Trocar óleo da bengala Srad 750 2011
+2
Acastro
eduardosjc
6 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
Trocar óleo da bengala Srad 750 2011
Pessoal, to querendo trocar o óleo das bengalas da minha Srad, qual é melhor o motul 10w ou 15w???
Quanto vai de óleo em cada bengala??
No manual de serviços tah dizendo 418ml, mas já vi tópicos aqui de gente falando em 408ml em cada bengala
Alguém pode ajudar????
Obrigado
No manual de serviços tah dizendo 418ml, mas já vi tópicos aqui de gente falando em 408ml em cada bengala
Alguém pode ajudar????
Obrigado
eduardosjc- Participante
-
Re: Trocar óleo da bengala Srad 750 2011
cacilda, pelo visto ninguem nunca trocou oleo da bengala da srad
eduardosjc- Participante
-
Segue o que está no manual, é assim que saiu de fábrica.
Eu colocaria a viscosidade original.
Qual o km da sua moto, a suspensão está ruim?
Eu colocaria a viscosidade original.
Qual o km da sua moto, a suspensão está ruim?
Acastro- Participante
-
nao tah ruim nao...só acho q tá ficando meio mole
tah com 40mil rodados
tah com 40mil rodados
eduardosjc- Participante
-
Está na hora de trocar mesmo, se eu não me engano o original é 10W.
Acastro- Participante
-
eduardosjc escreveu:Pessoal, to querendo trocar o óleo das bengalas da minha Srad, qual é melhor o motul 10w ou 15w???
Alguém pode ajudar????
Obrigado
Nao creio que de 418 para 408 faça diferença pois o embolo trabalha imerso no óleo e nao no limite.... mas sugiro que voce verifique quanto óleo (ml) sai de cada bengala. assim voce pode completar com a quantidade que saiu de lá e grantir que nao sobre nem falte muito... aliás das 2 x que troquei esse óleo preferi colocar a quanditade que saiu da bengala. Agora se voce colocar a quantidade do manual, que acredito ser correta, certifique-se que saui todo óleo velho... a proposito o 15w acho que medium/heavy e o 20w é heavy .
abcs
alexcafe- Participante
-
Blz....vou por o motul 15w mesmo
valeuzz
valeuzz
eduardosjc- Participante
-
Posta algumas fotos do procedimento, pode ajudar algumas pessoas.
Acastro- Participante
-
Ola. eu ja fiz isso e tinha aqui as fotos entao fiz um ~tutorial~... correcoes e sugestoes sao bem vindas... abcs
https://docs.google.com/file/d/0B0IuDU960XmiSThiQW5HLVhiZE0/edit?usp=sharing
alexcafe- Participante
-
alexcafe escreveu:Ola. eu ja fiz isso e tinha aqui as fotos entao fiz um ~tutorial~... correcoes e sugestoes sao bem vindas... abcs
Parabéns pelo tutorial.
No caso do Eduardo também seria interessante, pois a suspensão é invertida e a moto tem carenagem.
Acastro- Participante
-
Assim que você trocar, conta aí como ficou.
Pois depois de 40k km a suspensão deve estar meio mole msm...
Vc trocando do 10W pro 15W já vai endurecer legal.
Pra trocar pro 20w, só se for pra andar somente na pista, prq fica um pau de tão dura...
Pois depois de 40k km a suspensão deve estar meio mole msm...
Vc trocando do 10W pro 15W já vai endurecer legal.
Pra trocar pro 20w, só se for pra andar somente na pista, prq fica um pau de tão dura...
Wallysson- Participante
-
Valeu ai wallysson, depois posto como foi sim
Então, na verdade pelo que andei lendo, o óleo original da srad K9 que é 2011 aqui mas na verdade é a 2009 lá fora....é 5w, então só de colocar o 10w e sendo óleo novo, já vai endurecer bem ao meu ver
To achando que o 15w já vai acabar ficando muito duro pra mim....sei lá, to meio em dúvida ainda...pois ando muito raramente em pista, no máximo 1 ou 2 x por ano....não sei se compensa deixar a suspensão tão mais dura assim.
Bom, tenho que decidir até sábado pq já agendei com o mecânico e já reservei a parte da manhã pra fazer isso....
Então, na verdade pelo que andei lendo, o óleo original da srad K9 que é 2011 aqui mas na verdade é a 2009 lá fora....é 5w, então só de colocar o 10w e sendo óleo novo, já vai endurecer bem ao meu ver
To achando que o 15w já vai acabar ficando muito duro pra mim....sei lá, to meio em dúvida ainda...pois ando muito raramente em pista, no máximo 1 ou 2 x por ano....não sei se compensa deixar a suspensão tão mais dura assim.
Bom, tenho que decidir até sábado pq já agendei com o mecânico e já reservei a parte da manhã pra fazer isso....
eduardosjc- Participante
-
eduardosjc escreveu:Valeu ai wallysson, depois posto como foi sim
Curioso isso... seria o MOTUL 5W o óleo de fábrica? pois é o mais leve... numa SS? é verdade que os projetos de suspensaõ variam mas ....
alexcafe- Participante
-
Não o motul....uma outra marca
Mas eh 5w sim....tá especificado no manual...óleo ss—05
eduardosjc- Participante
-
Não o motul....uma outra marca
eduardosjc- Participante
-
eduardosjc escreveu:Não o motul....uma outra marca
Será que o 5W Motul é igual ao 5W da outra marca????
alexcafe- Participante
-
Bom aí já não sei....mas com certeza o 15w deve ser bem mais duro....isso deve
eduardosjc- Participante
-
Ehh bixo, o 10w já deve ir de boa!!!
Qlq coisa vc pode ir apertando o "retorno".
aumenta a compressão e vai ajustando conforme desejado.
Qlq coisa vc pode ir apertando o "retorno".
aumenta a compressão e vai ajustando conforme desejado.
Wallysson- Participante
-
Eduardo, sim parece razoável usar motul 10w...depois conta como ficou. abçs
alexcafe- Participante
-
A diferença não é tanta assim não. Eu não usaria o 10W pois geralmente se usa regulagens altas de pré-carga, nunca deixam essas motos moles (até por segurança).
Então usando 15w ou até 20W, você teria uma gama de pré-cargas bem mais úteis e uma regulagem bem fina. Imagine só poder deixar sem pré-carga (regulagem mínima) e ter a moto o mais macia possível e utilizável (sem riscos a segurança), podendo ir avançando pouco a pouco para o lado da esportividade, adicionando pré-carga. A meu ver, em uma SS, faz bem mais sentido.
Então usando 15w ou até 20W, você teria uma gama de pré-cargas bem mais úteis e uma regulagem bem fina. Imagine só poder deixar sem pré-carga (regulagem mínima) e ter a moto o mais macia possível e utilizável (sem riscos a segurança), podendo ir avançando pouco a pouco para o lado da esportividade, adicionando pré-carga. A meu ver, em uma SS, faz bem mais sentido.
Berlindo- Participante
-
Nunca soube de ninguém que tenha trocado o óleo da bengala de uma srad...
Prates- Participante
-
Blz berlindo......vou mandar por o 15w mesmo e digo como ficou
eduardosjc- Participante
-
Olha pessoal.....a moto ficou outra, não tem nem comparação....melhorou praticamente tudo, mesmo mantendo a regulagem original....até o freio fica mais eficiente pq a moto fica mais firme e nao mergulha tanto....se soubesse tinha feito esse procedimento antes.....recomendo a todos.
O procedimento em si me pareceu simples, o mecânico não me deixou tirar fotos, mas pelo q eu percebi ele soltou os freios, roda, etc....depois retirou a bengala por cima, soltou aquela rosca de cima e levantou tipo um copinho que fica dentro....dai só virou a bengala e deixou escorrer o óleo, tava totalmente sujo e preto.....eu não conseguiria fazer, mas acho q quem tem alguma noção consegue fazer numa boa.
O preço foi de 120 reais a mao de obra + 41 reais do oleo motul 15w - total 161 reais e levou cerca de 2 horas.
Recomendo a todos fazerem este procedimento, dificilmente irão se arrepender
Obrigado a todos pelas dicas
O procedimento em si me pareceu simples, o mecânico não me deixou tirar fotos, mas pelo q eu percebi ele soltou os freios, roda, etc....depois retirou a bengala por cima, soltou aquela rosca de cima e levantou tipo um copinho que fica dentro....dai só virou a bengala e deixou escorrer o óleo, tava totalmente sujo e preto.....eu não conseguiria fazer, mas acho q quem tem alguma noção consegue fazer numa boa.
O preço foi de 120 reais a mao de obra + 41 reais do oleo motul 15w - total 161 reais e levou cerca de 2 horas.
eduardosjc- Participante
-
É extremamente simples, basta ter as chaves corretas, não tem segredo nenhum.
Lá dentro é a tampa, arruela, calço e mola. Só conferir bem a ordem antes de desmontar tudo e boa. Solta a tampa enqto a bengala ainda tá na moto, mas não abre, só afrouxa pra facilitar. Depois remove da mesa, tira a tampa com cuidado, a mola tem pressão alí, não vai sair voando, mas é só para vc notar bem qual a ordem das peças internas.
Esvazia ela, dá várias bombadas para sair o óleo do fundo e completa na medida correta.
Fica muito melhor mesmo com óleo novo e melhor ainda com um grade mais viscoso, pois o que vem de fábrica privilegia o conforto e deixa a frente muito mole.
Lá dentro é a tampa, arruela, calço e mola. Só conferir bem a ordem antes de desmontar tudo e boa. Solta a tampa enqto a bengala ainda tá na moto, mas não abre, só afrouxa pra facilitar. Depois remove da mesa, tira a tampa com cuidado, a mola tem pressão alí, não vai sair voando, mas é só para vc notar bem qual a ordem das peças internas.
Esvazia ela, dá várias bombadas para sair o óleo do fundo e completa na medida correta.
Fica muito melhor mesmo com óleo novo e melhor ainda com um grade mais viscoso, pois o que vem de fábrica privilegia o conforto e deixa a frente muito mole.
Berlindo- Participante
-
eduardosjc escreveu:Olha pessoal.....a moto ficou outra, não tem nem comparação....melhorou praticamente tudo, mesmo mantendo a regulagem original....até o freio fica mais eficiente pq a moto fica mais firme e nao mergulha tanto....se soubesse tinha feito esse procedimento antes.....recomendo a todos.
Muito bom o seu relato, dizem que o correto é fazer a troca a cada 20mil km..
Pelo custo que não é tão alto acho que vale a pena, o traseiro é mais caro...
Acastro- Participante
-