bandit falhando as vezes
3 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
bandit falhando as vezes
Fala, galera, tudo certo?
Tenho uma bandit 650n injetada ano 2009.
Pois bem, de uns tempos pra ca. As vezes, a hora que você acelera ela, ela engasga e não sobe nem por decreto o giro (mesmo em neutro) fica a uns 9 mil rpm e não sobe, as vezes é mais do que 9 mil e as vezes é na casa de 6 mil giros.
As vezes a moto morre, em marcha lenta e quando estou na pista o farol dela começa a piscar parecendo que dei luz alta.
E tem hora que ela demora pra dar check, tem que apertar o stop e desapertar, abaixar e subir o pezinho...
Diante desses problemas eu tenho 2 hipóteses.
O sensor do pezinho esta sujo, pode ser ele um dos responsáveis dela morrer em marcha lenta
A bateria é de gel e, incrivelmente, esses dias ela estava com aquele plastico de não remova com 2 buracos abertos (o que faz evaporar o liquido), aí ela não dava nem partida se deixasse ela 3 dias parada. Aí coloquei agua deionizada na bateria e voltou ao normal. Porém, começou a vazar agua da bateria (talvez por excesso ou pela má vedação daquele plastico).
Talvez seja um dos fatores da falhação que citei que da em algumas vezes e do farol piscar de tempos em tempos.
Alguma sugestão?
Agradeço!
Tenho uma bandit 650n injetada ano 2009.
Pois bem, de uns tempos pra ca. As vezes, a hora que você acelera ela, ela engasga e não sobe nem por decreto o giro (mesmo em neutro) fica a uns 9 mil rpm e não sobe, as vezes é mais do que 9 mil e as vezes é na casa de 6 mil giros.
As vezes a moto morre, em marcha lenta e quando estou na pista o farol dela começa a piscar parecendo que dei luz alta.
E tem hora que ela demora pra dar check, tem que apertar o stop e desapertar, abaixar e subir o pezinho...
Diante desses problemas eu tenho 2 hipóteses.
O sensor do pezinho esta sujo, pode ser ele um dos responsáveis dela morrer em marcha lenta
A bateria é de gel e, incrivelmente, esses dias ela estava com aquele plastico de não remova com 2 buracos abertos (o que faz evaporar o liquido), aí ela não dava nem partida se deixasse ela 3 dias parada. Aí coloquei agua deionizada na bateria e voltou ao normal. Porém, começou a vazar agua da bateria (talvez por excesso ou pela má vedação daquele plastico).
Talvez seja um dos fatores da falhação que citei que da em algumas vezes e do farol piscar de tempos em tempos.
Alguma sugestão?
Agradeço!
LG Lelis- Participante
-
Re: bandit falhando as vezes
Penso que possa ser o retificador que também é regulador! hora mandou carga demais e avariou a bateria e hora esta mandando carga de menos e descarregando a mesma,de qualquer forma,vale a pena testa-lo! fica ai a minha impressão. abraços e boa sorte.
Bellizzi- Participante
-
Bellizzi escreveu:Penso que possa ser o retificador que também é regulador! hora mandou carga demais e avariou a bateria e hora esta mandando carga de menos e descarregando a mesma,de qualquer forma,vale a pena testa-lo! fica ai a minha impressão. abraços e boa sorte.
Agradeço a resposta!
Pensei tambem que possa ser o retificador, vou testá-lo com multimetro. Se for ele, eu vi que tem um recall de retificador da Suzuki que eu não fiz
LG Lelis- Participante
-
isso....boa sorte ai.abraços
Bellizzi- Participante
-
Bellizzi escreveu:isso....boa sorte ai.abraços
Acabei medindo aqui brevemente com multímetro e chegou a extremos 16V!
Seria então esse o problema? Pelo menos da pra ir no recall e trocar o retificador se nenhum custo
LG Lelis- Participante
-
Não é bem assim,tem que ver a leitura na marcha lenta e acelerando,não me lembra qual a voltagem que tem que dar......tenho certeza que quem pode te ajudar melhor é berlindo! o meu quando deu defeito e medi marcava 11v e mesmo acelerando! fiquei garrado a 110 km da minha casa.....não gosto nem de lembrar......mande uma MP para berlindo,abraços
Bellizzi- Participante
-
Tô por aqui! kkk
Acima de 14,5 é problema. Pode encostar a moto e ir atrás do retificador, pois é um risco andar com essa voltagem assim.
Testes q vc pode fazer:
1 - Com a moto desligada, medir resistência entre os enrolamentos do estator. São 3 polos, meça entre eles, deve apresentar algo em torno de 0,2 ohms;
2 - Com a moto desligada, medir condutância entre os polos e a carcaça do motor. Deve apresentar 1 ou infinito, o que quer dizer que não há condução, ou seja, não está em curto com a carcaça
3 - Com a moto ligada, medir tensão alternada nos polos do estator, deve apresentar em torno de 25V na lenta, até 75~80V por volta de 5000 rpm;
4 - Com a moto ligada, conector estator-retificador novamente plugado, medir tensão na bateria, como você fez, deve apresentar 12,5V na lenta e no máximo 14,5V @ 5000 rpm.
Acima de 14,5 é problema. Pode encostar a moto e ir atrás do retificador, pois é um risco andar com essa voltagem assim.
Testes q vc pode fazer:
1 - Com a moto desligada, medir resistência entre os enrolamentos do estator. São 3 polos, meça entre eles, deve apresentar algo em torno de 0,2 ohms;
2 - Com a moto desligada, medir condutância entre os polos e a carcaça do motor. Deve apresentar 1 ou infinito, o que quer dizer que não há condução, ou seja, não está em curto com a carcaça
3 - Com a moto ligada, medir tensão alternada nos polos do estator, deve apresentar em torno de 25V na lenta, até 75~80V por volta de 5000 rpm;
4 - Com a moto ligada, conector estator-retificador novamente plugado, medir tensão na bateria, como você fez, deve apresentar 12,5V na lenta e no máximo 14,5V @ 5000 rpm.
Berlindo- Participante
-
ta ai o,quem sabe sabe....kkkkkkkkkk
Bellizzi- Participante
-
Berlindo escreveu:Tô por aqui! kkk
Testes q vc pode fazer:
Agradeço muito a resposta! Iria mandar a mp mas você foi mais rápido hahaha
Fiz agora os testes com um multimetro não lá dos bons mas acho que com certeza você vai ver o mesmo culpado que eu : retificafor
Teste 1: tetei e deu aproximadamente 0.12 ohms entre os polos. Dado que o multimetro não e la essas coisas creio estar normal
Teste 2: fiz um teste de resistencia ja que a condutância é o seu inverso e nela deu infinita. Ok também
Teste 3; em lenta deu aprox 23v e em mais ou menos 5 mil rpm deu em torno de 72v. Também ok
Teste 4: ao acelerar perto dos 5 mil rpm a tensão na bateria chegou a extremos 17v.
LG Lelis- Participante
-
Cara ranca fora esse retificador urgente. Ele deve ter sido reformado, tá cheio de retificador reformado assim, ou passando alternada para bateria ou gerando sobrecarga de tensão. Isso danifica a bateria (por isso ela tá "fritando") e em caso extremo pode foder com sua ECU e aí meu amigo, senta e chora.
Confere se sua moto está na lista do recall aqui: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/ ou nos editais de recall dentro do site da Suzuki. Eles irão trocar mesmo que o retificador não seja mais original.
Não recomendo você andar com a moto, pelos riscos acima.
Confere se sua moto está na lista do recall aqui: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/ ou nos editais de recall dentro do site da Suzuki. Eles irão trocar mesmo que o retificador não seja mais original.
Berlindo- Participante
-
Berlindo escreveu:Cara ranca fora esse retificador urgente. Ele deve ter sido reformado, tá cheio de retificador reformado assim, ou passando alternada para bateria ou gerando sobrecarga de tensão. Isso danifica a bateria (por isso ela tá "fritando") e em caso extremo pode foder com sua ECU e aí meu amigo, senta e chora.
Olhei nesse site aqui: https://suzukimotos.com.br/recall/
e o chassis ta dentro dos extremos dos chassis da bandit 650. Basta ligar la e agendar?
LG Lelis- Participante
-
Isso, dá uma ligada na concessionária antes para ver se eles te passam alguma instrução diferente.
Berlindo- Participante
-
Berlindo escreveu:Isso, dá uma ligada na concessionária antes para ver se eles te passam alguma instrução diferente.
liguei la e os caras tem uma burocracia meio chata. Tenho que ir la assinar uns papeis pra aprovarem o recall pra depois eu levar a moto la, mas farei isso essa semana.
Agradeço a todos!
LG Lelis- Participante
-