FIM do XENON???
+13
Fabio Dias
Fabricio N.
JoHnny
Padumi
Eduardo
Vegasus
Apolo
vytor
Folco
Francisco RJ
Daddy
Edson ¨Tio Brothers¨
Euro
17 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
FIM do XENON???
as lojas estão liquidando os estoques depois da resolução que proíbe o xenon...
vejam por exemplo loja comum vendendo a 289 o para carros em 4x.
isso era preço de Mercadolivre sem nota.
http://www.autozapos.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=8843&Y=3292000573352&IDCategoria=74195
Uso indiscriminado dos faróis de xenon é um tormento que será proibido em breve
http://oglobo.globo.com/economia/seubolso/mat/2008/11/12/uso_indiscriminado_dos_farois_de_xenon_um_tormento_que_sera_proibido_em_breve-586365657.asp
RIO - A jovem F. ficou traumatizada após ser assaltada ao volante de seu Celta. No intuito de se proteger,
mandou pôr película escura nos vidros do carro - inclusive no pára-brisa, o que é proibido por lei. É óbvio que a
visibilidade foi reduzida. Para compensar a escuridão, F. instalou um kit com lâmpadas de xenon em seu carro. A
estrada ficou mais iluminada. O mesmo aconteceu com as laterais da pista, o topo dos postes, a traseira dos carros
que vão adiante... A "solução" encontrada por F. virou moda e também um transtorno para os demais motoristas.
Acenda uma vela quem nunca sofreu com a explosão luminosa vinda na contramão.
O desejo pelos faróis de gás xenônio surgiu na virada da década, quando os primeiros automóveis importados
com esse equipamento chegaram ao Brasil. Em pouco tempo, os kits começaram a surgir nas lojas, a preços
exorbitantes. Hoje, há produtos vendidos por R$ 400. O xenon se democratizou e agora é visto em carros
populares, em picapes de luxo e também na Resolução 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que
regulamenta o uso dessas lâmpadas superpoderosas.
( Já sofreu algum acidente ou teve algum problema por causa dos faróis? Conte aqui ).
A norma que foi publicada no dia 17 de outubro segue a legislação européia. A partir de 1º de janeiro de 2009,
carros com xenon deverão ter sistemas de lavagem dos faróis e ajuste automático do facho luminoso ligado à
suspensão - a direção da luz será sempre corrigida para evitar ofuscamento de quem trafega em sentido oposto.
Só na fábrica
Eis a questão: apenas faróis instalados nas linhas de montagem das fábricas de automóveis têm condições de
atender à norma. Seria economicamente inviável fazer o serviço em lojas de acessórios. Sem o jogo de luzes, a festa deve acabar.
O problema da lâmpada xenon está na intensidade da luz, calculada em lúmens. O facho emitido por uma lâmpada convencional, halógena, é de 1.000 lúmens. A
resolução do Contran se baseia nesta medição: em nenhum momento do texto o conselho menciona o xenon. Porém, para este tipo de lâmpada gerar o facho na
cor permitida por lei - no caso, branca - é preciso que a luminosidade seja de, aproximadamente, 3.000 lúmens.
As lâmpadas xenon de fábrica do C4 Pallas, por exemplo, têm fluxo de luz de 3.150 lúmens em faróis adequados para isso, com os lavadores já incluídos. O
mesmo acontece com o Toyota Corolla SE-G.
- O projeto do farol é feito considerando um tipo específico de lâmpada. As de xenon têm geometria e comportamento óptico diferentes das convencionais. É
preciso fazer um cálculo adequado a elas - afirma Salvatore Blanco, responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento da Magneti Marelli Iluminação.
Refletor comum não combina com xenon
Ao combinar lâmpadas de xenon com faróis convencionais, fica a impressão de que o motorista está andando sempre com o facho alto ligado.
- A luminosidade difusa do xenon direciona o facho luminoso a regiões inadequadas. Na maioria dos casos, isso causa forte ofuscamento dos motoristas que
circulam no sentido contrário, podendo provocar graves acidentes - explica Blanco.
A Osram chegou a fabricar um kit xenon para o mercado de reposição, mas desistiu de comercializá-lo devido aos problemas que causariam. Hoje, a empresa
produz apenas para a instalação na linha de montagem dos automóveis, em faróis projetados para isso.
- Um computador de alta capacidade de processamento leva uma semana para calcular como deve ser a superfície de um refletor, é algo muito mais complexo do
que simplesmente trocar uma lâmpada - diz Cirilo Moscatelli, gerente nacional de vendas da Osram.
O mercado está ainda repleto de lâmpadas "tipo xenon". Algumas são produzidas por fabricantes de renome e até são equipamentos de série em alguns carros
nacionais. As que emitem facho branco (como as usadas na linha Vectra) são permitidas. A luz azul é proibida. E não há restrições à cor do bulbo.
- As vantagens são o conforto e a sensação de mais luz devido à coloração da lâmpada, mas a potência é muito próxima à das lâmpadas amarelas. Por outro lado,
normalmente elas apresentam uma vida útil inferior à das lâmpadas convencionais, ou seja, uma freqüência de queima maior - explica Blanco.
Mesmo a simples troca das lâmpadas amarelas por outras de luz branca exige atenção. Deve-se sempre optar por conjuntos de 55w ou 60w, nunca de 100w, pois
estes danificam a parte elétrica. Mesmo que o relê seja trocado (como muitos instaladores sugerem), a temperatura da lâmpada pode derreter ou escurecer os
faróis.
Alta voltagem
Enquanto acesas, as lâmpadas de xenon consomem menos energia do que as convencionais e têm maior durabilidade, argumentos amplamente usados pelas
empresas que vendem os kits. O problema, porém, é no momento de ligar os faróis. A parte elétrica deve estar em perfeita ordem para suportar o pico repentino
de carga.
- O pulso de um conjunto de xenon chega a 20 mil volts, por isso é necessário o uso de um reator para acioná-lo. Uma faísca na carroceria pode causar um
acidente. Não é à toa que os kits de instalação independente foram proibidos em países como EUA e Japão. O Brasil vai pelo mesmo caminho, com a nova
resolução do Contran - diz Cirilo Moscatelli, da Osram.
Além do reator, o kit é composto por uma lâmpada com gás xenônio em seu bulbo, soquetes e cabos. Grosso modo, o funcionamento é semelhante ao das
lâmpadas fluorescentes usadas em casa ou em iluminação de ruas.
A diferença está no gás. Lâmpadas que iluminam ruas usam vapor de mercúrio, que precisa de um certo tempo para emitir luz, algo impensável quando falamos
de carros. Já o xenônio é ativado rapidamente.
vejam por exemplo loja comum vendendo a 289 o para carros em 4x.
isso era preço de Mercadolivre sem nota.
http://www.autozapos.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=8843&Y=3292000573352&IDCategoria=74195
Uso indiscriminado dos faróis de xenon é um tormento que será proibido em breve
http://oglobo.globo.com/economia/seubolso/mat/2008/11/12/uso_indiscriminado_dos_farois_de_xenon_um_tormento_que_sera_proibido_em_breve-586365657.asp
RIO - A jovem F. ficou traumatizada após ser assaltada ao volante de seu Celta. No intuito de se proteger,
mandou pôr película escura nos vidros do carro - inclusive no pára-brisa, o que é proibido por lei. É óbvio que a
visibilidade foi reduzida. Para compensar a escuridão, F. instalou um kit com lâmpadas de xenon em seu carro. A
estrada ficou mais iluminada. O mesmo aconteceu com as laterais da pista, o topo dos postes, a traseira dos carros
que vão adiante... A "solução" encontrada por F. virou moda e também um transtorno para os demais motoristas.
Acenda uma vela quem nunca sofreu com a explosão luminosa vinda na contramão.
O desejo pelos faróis de gás xenônio surgiu na virada da década, quando os primeiros automóveis importados
com esse equipamento chegaram ao Brasil. Em pouco tempo, os kits começaram a surgir nas lojas, a preços
exorbitantes. Hoje, há produtos vendidos por R$ 400. O xenon se democratizou e agora é visto em carros
populares, em picapes de luxo e também na Resolução 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que
regulamenta o uso dessas lâmpadas superpoderosas.
( Já sofreu algum acidente ou teve algum problema por causa dos faróis? Conte aqui ).
A norma que foi publicada no dia 17 de outubro segue a legislação européia. A partir de 1º de janeiro de 2009,
carros com xenon deverão ter sistemas de lavagem dos faróis e ajuste automático do facho luminoso ligado à
suspensão - a direção da luz será sempre corrigida para evitar ofuscamento de quem trafega em sentido oposto.
Só na fábrica
Eis a questão: apenas faróis instalados nas linhas de montagem das fábricas de automóveis têm condições de
atender à norma. Seria economicamente inviável fazer o serviço em lojas de acessórios. Sem o jogo de luzes, a festa deve acabar.
O problema da lâmpada xenon está na intensidade da luz, calculada em lúmens. O facho emitido por uma lâmpada convencional, halógena, é de 1.000 lúmens. A
resolução do Contran se baseia nesta medição: em nenhum momento do texto o conselho menciona o xenon. Porém, para este tipo de lâmpada gerar o facho na
cor permitida por lei - no caso, branca - é preciso que a luminosidade seja de, aproximadamente, 3.000 lúmens.
As lâmpadas xenon de fábrica do C4 Pallas, por exemplo, têm fluxo de luz de 3.150 lúmens em faróis adequados para isso, com os lavadores já incluídos. O
mesmo acontece com o Toyota Corolla SE-G.
- O projeto do farol é feito considerando um tipo específico de lâmpada. As de xenon têm geometria e comportamento óptico diferentes das convencionais. É
preciso fazer um cálculo adequado a elas - afirma Salvatore Blanco, responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento da Magneti Marelli Iluminação.
Refletor comum não combina com xenon
Ao combinar lâmpadas de xenon com faróis convencionais, fica a impressão de que o motorista está andando sempre com o facho alto ligado.
- A luminosidade difusa do xenon direciona o facho luminoso a regiões inadequadas. Na maioria dos casos, isso causa forte ofuscamento dos motoristas que
circulam no sentido contrário, podendo provocar graves acidentes - explica Blanco.
A Osram chegou a fabricar um kit xenon para o mercado de reposição, mas desistiu de comercializá-lo devido aos problemas que causariam. Hoje, a empresa
produz apenas para a instalação na linha de montagem dos automóveis, em faróis projetados para isso.
- Um computador de alta capacidade de processamento leva uma semana para calcular como deve ser a superfície de um refletor, é algo muito mais complexo do
que simplesmente trocar uma lâmpada - diz Cirilo Moscatelli, gerente nacional de vendas da Osram.
O mercado está ainda repleto de lâmpadas "tipo xenon". Algumas são produzidas por fabricantes de renome e até são equipamentos de série em alguns carros
nacionais. As que emitem facho branco (como as usadas na linha Vectra) são permitidas. A luz azul é proibida. E não há restrições à cor do bulbo.
- As vantagens são o conforto e a sensação de mais luz devido à coloração da lâmpada, mas a potência é muito próxima à das lâmpadas amarelas. Por outro lado,
normalmente elas apresentam uma vida útil inferior à das lâmpadas convencionais, ou seja, uma freqüência de queima maior - explica Blanco.
Mesmo a simples troca das lâmpadas amarelas por outras de luz branca exige atenção. Deve-se sempre optar por conjuntos de 55w ou 60w, nunca de 100w, pois
estes danificam a parte elétrica. Mesmo que o relê seja trocado (como muitos instaladores sugerem), a temperatura da lâmpada pode derreter ou escurecer os
faróis.
Alta voltagem
Enquanto acesas, as lâmpadas de xenon consomem menos energia do que as convencionais e têm maior durabilidade, argumentos amplamente usados pelas
empresas que vendem os kits. O problema, porém, é no momento de ligar os faróis. A parte elétrica deve estar em perfeita ordem para suportar o pico repentino
de carga.
- O pulso de um conjunto de xenon chega a 20 mil volts, por isso é necessário o uso de um reator para acioná-lo. Uma faísca na carroceria pode causar um
acidente. Não é à toa que os kits de instalação independente foram proibidos em países como EUA e Japão. O Brasil vai pelo mesmo caminho, com a nova
resolução do Contran - diz Cirilo Moscatelli, da Osram.
Além do reator, o kit é composto por uma lâmpada com gás xenônio em seu bulbo, soquetes e cabos. Grosso modo, o funcionamento é semelhante ao das
lâmpadas fluorescentes usadas em casa ou em iluminação de ruas.
A diferença está no gás. Lâmpadas que iluminam ruas usam vapor de mercúrio, que precisa de um certo tempo para emitir luz, algo impensável quando falamos
de carros. Já o xenônio é ativado rapidamente.
Euro- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 17/12/2007
Re: FIM do XENON???
Mais um motivo para a fiscalização enfiar multas.
Edson ¨Tio Brothers¨- Participante
-
Idade : 67
Data de inscrição : 25/07/2008
Re: FIM do XENON???
Putz,
Acabei de instalar um bi-xenon na minha, nem rodei com ela ainda.
Será que vira essa proibição ?
E os importados, originais de fabrica, com xenon ?
Daddy,
Acabei de instalar um bi-xenon na minha, nem rodei com ela ainda.
Será que vira essa proibição ?
E os importados, originais de fabrica, com xenon ?
Daddy,
Daddy- Participante
-
Idade : 67
Data de inscrição : 05/07/2008
Re: FIM do XENON???
Os originais de fábrica passarão sem problemas...
Nunca me entusiasmei em instalar um kit xenon porque previa isso, que mais hora ou menos hora, a farra ia acabar, visto que varios acidentes já foram causados em decorrência do xenon, no sentido contrário do veículo acidentado, segundo a alegação os motoristas.
Nunca me entusiasmei em instalar um kit xenon porque previa isso, que mais hora ou menos hora, a farra ia acabar, visto que varios acidentes já foram causados em decorrência do xenon, no sentido contrário do veículo acidentado, segundo a alegação os motoristas.
Francisco RJ- Participante
-
Idade : 53
Data de inscrição : 22/02/2008
Re: FIM do XENON???
Acredito que deve regulamentar através de limitações por faixa, por exemplo de 6000k a 8000k, pois muitos veiculos de serie que vem com farois de xenon o que vao fazer como disse o amigo Daddy?!
Ah, por acaso alguem aqui que dirige carro se sentiu prejudicado com algum farol de xenon de motocicleta? A minha resposta é não. E as suas?
Ah, por acaso alguem aqui que dirige carro se sentiu prejudicado com algum farol de xenon de motocicleta? A minha resposta é não. E as suas?
Folco- Moderador
-
Idade : 51
Data de inscrição : 11/12/2007
Re: FIM do XENON???
Eu já.
Acho que o farol estava regulado para iluminar balão...
Acho que o farol estava regulado para iluminar balão...
Francisco RJ- Participante
-
Idade : 53
Data de inscrição : 22/02/2008
Re: FIM do XENON???
Os kits originais de fabrica passam por testes de ofuscamento e os defletores sao totalmente diferentes dos farois sem xenon.
Alem disso, o xenon regulamentado exige regulagem de altura nos farois para os carros até 2008 e a partir de 2009 alem de regulagem de altura tbm sera obrigatorio o sistema de lavagem automatico (existente em alguns volvos, MB, e até no nosso antigo Santana 1985).
Meu carro tem xenon e não terei problemas pq sai original de fábrica no meu modelo, na moto....tbm coloquei...nao poderia...mas prefiro discutir com o guarda e eventualmente tomar uma multa do q nao ser enxergado num corredor, por exemplo.
Alem do que acho mto mais bonito e eficiente...assim...corro o risco...
Eh a mesma coisa com insulfilm, etc...
Quem tem mais escuro que o permitido, sabe que nao pode...mas nao deixa de colocar...
Alem disso, o xenon regulamentado exige regulagem de altura nos farois para os carros até 2008 e a partir de 2009 alem de regulagem de altura tbm sera obrigatorio o sistema de lavagem automatico (existente em alguns volvos, MB, e até no nosso antigo Santana 1985).
Meu carro tem xenon e não terei problemas pq sai original de fábrica no meu modelo, na moto....tbm coloquei...nao poderia...mas prefiro discutir com o guarda e eventualmente tomar uma multa do q nao ser enxergado num corredor, por exemplo.
Alem do que acho mto mais bonito e eficiente...assim...corro o risco...
Eh a mesma coisa com insulfilm, etc...
Quem tem mais escuro que o permitido, sabe que nao pode...mas nao deixa de colocar...
vytor- Moderador
-
Idade : 39
Data de inscrição : 16/12/2007
Re: FIM do XENON???
Leo, tu já viu como aquelas lanternas c/ 10 ou mais leds iluminam bem ?
De repente, se botar umas 50 daquelas, pode ficar "legalzinho"...
De repente, se botar umas 50 daquelas, pode ficar "legalzinho"...
Francisco RJ- Participante
-
Idade : 53
Data de inscrição : 22/02/2008
Re: FIM do XENON???
Fato....os leds e super leds nao conseguem chegar nem perto da iluminação de um xenon...
sem contar q se a moda pega...tbm será proibido...assim como o xenon...
mas o tamura, com seus conhecimentos de eletrica...pode inventar o led turbo...e ficar rico patenteando a sua arte...
sem contar q se a moda pega...tbm será proibido...assim como o xenon...
mas o tamura, com seus conhecimentos de eletrica...pode inventar o led turbo...e ficar rico patenteando a sua arte...
vytor- Moderador
-
Idade : 39
Data de inscrição : 16/12/2007
Re: FIM do XENON???
Sinceramente, muita gente pode achar o contrário, mas na minha opinião o xenon na moto ajuda e muito, já nos carros, atrapalha quem vem de frente e muito, veja eu gosto e acho que fica lindo além de iluminar muito, mas eu acho que atrapalha sim.
Apolo- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 31/10/2008
Re: FIM do XENON???
Estou muito feliz com minhas lampadas Diamond Vision da Philips de 5.000K. Ficam muito semelhantes ao xenon de 6.000K.
Vegasus- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 09/09/2008
Re: FIM do XENON???
eu viajo todos os dias, o xenom me ajuda muito na estrada, mas na cidade com certeza não é necessario deixar aceso direto, como fica bonito, quem tem xenom deixa ligado direto.
Eduardo- um grande coxinha.
-
Idade : 52
Data de inscrição : 19/12/2007
Re: FIM do XENON???
A diferença entre um faro comum e um de xenon é o que o farol comum usa refletores, o de xenon usa projetores, por isso que ofusca quando se usa xenon num farol comum...
Tenho na Haya e no A3. Vou tirar da moto...do carro vou deixar, tem muito A3 que vem de fábrica com o xenon original, e nunca reclamaram de ofuscamento...
Tenho na Haya e no A3. Vou tirar da moto...do carro vou deixar, tem muito A3 que vem de fábrica com o xenon original, e nunca reclamaram de ofuscamento...
Convidad- Convidado
Re: FIM do XENON???
Tomara que proíbam mesmo! Enche o saco ser ofuscado por tudo que é lado à noite. Tem muito sem noção de carro e moto que parece que quer iluminar a lua!!
Abs
Abs
Padumi- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008
Re: FIM do XENON???
Por mim, podem probibir, voi usar do mesmo jeito pois é mais seguro para mim. Porque não melhoram as condições de iluminação pública para não termos problemas deste tipo?
Porque é mais fácil proibir algo que podemos fazer do que eles fazerem algo...
Porque é mais fácil proibir algo que podemos fazer do que eles fazerem algo...
Convidad- Convidado
Re: FIM do XENON???
Por mim, podem probibir, voi usar do mesmo jeito pois é mais seguro para mim. Porque não melhoram as condições de iluminação pública para não termos problemas deste tipo?
Porque é mais fácil proibir algo que podemos fazer do que eles fazerem algo...
Porque é mais fácil proibir algo que podemos fazer do que eles fazerem algo...
Convidad- Convidado
Re: FIM do XENON???
Vou continuar usando.
Senti uma baita diferença depois que coloquei na moto.
Pode parecer brincadeira, mas para segurança, xenon e escape esportivo melhoram e muito.
Ultimamente so tomo fechadas daqueles zé ruelas que não tem noção.
O resto sempre me ve ou me escuta.
Concordo que tem uns babacas que não regulam o farol e o resultado são essas leis.
Obrigado aos Jersons!
Senti uma baita diferença depois que coloquei na moto.
Pode parecer brincadeira, mas para segurança, xenon e escape esportivo melhoram e muito.
Ultimamente so tomo fechadas daqueles zé ruelas que não tem noção.
O resto sempre me ve ou me escuta.
Concordo que tem uns babacas que não regulam o farol e o resultado são essas leis.
Obrigado aos Jersons!
JoHnny- Participante
-
Idade : 36
Data de inscrição : 12/12/2007
Re: FIM do XENON???
Como ando na maioria das vezes durante o dia, vou continuar usando. Ando de carro todo dia à noite e sempre vejo alguém com o carro de trás usando xenon e nunca me incomodou.
Existe aquele ajuste no retrovisor dos carros para que? Por que não melhoram a iluminação pública?
Cada uma que inventam também. viiiiixxxi maaaiiiiinha.
Existe aquele ajuste no retrovisor dos carros para que? Por que não melhoram a iluminação pública?
Cada uma que inventam também. viiiiixxxi maaaiiiiinha.
Fabricio N.- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: FIM do XENON???
Ed_Mura escreveu:A diferença entre um faro comum e um de xenon é o que o farol comum usa refletores, o de xenon usa projetores, por isso que ofusca quando se usa xenon num farol comum...
Tenho na Haya e no A3. Vou tirar da moto...do carro vou deixar, tem muito A3 que vem de fábrica com o xenon original, e nunca reclamaram de ofuscamento...
Pois eh...tbm tenho no A3...
Mas nao vo tirar, nem dele nem da moto...
O a3 foi o primeiro carro compacto do Brasil com a opção de Xenon de fábrica !
=DDD
vytor- Moderador
-
Idade : 39
Data de inscrição : 16/12/2007
Re: FIM do XENON???
VENDO UM BI-XENOX
BRINDE:
UMA BANDIT 650 (paticamente zerada) só tem um pequeno defeito, azula escapamento , , ,
Brincadeirinha.
Pois é
Concordo plenamente com os comentarios de JoHnny, e outros comentarios acima na mesma filosofia,
É muito mais seguro, tanto no dia, quanto a noite.
Daddy,
BRINDE:
UMA BANDIT 650 (paticamente zerada) só tem um pequeno defeito, azula escapamento , , ,
Brincadeirinha.
Pois é
Concordo plenamente com os comentarios de JoHnny, e outros comentarios acima na mesma filosofia,
É muito mais seguro, tanto no dia, quanto a noite.
Daddy,
Daddy- Participante
-
Idade : 67
Data de inscrição : 05/07/2008
Re: FIM do XENON???
Bom, acho um exagero dizer que pode causar algum acidente, mas.....que elas incomodam em estradas de mão dupla, incomodam sim, mesmo nos importados de fábrica, na boa.....
Em motos já não acho tão incomodo.... na verdade acho até bom por segurança, apesar de não usar na minha, pois ao contrário de muitos, não acho bonito esteticamente, e aquele tom azulado incomoda minha vista (sinto cansaço nos olhos), mas cada um é cada um......
é isso ai....
Em motos já não acho tão incomodo.... na verdade acho até bom por segurança, apesar de não usar na minha, pois ao contrário de muitos, não acho bonito esteticamente, e aquele tom azulado incomoda minha vista (sinto cansaço nos olhos), mas cada um é cada um......
é isso ai....
Fabio Dias- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 12/12/2007
Re: FIM do XENON???
tem tanta coisa que é proibida...uma a mais nao fara diferença...hehe
se levar tudo a serio, não podemos ter xenon, mini piscas, ecape, trocar lampada halogena por branca, nao da pra andar com a viseira abera...nao pode usar insul filme no carro...
na minha o xenon continua...
abraços
se levar tudo a serio, não podemos ter xenon, mini piscas, ecape, trocar lampada halogena por branca, nao da pra andar com a viseira abera...nao pode usar insul filme no carro...
na minha o xenon continua...
abraços
Convidad- Convidado
Re: FIM do XENON???
E na minha o xenon entra nesse sabado !
Fala sério, como o amigo acima citou.. com xenon e escape esportivo, todos me ouvem/vem sem problemas !
Fala sério, como o amigo acima citou.. com xenon e escape esportivo, todos me ouvem/vem sem problemas !
Diogo A.- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 30/06/2008
Página 1 de 2 • 1, 2
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos