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Antes de dar Partida

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Mensagem por adautojunior Qui 07 Jun 2012, 09:49

Fala aee?? Li num outro forum e fiquei curioso, disseram que antes de dar a partida, deve-se girar a chave, esperar o conta giros ir e retornar ao zero, só então dar a partida, isso eu sempre fiz e faço, o que me deixou curioso foi que disseram que enquanto isso acontece o motor é lubrificado, procede? a lubrificação acontece durante esse processo?


"Giannelli em Qui Mar 17, 2011 7:04 pm
Para evitar que os novos banditeiros 1250S caiam numa cilada do manual, aqui vai uma dica para ligar a máquina:

Após girar a chave para a posição ON, espere ocorrer a lubrificação do motor antes de acionar a partida. E como se percebe essa lubrificação? Assim: enquanto acendem farol, lanterna e no painel o tacômetro se desloca até o final da escala e retorna à posição inicial, ocorre um zumbido durante uns 5 segundos. Após parar esse zumbido, aí sim, pode ligar.

Eu sei que essa dica parece desnecessária, mas é que o manual da Bandit 1250S (2009/2010), em sua pág. 10, apresenta uma nota em que alerta para se ligar o motor imediatamente após girar a chave para a posição ON, pois senão a carga da bateria seria consumida pelo farol e lanterna. Pois bem, desde o começo segui essa orientação, até que lá pelos 1800 km começou a apresentar um altíssimo estalo metálico quando eu acionava partida. Após a 3ª ou 4ª vez em que isso aconteceu, aconselhado por um amigo possuidor de uma Suzuki GSX 1000, adotei a dica acima e o estalo nunca mais ocorreu."



A minha é uma b65 2007 e enquanto o conta giros vai e volta a posição inicial, não faz barulho nenhum, achei que esse barulho que o amigo se refere, viesse da injeção (nas motos injetadas claro)
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Mensagem por ghaddad Qui 07 Jun 2012, 09:56

Também pensava que era da injeção. Nunca imaginaria que isso fosse lubrificação do motor. Vamos esperar os entendidos de mecânica se manifestarem.
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Mensagem por YUJI Qui 07 Jun 2012, 09:59

Tá parecendo mais um hoax...
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Mensagem por adautojunior Qui 07 Jun 2012, 10:06

É estranho, a minha é carburada e nunca ouvi esse barulho ou nunca percebi, mais tarde vou descer até a garagem só pra ter certeza, rs rs...

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Mensagem por marcden2003 Qui 07 Jun 2012, 11:17

Lubrificação do motor estando ele desligado? Desconheço isso...

Até porque, QUE EU SAIBA, a lubrificação do motor é um processo mecânico (hidráulico) e não elétrico. A bomba de óleo funciona mecanicamente, conforme o funcionamento do motor e não por impulso elétrico.

Me desculpe se tô falando m... mas quando você liga a moto na chave, o sistema apenas faz um "check list" dos componentes eletrônicos. A bomba de óleo não funciona neste momento.

Como falei, É UMA OPINIÃO DE LEIGO.
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Mensagem por solrac Qui 07 Jun 2012, 13:59

Compartilho da mesma opinião domarcden2003 pelo que sei o funcionamento da bomba de lubrificação é mecanico, a bomda de lubrificação é uma bomba de engrenagem que é acionada através do movimento do girabrequim, ao entrar em movimento a bomba gera a sucção do oleo através do tubo pescador, o óleo sugado passa pela bomba e vai sob pressão para o filtro e depois de filtrado é injetado sob pressão pelas galerias de lubrificação do motor e retorna ao carter por gravidade, por isso na partida é quando o motor sofre mais desgastes pois os componentes do motor ainda estão sem lubrificação é por isso devemos usar um bom óleo que ao escoar deixe uma fina camada de lubrificação nos componentes do motor e é tambem por isso que não devemos dar a partida e acelerar a moto logo em seguida, o correto é deixar ela funcionar um pouco em marcha lenta.
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Mensagem por Julim Qui 07 Jun 2012, 15:21

KKKK, o barulho que faz é da injeção! Putz, nada a ver. Onde já se viu o motor ser lubrificado estando o mesmo desligado?
O marcden2003 já matou a charada: a lubrificação é um processo mecânico e a bomba de óleo só funciona depois de dar a partida.
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Mensagem por tiago_pimenta Qui 07 Jun 2012, 15:34

Esse manja muito hein ??? Todos os veículos com IE (Carro e Moto) fazem o tal barulho de 5 segundos... Isso é a bomba de combustível "enchendo" a linha de combustível !!! (Pelo menos é o que me falaram)
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Mensagem por Sérgio Santiago Qui 07 Jun 2012, 15:49

O 'zumbido' vem da bomba de gasolina pressurizando o sistema e a lubrificação se normaliza quando o led vermelho da pressão de óleo no painel se apaga. O resto é 'simpatia da vovó'.
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Mensagem por Julim Qui 07 Jun 2012, 16:57

Sérgio Santiago escreveu:O 'zumbido' vem da bomba de gasolina pressurizando o sistema e a lubrificação se normaliza quando o led vermelho da pressão de óleo no painel se apaga. O resto é 'simpatia da vovó'.

kkkk, 'bomba de GASOLINA' pressurizando o sistema de LUBRIFICAÇÃO foi froidz!

Já pensou se entrar gasolina no motor? uhauhauha
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Mensagem por Mendão Qui 07 Jun 2012, 18:26

Esse "zumbido" é a bomba de gasolina pressurizando o sistema de combustivel. Quando isso ocorre, ela desliga. O mesmo acontece com o carro que tenha injeção eletronica.
O motor só é lubrificado quando o motor funciona pois a bomba de oleo é acionada pelo prorpio motor
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Mensagem por MatheusMenezes Qui 07 Jun 2012, 18:29

Pessoal usando da psicologia para desaparecer os barulhos do motor heheheheh

O pessoal que escreveu uma coisa dessas, pelo menos sabe como funciona um motor?
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Mensagem por Sérgio Santiago Qui 07 Jun 2012, 19:22


Julim, você precisa prestar mais atenção às aulas de leitura: 'e' não significa 'de'. Fiz comentários sobre duas situações na mesma sentença e o "e" serve somente para ligá-las.
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Mensagem por adautojunior Qui 07 Jun 2012, 19:46

Foi o que sempre soube também, nunca ouvi falar que existisse lubrificação com o motor desligado, por isso postei aqui depois de ter lido isso em outro forum.
Apesar que isso seria muito bem vindo se existisse, ao virar a chave antes de dar a partida, tivesse uma pequena bomba que lubrificasse a parte do motor que é mais danificada ao dar a partida, antes da bomba de oléo funcionar e lubribicar o motor inteiro...
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Mensagem por Julim Qui 07 Jun 2012, 20:19

Sérgio Santiago escreveu:
Julim, você precisa prestar mais atenção às aulas de leitura: 'e' não significa 'de'. Fiz comentários sobre duas situações na mesma sentença e o "e" serve somente para ligá-las.

ô meu brother, de boa. Desculpa se te ofendi. Não escrevi com o propósito de te zuar, apenas compartilhando da sua zuação, pois era isso que você estava fazendo, não? Uma zuadinha de leve, rsrs.

Abs,
Fica com Deus.
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Mensagem por Sérgio Santiago Qui 07 Jun 2012, 21:18

Valeu, Julim

Um abraço !!!
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Mensagem por aborgescoutinho Ter 10 Nov 2015, 14:26

o barulho tipo um assovio/zumbido é da bomba de combustível jogando gasolina pra funcionar na primeira partida... o óleo de motor só é bombeado pro motor depois de dada a partida... eu normalmente ligo a moto em posição vertical e espero ai uns 30 segundos antes de sair se o motor estiver frio e parado por algum tempo(1 semana no meu caso)... se tiver acabado de usar e tiver quente só ligar e sair... se ligar ela com o apoio lateral esquerdo as vezes faz um barulhinho no motor na primeira partida.. mas nada de se assustar... será q a bomba d óleo não consegue "pescar" o óleo corretamente se ela estiver inclinada?
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