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GSX650F acendeu o F1 no painel ... e não funcionou.

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Mensagem por Vamberto Ter 06 Set 2016, 09:15

Fiz uma viagem de mais de 8.000 km nas mais diferentes situações e temperaturas, para terem uma ideia pegamos temperaturas negativas em São Joaquim-SC e a moto se portou perfeitamente, em nenhum momento deixou de pegar ou falhou, só que após voltar para casa, ao ligar de manhã começou a falhar, querendo apagar e oscilando muito a aceleração na baixa. Assim que começa a rodar se soltar o acelerador apaga, depois que vai rodando mais, fica só variando a aceleração mas não apaga. Ontem pela primeira vez, quando liguei a chave , acendeu a luz vermelha F1 no painel e não completou o chec tradicional. Dei um tempo e alguns minutos depois voltou ao normal e pegou.
Gostaria de saber dos amigos mais entendidos quais os motivos para que isso ocorra e qual solução ou providências devo tomar. Minha moto é uma GSX650F 2010/2011 e está atualmente com 43 mil km rodados.
Desde já agradeço a colaboração...
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Mensagem por Berlindo Ter 06 Set 2016, 10:42

Precisa fazer o procedimento de diagnose para saber qual o erro que está sendo apresentado.

Me parece alguma coisa no corpo de injeção, sujeira, obstrução, leitura incorreta dos sensores. Mas com o codigo de erro fica mais facil.
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Mensagem por Vamberto Ter 06 Set 2016, 11:08

Berlindo escreveu:Precisa fazer o procedimento de diagnose para saber qual o erro que está sendo apresentado.

Me parece alguma coisa no corpo de injeção, sujeira, obstrução, leitura incorreta dos sensores. Mas com o codigo de erro fica mais facil.
Berlindo, um mecânico me falou que a F1 só acendeu pq a bomba não funcionou , me orientou a procurar o refil para trocar e que a oscilação acha que é folga nas válvulas pela quilometragem que ela está, 43 mil...você acha que tem fundamento ? Ele não fez nenhum teste...
Vi em um post aqui que só apresenta o erro se a F1 estiver acesa...a minha não está, como fazer para ver ?
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Mensagem por Berlindo Ter 06 Set 2016, 11:11

Impossível afirmar o que ele disse sem olhar nada na moto.

Pode ser bomba? Até pode, mas não há nenhuma maneira de afirmar isso sem retirar ela e testar vazão e pressão. Geralmente problema de bomba dá em alto giro, ela fica fraca acima de 6000 rpm pq não tem vazão+pressão suficiente na linha.

O problema de aceleração não tem nada a ver com válvulas. Aonde já se viu, de um dia pra outro, a valvula folgar a ponto de dar variação?! Pra mim isso é sujeira no TBI. Alguma gasolina ruim.

Cara, nunca mais passe nem na frente desse mecânico...se é que podemos chamá-lo.

Se a FI apagou, tente esgotar essa gasolina e coloque nova. Talvez vc precise uma limpeza de bicos, troca de velas e filtro de ar nessa quilometragem, se não fez recente. Aí vale a pena socar descarbonizante na TBI e ver se limpa sem desmontar, mas o ideal seria limpar os bicos fora da moto.
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Mensagem por Vamberto Ter 06 Set 2016, 11:23

Berlindo escreveu:Impossível afirmar o que ele disse sem olhar nada na moto.

Pode ser bomba? Até pode, mas não há nenhuma maneira de afirmar isso sem retirar ela e testar vazão e pressão. Geralmente problema de bomba dá em alto giro, ela fica fraca acima de 6000 rpm pq não tem vazão+pressão suficiente na linha.

O problema de aceleração não tem nada a ver com válvulas. Aonde já se viu, de um dia pra outro, a valvula folgar a ponto de dar variação?! Pra mim isso é sujeira no TBI. Alguma gasolina ruim.

Cara, nunca mais passe nem na frente desse mecânico...se é que podemos chamá-lo.

Se a FI apagou, tente esgotar essa gasolina e coloque nova. Talvez vc precise uma limpeza de bicos, troca de velas e filtro de ar nessa quilometragem, se não fez recente. Aí vale a pena socar descarbonizante na TBI e ver se limpa sem desmontar, mas o ideal seria limpar os bicos fora da moto.

Berlindo, troquei as velas, comprei um descarbonizante, colocamos nas borboletas, abasteci com pódium, depois coloquei aditivo STP por duas vezes no tanque cheio e nada, continua oscilando na baixa...na alta é perfeita, sobe de giro normalmente e vai até final sem problema.
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Mensagem por Vamberto Ter 06 Set 2016, 11:27

Vamberto escreveu:
Berlindo escreveu:Impossível afirmar o que ele disse sem olhar nada na moto.

Pode ser bomba? Até pode, mas não há nenhuma maneira de afirmar isso sem retirar ela e testar vazão e pressão. Geralmente problema de bomba dá em alto giro, ela fica fraca acima de 6000 rpm pq não tem vazão+pressão suficiente na linha.

O problema de aceleração não tem nada a ver com válvulas. Aonde já se viu, de um dia pra outro, a valvula folgar a ponto de dar variação?! Pra mim isso é sujeira no TBI. Alguma gasolina ruim.

Cara, nunca mais passe nem na frente desse mecânico...se é que podemos chamá-lo.

Se a FI apagou, tente esgotar essa gasolina e coloque nova. Talvez vc precise uma limpeza de bicos, troca de velas e filtro de ar nessa quilometragem, se não fez recente. Aí vale a pena socar descarbonizante na TBI e ver se limpa sem desmontar, mas o ideal seria limpar os bicos fora da moto.

Berlindo, troquei as velas, comprei um descarbonizante, colocamos nas borboletas, abasteci com pódium, depois coloquei aditivo STP por duas vezes no tanque cheio e nada, continua oscilando na baixa...na alta é perfeita, sobe de giro normalmente e vai até final sem problema.
Troquei filtro de ar também, todos originais, velas e filtro.
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Mensagem por Berlindo Ter 06 Set 2016, 12:03

Então cara, o corpo de IE tem passagens de ar, orifícios que sujam e é difícil limpar sem desmontá-los. Outra coisa são os bicos, pois jogando o descarbonizante direto no TBI, não passa pelos bicos. As vezes a vazão de um deles desregulada, causa esse comportamento.

O ideal ai seria tirar o corpo de IE fora e limpa-lo, tirando os bicos e limpando na máquina especifica. Pode ter certeza, vai valer a pena dado a quilometragem da sua moto.

Aí também precisa verificar se não há entrada de ar falso nos coletores, nas vedações dos bicos e fixação da caixa de ar no corpo de IE.
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Mensagem por Vamberto Qua 07 Set 2016, 18:30

Berlindo escreveu:Então cara, o corpo de IE tem passagens de ar, orifícios que sujam e é difícil limpar sem desmontá-los. Outra coisa são os bicos, pois jogando o descarbonizante direto no TBI, não passa pelos bicos. As vezes a vazão de um deles desregulada, causa esse comportamento.

O ideal ai seria tirar o corpo de IE  fora e limpa-lo, tirando os bicos e limpando na máquina especifica. Pode ter certeza, vai valer a pena dado a quilometragem da sua moto.

Aí também precisa verificar se não há entrada de ar falso nos coletores, nas vedações dos bicos e fixação da caixa de ar no corpo de IE.

Valeu Berlindo vou procurar alguém com estrutura para fazer essas recomendações. Infelizmente autorizada por aqui é só fachada e não inspira confiança em seu corpo técnico.
Depois retorno com o resultado...abs
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Mensagem por Vamberto Seg 26 Set 2016, 19:30

Berlindo, fui a um mecânico com uma certa estrutura. Ele passou o scaner e não deu nenhuma avaria. Passamos a fazer os procedimentos relativos a algum entupimento ou entrada falsa de ar. Foi retirado o corpo de IE , limpado os bicos , etc... Depois de tudo limpo e revisado, após a montagem a variação ficou como antes. Ele afrouxou o mexeu no TPS e ao passar novamente o scaner acusou o atuador de marcha lenta.
Ele ficou de procurar a peça e avisar para que eu volte quando tiver notícias.
Ao voltar para casa, depois de rodar uns 5 km acendeu o FI. Parei a moto e liguei de volta, ele falou que era ótimo pois o defeito agora iria ser apresentado no scaner.
Fiquei de voltar amanhã para ver o que ira acusar no scaner.
O que você acha ?
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Mensagem por Berlindo Ter 27 Set 2016, 09:48

Faz sentido...o atuador de marcha lenta é um motor de passo que "empurra" a o corpo de borboletas para fazer a moto manter a rotação sem aceleração, se ele estiver com problemas, vai ficar oscilando mesmo.

O grande lance aí é saber se é o atuador que está com problema ou se é alguma leitura de sensores que está fazendo ele se perder. Seria legal testar com outra peça, se ele tiver a condição.
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Mensagem por Vamberto Ter 04 Out 2016, 06:32

Berlindo escreveu:Faz sentido...o atuador de marcha lenta é um motor de passo que "empurra" a o corpo de borboletas para fazer a moto manter a rotação sem aceleração, se ele estiver com problemas, vai ficar oscilando mesmo.

O grande lance aí é saber se é o atuador que está com problema ou se é alguma leitura de sensores que está fazendo ele se perder. Seria legal testar com outra peça, se ele tiver a condição.

OK amigo, vou voltar lá hoje e tentar substituir o atuador. Obg...abs
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