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Problemas Elétricos GSX-R 750f (SRAD) 2006 (k6)

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Problemas Elétricos GSX-R 750f (SRAD) 2006 (k6) Empty Problemas Elétricos GSX-R 750f (SRAD) 2006 (k6)

Mensagem por DougDaSrad Sex 29 Dez 2017, 14:30

Olá Pessoal, muito boa tarde!!

Fiz minha apresentação lá no tópico, fiz a compra de uma SRAD 2006 com apenas 37 mil KM pensando que não ia ter problemas, é ai que a coisa fica feia, a moto está com alguns problemas (Pesquisei aqui no forum i não encontrei as soluções, por isso vou centralizar nesse novo tópico), são eles:


[PROBLEMA 01]
Giro a Chave de ignição, e nada acontece (Painel não acende i não faz a leitura da injeção)!
- Rodei algum tempo com a moto (1300km) i não tive problema, um dia voltando de viagem, passei na casa dos meus pais i quando fui sair começou o problema.

Medidas tomadas:
- Pensei que poderia ser bateria, então logo peguei meu Multímetro i para meu espanto a bateria estava com carga (estava mostrando 12v)
- Pensei, pode ser "Os Mar" (mal contato), tirei todos os conectores (Relê de partida, Relê de injeção, Fusíveis ) i passei limpa contato em tudo.
- Testei todos os Fusíveis da moto, todos estão em perfeito estado.

Depois disso (AI SIM COMEÇA MINHA CINA), o painel acendeu (as vezes ele faz a leitura normal i as vezes não) i quando vou tentar partida, eu escuto um estalo no relê de partida i o painel desliga completamente, se deixar a chave na ignição ligada, muitas das vezes ele volta sozinho a fazer a leitura novamente, as veze não volta. Retirei o tanque da moto i disse "Foda-se, vamos resolver esse xabu", pensei, vou olhar de trás para frente, como estava sem o tanque, fui ver o motor de partida i para minha surpresa ele não estava funcionando, ele não está travado roda normalmente (com a mão), pensei, é coisa simples, vou desmontar i ver como está as escovas:

Desmontagem do Motor de Partida:
- Desmontei o Motor de partida, quando fiz isso caiu bastante pedaços de carvão, mas nada de mais.
- Olhando os carvões vi que não estava na hora de trocar (Ainda).
- Olhando um vídeo no youtube, encontrei alguns testes que poderia ser feitos, Limpei a carcaça com querosene e lavei bem com agua corrente e a sequei (Deixando claro que não coloquei agua nem querosene nas partes magnéticas), fiz os testes com o multimetro i não está tendo perda nem curto, a peça estava com contato, porém quando eu montei novamente ele continuou a não girar, em resumo vou comprar um novo (No mercado livre está 450 só o kit para troca dos carvões, então não compensa)

Em resumo, acredito que trocando o motor de partida vai resolver o problema da partida, mas fico pensando se quando a moto não dava sinal no painel, se realmente é problema do relê de partida pq eu sei que o fio positivo da bateria passar por ele, então sinceramente não sei se ele é o problema, mesmo com esse problema as vezes a moto funcionava (dava partida i funcionava normalmente) i derre pente o problema voltava, por enquanto vou trocar o motor de partida, depois vou checar todos os fios do chicote para ver se tem algum em curto.

@EDIT: Um amigo viu em cima da mesa aqui do trabalho i perguntou o que eu estava fazendo com o motor de partida da Twister, fomos pesquisar i vimos que é exatamente a mesma peça, então já fica uma dica pessoal, vou comprar as escovas da Twister agora a tarde i faço o teste i digo pra vocês se é 100% compatível, pelo menos ambos são da mesma marca.
R: Fiz o teste i a as escovas da Twister não são compatíveis, ela é maior. Acredito que o motor de partida também não seja compatível, ele é maior em comprimento (mas são da mesma marca).

Uma dúvida, não achei muitas peças dessa moto para compra (nem no MercadoLivre) (No ebay eu vi bastante coisa), será que existe algum outro motor de partida i retificador que eu possa colocar nela? ou tem que ser o original 2006?
R: Um amigo que voltou de férias hoje (03/01/2018) tinha uma Srad exatamente como a minha (mesma cor, ano) i disse que sempre tinha esse mesmo problema com retificador i que na época todo mundo recomendava utilizar o da BMW

[PROBLEMA 02]
Conector do Retificador derretendo
Quando fui dar uma olhada no Retificador da moto, vi que estava um pouco deformado (esquentou i foi derretendo), essa foi a primeira coisa que olhei quando tirei os bancos, i das vezes que a moto funcionava, o conector esquentava muito, a um nível que eu não conseguia segurar de tão quente, minha dúvida é: É normal esquentar tanto assim? Tem como fazer algum teste para ver se essa peça está com problema?
R: Pesquisando, verifiquei que não é, com o multímetro é possível fazer um teste, constatei que o retificador estava em curto, por isso as panes elétricas, fiz a compra de um novo, estou aguardando chegar para ver se foi apenas ele que deu problema ou se tem algo mais.

@Edit: Quando retirei o retificador da moto vi que estava em garantia, entrei em contrato com a fabricante (Chiaratto) que me atendeu super bem e junto com um de seus engenheiro (whatsapp) me auxiliou a realizar alguns testes i constatamos que o Retificador estava normal (que não é ele o problema, realizando alguns testes vi que o problema (não sei se fico puto ou dou risada por ser algo "simples") é a bateria (já está velha tadinha), testando com o carregador de bateria da empresa o painel funciona normal, não falha uma girada de chave, sendo assim amanhã de manhã vou comprar uma bateria nova i torcer para dar certo, como o carregador tem uma amperagem muito alta, quando dou partida o relê de partida estrala desesperadamente, acredito que vai ser só amanhã para fazer os testes.


[PROBLEMA 03]
Não acende luz de reserva
Quando eu ligava a chave e a moto fazia a leitura, acendia normalmente a luz no painel do combustivel depois de realizar o check in ele se apagava, quando chega no nível de combustivel que ele deveria acender, ele não acende, vi nos forum que geralmente é um termistor de 1k ohm, vou desmontar i ver se é na boia oi nesse cara.

[PROBLEMA 04] (RESOLVIDO)
Relação Estralando
Depois que passei em um buraco (foi até que meio forte a batida, ficou em uma roda só, quase fui para o chão (maldito asfalta fundo) comecei a sentir que a relação estava dando alguns estralos conforme eu andava, quando cheguei em casa (eu estava em viagem) lubrifiquei a corrente e percebi que estava um pouco apertada, como a moto estava no cavalete, engatei a marcha e deixei rodando, i percebi que os estralos ainda aconteciam, vim até o forum dar uma olhada e para minha surpresa já havia um post falando sobre o mesmo problema, os amigos disseram que esse problema é conhecido como "relação Oval" onde algumas partes da cava da relação são mais fundas que as outras, dessa forma algumas partes ficam esticadas de mais e outras bamba.

Solução: Troca da relação!! Como se é algo de segurança básico, melhor trocar agora do que gastar por possíveis acidentes como travamento de roda, quebra de corrente e travamento bem na entrada do motor, quebra da balança (aconteceu com um amigo que havia uma XT660, gastou R$ 6 mil para resolver).


Última edição por DougDaSrad em Sex 05 Jan 2018, 21:48, editado 4 vez(es)

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Mensagem por Charger Sáb 30 Dez 2017, 09:59

Tem um conector bem grande ali do lado esquerdo da moto, por baixo das entradas de ar do srad, ele costuma ser um problema e apaga tudo na moto, ele oxida com facilidade, tem uma capa de borracha nele, mas n veda bem. De uma olhada nele
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Mensagem por DougDaSrad Ter 02 Jan 2018, 11:07

Charger escreveu:Tem um conector bem grande ali do lado esquerdo da moto, por baixo das entradas de ar do srad, ele costuma ser um problema e apaga tudo na moto, ele oxida com facilidade, tem uma capa de borracha nele, mas n veda bem. De uma olhada nele

Olá Charger,

Muito obrigado pela dica, infelizmente não é esse o problema, encontrei esse conector que você diz, limpei com limpa contato, porém mesmo assim ainda está com o problema, hoje fiz a compra de um motor de partida novo (pq independente do problema do painel, ele não está funcionando).

Estou começando a desconfiar do retificador, pois quando desconectei ele observei que o conector estava todo deformado (derretido). infelizmente vou fazer a compra de um relê de partida também estou desconfiado que o problema esteja ali!

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Mensagem por RafaelFonseca Ter 09 Jan 2018, 17:36

Amigo, viu se o retificador da sua moto entrou no Recall?

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Mensagem por DougDaSrad Qua 10 Jan 2018, 10:47

RafaelFonseca escreveu:Amigo, viu se o retificador da sua moto entrou no Recall?

Olá Rafael, falei com o engenheiro e pelo telefone ele foi me orientando e vimos que o problema não é era o retificador, mas eles me atenderam muito bem acredito que se realmente constata cimos problemas não vejo que eles não trocariam, mas lembrando o retificador ainda está na garantia de 1 ano.

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Mensagem por Berlindo Qui 25 Jan 2018, 10:27

Testou o estator?
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