Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas - Bandit 600N

4 participantes

Ir para baixo

Dúvidas - Bandit 600N Empty Dúvidas - Bandit 600N

Mensagem por EdAlves Qui 07 Abr 2016, 11:45

Olá pessoal!

Novo aqui no fórum.. recentemente saí de uma Hornet 2006 para uma Bandit 600 2005, primeiramente para sair de uma moto tão visada para roubos (sou de Porto Alegre, e a situação aqui tá feia ultimamente), e outra pq uso a moto para meu deslocamento de dia-a-dia para trabalho, e achei mais interessante pegar uma moto com menos cavalaria. Agora, seguem minhas dúvidas sobre a motoca, caso alguem que já tenha mais experiência com ela possa ajudar..

1º) Fiz a troca por uma máquina de menos potência justamente pq, como meu uso é diário, buscava um menor consumo de combustível mas sem sair das 600cc que estou acostumado. Claro que não espero fazer um consumo de Titan com uma 4 canecos, mas... a Bandit está consumindo o mesmo da Hornet, se não um pouco mais! Pelas minhas medições, ela está fazendo algo entre 13 e 15km/l... andando primariamente só em estrada livre entre 80-100km/h (tenho quase certeza que com essa ponteira original que não faz barulho e nessa velocidade, quem me ultrapassa jura que estão vendo uma Twister na estrada.. Razz). Pego um pouco de trânsito na volta para casa na cidade, mas nada anormal. Este consumo é "normal" para ela?

2º) A moto está, aparentemente, muito inteira de mecânica (42.000km originais quando comprei), e meu mecânico olhou toda ela antes da compra. Claro que algumas coisas não tem como serem verificadas antes de alguns dias de uso né, e outras se relevam.. como o pneu 190 remold que ela está na traseira (acredito que colocado novo apenas para vender), que junto com o pneu dianteiro meia-vida está deixando ela horrível para curvas.. não tenho a menor confiança em deitar ela. Já encomendei um par de Pilot Roads mas estão demorando para conseguir o traseiro 160 aqui, estou até pensando em ir atrás de uns Maxxis, que ouvi falar bem (alguem já usou esses pneus? São bons mesmo?). Já falei antes do consumo dela que estou achando meio exagerado para a velocidade em que estou andando, e sei que o pneu ajuda nesse aumento de consumo, mas será que afeta tanto assim?

Quanto a barulhos da moto.. pesquisei aqui no forum antes de postar e ouvi bastante gente comentando que a moto é barulhenta mesmo, mas nenhum relato sobre este (único) barulho específico que ouço dela: depois de um tempo andando, já com o motor quente, quando estou em velocidade baixa ou retomada (principalmente até 40km/h e 3.000rpm), ela faz um barulho muito assustador de metal, vindo de baixo (aparentemente motor). A descrição que melhor consigo imaginar para o barulho é a de um martelo batendo em um prego. Após 50km/h e em giro mais alto, o barulho vai diminuindo gradualmente, até que em torno de 80km/h, ele fica bem baixo e "ritmado", e dá pra sentir no punho até as "batidas". É mais um dos barulhos tradicionais da moto, ou algo a se verificar? Fora isto, nenhum outro barulho fora do normal, é um reloginho e até silenciosa demais com a ponteira original.

Abraços!


Última edição por EdAlves em Qui 07 Abr 2016, 15:12, editado 1 vez(es)

EdAlves
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 06/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Bandit 600N Empty Re: Dúvidas - Bandit 600N

Mensagem por Bellizzi Qui 07 Abr 2016, 15:10

irmão,quando ao consumo acredito que esteja dentro do normal! tenho uma 650 injetada que teoricamente é mais econômica e ela faz na faixa de 16.Quanto aos pneus ,realmente esse quesito é a alma da dirigibilidade ......sem duvida que pneus são Michelin ,porém para quem tem uma tocada mais branda e dentro da normalidade ,os Maxxis são excelente.Eu coloque um jogo deles com 170 na traseira....ficou excelente,já rodei mais de 2000km sem susto algum,principalmente na chuva.
quanto ao barulho,sei lá,já tentou trocar de posto de gasolina,me parece pré-ignição.sei lá,barulho só ouvindo mesmo.....
boa sorte ai
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 66
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Bandit 600N Empty Re: Dúvidas - Bandit 600N

Mensagem por Alex@ndre Qui 07 Abr 2016, 16:14

Amigo... como diz o açougueiro ... vamos por partes:

1 - A Honda mede potência/torque no motor (102 cv) enquanto que a Suzuki mede na roda (80 cv carburada - 85 cv injetada) já considerando as perdas nos conjuntos mecânicos (embreagem, kit de relação etc) e esses dados quando obtidos com o mesmo método de medição (na roda) faz com que essa diferença caia para menos de 10 cv. A Hornet entrega maior potencia/torque em maiores rotações obrigando vc a andar com giro mais alto pra aproveitar melhor o que ela tem a oferecer mas isso faz com que o consumo de gasosa aumente. A Bandit entrega potencia/torque em uma faixa de giros menor, portanto o torque aparece antes e isso favorece nas retomadas sem necessidade constante de reduzir as marchas. Levando em consideração a relação peso x potência (ambas em ordem de marcha e não o peso a seco) o consumo de ambas as motos não será muito diferente, portanto, se sua moto está fazendo 13 a 15 km/l dentro da cidade está ótimo pois a minha B6S 2005 Carburada faz 14 km/l e na rodovia faz as seguintes médias:

120/h - 18.5/l
140/h - 17.5/l
160/h - 16.5/l

Medições com escapamento, filtro de ar e velas originais, bauleto e sem garupa - dando uns tiros curtos de 200/h.

2 - A ciclística da moto depende de N fatores e o pneu é um fator muito importante, esteticamente o pneu 180 fica lindo mas a roda da Bandit é mais estreita e o pneu tende a ficar quadrado rapidamente mesmo que sua tocada seja leve. Use a medida original que vc obterá o melhor que a moto tem a oferecer em termos de ciclística (curvas, mudança de trajetoria etc) e consumo tb. Eu tenho usado pneu Maxxis e não tenho do que me queixar tanto no piso seco qto no molhado. Lembrando que minha tocada é mais conservadora ... não sou VR46 mas também não sou um Barrichelo da vida hehehe

3- Qual a gasolina que vc está utilizando? Gasolina podium é indicada para motores com taxa de compressão acima de 12:1 ... utilizando-a em motores com taxa inferior pode ocorrer uma pré-ignição (famosa batida de pino) conforme o amigo Bellizi comentou acima. Se for este o seu caso, experimente colocar gasolina aditivada ou comum mesmo e veja se o barulho diminui ou desaparece. Lembre-se que a Suzuki tem a fama de que seus motores principalmente os SACS tem barulho de máquina de costura.
Alex@ndre
Alex@ndre
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 17/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Bandit 600N Empty Re: Dúvidas - Bandit 600N

Mensagem por EdAlves Qui 07 Abr 2016, 16:31

Opa!

Obrigado pelas respostas. Então, quanto a gasolina, realmente o meu mecânico já havia me recomendado usar gasolina comum na Bandit, e não a podium. Desde que peguei ela estou na comum, exceto uma única vez que abasteci com aditivada da Shell pq queria testar se teria alguma diferença significativa. O barulho é bem estranho mesmo.. as vezes quando vou arrancar ou retomar depois de uma lombada, faz uma barulheira que parece que alguma coisa vai desmontar lá embaixo.. mas se troco logo de marcha, geralmente a 1ª e 2ª, ele some na hora e depois só volta lá pelos 80 em diante mesmo, naquele formato de "tuc tuc" ritmado.

interessante esses dados de diferença de medição de potência da Hornet pra Bandit.. agora entendo pq à primeira vista parecia que a Bandit "andava mais" que a hornet. Mas quanto ao consumo, só estou achando exagerado devido as condições em que estou andando: entre 80 e 100km/h em estrada limpa! Se fosse esses 13 em circuito urbano, com certeza estaria bom, mas esperava que na estrada indo tão "na manha" assim, o bichinho não fosse ter tanta sede..

Quanto aos pneus, vou ir à caça dos Maxxis então. Preciso trocar o quanto antes isto, pq já está ficando quase perigoso do jeito que está.

Valeu!

EdAlves
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 06/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Bandit 600N Empty Re: Dúvidas - Bandit 600N

Mensagem por EdAlves Qui 07 Abr 2016, 16:40

Alex@ndre escreveu: a minha B6S 2005 Carburada faz 14 km/l e na rodovia faz as seguintes médias:

120/h - 18.5/l
140/h - 17.5/l
160/h - 16.5/l

Medições com escapamento, filtro de ar e velas originais, bauleto e sem garupa - dando uns tiros curtos de 200/h.


Opa, não tinha visto essa parte. Com certeza tem algo errado com a minha então. Talvez o pneu esteja dando mais arrasto do que eu imaginava, ou os carburadores não estejam bem equalizados. Velas a princípio estavam OK quando olhei antes de comprar, mas vou dar uma olhada de novo.. não pode estar fazendo um consumo tão diferente assim.

EdAlves
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 06/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Bandit 600N Empty Re: Dúvidas - Bandit 600N

Mensagem por Alex@ndre Qui 07 Abr 2016, 16:49

EdAlves escreveu:Opa!

interessante esses dados de diferença de medição de potência da Hornet pra Bandit.. agora entendo pq à primeira vista parecia que a Bandit "andava mais" que a hornet. Mas quanto ao consumo, só estou achando exagerado devido as condições em que estou andando: entre 80 e 100km/h em estrada limpa! Se fosse esses 13 em circuito urbano, com certeza estaria bom, mas esperava que na estrada indo tão "na manha" assim, o bichinho não fosse ter tanta sede..

Quanto aos pneus, vou ir à caça dos Maxxis então. Preciso trocar o quanto antes isto, pq já está ficando quase perigoso do jeito que está.

Valeu!

Isso de andar com a moto "na manha" e ela ser gastona já me intrigou tb. Conversando com outros donos de Bandit eles me alertaram que se eu andar em 6a marcha a 100/h ela gasta mais do que se eu andar nos mesmos 100/h numa marcha inferior com giro um pouco mais alto. A princípio achei isso no mínimo controverso mas fiz o teste ... e bingo! Faixa de giro em que minha moto fica econômica é entre 6000 a 8000 rpm, respectivamente 120 - 160/h em 6a marcha, portanto se for pra vc manter 100/h em 6a (5000 rpm) aconselho a andar em 5a marcha pra subir um pouco o giro. Faça alguns testes pra experimentar. Se não chegar a uma conclusão ... uma limpeza e equalização resolverão seu problema.
Qto aos pneus ... se vc não faz uso radical da moto, os Pirelli Diablo (normal msm) tem um bom custoxbenefício.


Última edição por Alex@ndre em Qui 07 Abr 2016, 17:11, editado 2 vez(es)
Alex@ndre
Alex@ndre
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 17/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Bandit 600N Empty Re: Dúvidas - Bandit 600N

Mensagem por Alex@ndre Qui 07 Abr 2016, 17:00

EdAlves escreveu:
Alex@ndre escreveu: a minha B6S 2005 Carburada faz 14 km/l e na rodovia faz as seguintes médias:

120/h - 18.5/l
140/h - 17.5/l
160/h - 16.5/l

Medições com escapamento, filtro de ar e velas originais, bauleto e sem garupa - dando uns tiros curtos de 200/h.


Opa, não tinha visto essa parte. Com certeza tem algo errado com a minha então. Talvez o pneu esteja dando mais arrasto do que eu imaginava, ou os carburadores não estejam bem equalizados. Velas a princípio estavam OK quando olhei antes de comprar, mas vou dar uma olhada de novo.. não pode estar fazendo um consumo tão diferente assim.

Obs: essas médias foram obtidas conforme descrevi em uma rodovia que é praticamente uma reta com subidas/descidas suaves onde se quer fiz uso do cambio e tenho 1,78m e 70Kg ... portanto ... como dizem os meus amigos: a moto anda sozinha hehehehe
Alex@ndre
Alex@ndre
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 17/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Bandit 600N Empty Re: Dúvidas - Bandit 600N

Mensagem por EdAlves Ter 12 Abr 2016, 13:45

Boa tarde pessoal.

Neste fim de semana resolvi fazer uma medição definitiva de consumo, já que a que estava fazendo era "aproximada", uma vez que eu não deixava o tanque esvaziar de fato antes de abastecer. Já de cara vi que eu estava errado, pq quando fui esvaziar o tanque, ainda tinha bastante combustível lá, apesar da luz de reserva já estar acesa e piscando.

Enfim, esvaziei, e abasteci os 19 litros. Peguei a estrada e segui a dica do Alexandre quanto manter a rotação em torno dos 6000 giros. Na maior parte do percurso, mantive em torno dos 100km/h a 6000rpm em quinta marcha, com uns muito eventuais 120/140 para ultrapassagem. Resultado: 19,8km/l! Não imaginava que ela ainda tivesse tanto combustivel quando acendesse a reserva..

E quanto ao barulho metálico que estava fazendo na arrancada e posterior "tuc tuc" constante: nos últimos dias acabei pegando uns dias de chuva forte aqui na região de Porto Alegre, então quando fui abastecer, acabei vendo um lubrificante de corrente em exposição no posto (Ipiranga), e decidi levar. Passei quando cheguei em casa, e ao sair no dia seguinte... zero barulho. Já fazem uns 3 dias isto, e até agora nada.. estou até meio preocupado de tão silenciosa que está a moto, já que dizem que isso não é comum pra Bandit, hahaha..

Abraços

EdAlves
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 06/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Bandit 600N Empty Re: Dúvidas - Bandit 600N

Mensagem por Alex@ndre Ter 12 Abr 2016, 17:13

O tanque da carburada e design antigo (2002-2006) é de 20 litros.

Dá uma olhada no manual que deve ter algo sobre a reserva da moto e quantidade de litros qdo começa a piscar o traço e qdo pisca o simbolo. Fiz uma viagem em janeiro que rodei 235 km e parei pra abastecer e coube 12,8 litros aproximadamente até o gargalo e marcava um traço mas não piscava. Na volta rodei 255 km, logo que o ultimo traço começou a piscar ela pediu reserva aos 245 km (voltei com a mão um pouco mais pesada e qdo entrei em SP ... aí aqui dentro ela não deve ter feito mais que 12km/l na cidade pq foram 40km de cabo enrolado até em casa). Não tenho certeza mas deve ser algo assim:
* 1 traço = 8 litros
* 1 traço piscando =  5 litros e abre reserva
* todos os traços apagados e o símbolo piscando = menos de 2 litros úteis pois pelo menos há 1 litro no volume morto que a torneira não consegue drenar.
Se vc esvaziar o tanque fora da moto fazendo malabarismos vc consegue aproximadamente os 20 litros mas se drenar na magueira pelo bocal ou somente na torneira ... serão no máximo 19,5 litros e olhe lá.
Quanto ao barulho ter sumido após uma lubrificação, inspecione sua relação e verifique se não tem dente quebrado no pinhão ou se a corrente tem folga na coroa (já ajustada a folga correta conforme manual). Talvez esteja ovalizada.
E agora faça outro teste, faça o mesmo percurso na msm velocidade porém em 6a marcha e com giro mais baixo e tire uma nova média e tire vc suas próprias conclusões, afinal cada moto tem sua "manha" que só o dono conhece.

Abraço!
Alex@ndre
Alex@ndre
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 17/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Bandit 600N Empty Troca óleo

Mensagem por Julio Lopes Sex 08 maio 2020, 10:35

Olá pessoal
Qual óleo indicado para Bandit 600 (Carburada) ano 2005?

Julio Lopes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 05/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Bandit 600N Empty Re: Dúvidas - Bandit 600N

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos