Fazer a moto pegar no tranco, gera algum problema?
+5
Wallysson
eduardo.longo
Anderson Campinas
Bellizzi
delphiman
9 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
Fazer a moto pegar no tranco, gera algum problema?
Buenas amigos, tudo bem?
Apenas gostaria de tirar uma dúvida com vocês.
Tenho uma Yamaha FZ6 S 2008 com 15.000 km. Excelente moto e totalmente nova.
Esses dias atrás fui trabalhar e travei o guidom dela para segurança. Infelizmente, sem querer mesmo, acabei deixando na posição "P" (Park/estacionamento).
Resultado, ao meio dia, quando subi na moto pra ir embora, girei a chave a injeção fez a leitura e a bomba pressurizou. Fui dar partida e a bateria estava fraca demais.
Como não tinha escolha do que fazer naquela hora e precisava ir embora. Fiz ela pegar no tranco.
Fiz da seguinte forma:
1) Engatei uma segunda marcha;
2) Encima da moto, caminhei uns 2 metros e fiz o tranco leve (meia embreagem).
Pegou na hora sem excessos nem nada e fui pra casa. Em casa tenho um carregador de bateria de carga lenta. Daí deixei a moto recarregando até o dia seguinte.
Está tudo normal com a moto, sem problema algum. Claro que não faço pegar no tranco sempre e de preferência nunca mais quero fazer. Mas, foi uma emergência e não tive escolha.
A pergunta que gostaria de fazer é a seguinte:
Como é uma moto com injeção eletrônica, pode gerar algum problema? Alguém poderia me auxiliar nesta dúvida.
Grato desde já.
Apenas gostaria de tirar uma dúvida com vocês.
Tenho uma Yamaha FZ6 S 2008 com 15.000 km. Excelente moto e totalmente nova.
Esses dias atrás fui trabalhar e travei o guidom dela para segurança. Infelizmente, sem querer mesmo, acabei deixando na posição "P" (Park/estacionamento).
Resultado, ao meio dia, quando subi na moto pra ir embora, girei a chave a injeção fez a leitura e a bomba pressurizou. Fui dar partida e a bateria estava fraca demais.
Como não tinha escolha do que fazer naquela hora e precisava ir embora. Fiz ela pegar no tranco.
Fiz da seguinte forma:
1) Engatei uma segunda marcha;
2) Encima da moto, caminhei uns 2 metros e fiz o tranco leve (meia embreagem).
Pegou na hora sem excessos nem nada e fui pra casa. Em casa tenho um carregador de bateria de carga lenta. Daí deixei a moto recarregando até o dia seguinte.
Está tudo normal com a moto, sem problema algum. Claro que não faço pegar no tranco sempre e de preferência nunca mais quero fazer. Mas, foi uma emergência e não tive escolha.
A pergunta que gostaria de fazer é a seguinte:
Como é uma moto com injeção eletrônica, pode gerar algum problema? Alguém poderia me auxiliar nesta dúvida.
Grato desde já.
delphiman- Participante
-
Re: Fazer a moto pegar no tranco, gera algum problema?
Segundo o fabricante não é aconselhavel,porém em uma emergencia E COM o sistema pressurizado
acredito que não tenha problema algum.
acredito que não tenha problema algum.
Bellizzi- Participante
-
Já fiz isso na minha Fazer 250, pois deixei a chave ligada uma tarde inteira. Dei o tranco e nunca tive problema, faz mais de ano já.
Pelo que eu saiba não pode ser uma rotina pois tira a moto do ponto e tal.
Pelo que eu saiba não pode ser uma rotina pois tira a moto do ponto e tal.
Anderson Campinas- Participante
-
Olá Bellizzi.
Obrigado pela resposta.
Pois, recomendado não é mesmo. Tanto é que da próxima vez e caso acontecer, só farei isso se for possível pressurizar a bomba antes.
Em outros casos, vou empurrar a moto até a empresa e fazer a carga lá mesmo.
É melhor evitar qualquer tipo de problema.
Tanto é que agora pra travar o guidom faço uma conferência detalhada. O objetivo é justamente evitar novamente a mancada.
Abraço.
Obrigado pela resposta.
Pois, recomendado não é mesmo. Tanto é que da próxima vez e caso acontecer, só farei isso se for possível pressurizar a bomba antes.
Em outros casos, vou empurrar a moto até a empresa e fazer a carga lá mesmo.
É melhor evitar qualquer tipo de problema.
Tanto é que agora pra travar o guidom faço uma conferência detalhada. O objetivo é justamente evitar novamente a mancada.
Abraço.
delphiman- Participante
-
Pois é Anderson... com certeza esse procedimento nunca irá virar uma rotina. Em todo caso é melhor evitar sempre.
Obrigado pelo relato.
Obrigado pelo relato.
delphiman- Participante
-
Dizem que é ruim, mas nunca vi nenhuma explicação.
Se é ruim, POR QUE? Gostaria que quem sabe nos explique.
Desde criança (olha que faz tempo, heim!) meu pai me dizia que quem acredita em qualquer coisa, sem procurar confirmar se é verdade, é maria-vai-com-as-outras.
Se é ruim, POR QUE? Gostaria que quem sabe nos explique.
Desde criança (olha que faz tempo, heim!) meu pai me dizia que quem acredita em qualquer coisa, sem procurar confirmar se é verdade, é maria-vai-com-as-outras.
eduardo.longo- Participante
-
Em carros que possui correia de transmissão entre o virabrequim e eixo comando ñ é aconselhável pois é fácil pular um dente e com isso as valvulas baterem nos pistões.
Agora essas motos, acredito eu que a maioria seja com corrente... ou seja, muito mais difícil de pular um dente. Então não teria muito problema.
Mas lógico, se o fabricante não recomenda é melhor evitar.
Agora essas motos, acredito eu que a maioria seja com corrente... ou seja, muito mais difícil de pular um dente. Então não teria muito problema.
Mas lógico, se o fabricante não recomenda é melhor evitar.
Wallysson- Participante
-
Em motocicletas pode ser por vários motivos,um deles é o caso de um possivel calço hidráulico! queima de bomba e etc......o mais correto e averiguar o porque de o motor não funcionar! mais no caso do amigo,tudo indicava que não haveria problema pelo histórico da situação!
abraços
abraços
Bellizzi- Participante
-
Um mecânico amigo meu falou que pode dar problema na corrente de comando e, se não me engano nas válvulas.
Mas de vez em nunca nem pega nada. Soda é se ficar dando tranco direto.
Cocomoto- Participante
-
Cocomoto escreveu:Um mecânico amigo meu falou que pode dar problema na corrente de comando e, se não me engano nas válvulas.
Irmão temos que partir do seguinte princípio,tanto a moto injeta como a carburada,tem corrente de comando,então não é bem por ai!as que possuem partida elétrica o motor de partida é acoplado ,ligado em sua grande maioria no vira-brequim,seja por engrenagem ou por corrente,já as que tem kick são através da engrenagem do kick que é ligado a embreagem que por sua vez ao vira-brequim,ou seja,nesse caso (partida a kick) seria igualzinho a ligar dando tranco! onde se entende que também não é por ai!
O que os fabricantes recomendam ,é que não faça esse procedimento pois a moto pode estar com o bomba elétrica queimada e não pressurizar a linha,pode também ter acontecido de alguma forma o cilindro ou os cilindros estarem encharcados e criar um calço hidráulico danificando assim alguns componentes!
ao meu ver,esses seriam os maiores motivos plausíveis para não dar "tranco"
Lógico,essa é a minha opinião ao meu entendimento!
abraços
Bellizzi- Participante
-
Pelo que sei a moto pode dar excesso de gasolina na câmara e descer pro carter poluindo o oleo e correndo o risco de afinar ele demais.
ruanvasques- Participante
-
pessoal, os problemas que podem surgir com essa prática são de ordem eletrônica, podem afetar a ECU (módulo injeção eletrônica) e aí já sabe, se queimar uma ECU, a conta fica bem salgada...
em suma, não façam isso!!!! às vezes sai mais barato chamar um guincho e levar a moto a uma oficina do que de repente ter uma ECU queimada....
em suma, não façam isso!!!! às vezes sai mais barato chamar um guincho e levar a moto a uma oficina do que de repente ter uma ECU queimada....
Helano- Participante
-
Olá galera...
Muito obrigado pelas informações. Realmente esclarecedoras e também assustadoras. hehe.
Com toda certeza do mundo não farei mais isso.
É aquela coisa de momento e fiz com total cuidado... pois como a bomba pressurizou e era certeza que foi a bateria que descarregou, fiz o procedimento.
Mas a moto está em dia, tudo certo e funcionando 100%.
Numa próxima é guincho e direto pra uma oficina... nada de tranco.
Abração e obrigado gente boa.
Muito obrigado pelas informações. Realmente esclarecedoras e também assustadoras. hehe.
Com toda certeza do mundo não farei mais isso.
É aquela coisa de momento e fiz com total cuidado... pois como a bomba pressurizou e era certeza que foi a bateria que descarregou, fiz o procedimento.
Mas a moto está em dia, tudo certo e funcionando 100%.
Numa próxima é guincho e direto pra uma oficina... nada de tranco.
Abração e obrigado gente boa.
delphiman- Participante
-
Como um tranco poderia queimar uma ECU???!!!
Berlindo- Participante
-
Pois é, Berlindo.
Continuo esperando o porquê.
Por que?
Continuo esperando o porquê.
Por que?
eduardo.longo- Participante
-
Não tem o porque da queima e um "tranco" em casos NORMAIS!
Bellizzi- Participante
-