4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
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Anderson Campinas
zer0code
F.CRUZ
7 participantes
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4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
Bom dia galera !
O objetivo desse tópico é compartilhar com vocês algumas impressões pessoais para auxiliar os colegas que eventualmente estejam em dúvidas nas hora de optar por um ou outro modelo de moto, principalmente no que diz respeito a motorização.
Inicialmente é importante deixar claro que no quesito "som", não adianta discutir. Nada se compara a um motor 4 cilindros falando alto com um escape esportivo, então se você é apaixonado por aquele barulhinho lindo, pode parar a leitura por aqui. Nada nesse mundo irá lhe convencer.
Agora vamos aos fatos. Fiquei 1,5 anos com uma Bandit 650N 2011 e estou há pouco mais de duas semanas com uma BMW F800R.
Particularmente, entendo que é muito difícil comparar uma moto 2 cilindros com uma 4 Cilindros, mas depois da viagem desse final de semana, posso garantir que já tenho base suficiente para algumas conclusões.
Estiquei de SP à Ribeirão Preto com a BMW. 300 Km´s de viagem. 4 motos, sendo uma Bandit 1250, uma hornet e uma GSX 1000R.
Comparando a BMW com minha EX Bandit:
Preço: Bandit 2011 0KM. Paguei R$ 29k com um ano de seguro pelo BB.
BMW F800R 2011 seminova. R$ 28.5k
Seguro: Bandit (renovação) = R$ 3.5k BB
F800R (seguro novo) = R$ 2.5k BB
Conforto: muito similar. Achei o banco da BMW um pouco mais confortável e a posição de pilotar tmb. 660 km, em dois trechos de 330km, com mochila nas costas sem sofrimento. Tenho a impressão que o vento incomodava menos na Bandit.
Consumo: 2 Cilindros ganha de lavada. Fiz 20/km por litro com a BM x 14/km por litro que fazia com a Bandida. Isso considerando velocidade média 160/170.
Vibração do motor: Esse ponto particularmente me preocupava. Antes de optar pela BM, li vários tópicos dizendo que a moto vibrava mto acima de 140km/h. Conversa! Apesar do motor 4 cilindros trabalhar mtooo mais lisinho, os 2cc tmb não deixam a desejar, e esse papo de vibração realmente não deve ser considerado um ponto de decisão, pq de verdade, não faz tanta diferença não.
Desempenho: Incrível, mas até nesse aspecto a BM mesmo sendo 2cc deu show. Top speed = 220km/h x 207 km/h na Bandida. As retomadas são empolgantes. Torque realmente faz toda diferença. Não se preocupe, vc irá andar junto com a maioria das nakeds 4cc, claro, se andando como uma pessoa civilizada, pq se todo mundo resolver andar forte, é fato que a BMW perde de final.
Estabilidade: Mais um ponto para a BMW. Até 200 km/h parece que tá grudada no chão. a suspa trabalha mto bem e transmite muita segurança. Já a bandida "shimava" muito acima de 170km/h, talvez por falta de um melhor ajuste pessoal de suspa. Ambas curvavam muito bem.
Cidade: apesar do melhor acabamento e menor peso, a BM bate muito no asfalto ruim. Parece que as coisas estão soltas, talvez pela grande quantidade de peças em plástico. O painel e o reservatório de óleo de freio dianteiro tmb têm vibração excessiva. Ponto para a Bandit, que trabalhava melhor no asfalto ruim e as peças pareciam melhor fixadas.
Putz, escrevi demais, mas acho q é isso...rs!
Se alguém estiver em dúvida, ajudo no que puder. Abraços!!!
O objetivo desse tópico é compartilhar com vocês algumas impressões pessoais para auxiliar os colegas que eventualmente estejam em dúvidas nas hora de optar por um ou outro modelo de moto, principalmente no que diz respeito a motorização.
Inicialmente é importante deixar claro que no quesito "som", não adianta discutir. Nada se compara a um motor 4 cilindros falando alto com um escape esportivo, então se você é apaixonado por aquele barulhinho lindo, pode parar a leitura por aqui. Nada nesse mundo irá lhe convencer.
Agora vamos aos fatos. Fiquei 1,5 anos com uma Bandit 650N 2011 e estou há pouco mais de duas semanas com uma BMW F800R.
Particularmente, entendo que é muito difícil comparar uma moto 2 cilindros com uma 4 Cilindros, mas depois da viagem desse final de semana, posso garantir que já tenho base suficiente para algumas conclusões.
Estiquei de SP à Ribeirão Preto com a BMW. 300 Km´s de viagem. 4 motos, sendo uma Bandit 1250, uma hornet e uma GSX 1000R.
Comparando a BMW com minha EX Bandit:
Preço: Bandit 2011 0KM. Paguei R$ 29k com um ano de seguro pelo BB.
BMW F800R 2011 seminova. R$ 28.5k
Seguro: Bandit (renovação) = R$ 3.5k BB
F800R (seguro novo) = R$ 2.5k BB
Conforto: muito similar. Achei o banco da BMW um pouco mais confortável e a posição de pilotar tmb. 660 km, em dois trechos de 330km, com mochila nas costas sem sofrimento. Tenho a impressão que o vento incomodava menos na Bandit.
Consumo: 2 Cilindros ganha de lavada. Fiz 20/km por litro com a BM x 14/km por litro que fazia com a Bandida. Isso considerando velocidade média 160/170.
Vibração do motor: Esse ponto particularmente me preocupava. Antes de optar pela BM, li vários tópicos dizendo que a moto vibrava mto acima de 140km/h. Conversa! Apesar do motor 4 cilindros trabalhar mtooo mais lisinho, os 2cc tmb não deixam a desejar, e esse papo de vibração realmente não deve ser considerado um ponto de decisão, pq de verdade, não faz tanta diferença não.
Desempenho: Incrível, mas até nesse aspecto a BM mesmo sendo 2cc deu show. Top speed = 220km/h x 207 km/h na Bandida. As retomadas são empolgantes. Torque realmente faz toda diferença. Não se preocupe, vc irá andar junto com a maioria das nakeds 4cc, claro, se andando como uma pessoa civilizada, pq se todo mundo resolver andar forte, é fato que a BMW perde de final.
Estabilidade: Mais um ponto para a BMW. Até 200 km/h parece que tá grudada no chão. a suspa trabalha mto bem e transmite muita segurança. Já a bandida "shimava" muito acima de 170km/h, talvez por falta de um melhor ajuste pessoal de suspa. Ambas curvavam muito bem.
Cidade: apesar do melhor acabamento e menor peso, a BM bate muito no asfalto ruim. Parece que as coisas estão soltas, talvez pela grande quantidade de peças em plástico. O painel e o reservatório de óleo de freio dianteiro tmb têm vibração excessiva. Ponto para a Bandit, que trabalhava melhor no asfalto ruim e as peças pareciam melhor fixadas.
Putz, escrevi demais, mas acho q é isso...rs!
Se alguém estiver em dúvida, ajudo no que puder. Abraços!!!
F.CRUZ- Participante
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Idade : 40
Data de inscrição : 19/09/2011
Re: 4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
Topicos assim tinham que ganhar STICKY, pq nao é toda hora que alguem surge com uma boa vontade dessas por aqui
Parabéns pela iniciativa! Muito bem explicado, eu tinha varias duvidas sobre esse assunto e vc sanou a maioria delas!!
Parabéns pela iniciativa! Muito bem explicado, eu tinha varias duvidas sobre esse assunto e vc sanou a maioria delas!!
zer0code- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 22/02/2010
Re: 4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
Cruz,
Vendi recentemente minha B125S e na compra de outra moto pensei em algumas opções de 2 cilindros e tenho esse receio referente a vibração principalmente pois é algo que incomoda na estrada durante um período mais longo. Nas minhas opções não estão a BMW mas as Kawasakis 650 e tenho receio quanto a vibração, vamos ver se algum colega que tenha essas motos possa se expressar para sanar minhas dúvidas.
Valeu pela iniciativa!!!
Vendi recentemente minha B125S e na compra de outra moto pensei em algumas opções de 2 cilindros e tenho esse receio referente a vibração principalmente pois é algo que incomoda na estrada durante um período mais longo. Nas minhas opções não estão a BMW mas as Kawasakis 650 e tenho receio quanto a vibração, vamos ver se algum colega que tenha essas motos possa se expressar para sanar minhas dúvidas.
Valeu pela iniciativa!!!
Anderson Campinas- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 06/01/2012
Re: 4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
Anderson, eu realmente fiquei preocupado com esse negócio de vibração. Pensei em desistir da compra por conta disso, mas somente andando na moto para entender. Talvez seja algo muito particular de cada modelo. Veja, eu não sou uma pessoa normal. Tenho 1,93m e peso 90kg. Qualquer coisa em situação normal já é um incômodo, dessa forma, vibração excessiva na moto seria um calvário. Fiquei mto satisfeito com a BM em todos os aspectos. Me parece uma moto muito bem acertada. Já andei em uma ER6N e gostei tmb, mas são motos muuuuito diferentes.
F.CRUZ- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 19/09/2011
Re: 4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
Mudando de estilo, será que as HD vibram muito?
Alguém já trocou 4 cil. por 2 das HD?
Alguém já trocou 4 cil. por 2 das HD?
YUJI- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: 4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
A maioria vibra sim, mas creio que o melhor é você fazer um test drive para ver se te incomoda ou não.
Já a F800R eu já rodei e gostei bastante, exceto o som Pena que a K1300R é tão cara
Já a F800R eu já rodei e gostei bastante, exceto o som Pena que a K1300R é tão cara
budha74- Participante
- Data de inscrição : 11/05/2012
Re: 4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
Yuji, a minha primeira opção era uma HD. Ia optar por conta do seguro. Não fiz um teste drive, mas conversando com vários proprietários e vendo a moto funcionar, me parece que vibra bastante sim. Acho que só andando pra saber.
F.CRUZ- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 19/09/2011
Re: 4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
F.CRUZ escreveu:Anderson, eu realmente fiquei preocupado com esse negócio de vibração. Pensei em desistir da compra por conta disso, mas somente andando na moto para entender. Talvez seja algo muito particular de cada modelo. Veja, eu não sou uma pessoa normal. Tenho 1,93m e peso 90kg. Qualquer coisa em situação normal já é um incômodo, dessa forma, vibração excessiva na moto seria um calvário. Fiquei mto satisfeito com a BM em todos os aspectos. Me parece uma moto muito bem acertada. Já andei em uma ER6N e gostei tmb, mas são motos muuuuito diferentes.
Cruz,
Verdade, também tenho receio quanto a vibração mas irei andar para sentir como a moto se comporta.
Abraços e vá nos atualizando sobre as impressões da F800R.
Anderson
Anderson Campinas- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 06/01/2012
Re: 4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
YUJI escreveu:Mudando de estilo, será que as HD vibram muito?
Alguém já trocou 4 cil. por 2 das HD?
Yuji,
Segundo um amigo que já teve uma que depois de uns 3000 RPM ela não vibra quase nada. Mas em marcha lenta parece que vai desmontar..rs..
Anderson Campinas- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 06/01/2012
Re: 4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
Uia, e ela chega em 3000 rpmAnderson Campinas escreveu:depois de uns 3000 RPM ela não vibra quase nada.
Brincadeira
Eu não compro uma por conta da posição que acabaria com minha lombar, mas eu andei na Muscle e a posição dela até que é melhor e é um dragster, puxa muito nas aceleradas, mas é ruim de curva, talvez por eu não ser acostumado com ela. Reafirmo que tem que experimentar uma e ver se vai incomodar ou não a vibração
budha74- Participante
- Data de inscrição : 11/05/2012
Re: 4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
Amigos,
Em 2009, troquei um GSX 750F por uma Vstrom 1200, é muito diferente, a Vstrom trepidava muito, só ficava melhor depois do 140 km/h.
Conclusão: não gostei, dois meses depois voltei para a 4 cc.
Em 2009, troquei um GSX 750F por uma Vstrom 1200, é muito diferente, a Vstrom trepidava muito, só ficava melhor depois do 140 km/h.
Conclusão: não gostei, dois meses depois voltei para a 4 cc.
Re: 4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
Opa! eu tenho uma ninja 650r , e eu posso dizer, a vibracao nao incomoda em nada! Viajo bastante com ela e praticamente nao sinto a vibracao! So o consumo que acho alto, andando na media de 140km/h ela faz 16km/l. Como ela tem bastante tork , ultrapassar eh bem facil , de final da 210km/h e bem estavel!
tchesco123- Participante
-
Idade : 34
Data de inscrição : 01/07/2013
Re: 4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
Como eu tenho tendinite, qquer trepidação começa a incomodar bastante.
Resumo: vou continuar no 4cc..
Resumo: vou continuar no 4cc..
YUJI- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: 4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
tchesco123 escreveu:Opa! eu tenho uma ninja 650r , e eu posso dizer, a vibracao nao incomoda em nada! Viajo bastante com ela e praticamente nao sinto a vibracao! So o consumo que acho alto, andando na media de 140km/h ela faz 16km/l. Como ela tem bastante tork , ultrapassar eh bem facil , de final da 210km/h e bem estavel!
Muito bom saber pois tenho muito interesse em uma Ninja 650R, se puder fale mais sobre ela que muito me interessa.
Abraços.
Anderson
Anderson Campinas- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 06/01/2012
Re: 4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
Possuo a ninja a 1 ano e utilizo ela diariamente e para viagens!
A moto é muito gostosa de andar , posição bem confortável , possibilita ficar horas na estrada, até o banco começar a incomodar expedir por uma parada! Apesar do tanque pequeno 15,5l , já consegui fazer mais d 22km/l na estrada, na cidade, nao passa de 16km/l. A moto é leve e tem um elevado torque, tem uma orçada mediana, ela nem corre d+ e nem é xoxa, a 100km/h , em sexta marcha ela esta em 3,5rpm , vibração nem se sente, pois ela Tm coxins no guidao! A moto é muito robusta, nao da defeito! Só manutenção básica! Qualquer coisa só falar que eu respondo!
A moto é muito gostosa de andar , posição bem confortável , possibilita ficar horas na estrada, até o banco começar a incomodar expedir por uma parada! Apesar do tanque pequeno 15,5l , já consegui fazer mais d 22km/l na estrada, na cidade, nao passa de 16km/l. A moto é leve e tem um elevado torque, tem uma orçada mediana, ela nem corre d+ e nem é xoxa, a 100km/h , em sexta marcha ela esta em 3,5rpm , vibração nem se sente, pois ela Tm coxins no guidao! A moto é muito robusta, nao da defeito! Só manutenção básica! Qualquer coisa só falar que eu respondo!
tchesco123- Participante
-
Idade : 34
Data de inscrição : 01/07/2013
Re: 4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
tchesco123 escreveu:Possuo a ninja a 1 ano e utilizo ela diariamente e para viagens!
A moto é muito gostosa de andar , posição bem confortável , possibilita ficar horas na estrada, até o banco começar a incomodar expedir por uma parada! Apesar do tanque pequeno 15,5l , já consegui fazer mais d 22km/l na estrada, na cidade, nao passa de 16km/l. A moto é leve e tem um elevado torque, tem uma orçada mediana, ela nem corre d+ e nem é xoxa, a 100km/h , em sexta marcha ela esta em 3,5rpm , vibração nem se sente, pois ela Tm coxins no guidao! A moto é muito robusta, nao da defeito! Só manutenção básica! Qualquer coisa só falar que eu respondo!
Obrigado pelas impressões pois é uma moto que me interessa e usarei ela na cidade e na estrada tb. Pensei na ER6N que é a mesma mecânica mas quem tem moto carenada uma vez sabe do conforto dela e não abre mão.
Abraços.
Anderson
Anderson Campinas- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 06/01/2012
Re: 4 Cilindros x 2 Cilindros - Impressões pessoais
Eu fiquei em duvida entre as duas tb, mas achei a era muito pequena, bem estreita! A ninja é mais encorpada !
tchesco123- Participante
-
Idade : 34
Data de inscrição : 01/07/2013
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