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JUNTA DO CABEÇOTE DA SRAD 1998 QUEIMADA

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Mensagem por marcden2003 Seg 10 Out 2011, 01:21

Pessoal, deu m... aqui na minha moto.

Nunca havia possuído uma SS na vida e como opção de "entrada", escolhi uma srad antiga (1998), para me adaptar e para o caso de alguma "quedinha básica". Acontece que, por falta de experiência mesmo, deixei a moto esquentar (radiador furado) e adicionei água com o motor quente. O resultado veio alguns dias depois, ao verificar o óleo: parecia "café com leite". Troquei esta mistura (tinha 3,5 litros no carter) e dei uma volta com a moto, não permitindo que a temperatura chegasse aos 90 graus. Rodei mais uns 200 km, com velocidade variando de 120 a 140 km/h, sempre verificando o nível e a cor/textura do óleo a cada parada. Me pareceu normal, após uma segunda troca e verificação do nível e da cor do óleo. Acontece que neste final de semana tirei a moto da garagem para dar uma volta e, do nada, ela começou a esquentar. Encostei quando a temperatura chegou à 100 graus. Quando fui olhar o óleo, o "café-com-leite" estava lá de novo. Levei no mecânico e o mesmo já foi logo dando o veredito: junta do cabeçote queimada. A minha dúvida é: por que, quando o problema ocorreu à primeira vez (após a primeira troca de óleo), o óleo novo estava normal e o nível da agua não havia baixado, só acontecendo o problema novamente após rodar 200 km? É possível que não seja a junta do cabeçote?

Excetuando-se o fato de eu ter sido um completo retardado, ao adicionar água no radiador com o motor quente, alguém poderia me dar uma luz? E se for realmente a junta, alguém me recomendaria alguma fornecedor que a tenha?

Obrigado.

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Mensagem por Berlindo Seg 10 Out 2011, 10:50

Creio que ñ tenha sido o fato de adicionar água ao motor quente e sim ter faltado água.

E deve ser um furo pequeno q só faz vazar qdo está bem quente. Senão vc ouviria o barulho tb, junta queimada faz um barulho de descompressão.

Muito provavelmente vc terá q dar um passe no cabeçote antes de assentar a nova junta, então mande num bom mecânico para que sua moto fique realmente boa. Veja com a Official de Limeira se eles não despacham para você a peça.
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Mensagem por marcden2003 Seg 10 Out 2011, 11:35

Obrigado, Berlindo. Mas será que vai precisar dar passe no cabeçote? Ela num tá fumando não... O motor trabalha redondo, sem ruído estranho, tá ligado?

Se você tiver o contato da Official, passa prá mim.

Valeu.
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Mensagem por Berlindo Seg 10 Out 2011, 11:52

Então, tem q ver se ñ empenou, né? Pra queimar a junta, aqueceu um bocado, ela pode ter deformado só e se o cabeçote tiver planinho, blz, agora se ñ tiver, vai ter q dar um passe mesmo.

Saca só: http://www.officialsuzuki.com.br/

LOJA 1
Rua Dr. Trajano B. Camargo, 1179 | Centro
Limeira | SP - PABX: 19 3444.0700

O Fabiano membro aqui do fórum, pode te ajudar, liga lá.
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Mensagem por marcden2003 Seg 10 Out 2011, 16:09

Berlindo,

Liguei lá na Official e falei com o Jimmy. Atendimento VIP, cara. Preço bem acessível, além da aula que os caras me deram.

Valeu pela dica!
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Mensagem por Berlindo Seg 10 Out 2011, 16:31

Vai na fé, o pessoal aqui recomenda bastante.

E não deixe de nos posicionar sobre o andamento/desfecho da história.
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Mensagem por marcden2003 Ter 11 Out 2011, 12:50

Berlindo

Vê que onda: o mecânico abriu o cabeçote e me falou que, quando arriou o óleo, tinha 2,5 litros no carter. O curioso é que há uns 15 dias efetuei a troca do óleo e pus 2,6 litros, conforme o manual. Ou seja, tinha uma quantidade menor que a que coloquei. Só que o óleo está parecendo café com leite... E a moto não fuma nem a pau, funciona redondinha e não baixa óleo. Como pode ter passado água para o carter se a quantidade de mistura óleo/água é menor que a quantidade de óleo adicionada anteriormente?

Se tu aí conhecer um pai de santo, uma rezadeira ou um mecânico do além, para descobrir que m... é essa, poderia me ajudar?

Valeu!

Obs: o mecânico ainda não me informou se queimou mesmo a junta e se tem que dar passe no cabeçote.
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Mensagem por cfmaradeia Ter 11 Out 2011, 13:32

Tive o mesmo problema com meu carro a um tempo atras.
O radiador furou mas eu nao vi a agua baixando, um belo dia a temp. subiu ae descobri o furo no radiador.
Consertei o radiador, logo depois notei q o oleo estar misturado com agua (igual cafe com leite mesmo).
Queimou a junta devido a "superaquecida" e tive q mandar o cabeçote pra retifica.

Verifique se a agua do radiador esta baixando. Se tiver ta indo pra dentro do motor.
Meu carro tb nao fumava, eu rodei 30km só com ele assim ate a oficina de confiança.
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Mensagem por marcden2003 Qui 13 Out 2011, 15:36

Pessoal, seguinte:

O cabeçote foi aberto e para minha supresa, a junta não estava queimada. Quero dizer, aparentemente não estava. Quanto ao cabeçote, levei para retifica, para ver se precisa dar passe. O interessante é que uma das espoletas estava completamente azul, cheia de aditivo do radiador...

Vou aguardar o veredito da retífica, para ver se a junta está realmente boa e se as espoletas (selos) estão furadas. O passe no cabeçote, acredito que tenha que ser dado de qualquer maneira...
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Mensagem por Berlindo Qui 13 Out 2011, 15:58

Uhmm, deve ser só o selo então! Menos mal cara, então na verdade ñ era seu radiador q tava furado e sim o selo.
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Mensagem por edgar Qui 13 Out 2011, 16:07

o selo normalmente, vaza água para fora do motor, portanto não mistura com o oleo.

o aquecimento deve ter empenado o cabeçote, mas o normal seria romper a junta.

o rompimento do selo tem cara de ter colocado o aditivo errado.

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Mensagem por cfmaradeia Qui 13 Out 2011, 16:43

Esse selo que vcs estão falando seriam as pastilhas d'agua ?
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Mensagem por marcden2003 Qui 13 Out 2011, 22:33

Edgar

Mas é possível empenar o cabeçote sem a queima da junta? No "olhômetro", ela está perfeita, sem furo ou trinca...

Eu creio que isso explica o fato de só passar água quando a temperatura está alta, concorda? Tipo, a temperatura aumenta, o cabeçote dilata (expande) e, pelo fato de estar empenado, a água passa...

Outra dúvida: mesmo não havendo vazamento e estando tudo normal, é comum a água do radiador "evaborar" e baixar mais rápido que a de um carro? Tenho um crossfox, e desde que comprei (ano passado), nunca completei o nível de água. Por que nas SS isso ocorre com mais frequência?
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Mensagem por GUILHERME B6 Sex 14 Out 2011, 00:27

MARCDEN, NÃO SERIA PELO SELO MECANICO DA BOMBA DAGUA QUE ESTARIA ENTRANDO AGUA? NÃO CONHECO O SISTEMA DAS SRADS, MAS NAS AGRALES 30.0 E 27.0 ISSO ACONTECIA MUITO, SÓ QUE O OLEO EM QUESTÀO ERA APENAS DO CAMBIO,POIS A LUBRIFICÃO DA CAMISA ERA A 2 T.,

MAS VEJA SE NÀO TEM TRINCAS NESSE CABECOTE, NA GALERIAS INTERNAS, OU ENTRE OS PISTOES VEJA SE NÃO TEM EMPENAMENTO, SE TIVER PODE PLAINAR SEM MEDO, ISSO NÀO VAI DANIFICAR NADA, GERALMENTE SAI 1 OU 2 DECIMOS,

POSSO ESTAR FALANDO BOBAGEM , MAS PODE SER REALIDADE AÍ,
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Mensagem por Berlindo Sex 14 Out 2011, 11:23

Bem lembrado Guilherme!
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Mensagem por edgar Sex 14 Out 2011, 13:37

marcden2003 escreveu:Edgar

Mas é possível empenar o cabeçote sem a queima da junta? No "olhômetro", ela está perfeita, sem furo ou trinca...

Eu creio que isso explica o fato de só passar água quando a temperatura está alta, concorda? Tipo, a temperatura aumenta, o cabeçote dilata (expande) e, pelo fato de estar empenado, a água passa...

Outra dúvida: mesmo não havendo vazamento e estando tudo normal, é comum a água do radiador "evaborar" e baixar mais rápido que a de um carro? Tenho um crossfox, e desde que comprei (ano passado), nunca completei o nível de água. Por que nas SS isso ocorre com mais frequência?

O empenamento sem queima da junta pode ocorrer mas não é o normal. .. pode ser tb, se alguem mexeu nisso e não utilizou da sequecia de aperto correta. No olho não da para VER isso estamos falando de 0,10 mm se muito. Mas sem duvida ocorreu um superaquecimento para se iniciar o processo.

os sistemas de arrefecimento das motos é um pouco diferente dos carros, que possuem um reservatório de expansão. A moto não conta com isso, o reservatório das motos não são considerados de expansão, por isso ela jogar o excesso para fora é mais frequente.
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Mensagem por Convidado Sáb 15 Out 2011, 20:28

E ae amigo!! qual foi o veredito?

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Mensagem por marcden2003 Seg 17 Out 2011, 18:30

Veredito da retítica:

1 - Cabeçote sem trincas ou rachaduras
2 - Cabeçote com empeno mínimo
3 - Espoleta (selo) furada, ocasionando "fuga".

Acho que eles estão querendo dizer:

"Tu é muito cagado mesmo, porque tu só vai gastar com o planeamento do cabeçote (R$ 69,00), com a junta do cabeçote (R$ 286,00) e com a mão de obra do mecânico (R$ 200,00)."

Fora, claro, o aditivo e o óleo.

Só uma dúvida: a junta do cabeçote está perfeita, sem rasgo ou furo aparente. Eu reaproveito a mesma ou compro outra?

Valeu galera.
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Mensagem por Berlindo Seg 17 Out 2011, 18:58

Põem tudo novo cara, dor de cabeça com isso nunca mais. Pesquisa q vc acha essa junta mais barato.
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Mensagem por JoHnny Seg 17 Out 2011, 19:05

Que sorte cara!!!

Aproveita que já tá aberto e já revisa mais algumas outras coisas como bomba d água, mangueiras e etc. Melhor gastar preventivamente agora do que mais tarde corretivamente.

Abs.,
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Mensagem por GUILHERME B6 Seg 17 Out 2011, 21:02

marcden2003 escreveu:Veredito da retítica:

1 - Cabeçote sem trincas ou rachaduras
2 - Cabeçote com empeno mínimo
3 - Espoleta (selo) furada, ocasionando "fuga".

Acho que eles estão querendo dizer:

"Tu é muito cagado mesmo, porque tu só vai gastar com o planeamento do cabeçote (R$ 69,00), com a junta do cabeçote (R$ 286,00) e com a mão de obra do mecânico (R$ 200,00)."

Fora, claro, o aditivo e o óleo.

Só uma dúvida: a junta do cabeçote está perfeita, sem rasgo ou furo aparente. Eu reaproveito a mesma ou compro outra?

Valeu galera.
AMIGO NUNCA SE REUTILIZA UMA JUNTA DE CABECOTE, ELA TEM UM ACENTAMENTOI DIFERENTE A CADA TORQUEADA!!

E EU TBM DIRIA PARA VC REVISAR OUTRAS COISAS, COMO SUBIR AS CAMISAS E TROCAR OS ANEIS, VER BOMBA DAGUA, ....AFINAL O AQUECIMENTO DILATA TUDO COMPROMETENDO SUAS FUNCIONALIDADES
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Mensagem por Convidado Ter 18 Out 2011, 08:54

Caraca, dar R$ 286,00 em uma junta é froid!! Sad

Mas é como falaram, colocar nova pra não esquentar a cabeça depois..
já pede pra dar uma olhada na corrente de comando e no esticador dela (ver se já não está no máximo).

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Mensagem por marcden2003 Ter 18 Out 2011, 14:58

Ederson

Foi o jeito, cara. A que estava no cabeçate estava aparentemente boa, mas a explicação do Guilherme B6 me convenceu a colocar uma nova.

Essa tua é uma abelinha, né? Eu estava atrás de uma, antes de comprar a minha. Mas num encontrava nem a pau! Eu acho a mais bonita, dos modelos até 2000...
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Mensagem por marcden2003 Sex 04 Nov 2011, 20:06

Pessoal, tirei hoje a motoca da oficina. Segue abaixo o total gasto:

- Óleo Castrol Actevo - 5 litros (2,5 p/limpeza) = R$ 75,00
- Aditivo para radiadores Radiex - 2 litros = R$ 40,00
- Junta cabeçote + filtro óleo + junta da corrente = R$ 410,00
- Passo no cabeçote + troca dos selos = R$ 110,00
- Mão de obra (uma barbada!) = R$ 200,00

Total gasto: R$ 835,00

Valewwwwwwwwwww, galera!
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Mensagem por xander Sex 04 Nov 2011, 20:16

ainda bem que o estrago não foi tão grande no bolso

se o cabeçote estiver solto, o motor dá todos os indicios de junta queimada, e quando vc desmonta a desgraçada está inteira...tive esse problema no meu carro. O mecânico sacou o problema a hora que foi soltar os parafusos.
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