JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
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Berlindo
marcden2003
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Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Pessoal, deu m... aqui na minha moto.
Nunca havia possuído uma SS na vida e como opção de "entrada", escolhi uma srad antiga (1998), para me adaptar e para o caso de alguma "quedinha básica". Acontece que, por falta de experiência mesmo, deixei a moto esquentar (radiador furado) e adicionei água com o motor quente. O resultado veio alguns dias depois, ao verificar o óleo: parecia "café com leite". Troquei esta mistura (tinha 3,5 litros no carter) e dei uma volta com a moto, não permitindo que a temperatura chegasse aos 90 graus. Rodei mais uns 200 km, com velocidade variando de 120 a 140 km/h, sempre verificando o nível e a cor/textura do óleo a cada parada. Me pareceu normal, após uma segunda troca e verificação do nível e da cor do óleo. Acontece que neste final de semana tirei a moto da garagem para dar uma volta e, do nada, ela começou a esquentar. Encostei quando a temperatura chegou à 100 graus. Quando fui olhar o óleo, o "café-com-leite" estava lá de novo. Levei no mecânico e o mesmo já foi logo dando o veredito: junta do cabeçote queimada. A minha dúvida é: por que, quando o problema ocorreu à primeira vez (após a primeira troca de óleo), o óleo novo estava normal e o nível da agua não havia baixado, só acontecendo o problema novamente após rodar 200 km? É possível que não seja a junta do cabeçote?
Excetuando-se o fato de eu ter sido um completo retardado, ao adicionar água no radiador com o motor quente, alguém poderia me dar uma luz? E se for realmente a junta, alguém me recomendaria alguma fornecedor que a tenha?
Obrigado.
Nunca havia possuído uma SS na vida e como opção de "entrada", escolhi uma srad antiga (1998), para me adaptar e para o caso de alguma "quedinha básica". Acontece que, por falta de experiência mesmo, deixei a moto esquentar (radiador furado) e adicionei água com o motor quente. O resultado veio alguns dias depois, ao verificar o óleo: parecia "café com leite". Troquei esta mistura (tinha 3,5 litros no carter) e dei uma volta com a moto, não permitindo que a temperatura chegasse aos 90 graus. Rodei mais uns 200 km, com velocidade variando de 120 a 140 km/h, sempre verificando o nível e a cor/textura do óleo a cada parada. Me pareceu normal, após uma segunda troca e verificação do nível e da cor do óleo. Acontece que neste final de semana tirei a moto da garagem para dar uma volta e, do nada, ela começou a esquentar. Encostei quando a temperatura chegou à 100 graus. Quando fui olhar o óleo, o "café-com-leite" estava lá de novo. Levei no mecânico e o mesmo já foi logo dando o veredito: junta do cabeçote queimada. A minha dúvida é: por que, quando o problema ocorreu à primeira vez (após a primeira troca de óleo), o óleo novo estava normal e o nível da agua não havia baixado, só acontecendo o problema novamente após rodar 200 km? É possível que não seja a junta do cabeçote?
Excetuando-se o fato de eu ter sido um completo retardado, ao adicionar água no radiador com o motor quente, alguém poderia me dar uma luz? E se for realmente a junta, alguém me recomendaria alguma fornecedor que a tenha?
Obrigado.
marcden2003- Participante
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Idade : 56
Data de inscrição : 11/09/2011
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Creio que ñ tenha sido o fato de adicionar água ao motor quente e sim ter faltado água.
E deve ser um furo pequeno q só faz vazar qdo está bem quente. Senão vc ouviria o barulho tb, junta queimada faz um barulho de descompressão.
Muito provavelmente vc terá q dar um passe no cabeçote antes de assentar a nova junta, então mande num bom mecânico para que sua moto fique realmente boa. Veja com a Official de Limeira se eles não despacham para você a peça.
E deve ser um furo pequeno q só faz vazar qdo está bem quente. Senão vc ouviria o barulho tb, junta queimada faz um barulho de descompressão.
Muito provavelmente vc terá q dar um passe no cabeçote antes de assentar a nova junta, então mande num bom mecânico para que sua moto fique realmente boa. Veja com a Official de Limeira se eles não despacham para você a peça.
Berlindo- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Obrigado, Berlindo. Mas será que vai precisar dar passe no cabeçote? Ela num tá fumando não... O motor trabalha redondo, sem ruído estranho, tá ligado?
Se você tiver o contato da Official, passa prá mim.
Valeu.
Se você tiver o contato da Official, passa prá mim.
Valeu.
marcden2003- Participante
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Idade : 56
Data de inscrição : 11/09/2011
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Então, tem q ver se ñ empenou, né? Pra queimar a junta, aqueceu um bocado, ela pode ter deformado só e se o cabeçote tiver planinho, blz, agora se ñ tiver, vai ter q dar um passe mesmo.
Saca só: http://www.officialsuzuki.com.br/
LOJA 1
Rua Dr. Trajano B. Camargo, 1179 | Centro
Limeira | SP - PABX: 19 3444.0700
O Fabiano membro aqui do fórum, pode te ajudar, liga lá.
Saca só: http://www.officialsuzuki.com.br/
LOJA 1
Rua Dr. Trajano B. Camargo, 1179 | Centro
Limeira | SP - PABX: 19 3444.0700
O Fabiano membro aqui do fórum, pode te ajudar, liga lá.
Berlindo- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Berlindo,
Liguei lá na Official e falei com o Jimmy. Atendimento VIP, cara. Preço bem acessível, além da aula que os caras me deram.
Valeu pela dica!
Liguei lá na Official e falei com o Jimmy. Atendimento VIP, cara. Preço bem acessível, além da aula que os caras me deram.
Valeu pela dica!
marcden2003- Participante
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Idade : 56
Data de inscrição : 11/09/2011
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Vai na fé, o pessoal aqui recomenda bastante.
E não deixe de nos posicionar sobre o andamento/desfecho da história.
E não deixe de nos posicionar sobre o andamento/desfecho da história.
Berlindo- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Berlindo
Vê que onda: o mecânico abriu o cabeçote e me falou que, quando arriou o óleo, tinha 2,5 litros no carter. O curioso é que há uns 15 dias efetuei a troca do óleo e pus 2,6 litros, conforme o manual. Ou seja, tinha uma quantidade menor que a que coloquei. Só que o óleo está parecendo café com leite... E a moto não fuma nem a pau, funciona redondinha e não baixa óleo. Como pode ter passado água para o carter se a quantidade de mistura óleo/água é menor que a quantidade de óleo adicionada anteriormente?
Se tu aí conhecer um pai de santo, uma rezadeira ou um mecânico do além, para descobrir que m... é essa, poderia me ajudar?
Valeu!
Obs: o mecânico ainda não me informou se queimou mesmo a junta e se tem que dar passe no cabeçote.
Vê que onda: o mecânico abriu o cabeçote e me falou que, quando arriou o óleo, tinha 2,5 litros no carter. O curioso é que há uns 15 dias efetuei a troca do óleo e pus 2,6 litros, conforme o manual. Ou seja, tinha uma quantidade menor que a que coloquei. Só que o óleo está parecendo café com leite... E a moto não fuma nem a pau, funciona redondinha e não baixa óleo. Como pode ter passado água para o carter se a quantidade de mistura óleo/água é menor que a quantidade de óleo adicionada anteriormente?
Se tu aí conhecer um pai de santo, uma rezadeira ou um mecânico do além, para descobrir que m... é essa, poderia me ajudar?
Valeu!
Obs: o mecânico ainda não me informou se queimou mesmo a junta e se tem que dar passe no cabeçote.
marcden2003- Participante
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Idade : 56
Data de inscrição : 11/09/2011
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Tive o mesmo problema com meu carro a um tempo atras.
O radiador furou mas eu nao vi a agua baixando, um belo dia a temp. subiu ae descobri o furo no radiador.
Consertei o radiador, logo depois notei q o oleo estar misturado com agua (igual cafe com leite mesmo).
Queimou a junta devido a "superaquecida" e tive q mandar o cabeçote pra retifica.
Verifique se a agua do radiador esta baixando. Se tiver ta indo pra dentro do motor.
Meu carro tb nao fumava, eu rodei 30km só com ele assim ate a oficina de confiança.
O radiador furou mas eu nao vi a agua baixando, um belo dia a temp. subiu ae descobri o furo no radiador.
Consertei o radiador, logo depois notei q o oleo estar misturado com agua (igual cafe com leite mesmo).
Queimou a junta devido a "superaquecida" e tive q mandar o cabeçote pra retifica.
Verifique se a agua do radiador esta baixando. Se tiver ta indo pra dentro do motor.
Meu carro tb nao fumava, eu rodei 30km só com ele assim ate a oficina de confiança.
cfmaradeia- Participante
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Idade : 40
Data de inscrição : 21/06/2011
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Pessoal, seguinte:
O cabeçote foi aberto e para minha supresa, a junta não estava queimada. Quero dizer, aparentemente não estava. Quanto ao cabeçote, levei para retifica, para ver se precisa dar passe. O interessante é que uma das espoletas estava completamente azul, cheia de aditivo do radiador...
Vou aguardar o veredito da retífica, para ver se a junta está realmente boa e se as espoletas (selos) estão furadas. O passe no cabeçote, acredito que tenha que ser dado de qualquer maneira...
O cabeçote foi aberto e para minha supresa, a junta não estava queimada. Quero dizer, aparentemente não estava. Quanto ao cabeçote, levei para retifica, para ver se precisa dar passe. O interessante é que uma das espoletas estava completamente azul, cheia de aditivo do radiador...
Vou aguardar o veredito da retífica, para ver se a junta está realmente boa e se as espoletas (selos) estão furadas. O passe no cabeçote, acredito que tenha que ser dado de qualquer maneira...
marcden2003- Participante
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Idade : 56
Data de inscrição : 11/09/2011
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Uhmm, deve ser só o selo então! Menos mal cara, então na verdade ñ era seu radiador q tava furado e sim o selo.
Berlindo- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
o selo normalmente, vaza água para fora do motor, portanto não mistura com o oleo.
o aquecimento deve ter empenado o cabeçote, mas o normal seria romper a junta.
o rompimento do selo tem cara de ter colocado o aditivo errado.
o aquecimento deve ter empenado o cabeçote, mas o normal seria romper a junta.
o rompimento do selo tem cara de ter colocado o aditivo errado.
edgar- Admin
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Idade : 56
Data de inscrição : 18/12/2007
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Esse selo que vcs estão falando seriam as pastilhas d'agua ?
cfmaradeia- Participante
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Idade : 40
Data de inscrição : 21/06/2011
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Edgar
Mas é possível empenar o cabeçote sem a queima da junta? No "olhômetro", ela está perfeita, sem furo ou trinca...
Eu creio que isso explica o fato de só passar água quando a temperatura está alta, concorda? Tipo, a temperatura aumenta, o cabeçote dilata (expande) e, pelo fato de estar empenado, a água passa...
Outra dúvida: mesmo não havendo vazamento e estando tudo normal, é comum a água do radiador "evaborar" e baixar mais rápido que a de um carro? Tenho um crossfox, e desde que comprei (ano passado), nunca completei o nível de água. Por que nas SS isso ocorre com mais frequência?
Mas é possível empenar o cabeçote sem a queima da junta? No "olhômetro", ela está perfeita, sem furo ou trinca...
Eu creio que isso explica o fato de só passar água quando a temperatura está alta, concorda? Tipo, a temperatura aumenta, o cabeçote dilata (expande) e, pelo fato de estar empenado, a água passa...
Outra dúvida: mesmo não havendo vazamento e estando tudo normal, é comum a água do radiador "evaborar" e baixar mais rápido que a de um carro? Tenho um crossfox, e desde que comprei (ano passado), nunca completei o nível de água. Por que nas SS isso ocorre com mais frequência?
marcden2003- Participante
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Idade : 56
Data de inscrição : 11/09/2011
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
MARCDEN, NÃO SERIA PELO SELO MECANICO DA BOMBA DAGUA QUE ESTARIA ENTRANDO AGUA? NÃO CONHECO O SISTEMA DAS SRADS, MAS NAS AGRALES 30.0 E 27.0 ISSO ACONTECIA MUITO, SÓ QUE O OLEO EM QUESTÀO ERA APENAS DO CAMBIO,POIS A LUBRIFICÃO DA CAMISA ERA A 2 T.,
MAS VEJA SE NÀO TEM TRINCAS NESSE CABECOTE, NA GALERIAS INTERNAS, OU ENTRE OS PISTOES VEJA SE NÃO TEM EMPENAMENTO, SE TIVER PODE PLAINAR SEM MEDO, ISSO NÀO VAI DANIFICAR NADA, GERALMENTE SAI 1 OU 2 DECIMOS,
POSSO ESTAR FALANDO BOBAGEM , MAS PODE SER REALIDADE AÍ,
MAS VEJA SE NÀO TEM TRINCAS NESSE CABECOTE, NA GALERIAS INTERNAS, OU ENTRE OS PISTOES VEJA SE NÃO TEM EMPENAMENTO, SE TIVER PODE PLAINAR SEM MEDO, ISSO NÀO VAI DANIFICAR NADA, GERALMENTE SAI 1 OU 2 DECIMOS,
POSSO ESTAR FALANDO BOBAGEM , MAS PODE SER REALIDADE AÍ,
GUILHERME B6- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2011
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Bem lembrado Guilherme!
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
marcden2003 escreveu:Edgar
Mas é possível empenar o cabeçote sem a queima da junta? No "olhômetro", ela está perfeita, sem furo ou trinca...
Eu creio que isso explica o fato de só passar água quando a temperatura está alta, concorda? Tipo, a temperatura aumenta, o cabeçote dilata (expande) e, pelo fato de estar empenado, a água passa...
Outra dúvida: mesmo não havendo vazamento e estando tudo normal, é comum a água do radiador "evaborar" e baixar mais rápido que a de um carro? Tenho um crossfox, e desde que comprei (ano passado), nunca completei o nível de água. Por que nas SS isso ocorre com mais frequência?
O empenamento sem queima da junta pode ocorrer mas não é o normal. .. pode ser tb, se alguem mexeu nisso e não utilizou da sequecia de aperto correta. No olho não da para VER isso estamos falando de 0,10 mm se muito. Mas sem duvida ocorreu um superaquecimento para se iniciar o processo.
os sistemas de arrefecimento das motos é um pouco diferente dos carros, que possuem um reservatório de expansão. A moto não conta com isso, o reservatório das motos não são considerados de expansão, por isso ela jogar o excesso para fora é mais frequente.
edgar- Admin
-
Idade : 56
Data de inscrição : 18/12/2007
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Veredito da retítica:
1 - Cabeçote sem trincas ou rachaduras
2 - Cabeçote com empeno mínimo
3 - Espoleta (selo) furada, ocasionando "fuga".
Acho que eles estão querendo dizer:
"Tu é muito cagado mesmo, porque tu só vai gastar com o planeamento do cabeçote (R$ 69,00), com a junta do cabeçote (R$ 286,00) e com a mão de obra do mecânico (R$ 200,00)."
Fora, claro, o aditivo e o óleo.
Só uma dúvida: a junta do cabeçote está perfeita, sem rasgo ou furo aparente. Eu reaproveito a mesma ou compro outra?
Valeu galera.
1 - Cabeçote sem trincas ou rachaduras
2 - Cabeçote com empeno mínimo
3 - Espoleta (selo) furada, ocasionando "fuga".
Acho que eles estão querendo dizer:
"Tu é muito cagado mesmo, porque tu só vai gastar com o planeamento do cabeçote (R$ 69,00), com a junta do cabeçote (R$ 286,00) e com a mão de obra do mecânico (R$ 200,00)."
Fora, claro, o aditivo e o óleo.
Só uma dúvida: a junta do cabeçote está perfeita, sem rasgo ou furo aparente. Eu reaproveito a mesma ou compro outra?
Valeu galera.
marcden2003- Participante
-
Idade : 56
Data de inscrição : 11/09/2011
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Põem tudo novo cara, dor de cabeça com isso nunca mais. Pesquisa q vc acha essa junta mais barato.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Que sorte cara!!!
Aproveita que já tá aberto e já revisa mais algumas outras coisas como bomba d água, mangueiras e etc. Melhor gastar preventivamente agora do que mais tarde corretivamente.
Abs.,
Aproveita que já tá aberto e já revisa mais algumas outras coisas como bomba d água, mangueiras e etc. Melhor gastar preventivamente agora do que mais tarde corretivamente.
Abs.,
JoHnny- Participante
-
Idade : 36
Data de inscrição : 12/12/2007
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
AMIGO NUNCA SE REUTILIZA UMA JUNTA DE CABECOTE, ELA TEM UM ACENTAMENTOI DIFERENTE A CADA TORQUEADA!!marcden2003 escreveu:Veredito da retítica:
1 - Cabeçote sem trincas ou rachaduras
2 - Cabeçote com empeno mínimo
3 - Espoleta (selo) furada, ocasionando "fuga".
Acho que eles estão querendo dizer:
"Tu é muito cagado mesmo, porque tu só vai gastar com o planeamento do cabeçote (R$ 69,00), com a junta do cabeçote (R$ 286,00) e com a mão de obra do mecânico (R$ 200,00)."
Fora, claro, o aditivo e o óleo.
Só uma dúvida: a junta do cabeçote está perfeita, sem rasgo ou furo aparente. Eu reaproveito a mesma ou compro outra?
Valeu galera.
E EU TBM DIRIA PARA VC REVISAR OUTRAS COISAS, COMO SUBIR AS CAMISAS E TROCAR OS ANEIS, VER BOMBA DAGUA, ....AFINAL O AQUECIMENTO DILATA TUDO COMPROMETENDO SUAS FUNCIONALIDADES
GUILHERME B6- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2011
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Caraca, dar R$ 286,00 em uma junta é froid!!
Mas é como falaram, colocar nova pra não esquentar a cabeça depois..
já pede pra dar uma olhada na corrente de comando e no esticador dela (ver se já não está no máximo).
Mas é como falaram, colocar nova pra não esquentar a cabeça depois..
já pede pra dar uma olhada na corrente de comando e no esticador dela (ver se já não está no máximo).
Convidado- Convidado
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Ederson
Foi o jeito, cara. A que estava no cabeçate estava aparentemente boa, mas a explicação do Guilherme B6 me convenceu a colocar uma nova.
Essa tua é uma abelinha, né? Eu estava atrás de uma, antes de comprar a minha. Mas num encontrava nem a pau! Eu acho a mais bonita, dos modelos até 2000...
Foi o jeito, cara. A que estava no cabeçate estava aparentemente boa, mas a explicação do Guilherme B6 me convenceu a colocar uma nova.
Essa tua é uma abelinha, né? Eu estava atrás de uma, antes de comprar a minha. Mas num encontrava nem a pau! Eu acho a mais bonita, dos modelos até 2000...
marcden2003- Participante
-
Idade : 56
Data de inscrição : 11/09/2011
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
Pessoal, tirei hoje a motoca da oficina. Segue abaixo o total gasto:
- Óleo Castrol Actevo - 5 litros (2,5 p/limpeza) = R$ 75,00
- Aditivo para radiadores Radiex - 2 litros = R$ 40,00
- Junta cabeçote + filtro óleo + junta da corrente = R$ 410,00
- Passo no cabeçote + troca dos selos = R$ 110,00
- Mão de obra (uma barbada!) = R$ 200,00
Total gasto: R$ 835,00
Valewwwwwwwwwww, galera!
- Óleo Castrol Actevo - 5 litros (2,5 p/limpeza) = R$ 75,00
- Aditivo para radiadores Radiex - 2 litros = R$ 40,00
- Junta cabeçote + filtro óleo + junta da corrente = R$ 410,00
- Passo no cabeçote + troca dos selos = R$ 110,00
- Mão de obra (uma barbada!) = R$ 200,00
Total gasto: R$ 835,00
Valewwwwwwwwwww, galera!
marcden2003- Participante
-
Idade : 56
Data de inscrição : 11/09/2011
Re: JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA
ainda bem que o estrago não foi tão grande no bolso
se o cabeçote estiver solto, o motor dá todos os indicios de junta queimada, e quando vc desmonta a desgraçada está inteira...tive esse problema no meu carro. O mecânico sacou o problema a hora que foi soltar os parafusos.
se o cabeçote estiver solto, o motor dá todos os indicios de junta queimada, e quando vc desmonta a desgraçada está inteira...tive esse problema no meu carro. O mecânico sacou o problema a hora que foi soltar os parafusos.
xander- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 08/12/2009
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