Yamalube 10w40 semissintético API SL
+6
morassi
Guto
Pikes Peak
diegodcr
Bellizzi
matiasfrozza
10 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Yamalube 10w40 semissintético API SL
Relembrando a primeira mensagem :
Olá pessoal, tudo belezinha?
Sou novo no fórum e queria parabenizá-los, pois é um dos poucos fóruns que ainda mantém um certo nível de assuntos relevantes. Muitos dos fóruns para Yamaha são pouco comentados e não estão mais agregando informações.
Como nosso objetivo é sempre compartilharmos vivências e experiências com nossas motocicletas, eu gostaria de saber se algum colega já usou o novo Yamalube (http://www.yamalube.com.br/).
Eu possuo uma Yamaha FZ6-S 2009, atualmente está com 20.000 km. Adquiri esta moto com 12.500 e desde então só utilizo o Yamalube 20w50 API SL (recomendado no manual) com o filtro de óleo original. Troco o óleo a cada 2.500 ou 6 meses e filtro a cada 12 meses ou 5.000 km. Optei por reduzir pela metade as trocas pois uso a moto diariamente e na estrada enrolo o cabo, como muitos dizem. rsrs.
Estes dias passei na concessionária pra fazer a troca do pneu traseiro e vi o novo Yamalube. Produto a princípio de ótima qualidade já como seu irmão 20w50 mineral. Bem provavelmente são os mesmos produtos já disponibilizados pela Texaco, porém é algo que não há como saber. A menos que alguém aqui trabalhe na Texaco e confirme. rsrs.
Em conversa com chefe da oficina da concessionária, este comentou que muitos já estão utilizando o produto e de acordo com ofício da Yamaha Brasil, o novo óleo pode ser utilizado sem "problemas" em todas as motos novas e usadas. Pela viscosidade menor não haveria problema algum pois nenhum motor da FZ6 foi montado especialmente para o Brasil. O motor é importado, com folgas e tolerâncias made in Japan. Este permite uma ampla faixa de viscosidade de lubrificantes considerando a temperatura ambiente.
Em se tratando de benefícios o 10w40 semissintético ofereceria uma melhor proteção como um todo, tanto nas partidas a frio quanto a quente. E claro, maios estabilidade da viscosidade.
Então pessoal, queria saber de vocês se já alguém já utiliza o produto e se pode relatar o que estão achando.
Grato se puderem contribuir.
Olá pessoal, tudo belezinha?
Sou novo no fórum e queria parabenizá-los, pois é um dos poucos fóruns que ainda mantém um certo nível de assuntos relevantes. Muitos dos fóruns para Yamaha são pouco comentados e não estão mais agregando informações.
Como nosso objetivo é sempre compartilharmos vivências e experiências com nossas motocicletas, eu gostaria de saber se algum colega já usou o novo Yamalube (http://www.yamalube.com.br/).
Eu possuo uma Yamaha FZ6-S 2009, atualmente está com 20.000 km. Adquiri esta moto com 12.500 e desde então só utilizo o Yamalube 20w50 API SL (recomendado no manual) com o filtro de óleo original. Troco o óleo a cada 2.500 ou 6 meses e filtro a cada 12 meses ou 5.000 km. Optei por reduzir pela metade as trocas pois uso a moto diariamente e na estrada enrolo o cabo, como muitos dizem. rsrs.
Estes dias passei na concessionária pra fazer a troca do pneu traseiro e vi o novo Yamalube. Produto a princípio de ótima qualidade já como seu irmão 20w50 mineral. Bem provavelmente são os mesmos produtos já disponibilizados pela Texaco, porém é algo que não há como saber. A menos que alguém aqui trabalhe na Texaco e confirme. rsrs.
Em conversa com chefe da oficina da concessionária, este comentou que muitos já estão utilizando o produto e de acordo com ofício da Yamaha Brasil, o novo óleo pode ser utilizado sem "problemas" em todas as motos novas e usadas. Pela viscosidade menor não haveria problema algum pois nenhum motor da FZ6 foi montado especialmente para o Brasil. O motor é importado, com folgas e tolerâncias made in Japan. Este permite uma ampla faixa de viscosidade de lubrificantes considerando a temperatura ambiente.
Em se tratando de benefícios o 10w40 semissintético ofereceria uma melhor proteção como um todo, tanto nas partidas a frio quanto a quente. E claro, maios estabilidade da viscosidade.
Então pessoal, queria saber de vocês se já alguém já utiliza o produto e se pode relatar o que estão achando.
Grato se puderem contribuir.
matiasfrozza- Participante
-
Re: Yamalube 10w40 semissintético API SL
Motos off-road sao mais exintes que on-road, devido a maior dificuldade em refrigeracao e por manter alto giro em boa parte do tempo, ou seja, se atende bem offroad, ficara folgado para uso onroad
morassi- Participante
-
Só para apimentar um pouco mais, usei o oléo 10W30 o Shell Advanced AX7 , e se portou muito bem , porem fiquei receioso principalmente no verão o W30 e coloquei o 10W40 da Petrobras Semi o Tecno moto, porem me surgiu uma duvida agora que espero que vocês me tirem ela, no 10W30 o indice de viscosidade é de 178 bem alto para um oleo w30 e a moto ficou tão quanto igual ao 15W50 da Motul , claro que apresentou fadiga com menas quilometragem mais não esse o foco agora, e o w40 da Petrobras apresenta um indice de 153.Só que tem um detalhe a viscosidade cinematica a 100 Graus celsus do w30 shell é 10,5 e o w40 Petrobras é de 14.5 portanto ao decidir qual óleo seria mais viscoso independente de sua especificação qual deles se manteria mais viscoso na temperatura de trabalho ja que o IV do Shell é maior , mais a 100 graus se mostra menos viscoso, claro isso no meu intendimento. Agora quero a palavra de vocês.Abraços.
rafael.sul- Participante
-
Então morassi, entendi sua linha de pensamento mas o que me deixou na dúvida quanto ao Feroces, foi que na descrição, no site da Lubrax, o Tecno Moto (que estou usando atualmente) por exemplo, fala-se que é ideal para motos com alto giro e de alta cilindrada, já desse novo Feroces, apenas cita as motos de altos giros e não fala sobre as de alta cilindrada.
Quanto ao amigo Rafael, essa questão de w30 ou w40, te aconselharia a utilizar o que mais se aproxima do recomendado pelo manual, sendo que esse número se refere a temperatura ambiente máxima ideal de trabalho e está ligado diretamente ao quanto esse óleo fica mais ou menos viscoso dentro do motor em operação. Dessa forma, se o manual pede um w50 e você está utilizando um w30, embora esteja em uma região de clima frio, o motor trabalha sempre em uma mesma temperatura, e assim você estará utilizando um óleo mais "fino" que o recomendado.
Quanto ao amigo Rafael, essa questão de w30 ou w40, te aconselharia a utilizar o que mais se aproxima do recomendado pelo manual, sendo que esse número se refere a temperatura ambiente máxima ideal de trabalho e está ligado diretamente ao quanto esse óleo fica mais ou menos viscoso dentro do motor em operação. Dessa forma, se o manual pede um w50 e você está utilizando um w30, embora esteja em uma região de clima frio, o motor trabalha sempre em uma mesma temperatura, e assim você estará utilizando um óleo mais "fino" que o recomendado.
Gustavo_GSX650F- Participante
-
Discordo , por uma questão nossas motos aceitam oleos até 10W30 dependendo da região claro , o que está em questão é a qualidade do mesmo ou seja a viscosidade que o mesmo vai ter mesmo depois da temperatura de operação , e claro que se elevando demais consequentemente degradando o oleo mais sedo.Não estou querendo neste momento saber qual o melhor ou mais adequado e sim quanto a questão do IV (indice de viscosidade) note que o w30 tem um indice a "frio" maior que o w40 mais quando em alta temperatura 100 graus o mesmo perde viscosidade o que eu quero saber é se esse indice na escolha de um oleo deve ser maior a frio indicando o oleo superior ou a frio nada intereça e sim a 100 graus onde a viscosidade do w40 ficou superior. Pergunto isso pois a maioria dos oleos w30 em relacao aos w40 ja apresenta um indice menor já a frio ou seja a quente vai afinar mais ainda o que não é o caso desse shell em questão que tem 178 como IV superior se for medir somente pelo IV de um motul por exemplo.Veja que estamos falando de coisas diferentes.abraço.
rafael.sul- Participante
-
Gustavo_GSX650F escreveu:Então morassi, entendi sua linha de pensamento mas o que me deixou na dúvida quanto ao Feroces, foi que na descrição, no site da Lubrax, o Tecno Moto (que estou usando atualmente) por exemplo, fala-se que é ideal para motos com alto giro e de alta cilindrada, já desse novo Feroces, apenas cita as motos de altos giros e não fala sobre as de alta cilindrada.
Irmão,alta cilindra,média cilindrada assim como de baixa cilindrada,todas giram em torno de 10000 rpm e é o que importa!
feroces é API SN, JASO MA2 E 15w50! Por sua especificações é o melhor e mais atual ! SIMPLES ASSIM!
único lugar que encontrei no RJ-Homa Motos na Rua do Riachuelo
38 reais cada litro!
abraços
Bellizzi- Participante
-
Tá certo Bellizzi, se achar por aqui, vou testar o Feroces na motoca.
E Rafael.Sul, sim você está falando de I.V., mas esse valor pode ser utilizado para se comparar óleos de mesma viscosidade. Porque tudo bem se o óleo w30 tem um I.V. - 200 e o w40 tem I.V. - 150, por exemplo, mas na temperatura de trabalho (motor quente), em regra, é para a viscosidade do w40 ser maior que a do w30, ou seja ele vai ser mais "grosso" mesmo o valor do índice sendo menor. Então se você comparar dois lubrificantes de mesma viscosidade, e na comparação de I.V. um deles apresentar um valor maior e com a viscosidade em 100° também maior, esse vai ser superior.
Digo isso porque esse índice se baseia na relação entre a taxa de viscosidade do óleo quando frio e quando quente. Pois os lubrificantes 10w30 e 10w40 tem viscosidades diferentes, tanto quando frio e também quando quente, já que em regra o 10w30 é feito para ser mais "fino" quando frio e não tão "grosso" quando quente, já o 10w40, embora também inicie em 10 vai ser um pouco mais "grosso" quando frio e quando quente se comparado ao w30 e assim por diante. Logo vale o que eu te falei antes, na minha opinião, siga a viscosidade mais próxima a que o manual recomenda.
E Rafael.Sul, sim você está falando de I.V., mas esse valor pode ser utilizado para se comparar óleos de mesma viscosidade. Porque tudo bem se o óleo w30 tem um I.V. - 200 e o w40 tem I.V. - 150, por exemplo, mas na temperatura de trabalho (motor quente), em regra, é para a viscosidade do w40 ser maior que a do w30, ou seja ele vai ser mais "grosso" mesmo o valor do índice sendo menor. Então se você comparar dois lubrificantes de mesma viscosidade, e na comparação de I.V. um deles apresentar um valor maior e com a viscosidade em 100° também maior, esse vai ser superior.
Digo isso porque esse índice se baseia na relação entre a taxa de viscosidade do óleo quando frio e quando quente. Pois os lubrificantes 10w30 e 10w40 tem viscosidades diferentes, tanto quando frio e também quando quente, já que em regra o 10w30 é feito para ser mais "fino" quando frio e não tão "grosso" quando quente, já o 10w40, embora também inicie em 10 vai ser um pouco mais "grosso" quando frio e quando quente se comparado ao w30 e assim por diante. Logo vale o que eu te falei antes, na minha opinião, siga a viscosidade mais próxima a que o manual recomenda.
Gustavo_GSX650F- Participante
-
Blz irmão,tenho certeza absoluta que ira ficar bem satisfeito! estou usando e posso te garantir que é excelente! aqui no RJ o verão é de 44 até 45° ,já deu pra imaginar o inferno que é aqui né!hehehhe ,e a motoca funciona redondinha!
abraços
abraços
Bellizzi- Participante
-
Então , realmente tens razão em comparar dois da mesma mais perguntei se a comparação era no quente, pois tem muita gente que compara o somente o IV , e se fosse correto dessa forma w30 seria mais "grosso" que o w40 o que pode acontecer eu acredito dependendo da qualidade do oleo.Mais o correto é como penso mesmo a viscosidade em 100 graus (temperatura de funcionamento) manual dela é multigrade posso usar de 10w30 a 20w50 vo fica no meio termo com o lubrax 10w40 pois não me agradei de oleo mineral.abraço.
rafael.sul- Participante
-
rafael.sul escreveu:Então , realmente tens razão em comparar dois da mesma mais perguntei se a comparação era no quente, pois tem muita gente que compara o somente o IV , e se fosse correto dessa forma w30 seria mais "grosso" que o w40 o que pode acontecer eu acredito dependendo da qualidade do oleo.Mais o correto é como penso mesmo a viscosidade em 100 graus (temperatura de funcionamento) manual dela é multigrade posso usar de 10w30 a 20w50 vo fica no meio termo com o lubrax 10w40 pois não me agradei de oleo mineral.abraço.
Caro Rafa,pelo que pude notar em seu avatar,me parece que sua moto também é uma bandit 650,sendo assim,sugiro que use um óleo moderno e de excelente qualidade. os que por vc foram elencados realmente são bons,porém como falei a priori ,o Feroces é o mais moderno e atual para nossas maquinas.sua categoria como ja foi falado,calça como uma luva para nossas Bandit´s!
Pode colocar que estarás com um produto de "ponta" em sua moto!
grande abraço
Bellizzi- Participante
-
Olá belizzi, tudo bem? Pelo jeito o amigo adquiriu a bandit que havia comentado e já colocou nela o óleo Lubrax Feroces.
Até o momento não vi este produto disponível nos postos Petrobrás aqui da região, mas sem dúvida é o produto mais atual em tecnologia disponível de forma justa para nós povo tupiniquim.
Já que o amigo colocou o produto na bandit. Queria saber suas impressões quanto ao óleo... Está gostando? Motor silencioso, câmbio macio?
Grato desde já amigo.
Até o momento não vi este produto disponível nos postos Petrobrás aqui da região, mas sem dúvida é o produto mais atual em tecnologia disponível de forma justa para nós povo tupiniquim.
Já que o amigo colocou o produto na bandit. Queria saber suas impressões quanto ao óleo... Está gostando? Motor silencioso, câmbio macio?
Grato desde já amigo.
-
Bellizzi escreveu:
Irmão,alta cilindra,média cilindrada assim como de baixa cilindrada,todas giram em torno de 10000 rpm e é o que importa!
feroces é API SN, JASO MA2 E 15w50! Por sua especificações é o melhor e mais atual ! SIMPLES ASSIM!
único lugar que encontrei no RJ-Homa Motos na Rua do Riachuelo
38 reais cada litro!
abraços
x2
O único que se equipara ao Feroces em custo benefício atualmente é o Ipiranga 100% sintético, que é API-SM porém compensa custando aprox 30 reais o litro.
morassi- Participante
-
blz,ótima dica!
Bellizzi- Participante
-
matiasfrozza escreveu:Olá belizzi, tudo bem? Pelo jeito o amigo adquiriu a bandit que havia comentado e já colocou nela o óleo Lubrax Feroces.
Grato desde já amigo.
Feroces tudo de bom,coloquei e realmente ficou mais macio e parece que o motor trabalha mais silencioso.Pode ser que seja impressão ,porém vale salientar que o óleo que estava antes já estava com alguma quilometragem e um tempo considerável! Porém por se tratar de um óleo de primeira linha e atual eu o recomendo!
abraços
Bellizzi- Participante
-
Muito bom... obrigado pelas suas impressões. Vamos ver se nos próximos dias e/ou meses o feroces aponta por aqui.
Abraço.
Abraço.
-
Página 2 de 2 • 1, 2