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Alguém já usou Motul Fork 7,5W ou 5W em moto esportiva ?

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Mensagem por Barroca Sáb 07 Set 2013, 13:38

Fala ae Garerinha !

Estou com um probleminha para acertar o óleo da minha suspensão.
No Manual consta o tal Suzuki L01 Oil, nunca achei, nem na internet, nem sei a viscosidade.
Ano Passado coloquei o Motul Fork 10W, ficou show, mas parecia um pouco rígida embora a estabilidade estivesse boa não estava 100%, ajustada para uso com garupa.
Há 2 moses troquei pelo Motul Fork 15W, ficou um pau ! O curso parece ter diminuído. Em bairros pequenos onde há quebra-molas parece que estou numa bicicleta, transfere quase tudo e não copia as imperfeições e acidentes do terreno. Já mexi no Rebound e no outro ajuste e tentei uns 4 ajuster diferentes mas não melhorou muito.
Será que colocando o 7,5W ou o 5W ela vai ficar macia sem ficar boba ?
Gostaria de ouvir quem já usou ou tem experiência no assunto, e se vale a pena colocar ou voltar pro 10W mesmo .

Abraço !
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Mensagem por Acastro Sáb 07 Set 2013, 22:10

7,5 é uma boa escolha, meu amigo colocou na R1 e aprovou..
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Mensagem por eduardosjc Dom 15 Set 2013, 15:14

Amigo Barroca....conversei com um especialista em suspensão de motos um tempo atrás e segundo as orientações dele o oleo certo para esportivas é justamente o 5w e em alguns casos o 7,5w....o que vai determinar a firmeza da suspensão são os ajustes....que é justamente o ponto que ninguem sabe fazer e/ou tem medo de mexer, por isso acabam colocando o 15w e dizem que fica uma belezura de firme a moto.

Na verdade acontece o q vc disse, por o óleo ser muito grosso, não consegue percorrer a bengala toda e para no meio curso....assim a suspensão não trabalha como deveria, além de ficar dura demais.
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Mensagem por tiago_pimenta Dom 15 Set 2013, 15:29

Mas acertar suspensão não é algo individual ? Por exemplo, a mesma moto com um piloto de 60kg é um acerto, com um piloto de 80kg o acerto não é outro ?
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Mensagem por eduardosjc Dom 15 Set 2013, 23:14

É isso....o fato é que voce tem que levar a moto pra um cara que realmente sabe regular e deixar a moto na firmeza certa pra tua tocada e peso.....questão é que vc vai ter q pagar esse cara e geralmente não é muito barato, coisa q poucos querem fazer....por isso acabam colocando um óleo mais grosso pra dar firmeza
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Mensagem por mirculio Seg 16 Set 2013, 07:45

Existem tutoriais para essas regulagens!!!!
E vendo um desses especialistas certa vez regulando uma suspensão não me pareceu ser o fim do mundo.....
E outra!!!! depende muito do estilo de andar de cada um!!!! Eu prefiro mais travada pra nao tomar susto. Ja tem que pessoas que reclamam da suspensao original....
O melhor mesmo e ajustando aos poucos e fazendo testes!!!! A minha está quase lá
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Mensagem por Acastro Seg 16 Set 2013, 11:25

É isso aí, acertando aos poucos e uma coisa de cada vez, não adianta sair apertando e soltando os parafusos que vai chegar em algum lugar..
Os acertos são bem sensíveis, vá bem gradativo e sempre procure trabalhar nas regulagens intermediárias, nunca fechando ou abrindo totalmente as regulagens.
Exemplo se precisa apertar toda a compressão pra ficar no ideal pra vc, é melhor abrir e trocar o óleo por uma mais viscoso, ou se tiver aberto demais trocar por um menos viscoso.
O primeiro acerto que se faz é o SAG (ajustar a compressão das molas ao seu peso), depois vá para os ajustes hidráulicos.
Se a disposição para gastar um pouco mais de dinheiro em pró de um benefício muito maior recomendo levar a um especialista de suspensão e trabalhar na genética da suspensão, trocando válvulas e molas de acordo com seu peso e estilo de pilotagem.
Andei em uma moto retrabalhada e quando voltei pra minha moto quase chorei.
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Mensagem por Berlindo Seg 16 Set 2013, 13:52

Original deve ser 5W, eu acho muito mole, mas...
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Mensagem por Acastro Seg 16 Set 2013, 13:54

Na maioria das motos é 5W mesmo..
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Mensagem por xandy_73 Seg 16 Set 2013, 14:07

Esse acerto nas suspensões é chamado de SAG.

SAG é a abreviação de suspension adjustments gap, que poderíamos traduzir como a diferença de ajuste de suspensão. O SAG é responsável pela altura e “dureza” da suspensão, seus valores variam conforme o uso para qual a moto será destinada, quanto menor esse valor mais rígida será a suspensão.

Quem faz esse tipo de regulagem são lojas especializadas em preparação.

Aí no RJ a lidermotos e a motox prestam esse serviço.
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Mensagem por tiago_pimenta Seg 16 Set 2013, 14:25

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Mensagem por xandy_73 Seg 16 Set 2013, 14:47

Do Hans é mais básico já que não regula as suspensões com peso do motociclista.
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Mensagem por tiago_pimenta Seg 16 Set 2013, 15:53

Mas tem alguma conta que faça para usar o peso do motociclista ou é mais pelo feeling mesmo do piloto ?
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Mensagem por xandy_73 Seg 16 Set 2013, 15:57

Tem sim,

Pré carga da mola e SAG (Suspension Adjustments Gap)

As molas de um amortecedor têm como função sustentar o peso da moto, de seu piloto e eventualmente passageiro e bagagem carregada. A maioria das motos de média e alta cilindrada – e algumas até de baixa cilindrada – possuem capacidade de regulagem desse dispositivo.

O SAG deve ser efetuado sempre que a moto tiver seu peso alterado – sua função é obter o ponto ideal de trabalho do amortecedor, impedindo que trabalhe em seus extremos. Veja como proceder:

Marque uma referência na estrutura da moto que esteja na posição vertical acima do eixo da roda traseira.
Com o auxílio de uma pessoa coloque a moto na vertical e pressione o assento algumas vezes, levantando-a por fim até que a roda traseira perca o contato com o solo (um pouco).
Agora deixe a moto apenas assentar seu próprio peso e meça a distância entre o eixo e o ponto de marcação.
Novamente com o auxílio de uma pessoa, sente na moto em posição de pilotagem com todo o equipamento que utiliza, inclusive garupa e bagagem se houver.
Peça para que seja medida novamente a distância entre os mesmos dois pontos.
A diferença entre as medidas é o chamado SAG.
Especialistas divergem quanto ao resultado obtido, mas existe uma predominância que coloca como o valor ideal para o SAG, 25% do curso da suspensão tratada. A minha recomendação é que experimente valores entre 20 e 40 mm observando sempre como afeta o comportamento da moto. Lembre-se sempre de aplicar pouca alteração a cada vez, para não exagerar qualquer tendência e se perder no processo. Trabalhe com meia volta do anel de ajuste a cada vez, ou uma posição fixa de cada vez, em se tratando de anel com pontos de parada.

Proceda de forma semelhante com a suspensão dianteira, mas agora fará a medição de deslocamento ao longo do eixo de trabalho da bengala, marcando sua base como um dos pontos. Em seguida, coloque uma tira plástica (daquelas que prendem fios) ao redor da bengala e tensione apenas o quanto for preciso para que não escorregue por si só. Com a moto em pé e a suspensão totalmente estendida, o anel de plástico deve estar no limite de curso da bengala. Agora se sente novamente com todos os equipamentos e a suspensão afundará movendo o anel plástico enquanto o faz. Agora terá a medida de quanto a suspensão se deslocou.

Busca-se por um equilíbrio entre as medidas dianteira e traseira, mas considerando que diferentes motos terão diferentes cursos para suas suspensões, estou mais propenso a indicar se ater inicialmente aos 25% de seu curso total. Reitero que não há medida padrão, mas com a experimentação provavelmente obterá números que adotará como seus.

Amortecimento hidráulico

Para iniciar, o ideal é ter um ponto de partida, que nesse caso é a regulagem de fábrica. Certifique-se de que esteja na metade de seu curso de ação, seja em clicks ou em número de voltas. O procedimento serve tanto para a frente quanto para a traseira. Feche completamente o parafuso (sentido horário) e abra a quantida necessária para atingir esse ponto mediano. Consulte o manual se tiver dúvidas.

Retorno hidráulico

Repita o procedimento acima com o retorno, posicionando-o também em seu valor médio.

Ponto de partida

Esse deve ser seu ponto de partida. Inicie alterando primeiramente o retorno da suspensão dianteira em um click ou ¼ de volta do parafuso. Valores no sentido horário tenderão a deixar a moto mais rígida enquanto no sentido oposto perceberá uma moto mais solta. Repita o mesmo procedimento depois de sentir o comportamento que a moto teve com a roda traseira e novamente faça um teste. Cerca de 15 minutos andando devem ser suficientes para notar de que forma afetou a estabilidade da moto.

Por fim, faça o mesmo com o ajuste de compressão, sempre notando que as mudanças devem ser sutis, assim como a medida que usa – não ajuste em mais de um click de cada vez para não se perder no que está sentindo a moto lhe passar. Lembre-se também de manusear um ítem de cada vez para sentir bem que efeito teve. Outro aspecto importante é a ciência de que ajustes na dianteira afetam também o comportamento da traseira e vice-versa. Cabe a você como piloto interpretar o que a moto lhe passa.

Conclusão

Não existe um ajuste perfeito para todas as ocasiões mas pode existir um para uma ocasião específica. Cabe a você determinar quando um ajuste é de fato necessário. Essas são apenas linhas gerais de conduta que nem de longe esgotam o assunto, uma vez que tantos modelos diferentes de suspensões existem, bem como pilotos e terrenos. Como é um procedimento que está sujeito a interpretação pessoal, sugiro que experimente com os dados, mas posso lhe adiantar que na maioria dos casos, verá que os valores médios fornecidos pelo fabricante atendem a uma grande gama de situações. Se não obtiver bons resultados com seu setup, retorne a condição mediana para reiniciar o processo. Bons ajustes!

Fonte: http://cursodepilotagem.blogspot.com.br/2011/06/ajustes-de-suspensao.html
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Mensagem por Berlindo Ter 17 Set 2013, 09:45

Pra quem manja um pouco de inglês, procura os vídeos do Keith Code, Twist of the Wrist, eu acertei o SAG da 675 com as explicações dele e ficou realmente du caralho.
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Mensagem por tiago_pimenta Ter 17 Set 2013, 12:19

Estou vendo que tenho muito que aprender Smile
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Mensagem por Barroca Ter 17 Set 2013, 19:26

Que aula em Xandy !
Segui o conselho do Acastro e fui de 5W pra ver qual é , mas com medo de ela ficar bobona.  
Peguei a moto hoje, não ficou bobona.  A princípio foi usado como base a regulagem de piloto e garupa.  A moto ficou bem mais ágil nas mudanças de direção que o 15W ou o 10W, está esperta mesmo. nas curvas de inclinação e contra esterço ela balança um pouco mais que com o óleo 10W mas está bem melhor que o 15W.  Na cidade só alegria, mas entrei num buraco em a uns 40 Km/h que parece ter batido (usado todo o curso e mesmo assim socou).
Acho que a partir daqui posso fazer os ajustes segundo o Xandy, mas quero muita coisa não, apenas a bixa boa pra um bom rolé com a moçada.  Valeu Acastro pela dica do 5W, acho que agora é só regulagem mesmo.
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Mensagem por Acastro Ter 17 Set 2013, 19:38

Barroca escreveu:Que aula em Xandy !
Segui o conselho do Acastro e fui de 5W pra ver qual é , mas com medo de ela ficar bobona.  
Peguei a moto hoje, não ficou bobona.  A princípio foi usado como base a regulagem de piloto e garupa.  A moto ficou bem mais ágil nas mudanças de direção que o 15W ou o 10W, está esperta mesmo. nas curvas de inclinação e contra esterço ela balança um pouco mais que com o óleo 10W mas está bem melhor que o 15W.  Na cidade só alegria, mas entrei num buraco em a uns 40 Km/h que parece ter batido (usado todo o curso e mesmo assim socou).
Acho que a partir daqui posso fazer os ajustes segundo o Xandy, mas quero muita coisa não, apenas a bixa boa pra um bom rolé com a moçada.  Valeu Acastro pela dica do 5W, acho que agora é só regulagem mesmo.
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Mensagem por xandy_73 Ter 17 Set 2013, 20:01

Barroca escreveu:Que aula em Xandy !
Segui o conselho do Acastro e fui de 5W pra ver qual é , mas com medo de ela ficar bobona.  
Peguei a moto hoje, não ficou bobona.  A princípio foi usado como base a regulagem de piloto e garupa.  A moto ficou bem mais ágil nas mudanças de direção que o 15W ou o 10W, está esperta mesmo. nas curvas de inclinação e contra esterço ela balança um pouco mais que com o óleo 10W mas está bem melhor que o 15W.  Na cidade só alegria, mas entrei num buraco em a uns 40 Km/h que parece ter batido (usado todo o curso e mesmo assim socou).
Acho que a partir daqui posso fazer os ajustes segundo o Xandy, mas quero muita coisa não, apenas a bixa boa pra um bom rolé com a moçada.  Valeu Acastro pela dica do 5W, acho que agora é só regulagem mesmo.
Legal que pude lhe auxiliar.
Qualquer coisa é só chamar.
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