ESQUENTANDO OS PNEUS DA SUA MOTO
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ESQUENTANDO OS PNEUS DA SUA MOTO
TODOS SABEMOS QUE DEVEMOS ESQUENTAR OS PNEUS DA MOTO ANTES DE ENROLAR O BARBANTE.
O PNEU DEVE ATINGIR UMA TEMPERATURA IDEAL DE USO PARA PODER REAGIR DE FORMA DESEJÁVEL AO ESTÍMULO DAS FORÇAS QUE NELE ATUAM, SEJA EM TERMOS DE TRAÇÃO,EM FRENAGENS DE TOMADA DE CURVA OU EMERGENCIAIS OU EM TERMOS DE "GRIP" (ATCHIN) NA CURVA.
BOM, QUEM COSTUMA APLICAR A TÉCNICA DE "WHEELIE" JÁ SENTIU MUITO BEM ISSO, COM RELAÇAO À TRAÇÃO.
SE O PNEU DE TRAÇÃO ESTIVER FRIO, A MOTO NÃO LEVANTA, POIS A TENDÊNCIA É DESTRACIONAR, GIRANDO EM FALSO E PROVOCANDO PERDA DE CONTROLE DA MOTO.
ME ACONTECEU UMA VEZ DA MOTO SUBIR, AO MESMO TEMPO DESTRACIONOU A TRASEIRA ENQUANTO A MOTO JÁ ESTAVA EMPINADA... FOI POR UM TRIZ QUE NÃO CAÍ, POIS A MOTO "RICOCHETEOU" COM O FOCINHO ALTO E CONFESSO QUE EU PARECIA UM BONECO DE OLINDA SOBRE ELA TENTANDO ENCONTRAR UMA FORMA DE DESCER E ESTABILIZAR A MENINA. POR POUCO, NÃO CAÍ. SUSTÃO BRABO.
O MESMO ACONTECE AO FREAR BRUSCAMENTE: SE ESTIVER FRIO, A TENDÊNCIA É ESCORREGAR, E DAÍ A CONSEQUENTE E PROVÁVEL PERDA DO CONTROLE DA DIREÇÃO DA MOTO,LEVANDO À QUEDA.
EM CURVAS ENTÃO... NEM PRECISA EXPLICAR, NÉ?
bOM, JÁ ASSISTI MUITA GENTE EXECUTANDO MANOBRAS DE "SLALOM' AFIM DE ESQUENTAR OS PNEUS.
MAS, PENSEMOS JUNTOS: SE OA PNEUS ESTÃO FRIOS... UMA FORÇADLEA A MAIS NO SLALOM E... KAPOF!
LÁ VAI VOCE PRO CHÃO COM MOTO E A VERGONHA JUNTO...RSRS
ENTÃO, PRA QUE SERVE O SLALOM ANTES DE UMA CORRIDINHA NA SERRINHA OU NO AUTÓDROMO?
SEGUNDO UM AMIGO QUE FREQUENTOU O CURSO DO ALEX BARROS, O SLALOM SERVE, E SÓ APÓS O PNEU ESTAR AQUECIDO, PARA SIMPLESMENTE "LIMPAR" A SUJEIRA QUE EVENTUALMENTE TENHA FICADO NO PNEU QUANDO VOCE PAROU A MOTOCA EM ALGUM LOCAL MAIS SUJO OU COM PEDRISCOS OU TERRA...
ENTÃO, SEGUNDO O MESMO SUJEITO, O ALEX TERIA PASSADO A SEGUINTE TÉCNICA DE AQUECIMENTO:
ACELERE SUAVEMENTE A MOTO EM UMA LONGA RETA, AFIM DE ATINGIR UMA VELOCIDADE BOA, ALGO EM TORNO DE 60 A 80KM/H. ENTÃO, FREIE REPENTINAMENTE E DE FORMA RETA SUA MOTO, "AFUNDANDO" A SUSPENSÃO DIANTEIRA, SEM O USO DO FREIO TRASEIRO. REPITA O PORCESSO MAIS UMA VEZ. PRONTO, SEUS PNEUS ESTARÃO SUFICIENTEMENTE AQUECIDOS, POIS ISTO SERÁ O BASTANTE PARA QUE O PNEU DIANTEIRO ESQUENTE DEVIDO AO ATRITO GERADO PELA FRENAGEM, ENQUANTO O MESMO EFEITO SERÁ PRODUZIDO NO PNEU TRASEIRO, DESTA VEZ DEVIDO AO TORQUE APLICADO NA ACELERAÇÃO.
ESPERO TER CONTRIBUÍDO, SE ALGUÉM TIVER ALGUM COMENTÁRIO, CRÍTICA OU QUISER ACRESCENTAR ALGO OOU ALGUM VÍDEO, AGRADEÇO EM NOME DOS INTERESSADOS...
GRANDE ABRAÇO A TODOS.
HANS BLACKBULLET.
O PNEU DEVE ATINGIR UMA TEMPERATURA IDEAL DE USO PARA PODER REAGIR DE FORMA DESEJÁVEL AO ESTÍMULO DAS FORÇAS QUE NELE ATUAM, SEJA EM TERMOS DE TRAÇÃO,EM FRENAGENS DE TOMADA DE CURVA OU EMERGENCIAIS OU EM TERMOS DE "GRIP" (ATCHIN) NA CURVA.
BOM, QUEM COSTUMA APLICAR A TÉCNICA DE "WHEELIE" JÁ SENTIU MUITO BEM ISSO, COM RELAÇAO À TRAÇÃO.
SE O PNEU DE TRAÇÃO ESTIVER FRIO, A MOTO NÃO LEVANTA, POIS A TENDÊNCIA É DESTRACIONAR, GIRANDO EM FALSO E PROVOCANDO PERDA DE CONTROLE DA MOTO.
ME ACONTECEU UMA VEZ DA MOTO SUBIR, AO MESMO TEMPO DESTRACIONOU A TRASEIRA ENQUANTO A MOTO JÁ ESTAVA EMPINADA... FOI POR UM TRIZ QUE NÃO CAÍ, POIS A MOTO "RICOCHETEOU" COM O FOCINHO ALTO E CONFESSO QUE EU PARECIA UM BONECO DE OLINDA SOBRE ELA TENTANDO ENCONTRAR UMA FORMA DE DESCER E ESTABILIZAR A MENINA. POR POUCO, NÃO CAÍ. SUSTÃO BRABO.
O MESMO ACONTECE AO FREAR BRUSCAMENTE: SE ESTIVER FRIO, A TENDÊNCIA É ESCORREGAR, E DAÍ A CONSEQUENTE E PROVÁVEL PERDA DO CONTROLE DA DIREÇÃO DA MOTO,LEVANDO À QUEDA.
EM CURVAS ENTÃO... NEM PRECISA EXPLICAR, NÉ?
bOM, JÁ ASSISTI MUITA GENTE EXECUTANDO MANOBRAS DE "SLALOM' AFIM DE ESQUENTAR OS PNEUS.
MAS, PENSEMOS JUNTOS: SE OA PNEUS ESTÃO FRIOS... UMA FORÇADLEA A MAIS NO SLALOM E... KAPOF!
LÁ VAI VOCE PRO CHÃO COM MOTO E A VERGONHA JUNTO...RSRS
ENTÃO, PRA QUE SERVE O SLALOM ANTES DE UMA CORRIDINHA NA SERRINHA OU NO AUTÓDROMO?
SEGUNDO UM AMIGO QUE FREQUENTOU O CURSO DO ALEX BARROS, O SLALOM SERVE, E SÓ APÓS O PNEU ESTAR AQUECIDO, PARA SIMPLESMENTE "LIMPAR" A SUJEIRA QUE EVENTUALMENTE TENHA FICADO NO PNEU QUANDO VOCE PAROU A MOTOCA EM ALGUM LOCAL MAIS SUJO OU COM PEDRISCOS OU TERRA...
ENTÃO, SEGUNDO O MESMO SUJEITO, O ALEX TERIA PASSADO A SEGUINTE TÉCNICA DE AQUECIMENTO:
ACELERE SUAVEMENTE A MOTO EM UMA LONGA RETA, AFIM DE ATINGIR UMA VELOCIDADE BOA, ALGO EM TORNO DE 60 A 80KM/H. ENTÃO, FREIE REPENTINAMENTE E DE FORMA RETA SUA MOTO, "AFUNDANDO" A SUSPENSÃO DIANTEIRA, SEM O USO DO FREIO TRASEIRO. REPITA O PORCESSO MAIS UMA VEZ. PRONTO, SEUS PNEUS ESTARÃO SUFICIENTEMENTE AQUECIDOS, POIS ISTO SERÁ O BASTANTE PARA QUE O PNEU DIANTEIRO ESQUENTE DEVIDO AO ATRITO GERADO PELA FRENAGEM, ENQUANTO O MESMO EFEITO SERÁ PRODUZIDO NO PNEU TRASEIRO, DESTA VEZ DEVIDO AO TORQUE APLICADO NA ACELERAÇÃO.
ESPERO TER CONTRIBUÍDO, SE ALGUÉM TIVER ALGUM COMENTÁRIO, CRÍTICA OU QUISER ACRESCENTAR ALGO OOU ALGUM VÍDEO, AGRADEÇO EM NOME DOS INTERESSADOS...
GRANDE ABRAÇO A TODOS.
HANS BLACKBULLET.
Hans Blackbullet- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: ESQUENTANDO OS PNEUS DA SUA MOTO
Ótima dica...
Para usuários como eu, creio que não vá ter muito problema, mas alguns mal ligam a moto, já sai rasgando...
Tanto o pneus frios como super aquecidos sei que afetam o desempenho, não é à toa que os pilotos de todas as categorias motorizadas uma das preocupações mais relevantes são os pneus, calibragens e afins....
Valeu!
Para usuários como eu, creio que não vá ter muito problema, mas alguns mal ligam a moto, já sai rasgando...
Tanto o pneus frios como super aquecidos sei que afetam o desempenho, não é à toa que os pilotos de todas as categorias motorizadas uma das preocupações mais relevantes são os pneus, calibragens e afins....
Valeu!
YUJI- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: ESQUENTANDO OS PNEUS DA SUA MOTO
É isso mesmos, forçar o pneu frio em curvas, mesmo a título de slalom para aquecer os pneus é perigoso. O que você falou é bem verdade e, no mesmo sentido, dou a seguinte dica: nos pontos de S ou de curvas que o pessoal costuma fazer para tirar fotos e filmar nas estradas, ao chegar até lá, um erro comum é parar e engatar a conversa com o pessoal, fazendo com que o pneu esfrie e normalmente enchendo ele de sujeira do acostamento. Caso a intenção seja curvar, passe pelo local devagar olhando se tem sujeira ou óleo na pista, depois, faça as suas passagens deitando no local e só depois pare no acostamento para abraçar, beijar e conversar com o pessoal
Já vi, infelizmente, algumas quedas assim, nem tanto por esfriar, mas por juntar sujeira no pneu.
Já vi, infelizmente, algumas quedas assim, nem tanto por esfriar, mas por juntar sujeira no pneu.
budha74- Participante
- Data de inscrição : 11/05/2012
Re: ESQUENTANDO OS PNEUS DA SUA MOTO
budha74 escreveu:É isso mesmos, forçar o pneu frio em curvas, mesmo a título de slalom para aquecer os pneus é perigoso. O que você falou é bem verdade e, no mesmo sentido, dou a seguinte dica: nos pontos de S ou de curvas que o pessoal costuma fazer para tirar fotos e filmar nas estradas, ao chegar até lá, um erro comum é parar e engatar a conversa com o pessoal, fazendo com que o pneu esfrie e normalmente enchendo ele de sujeira do acostamento. Caso a intenção seja curvar, passe pelo local devagar olhando se tem sujeira ou óleo na pista, depois, faça as suas passagens deitando no local e só depois pare no acostamento para abraçar, beijar e conversar com o pessoal
Já vi, infelizmente, algumas quedas assim, nem tanto por esfriar, mas por juntar sujeira no pneu.
MUITO BEM LEMBRADO, BROTHER... REALMENTE, É ISSO MESMO... QUANDO OS CARAS SAEM DO PONTO DE DESCANSO DIRETO PRA CURVA SEM ESQUENTAR OS SAPATINHO... DÁ MELEQUEIRA NA CERTA!!!
Hans Blackbullet- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: ESQUENTANDO OS PNEUS DA SUA MOTO
Só aprendendo...
Guisp- Participante
-
Idade : 32
Data de inscrição : 14/06/2011
Re: ESQUENTANDO OS PNEUS DA SUA MOTO
Gostei do tópico. Há tempos atrás ia saindo do meu condomínio e a epolgação quase me derrubou, pois quis sair dando uma acelerada e tenho que curvar pra pegar a rua. Moto parada muito tempo, pneu frio, aceleração... fórmula do sucesso.
Depois desse susto sempre saio devagar e sigo assim por um bom tempo.
Grato pelas dicas.
Depois desse susto sempre saio devagar e sigo assim por um bom tempo.
Grato pelas dicas.
ata.jb- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: ESQUENTANDO OS PNEUS DA SUA MOTO
Realmente...
Vendo o vídeo "A twist of the wirst", do Keith Code, tem um trecho onde ele está ensinando em sala de aula uma turma de pilotos mirins... e pede para que sejam elencados algumas regras do que "não se deve fazer" ao sair com uma moto.
É unânime quando as crianças reproduzem uma das regras: "Não devemos acelerar a plena potência uma moto antes dos pneus estarem aquecidos".
Vendo o vídeo "A twist of the wirst", do Keith Code, tem um trecho onde ele está ensinando em sala de aula uma turma de pilotos mirins... e pede para que sejam elencados algumas regras do que "não se deve fazer" ao sair com uma moto.
É unânime quando as crianças reproduzem uma das regras: "Não devemos acelerar a plena potência uma moto antes dos pneus estarem aquecidos".
Hans Blackbullet- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 15/02/2010
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