma marca??) de 50 amperes por R$ 600,00 e o conserto da ecu vai ficar entre R$ 800,00 a R$ 1.200,00 com um ano de garantia. Acho que compensa, pois vai ficar no máximo R$ 1800,00 com um ano de garantia. Andei olhando por aí, estão pedindo entre R$ 2.000,00 e R$ 3.000,00 em uma central usada com 03 meses de garantia.
duende75- Participante
-
Mosfet é uma tecnologia de construção do retificador que é mais eficaz, esquenta menos, mantém a tensão de saída normalizada é a solução definitiva para o retificador. Sua moto não está no recall da Suzuki?
O conserto da ECU achei meio caro, mas enfim, o cara cobra pq ele sabe que uma ECU nova ou reposição é uma fortuna.
O conserto da ECU achei meio caro, mas enfim, o cara cobra pq ele sabe que uma ECU nova ou reposição é uma fortuna.
Berlindo- Participante
-
Sim, liguei na suzuki e uma nova custa a bagatela de R$ 7.193,00 pra fazer pedido. No Ebay R$ 4.800,00. Usada só achei uma em sp e o cara pede 2.000,00
A J.A. bobinas me pediu entre 600 e 800,00 pra recuperar a ecu. Fica em São José do Rio Preto e dão 03 meses de garantia. Acho que vou mandar pra eles e comprar um retificador da Wortech de Mosfet. Vi no site da Wortech custa 330,00 o retificador com 01 ano de garantia.
Vou postando aqui o andamento da novela, muito obrigado Berlindo, tem me ajudado muito cara.
A J.A. bobinas me pediu entre 600 e 800,00 pra recuperar a ecu. Fica em São José do Rio Preto e dão 03 meses de garantia. Acho que vou mandar pra eles e comprar um retificador da Wortech de Mosfet. Vi no site da Wortech custa 330,00 o retificador com 01 ano de garantia.
Vou postando aqui o andamento da novela, muito obrigado Berlindo, tem me ajudado muito cara.
duende75- Participante
-
Comprei esse retificador
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-855480997-regulador-retificador-voltagem-srad-750-1000-7-fios-mosfet-_JM?quantity=1&variation=20813946424
E mandei a ecu para recuperar, agora é torcer pra dar certo.
Meu mecânico disse que nunca viu algo assim...foi o estator, retificador, bateria e ecu pro pau. Ele disse que tem um fusível que deveria evitar a queima da ecu, mas não sabe pq, não evitou.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-855480997-regulador-retificador-voltagem-srad-750-1000-7-fios-mosfet-_JM?quantity=1&variation=20813946424
Meu mecânico disse que nunca viu algo assim...foi o estator, retificador, bateria e ecu pro pau. Ele disse que tem um fusível que deveria evitar a queima da ecu, mas não sabe pq, não evitou.
duende75- Participante
-
é,parte elétrica é mesmo complicada,ainda bem que temos o Berlindo...kkkkkkk
boa sorte ai irmão.....
boa sorte ai irmão.....
Bellizzi- Participante
-
duende75 escreveu:Comprei esse retificador
Cara é incomum queimar assim na SRAD. Eu vi muitos problemas assim em Daytona, queima o retificador, manda o estator pro pau, passa corrente alternada pros circuitos e aí faz um estrago completo: ECU, bomba de combustível e bateria. Aí a Triumph fez um recall branco colocando relês de proteção nesses circuitos. Foi minha sorte pq tive esse problema, fudeu estator, retificador, bateria e o rastreador...era pra ser minha ECU!
Agora a Suzuki fez recall oficial do retificador, eles trocam mesmo sendo queimado, de outra marca, recuperado, etc. Com certeza não vão trocar (e deveriam) ECU e outras coisas, mas já poderia economizar algo.
Retificador MOSFET é garantia de resolver o problema. Manda enrolar o estator num lugar bom, com fio de bitola adequada, verniz, etc, e deve resolver definitivo.
Berlindo- Participante
-
Sim, falei com meu mecânico hoje, ele já mandou enrolar o estator em Londrina, aqui no Paraná. O cara falou pra ele que o estator já tinha sido enrolado uma vez, e estava com um fio muito grosso, e por isso, com menos voltas, diminuindo a resistência, e mandando maior voltagem.
Acredito eu que agora vai ficar boa. Aproveitando o gancho, vi num comentário aqui no forum do amigo Bellizzi que ele limpou o sensor do neutro 04 vezes e voltou a dar problema. Por último ele deu pressão na mola melhorando o contato com a placa. Limpei o meu no meio do ano e 15 dias depois o neutro parou de funcionar novamente. Bellizzi, se ler esse comentário, teria como me explicar melhor a história da mola? Obrigado.
Acredito eu que agora vai ficar boa. Aproveitando o gancho, vi num comentário aqui no forum do amigo Bellizzi que ele limpou o sensor do neutro 04 vezes e voltou a dar problema. Por último ele deu pressão na mola melhorando o contato com a placa. Limpei o meu no meio do ano e 15 dias depois o neutro parou de funcionar novamente. Bellizzi, se ler esse comentário, teria como me explicar melhor a história da mola? Obrigado.
duende75- Participante
-
tem que desmontar ele,esmerilhar o rebite que fixa ele ! ai fica fácil com ele aberto,é só limpar e dar pressão na molinha e "reviver" os ressaltos da pecinha de contato.Montar tudo e colocar no lugar.....pronto.
Bellizzi- Participante
-
Valeu cara, obrigado. Quando a moto tiver alta, vou tentar de novo.
duende75- Participante
-
Boa Tarde amigos do forum. Hoje (28/12) entrei em contato com a J.A. Bobinas pra onde mandei minha ecu para os testes e possível conserto. Na ocasião enviei também o retificador e hoje em contato com eles, fui informado que meu retificador está bom, que não queimou, porém ainda não fizeram os testes com a ecu. Daí agora me veio a seguinte curiosidade: se meu regulador de voltagem não queimou, significa que ele continuou a regular a voltagem certo? E se regulou a voltagem será que minha central realmente queimou? Na ocasião meu mecânico chegou a esse diagnóstico porque pegou a ecu de outra srad 750 que estava lá e testou na minha moto, daí ela pegou. Mas ele não colocou a minha central na outra srad porque ela estava sem motor, então não deu pra testar minha central na outra srad, ele concluiu que estava queimada porque pegou da outra e colocou na minha moto, mas a minha central não foi testada. Será que terei boas notícias? É possível queimar uma central ou outro componente com o regulador funcionando?
duende75- Participante
-
Complementando: meu estator também não queimou, conforme me informou a empresa de Londrina onde mandei enrolar (mas estava com fio grosso, gerando maior voltagem). Se não queimou estator nem retificador, agora não estou entendendo mais nada...
duende75- Participante
-
Passando apenas para informar que ontem (14/01/19) a preciosa teve alta e já está em casa. Agradeço a ajuda do Berlindo que me passou o contato da empresa que recupera ecu's. Agora aprendi a fazer teste de retificador e estator, e coloquei um retificador mosfet, acredito que não terei mais problemas. Obrigado a todos e bons passeios.
duende75- Participante
-
duende75 escreveu:Passando apenas para informar que ontem (14/01/19) a preciosa teve alta e já está em casa. Agradeço a ajuda do Berlindo que me passou o contato da empresa que recupera ecu's. Agora aprendi a fazer teste de retificador e estator, e coloquei um retificador mosfet, acredito que não terei mais problemas. Obrigado a todos e bons passeios.
Que ótima noticia ,agora é só curtir a motoca......seja feliz e mais um agradecimento ao berlindo.....
Bellizzi- Participante
-