Na susp dianteira troca o oleo da bengala e na traseira??
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Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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Na susp dianteira troca o oleo da bengala e na traseira??
Pessoal, troquei o oleo da suspensao dianteira da minha srad, que agora ficou bem mais dura que a traseira
Dai resolvi levar pra um camarada fazer a regulagem e igualar....e ele disse que preciso trocar nitrogenio/oleo da suspensao traseira....isso procede???
pelo que eu saiba somente o óleo da suspensão dianteira é trocado e a traseira somente regulagem ou não??
Por favor dêem uma luz
valeuzz
eduardosjc- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 17/04/2011
Re: Na susp dianteira troca o oleo da bengala e na traseira??
Se ele disse que tem que dar carga de nitrogênio e trocar o óleo, então o seu amortecedor traseiro foi pro saco.
Ou compra um novo ou manda recondicionar. (recondicionar é bem mais barato)
Ou compra um novo ou manda recondicionar. (recondicionar é bem mais barato)
Ernani- Participante
-
Idade : 53
Data de inscrição : 14/03/2012
Re: Na susp dianteira troca o oleo da bengala e na traseira??
Não, ele nem viu a moto e já saiu falando isso.....eis a minha desconfiança
Liguei hoje na concessionária e o mecanico disse q nao tem nada disso de trocar nitrogenio nem nada na suspensao traseira, é somente regulagem mesmo
Pra vc ver como a gente tem q ficar de olho aberto
Liguei hoje na concessionária e o mecanico disse q nao tem nada disso de trocar nitrogenio nem nada na suspensao traseira, é somente regulagem mesmo
Pra vc ver como a gente tem q ficar de olho aberto
eduardosjc- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 17/04/2011
Re: Na susp dianteira troca o oleo da bengala e na traseira??
é muito provável que apenas uma outra regulagem resolva o problema. mas é bom ressaltar que , embora nao seja seu caso, exite sim a troca de óleo e demais componentes da suspensao traseira. geralmente isso é feito para competiçao. veja por exemplo o siteeduardosjc escreveu:Não, ele nem viu a moto e já saiu falando isso.....eis a minha desconfiança
Liguei hoje na concessionária e o mecanico disse q nao tem nada disso de trocar nitrogenio nem nada na suspensao traseira, é somente regulagem mesmo
Pra vc ver como a gente tem q ficar de olho aberto
http://www.proracing.com.br/
acho que é um dos mais conhecidos.
abçs
alexcafe- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 08/04/2013
Re: Na susp dianteira troca o oleo da bengala e na traseira??
hmmmm bom saber
mas no meu caso a moto nao é usada em pista nao....só q como troquei o óleo da suspensão dianteira por um mais viscoso, acabou ficando meio dura em relação a traseira....dai eu queria que regulasse pra ficar no mesmo patamar e nao pulasse tanto.
vou ver sábado se alguém regula isso pra mim....valeuzz
mas no meu caso a moto nao é usada em pista nao....só q como troquei o óleo da suspensão dianteira por um mais viscoso, acabou ficando meio dura em relação a traseira....dai eu queria que regulasse pra ficar no mesmo patamar e nao pulasse tanto.
vou ver sábado se alguém regula isso pra mim....valeuzz
eduardosjc- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 17/04/2011
Re: Na susp dianteira troca o oleo da bengala e na traseira??
Eu imagino que a suspensão traseira também sofra fadiga com o passar do tempo (da quilometragem, na verdade) e necessite de uma intervenção mais "drástica", digamos assim.
"Drástica" = além da simples regulagem.
Depois nos conte se conseguiu resolver a questão, e de que modo, blz?
Abs, boa sorte!
"Drástica" = além da simples regulagem.
Depois nos conte se conseguiu resolver a questão, e de que modo, blz?
Abs, boa sorte!
Padumi- Participante
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Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008
Re: Na susp dianteira troca o oleo da bengala e na traseira??
Que eu saiba a suspensão traseira tem que ser mais mole que a dianteira e a questão de ficar pulando pode ser que o retorno esteja forte demais, creio que a regulagem resolva, é questão de ir experimentando as regulagens
budha74- Participante
- Data de inscrição : 11/05/2012
Re: Na susp dianteira troca o oleo da bengala e na traseira??
Cara, o amortecedor traseiro é blindado, motivo justificado pelo uso do gás. Se ele estiver sem ação é porque de alguma forma o gás saiu, vazou. A única forma correta de resolver é trocando a peça por outra nova.
Existem os "mágicos" que prometem recondicionamento (como tudo no Brasil...) só que a custas de riscos incalculáveis. É de se esperar no mínimo que quem procede este tipo de serviço não tenha condições de avaliar, calibrar, selar e garantir a qualidade necessária... até por motivos de custo, porque se pensarmos em termos de investimento/custos/demanda, teremos a noção de que é impossível executar um serviço desses com a devida qualidade ou garantia de eficiência.
Portanto, sobram duas opções: Ou seu amortecedor está vencido (aconselhável a substituição) ou seu mecânico não sabe o que está falando (o que piora muito o caso).
Antes de qualquer providência, leve a um especialista e proceda a regulagem da suspensão.
Depois disso, você terá condições de avaliar qual o melhor procedimento a ser tomado, mesmo porque é uma situação rara e cara.
Grande abraço a todos.
Hans Blackbullet
Existem os "mágicos" que prometem recondicionamento (como tudo no Brasil...) só que a custas de riscos incalculáveis. É de se esperar no mínimo que quem procede este tipo de serviço não tenha condições de avaliar, calibrar, selar e garantir a qualidade necessária... até por motivos de custo, porque se pensarmos em termos de investimento/custos/demanda, teremos a noção de que é impossível executar um serviço desses com a devida qualidade ou garantia de eficiência.
Portanto, sobram duas opções: Ou seu amortecedor está vencido (aconselhável a substituição) ou seu mecânico não sabe o que está falando (o que piora muito o caso).
Antes de qualquer providência, leve a um especialista e proceda a regulagem da suspensão.
Depois disso, você terá condições de avaliar qual o melhor procedimento a ser tomado, mesmo porque é uma situação rara e cara.
Grande abraço a todos.
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: Na susp dianteira troca o oleo da bengala e na traseira??
Então hans...a moto começou a pular depois que troquei o óleo da suspensão dianteira....ela pula somente a frente mesmo....e como está muito dura, ficou evidenciado a traseira mais mole, sacou?? Mas a traseira não pula nao
Pelo menos é isso que eu sinto......agora tem um detalhe, hoje virei aqueles 2 parafusos do guidão todinho pra esquerda, de acordo com o manual era pra ter amolecido a frente e nao fez efeito nenhum....aliás, nao faz nenhum efeito se eu apertar ou soltar aquele parafuso....antes de trocar o óleo fazia....então pode ser que o óleo foi trocado e a bengala montada de forma errada tambem....se bem q não tem oleo vazando e nem está dando fim de curso, nem batendo...
Bom, sábado vou levar no especialista pra regular....vamos ver se ele resolve e eu posto aqui o que era
Pelo menos é isso que eu sinto......agora tem um detalhe, hoje virei aqueles 2 parafusos do guidão todinho pra esquerda, de acordo com o manual era pra ter amolecido a frente e nao fez efeito nenhum....aliás, nao faz nenhum efeito se eu apertar ou soltar aquele parafuso....antes de trocar o óleo fazia....então pode ser que o óleo foi trocado e a bengala montada de forma errada tambem....se bem q não tem oleo vazando e nem está dando fim de curso, nem batendo...
Bom, sábado vou levar no especialista pra regular....vamos ver se ele resolve e eu posto aqui o que era
eduardosjc- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 17/04/2011
Re: Na susp dianteira troca o oleo da bengala e na traseira??
Pode ser que colocou óleo a mais.
Eu troquei o óleo da minha e ficou dura, daí tirei uns ml e ficou boa.
Eu troquei o óleo da minha e ficou dura, daí tirei uns ml e ficou boa.
elismark- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 02/09/2012
Re: Na susp dianteira troca o oleo da bengala e na traseira??
Hans, já usei os serviços do Omar Grubb, aqui no Rio de Janeiro, que faz reparação de amortecedor traseiro e posso garantir que o serviço é de primeira, ele também faz preparação para competição.Hans Blackbullet escreveu:Cara, o amortecedor traseiro é blindado, motivo justificado pelo uso do gás. Se ele estiver sem ação é porque de alguma forma o gás saiu, vazou. A única forma correta de resolver é trocando a peça por outra nova.
Existem os "mágicos" que prometem recondicionamento (como tudo no Brasil...) só que a custas de riscos incalculáveis. É de se esperar no mínimo que quem procede este tipo de serviço não tenha condições de avaliar, calibrar, selar e garantir a qualidade necessária... até por motivos de custo, porque se pensarmos em termos de investimento/custos/demanda, teremos a noção de que é impossível executar um serviço desses com a devida qualidade ou garantia de eficiência.
Portanto, sobram duas opções: Ou seu amortecedor está vencido (aconselhável a substituição) ou seu mecânico não sabe o que está falando (o que piora muito o caso).
Antes de qualquer providência, leve a um especialista e proceda a regulagem da suspensão.
Depois disso, você terá condições de avaliar qual o melhor procedimento a ser tomado, mesmo porque é uma situação rara e cara.
Grande abraço a todos.
Hans Blackbullet
Ernani- Participante
-
Idade : 53
Data de inscrição : 14/03/2012
Re: Na susp dianteira troca o oleo da bengala e na traseira??
Irmãozinho, a única coisa que você pode fazer no amortecedor traseiro é aumentar ou diminuir a pressão da mola, nada mais. Não tem como deixar a suspensão traseira mais dura.eduardosjc escreveu:Não, ele nem viu a moto e já saiu falando isso.....eis a minha desconfiança
Liguei hoje na concessionária e o mecanico disse q nao tem nada disso de trocar nitrogenio nem nada na suspensao traseira, é somente regulagem mesmo
Pra vc ver como a gente tem q ficar de olho aberto
Se a sua suspensão dianteira está pulando, é ela quem está errada na história, e não a suspensão traseira que ficou mole. Sacou
Ernani- Participante
-
Idade : 53
Data de inscrição : 14/03/2012
Re: Na susp dianteira troca o oleo da bengala e na traseira??
poisé. Tenho um amigo que mandou uma vez a moto na cc para trocar o óleo da suspa dianteira. Na época uma rf900. Ao buscar a moto, pergunto para o chefe da oficina como tinha ficado. Segundo ele, excelente. Ao sair da cc, por sorte devagar, quase passa reto, literalmente na primeira curva. Voltou com muita dificuldade, puto. Desmontaram na hora e conseguiram a proeza de montar a suspa, no caso as molas e válvulas, invertido.elismark escreveu:Pode ser que colocou óleo a mais.
Eu troquei o óleo da minha e ficou dura, daí tirei uns ml e ficou boa.
Já troquei óleo da bandit que tinha e da lander que ainda tenho. Em ambas, coloquei o motul 15w. Ficou mais firme, mas em nenhum caso "pulando" como o colega aí relatou.
Baeta- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 14/12/2007
Re: Na susp dianteira troca o oleo da bengala e na traseira??
Seguinte pessoal, acabei de voltar do mecanico e realmente o cara só trabalha com suspensão de motos, tem uma baita infra estrutura, vem motos do país inteiro pra ele mexer e tudo mais, então acho que dá pra confiar na opinião dele, porém pelo que percebi as motos que ele mexe são na maioria destinadas para pista e com pouco uso em cidade, estradas comuns.....o que não é o meu caso.
Mas, segundo ele, no meu caso já começou colocando oleo errado, motul 15w nao é indicado pra moto esportiva nem em sonho, coisa que eu já vi diversas vezes sendo recomendado neste fórum....o pessoal coloca óleo mais grosso pq a moto fica mais dura/firme sem precisar mexer na suspensão e também pq tem a "sensação" de que ele dura mais tempo pq demora mais pra ele perder a viscosidade e voltar a amolecer a dianteira. Segundo ele o óleo correto é o 5W para misto estrada e pista com pilotagem esportiva e no "máximo" 7,5W para moto exclusiva de pista...e tem q ser trocado anualmente independente da kilometragem e não a cada 20mil km como dizem.
O que ele fez na minha moto? Regulou da melhor maneira possível a suspensão dianteira e a traseira apertou o retorno (parafuso lá debaixo)....só isso....mandou dar uma volta na moto e pra minha surpresa os kicks tinham acabado e a moto estava de volta na mão, uma beleza....voltei lá perguntei quanto era, ele disse q nao era nada.
Mas me recomendou fazer o serviço completo, de troca para o óleo correto (5W motorex), pois segundo ele com este óleo 15w pode estourar retentor, coisa que acontece muito em motos do tipo da minha que insistem em rodar com óleo muito grosso......calibragem do nitrogenio e regulagem da suspensão traseira e limpeza geral....só não gostei do preço, 700 reais pelo serviço.
Bom, em todo caso gostei do mecanico e recomendo, talvez mais pra frente faça o serviço todo sim, acho que a moto deve ficar uma perfeição....mas por enquanto vou curtindo ela assim que ficou bem bacana de pilotar.
É isso
Mas, segundo ele, no meu caso já começou colocando oleo errado, motul 15w nao é indicado pra moto esportiva nem em sonho, coisa que eu já vi diversas vezes sendo recomendado neste fórum....o pessoal coloca óleo mais grosso pq a moto fica mais dura/firme sem precisar mexer na suspensão e também pq tem a "sensação" de que ele dura mais tempo pq demora mais pra ele perder a viscosidade e voltar a amolecer a dianteira. Segundo ele o óleo correto é o 5W para misto estrada e pista com pilotagem esportiva e no "máximo" 7,5W para moto exclusiva de pista...e tem q ser trocado anualmente independente da kilometragem e não a cada 20mil km como dizem.
O que ele fez na minha moto? Regulou da melhor maneira possível a suspensão dianteira e a traseira apertou o retorno (parafuso lá debaixo)....só isso....mandou dar uma volta na moto e pra minha surpresa os kicks tinham acabado e a moto estava de volta na mão, uma beleza....voltei lá perguntei quanto era, ele disse q nao era nada.
Mas me recomendou fazer o serviço completo, de troca para o óleo correto (5W motorex), pois segundo ele com este óleo 15w pode estourar retentor, coisa que acontece muito em motos do tipo da minha que insistem em rodar com óleo muito grosso......calibragem do nitrogenio e regulagem da suspensão traseira e limpeza geral....só não gostei do preço, 700 reais pelo serviço.
Bom, em todo caso gostei do mecanico e recomendo, talvez mais pra frente faça o serviço todo sim, acho que a moto deve ficar uma perfeição....mas por enquanto vou curtindo ela assim que ficou bem bacana de pilotar.
É isso
eduardosjc- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 17/04/2011
Re: Na susp dianteira troca o oleo da bengala e na traseira??
Kra, desculpa minha ignorancia, mais acho que trocar o oleo da suspa todo ano é coisa de mecanico afim de ganhar $ extra, ou donos de moto superconservadores com $ sobrando! Nós, que gostamos muito das nossas maquinas, as vezes somos meios exagerados e enchergamos coisas aonde não existe, que no caso é a troca do oléo da suspa... Sei que oleo tem validade, mesmo assim acho exagero trocar todo ano!
He_man- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 25/02/2013
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