SRAD - Fumaça Branca as vezes ?!
+3
NERO
v3nt0
IgorMioralli
7 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
SRAD - Fumaça Branca as vezes ?!
E ae galerÊ,
Tem acontecido algo muito estranho com a minha moto as vezes.
Ai antes de levar no mecanico queria saber se alguem sabe ou já aconteceu com alguem aqui.
As vezes, quando eu vou ligar minha moto, sai uma fumaça branca do escapamento, por coisa de 1 minuto dps que eu ligo ela.
Dps essa fumaça para de sair e não sai mais por um bom tempo.
Isso só acontece quando eu deixo ela desligada por um periodo razoavel de tempo ( tipo 1 semana )
Se eu ligar ela na sexta de manha e sair fumaça, se eu ligo ela no sabado nao sai mais.
Eu pensei que podia ser algum problema no retentor ou oleo ou sei lá, mas só sai no primeiro minuto que eu ligo dps de deixar alguns dias sem ligar.
Alguem já passou por isso ?
Ai antes de levar no mecanico queria saber se alguem sabe ou já aconteceu com alguem aqui.
As vezes, quando eu vou ligar minha moto, sai uma fumaça branca do escapamento, por coisa de 1 minuto dps que eu ligo ela.
Isso só acontece quando eu deixo ela desligada por um periodo razoavel de tempo ( tipo 1 semana )
Se eu ligar ela na sexta de manha e sair fumaça, se eu ligo ela no sabado nao sai mais.
Eu pensei que podia ser algum problema no retentor ou oleo ou sei lá, mas só sai no primeiro minuto que eu ligo dps de deixar alguns dias sem ligar.
IgorMioralli- Participante
-
Re: SRAD - Fumaça Branca as vezes ?!
IgorMioralli escreveu:E ae galerÊ,
Tenho uma XT600 que faz isso... já levei no mecânico e ele falou que era retentor de válvula, mas eu nunca arrumei.
A explicação que me deram na época sobre só fazer fumaça por um curto periodo de tempo quando ligava é que a medida que o motor vai esquentando, o retentor se expande e acaba "vedando" melhor, por isso só faz fumaça quando fria.
Mas o ideal mesmo é levar num bom mecânico, deixar a moto lá e ele ver o tipo de fumaça.
Conta pra nós depois que tiver o diagnóstico correto.
v3nt0- Participante
-
Inclusive, vi que vc é de Campinas.... O mecânico que olhou a minha na época (2007) foi o Carlinhos, da MotoImport, não sei se vc conhece.
Profissional 100% recomendado.
Profissional 100% recomendado.
v3nt0- Participante
-
Ao deixar a moto parada até esfriar, o que ocorre?
Geralmente, depois que esfriou, à noite, a umidade do ar condensa dentro do escape.
Ao ligar, pela manhã, geralmente na hora mais fria e umida, até o motor começar a aquecer, inicia-se a evaporação deste conteúdo, que dura até esquentar o escape e retirar a umidade de dentro dele.
Por este motivo, o fenômeno é momentâneo.
Você pode tirar a prova e colocar a mão nessa "fumaça" (vapor dágua) e deixar a mão ali pra ver o que acumula.
Se acumular um líquido incolor, e "quase" sem cheiro, esse líquido é água.
Agora...se feder e a fumaça branca custar a se dissipar, aí é fumaça de óleo mesmo.
A fumaça do vapor se forma fora do escape, quando o vapor aquecido encontra o ar frio. Ela se dissipa em seguida, não é persistente, ao contrário da fumaça do óleo.
O fenômeno tende a aumentar no inverno.
Mêcânico adora dono de moto preocupado...kkkk já pensou? dizer que trocou um retentor e faturar fácil uns 200 pilas sem encostar a mão na moto?
T+
Geralmente, depois que esfriou, à noite, a umidade do ar condensa dentro do escape.
Ao ligar, pela manhã, geralmente na hora mais fria e umida, até o motor começar a aquecer, inicia-se a evaporação deste conteúdo, que dura até esquentar o escape e retirar a umidade de dentro dele.
Você pode tirar a prova e colocar a mão nessa "fumaça" (vapor dágua) e deixar a mão ali pra ver o que acumula.
Agora...se feder e a fumaça branca custar a se dissipar, aí é fumaça de óleo mesmo.
A fumaça do vapor se forma fora do escape, quando o vapor aquecido encontra o ar frio. Ela se dissipa em seguida, não é persistente, ao contrário da fumaça do óleo.
Mêcânico adora dono de moto preocupado...kkkk já pensou? dizer que trocou um retentor e faturar fácil uns 200 pilas sem encostar a mão na moto?
T+
NERO- Participante
-
NERO escreveu:Ao deixar a moto parada até esfriar, o que ocorre?
T+
Entao Nero, eu até pensei nessa possibilidade, até pq, ultimamente tem feito um frio do $%## em campinas.
Mas o engraçado é, se eu deixar ela sem ligar 3 dias e ligar ela, ela faz essa fumaça, se eu ligar ela de um dia para o outro nao.
Eu acho que pode ser bico mijando tbm, pq a fumaça é branca e fina e nao tem cheiro forte.
Eu falei com meu mecanico ontem, ele falou tbm que podia ser esse negocio do frio e tal.
E tambem, se fosse o retentor estaria abaixando o nivel de oleo, coisa que nao ta acontecendo.
Mas anyway, eu vou fazer a revisao nela ainda essa semana e vou ver no qq da.
mesmo pq já ta na hora de fazer a proxima revisao, pra falar a verdade já passou um pouco da hora até, só que to esperando o oleo chegar.
-
Deve ser vapor de água da gasolina. Se for isso, é uma fumaça que dissipa muito rápido, não é densa.
Se fosse óleo, seria densa, deixaria cheiro de óleo queimado com crtz.
Se fosse óleo, seria densa, deixaria cheiro de óleo queimado com crtz.
Berlindo- Participante
-
Resolvido!
Hoje de manha parei para analisar esse vapor.
Para minha sorte; Agua!
Era agua!
Para o meu azar, o ultimo posto que eu abasteci com ctz a gasolina é vagabunda =S nunca mais!
Coloquei a mao no escape e esperei um pouco com a mao no vapor, minha mao molhou, de agua!.
Muito provavelmente por causa da gasolina, qnd eu coloco podium nao acontece isso por exemplo.
Hoje de manha parei para analisar esse vapor.
Para minha sorte; Agua!
Era agua!
Para o meu azar, o ultimo posto que eu abasteci com ctz a gasolina é vagabunda =S nunca mais!
Coloquei a mao no escape e esperei um pouco com a mao no vapor, minha mao molhou, de agua!.
Muito provavelmente por causa da gasolina, qnd eu coloco podium nao acontece isso por exemplo.
-
Relaxa que isso ai é agua + gasolina duvidosa, quando você chega com ela quente e deixa alguns dias parada e com o frio condensa dentro do escape quando liga sai uma fumaça branca que dissipa bem rapido e coisa de 1 minuto ja nao faz mais.
Quando é retentor a fumaça é cinza/azulada fica um cheiro de oleo queimado forte e a fumaça demora para dissipar, e so para depois que o motor esta quente na temperatura normal de trabalho ( A minha Twister faz isso a mais de 10.000 km ja rssss ) so nao deixar faltar oleo.
Quando é retentor a fumaça é cinza/azulada fica um cheiro de oleo queimado forte e a fumaça demora para dissipar, e so para depois que o motor esta quente na temperatura normal de trabalho ( A minha Twister faz isso a mais de 10.000 km ja rssss ) so nao deixar faltar oleo.
Gordo13- Participante
-
Lembrando que a combustão da gasolina é representada por:
C8H18 + 12,5 O2 + 47 N2 = 8 CO2 + 9 H2O + 47 N2
Portanto, boa parte dos gases expelidos pelo motor é vapor d'água e enquanto o escapamento estiver frio, o vapor d'água condensa tornando-se visível.
C8H18 + 12,5 O2 + 47 N2 = 8 CO2 + 9 H2O + 47 N2
Portanto, boa parte dos gases expelidos pelo motor é vapor d'água e enquanto o escapamento estiver frio, o vapor d'água condensa tornando-se visível.
Sérgio Santiago- Participante
-
Ola...e qdo a fumaça é mais escura.....mais preta......no andar nao faz
mas quando acelero forte faz..uma duas...e na terceira nao faz mais...
O que poderia ser???
Obrig.
mas quando acelero forte faz..uma duas...e na terceira nao faz mais...
O que poderia ser???
Obrig.
Mauro Pasetto- Participante
-
Passa o dedo no escape se estiver melado de oleo é preocupante, se o escape estiver limpo é excesso de gasolina ai é so regular
Gordo13- Participante
-