Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
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Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
Boa Tarde pessoal,
Já de começo peço desculpas pois sei que o assunto sobre retificador está bem "batido" no forum, porém procurei antes e não encontrei nada sobre o que preciso, muitos posts me ajudaram, mas não achei a solução para meu problema, vou tentar resumir aqui e espero que consigam me ajudar.
1 - Há alguns dias ao sair de casa com a GSX650F a moto não pegou na partida, bateria original, já havia dado problemas e praticamente não segurando carga, ok! Comprei uma bateria nova da Vulcania YTX9-BS (isso a uns 3 meses...em 03/2015), sem alarme, sem rastreador e lampadas originais.
2 - Andei por alguns dias com a moto, em umas 4 semanas atrás (25/05/2015 mais ou menos) voltando de Botucatu-SP ao ligaar aa moto pra pegar a pista percebi que na paaartidaa ela "freaquejou", ameaçando nao pegar, mas pegou....pensei vou andar em rotação alta pra recarregar mais rápido, porem utilizei num percurso de 120km bastante o farol aalto, em certo momento diminui a velocidade e a moto apagou aparecendo F1 no painel.
3 - Fizemos todos os testes....estator ok...bobinaa....e reguldor, constatamos que com farois desligados em lenta a moto se mantia, mas não mandava voltagem suficiente para manter moto e recaarregar a bateira ao mesmo tempo...moto ligada com iluminação mesmo em alta dificilmente mandava 12.8 volts pra bateria....
4 - As fases do estator em lenta nos 3 fios deu de 19 a 22 volts ...em alta 5.000rpm 78 a 82 volts, na suzuki constataram que o retificador estava com diodo queimado.
5 - Comprei um retificador da Regulatron, coloquei na moto e ok! 13,15 volts em baixa e alta 14,10volts... aproximadamente, porém ai está o problema os 3 fios que ligam a fase do estator esquentam demais, a ponto de se não desligar a moto pode derreter, isso com a moto parada.
6 - Expliquei a situação ao vendedor da Regulatron, o mesmo me enviou outro, melhorou a questão da temperatura, porém ainda esquentam os fios...a peça sabemos que é natural esquentar, porém os fios acredito que não...
Gostaria que alguém me desse uma solução ou ajuda, pois onde moro não tem CC, a mais perto esta a 180km e não tenho muita disponibilidade para ir ate la, se puderem me ajudar agradeço...espero ter resumido bem o problema....desde já Obrigado
OBS: desculpe os erros de digitçao tecldo do pc ruim...
Já de começo peço desculpas pois sei que o assunto sobre retificador está bem "batido" no forum, porém procurei antes e não encontrei nada sobre o que preciso, muitos posts me ajudaram, mas não achei a solução para meu problema, vou tentar resumir aqui e espero que consigam me ajudar.
1 - Há alguns dias ao sair de casa com a GSX650F a moto não pegou na partida, bateria original, já havia dado problemas e praticamente não segurando carga, ok! Comprei uma bateria nova da Vulcania YTX9-BS (isso a uns 3 meses...em 03/2015), sem alarme, sem rastreador e lampadas originais.
2 - Andei por alguns dias com a moto, em umas 4 semanas atrás (25/05/2015 mais ou menos) voltando de Botucatu-SP ao ligaar aa moto pra pegar a pista percebi que na paaartidaa ela "freaquejou", ameaçando nao pegar, mas pegou....pensei vou andar em rotação alta pra recarregar mais rápido, porem utilizei num percurso de 120km bastante o farol aalto, em certo momento diminui a velocidade e a moto apagou aparecendo F1 no painel.
3 - Fizemos todos os testes....estator ok...bobinaa....e reguldor, constatamos que com farois desligados em lenta a moto se mantia, mas não mandava voltagem suficiente para manter moto e recaarregar a bateira ao mesmo tempo...moto ligada com iluminação mesmo em alta dificilmente mandava 12.8 volts pra bateria....
4 - As fases do estator em lenta nos 3 fios deu de 19 a 22 volts ...em alta 5.000rpm 78 a 82 volts, na suzuki constataram que o retificador estava com diodo queimado.
5 - Comprei um retificador da Regulatron, coloquei na moto e ok! 13,15 volts em baixa e alta 14,10volts... aproximadamente, porém ai está o problema os 3 fios que ligam a fase do estator esquentam demais, a ponto de se não desligar a moto pode derreter, isso com a moto parada.
6 - Expliquei a situação ao vendedor da Regulatron, o mesmo me enviou outro, melhorou a questão da temperatura, porém ainda esquentam os fios...a peça sabemos que é natural esquentar, porém os fios acredito que não...
Gostaria que alguém me desse uma solução ou ajuda, pois onde moro não tem CC, a mais perto esta a 180km e não tenho muita disponibilidade para ir ate la, se puderem me ajudar agradeço...espero ter resumido bem o problema....desde já Obrigado
OBS: desculpe os erros de digitçao tecldo do pc ruim...
omegafam- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 27/05/2015
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
Cara vc precisa ver se não tem zinabre ou mal contato nesses conectores. Deve estar oferecendo resistência alí e esquentando.
Você disse que testou o estator. Vc testou tudo mesmo? Aterramento inclusive?
Você disse que testou o estator. Vc testou tudo mesmo? Aterramento inclusive?
Berlindo- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
Como mencionado acima um dos maiores problemas em reguladores é a falta de terra ou terra ineficiente, os donos de HD sabem bem do que estou falando.
rafael.sul- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 11/11/2014
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
Berlindo escreveu:Cara vc precisa ver se não tem zinabre ou mal contato nesses conectores. Deve estar oferecendo resistência alí e esquentando.
Você disse que testou o estator. Vc testou tudo mesmo? Aterramento inclusive?
Boa tarde Berlindo, não zinabre não tinha nada e nem mal contato, única diferença que percebi pro regulador novo e o original seria o fato de os terminais serem estanhados...e o fio coisa muito pouca mais grosso (no original)
Sim testamos aterramento e foi feito aquele teste de resistencia para saber se o estator não esta em curto
omegafam- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 27/05/2015
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
rafael.sul escreveu:Como mencionado acima um dos maiores problemas em reguladores é a falta de terra ou terra ineficiente, os donos de HD sabem bem do que estou falando.
Rafael tem alguma dica que possa utilizar para melhorar o que está oocorrendo..
omegafam- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 27/05/2015
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
Eu te recomendaria em primeiro teste , pegar alguém que tenha mesma moto e trocar um pelo outro assim como você ja fez nos outros testes vai eliminando, pois das duas uma ou o retificador desta marca que você ta comprando não presta mesmo ou tem mais alguma coisa na elétrica, siga os fios positivos e veja se pelo defeito do retificador antigo não derreteu algum fio e o mesmo esta fechando algum curto , peguei um Shadow 600 que fazia algo parecido e o cara insistiu em andar , mesmo e acabou colando o botão do start no manicoto por causa do curto.Acho que tem que começar por ai. Verifique mil vezes se a rede alternada que vem do estator (gerador) esta jogando as tenções certas pois se ele jogar a mais vai danificar o retificador e derrepente não danificou pois você não rodou com a moto. Faça os teste e nos mantenha informado.
rafael.sul- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 11/11/2014
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
Obrigado por enquanto pessoal, vou fazer os testes aqui e tentar algumas possibilidades....
omegafam- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 27/05/2015
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
É cara, se vc testou a tensão alternada, testou resistência entre os polos, testou condutância entre os polos e a carcaça, era pra estar OK.
É comum esquentar e derreter alí nas motos que tem problema no estator ou retificador. Eu não confio muito nesses retificadores refeitos, seria bom se você conseguisse testar um terceiro retificador, de outra marca. Se fosse MOSFET seria melhor ainda.
É comum esquentar e derreter alí nas motos que tem problema no estator ou retificador. Eu não confio muito nesses retificadores refeitos, seria bom se você conseguisse testar um terceiro retificador, de outra marca. Se fosse MOSFET seria melhor ainda.
Berlindo- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
Certo, estou quase comprando o original mesmo....o duro é que sai R$ 1020,00 ...no Regulatron paguei R$ 260,00 ....uma dúvida Berlindo, li sobre algo MOSFET o que seria...
omegafam- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 27/05/2015
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
MOSFET é uma construção mais moderna de circuitos usando transistores que tornaram retificadores e outros componentes mais eficazes, com menor dissipação de energia na forma de calor, o que é bem desejado nessa peça.
A maioria dos retificadores novos são MOSFET, a CBR tem desde 2008, se não me engano a R1 também usa MOSFET, Triumph fez um recall usando MOSFET também. Além de não esquentarem tanto, mantém a tensão de saída regulada, sem variar tanto conforme a entrada, o que a bateria agradece.
Pelo que consultei na época, era 700 pau o retificador da CBR1000 e com certeza serve na sua moto. O grande lance é ver se o conector é igual, mas isso poderia ser adaptado ou ainda até soldado direto sem o conector para oferecer resistência. É com certeza a solução definitiva para o problema.
Convém dar uma pesquisada. Trazendo de fora sai mais barato, em torno de 300~500 reais os retificadores MOSFET da Shindengen (que faz grande parte dos retificadores de todas as motos) ou de outras marcas igualmente boas.
A maioria dos retificadores novos são MOSFET, a CBR tem desde 2008, se não me engano a R1 também usa MOSFET, Triumph fez um recall usando MOSFET também. Além de não esquentarem tanto, mantém a tensão de saída regulada, sem variar tanto conforme a entrada, o que a bateria agradece.
Pelo que consultei na época, era 700 pau o retificador da CBR1000 e com certeza serve na sua moto. O grande lance é ver se o conector é igual, mas isso poderia ser adaptado ou ainda até soldado direto sem o conector para oferecer resistência. É com certeza a solução definitiva para o problema.
Convém dar uma pesquisada. Trazendo de fora sai mais barato, em torno de 300~500 reais os retificadores MOSFET da Shindengen (que faz grande parte dos retificadores de todas as motos) ou de outras marcas igualmente boas.
Berlindo- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
Nossa Berlindo, que ,massa se soubesse disso antes já teria corrido atras desse retificador...! Agradeço muito a informação....e esse da cbr1000 é 100% compativel com minha gsx650f 2012...
omegafam- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 27/05/2015
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
liguei na honda e me passaram esse da cb1000 r 2012 - R$ 760,00 seria este mesmo...será que já vem com essa tecnologia MOSFET....
omegafam- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 27/05/2015
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
Cara até onde sei vem sim, já é mosfet...só bater os conectores (quase certeza que são iguais, a fiação é igual com certeza, só o conector q pode mudar mas duvido).
Berlindo- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
Berlindo é o cara.....sempre ajudando a galera!
Guto- Participante
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Idade : 46
Data de inscrição : 07/09/2009
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
iSSO AI GUTO ESTA ME AJUDANDO MUITO E ME PASSANDO VÁRIAS INFORMAÇÕES, BERLINDO
SEGUINTE, TENHO UM CONTATO NO JAPÃO, DEPENDENDO DO PREÇO O QUE ACHA QUE CONVEM.
COMPRAR O ORIGINAL DE LA, QUE DEVE SAIR MAIS BARATO OU ESSE MOSFET...
SE FOR A SEGUINTE OPÇAO, TERIA COMO ME PASSAR O LINK PARA EU VERIFICAR E POSSIVELMENTE COMPRAR.
AGRADEÇO
SEGUINTE, TENHO UM CONTATO NO JAPÃO, DEPENDENDO DO PREÇO O QUE ACHA QUE CONVEM.
COMPRAR O ORIGINAL DE LA, QUE DEVE SAIR MAIS BARATO OU ESSE MOSFET...
SE FOR A SEGUINTE OPÇAO, TERIA COMO ME PASSAR O LINK PARA EU VERIFICAR E POSSIVELMENTE COMPRAR.
AGRADEÇO
omegafam- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 27/05/2015
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
Lá fora vc acha o mosfet também...com facilidade muito maior do que aqui.
Por exemplo: http://www.ebay.com/itm/SHINDENGEN-MOSFET-FH020AA-REGULATOR-RECTIFIER-KIT-REPLACES-FH012AA-/380704480069
Veja que nesse os conectores são diferentes do seu,acho que os conectores que precisa são esses:
http://www.ebay.com/itm/Mosfet-Voltage-Regulator-Rectifier-Suzuki-2003-2011-/291211855270?hash=item43cd9445a6&vxp=mtr
Por exemplo: http://www.ebay.com/itm/SHINDENGEN-MOSFET-FH020AA-REGULATOR-RECTIFIER-KIT-REPLACES-FH012AA-/380704480069
Veja que nesse os conectores são diferentes do seu,acho que os conectores que precisa são esses:
http://www.ebay.com/itm/Mosfet-Voltage-Regulator-Rectifier-Suzuki-2003-2011-/291211855270?hash=item43cd9445a6&vxp=mtr
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
Berlindo escreveu:Lá fora vc acha o mosfet também...com facilidade muito maior do que aqui.
Por exemplo: http://www.ebay.com/itm/SHINDENGEN-MOSFET-FH020AA-REGULATOR-RECTIFIER-KIT-REPLACES-FH012AA-/380704480069
Veja que nesse os conectores são diferentes do seu,acho que os conectores que precisa são esses:
http://www.ebay.com/itm/Mosfet-Voltage-Regulator-Rectifier-Suzuki-2003-2011-/291211855270?hash=item43cd9445a6&vxp=mtr
Obrigado
omegafam- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 27/05/2015
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
Bom dia, pessoal agradeço muitos a todos que me ajudaram no post aqui, principalmente ao Berlindo, entrei em contato com o pessoal que vende no ebay esse retificador, me disseram não ser compativel com o ano da minha moto, porem como preciso resolver esse problema logo e gostaria de ter garantia da peça e serviço, resolvi levar a propria Suzuki, infelizmente vou morrer nos R$ 1,135,00 do retificador novo...e só 3 meses de garantia...porem a questão é que se ocorrer algum problemas eles terão que resolver....assim que resolver o problema posto a solução...ou se for outro problema, para pelos ajudar alguem com a mesma situação...obrigado
omegafam- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 27/05/2015
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
Puxa cara, lamento muito...eu sou fução então até me dói ver que você pagou essa fortuna no retificador original, mas de certa forma é uma garantia pra você de ter sua moto de volta e ter certa tranquilidade.
Boa sorte!
Boa sorte!
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Problema Retificador Suzuki GSX650F 12/12 - Fios esquentando
A MAIOR DESVANTAGEM DESSAS AUTORIZADAS, É QUE NÃO TEM ESPECIALISTA. QUANDO TEM UM PROBLEMA, ELES SÓ VERIFICAM O MODELO E O ANO DA MOTO NO SISTEMA, BAIXAM AS ESPECIFICAÇÕES COMO CÓDIGO DA PEÇA E SE ENCARREGAM DE FAZER A TROCA COM A PEÇA QUE É INDICADA PARA TAL MOTO. SE TIVER ALGUMA TECNOLOGIA NOVA E MAIS EFICIENTE, ELES NÃO VÃO SABER PORQUE SÓ SABEM TRABALHAR COM O MANUAL DO LADO.
OS DIODOS USADOS EM RETIFICADORES, SÃO BONS PARA TRABALHAR SOMENTE EM UM SISTEMA ESTÁVEL, OU SEJA, QUANDO HÁ POUCA VARIAÇÃO DE CORRENTE E TENSÃO. QUANDO A TENSÃO VARIA MUITO, ELE FAZ O SEU TRABALHO, MAS NÃO AGUENTA POR MUITO TEMPO E QUEIMA. QUANDO O PROBLEMA É DE CORRENTE ELEVADA, AÍ NÃO É SÓ O DIODO QUE QUEIMA, O CIRCUITO INTEIRO É DANIFICADO, SEM FALAR OS OUTRO COMPONENTES DA MOTO QUE SÃO SENSÍVEIS NA AMPERAGEM.
UMA MOTO DE 600CC DEVE GERAR MUITA CORRENTE E ESSA CORRENTE TEM QUE SER BEM APROVEITADA. O QUE ESQUENTA A FIAÇÃO É A CORRENTE ALTA. CADA FIO TEM SUA ESPECIFICAÇÃO PARA ISSO.
UM CIRCUITO RETIFICADOR COM MOSFET É UMA BOA OPÇÃO, ESPERO QUE RESOLVA O PROBLEMA.
OS DIODOS USADOS EM RETIFICADORES, SÃO BONS PARA TRABALHAR SOMENTE EM UM SISTEMA ESTÁVEL, OU SEJA, QUANDO HÁ POUCA VARIAÇÃO DE CORRENTE E TENSÃO. QUANDO A TENSÃO VARIA MUITO, ELE FAZ O SEU TRABALHO, MAS NÃO AGUENTA POR MUITO TEMPO E QUEIMA. QUANDO O PROBLEMA É DE CORRENTE ELEVADA, AÍ NÃO É SÓ O DIODO QUE QUEIMA, O CIRCUITO INTEIRO É DANIFICADO, SEM FALAR OS OUTRO COMPONENTES DA MOTO QUE SÃO SENSÍVEIS NA AMPERAGEM.
UMA MOTO DE 600CC DEVE GERAR MUITA CORRENTE E ESSA CORRENTE TEM QUE SER BEM APROVEITADA. O QUE ESQUENTA A FIAÇÃO É A CORRENTE ALTA. CADA FIO TEM SUA ESPECIFICAÇÃO PARA ISSO.
UM CIRCUITO RETIFICADOR COM MOSFET É UMA BOA OPÇÃO, ESPERO QUE RESOLVA O PROBLEMA.
JOAO2015- Participante
-
Idade : 32
Data de inscrição : 17/06/2015
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