Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Balancear a Roda - uma arte com alta treconologia

+8
Leandro_SS
Maker
Talles
BRUNOR1
Rubem
eduardosjc
Jimmy Keller
HermesTri
12 participantes

Ir para baixo

Balancear a Roda - uma arte com alta treconologia Empty Balancear a Roda - uma arte com alta treconologia

Mensagem por HermesTri Sáb 03 Set 2011, 00:33

Troquei os Pneus, então balancear a roda né.

o borracheiro colocou um eixo na roda, pegou uma espécie de cavalete
rodou a roda com a mão, esperou ela parar (teóricamente a parte de baixo e´a mais pesada)
colocou um chumbo no lado oposto, deu mais umas rodadas, viu que ela agora parava aleatóriamente
em lugares diferentes, e pronto ....

Fiquei de cara, artesanal o método, será possível que está certo isso ?, ele me disse que em todos
os lugares é assim mesmo, uma loja da bmw que tentou usar uma máquina para fazer isto, desistiu
porque não ficava bom, e voltaram para este método suspeito.

Será que é assim mesmo ? no olhometro, credo !!!, nós nos preocupamos tanto em estar com
o pneu x ou y, andamos forte as vezes, curvamos no gás, e os caras balanceam a roda na mão e no olho ?
fica aí a dúvida lançada, quando vcs forem balancear a de vcs, reparem se é isto mesmo.

eu ainda não estou acreditando que é deste jeito mesmo, estou quase não aceitando, pois já vi
balanceamento de roda de carro e é uma sessão, com medições, máquina especial, tira chumbo,
coloca novamente e tal ...

abcs

HermesTri
HermesTri
Participante
Participante

Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Balancear a Roda - uma arte com alta treconologia Empty Re: Balancear a Roda - uma arte com alta treconologia

Mensagem por Jimmy Keller Sáb 03 Set 2011, 01:02

rapaz, só vejo isso tbm. Boa sua pergunta, vamos ver o que a turma diz.
Jimmy Keller
Jimmy Keller
Participante
Participante

Masculino

https://www.facebook.com/jimmykeller

Balancear a Roda - uma arte com alta treconologia Empty Re: Balancear a Roda - uma arte com alta treconologia

Mensagem por eduardosjc Sáb 03 Set 2011, 01:16

Aqui tb é assim.....todo lugar balancea assim e dizem q é o certo

Agora não sei
eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Rubem Sáb 03 Set 2011, 07:56

Olha, na troca do pneu traseiro da minha CB300 o balanceamento tinha sido feito na máquina... E o pneu já tinha sido balanceado outras vezes nas revisões, todas na máquina.

Como essa agora é minha primeira moto "grande", realmente estranhei essa informação.
Rubem
Rubem
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por BRUNOR1 Sáb 03 Set 2011, 11:20

vai na fé hermes!!! esse é o melhor metodo, inclusive usado por profissionais na superbike e moto gp!!! vai perceber o quanto de velocidade final vai ganhar!!! é show!!
BRUNOR1
BRUNOR1
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Talles Sáb 03 Set 2011, 19:43

A parte teórica do balanceamento de rodas é um pouco mais extenso, mas a título de matar a curiosidade esse video serve.

Se eu achar um texto bem detalhado sobre a teoria e como fazer corretamente eu posto.

Talles
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Maker Sáb 03 Set 2011, 20:08

Esse tópico é alguma espécie de pegadinha ou algo do gênero?
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino

http://juridicogyn.wordpress.com/

Mensagem por Leandro_SS Sáb 03 Set 2011, 21:02

Não é pegadinha não Wink

Eu montei este cavalete e adicionei um medidor de nível de pedreiro na base, pois o cavalete tem que estar totalmente plano para que o balanceamento fique perfeito.

Eu mesmo, fiz o Balanceamento de minha moto, e recomendo, pois depois de alguns km o peso que coloquei soltou e percebi na hora, pois a trepidação apareceu nitidamente.

Então, retirei a roda novamente, e após balancea-la, Bingo! Tudo perfeito. Bati 230km/h sem problemas!!!

O melhor de tudo é que não estou balanceando mais uma moto, mas sim a MINHA moto. Então demoro quase 1 hora em cada roda.

Recomendo!
Leandro_SS
Leandro_SS
Participante
Participante

Masculino

Jean Carlo de Abreu gosta desta mensagem

Mensagem por Rosalvo Sáb 03 Set 2011, 21:09

Excelente tópico!
De quebra aprendi como balancear manualmente!
O manual da XT660R indica balanceamento manual.

Vlw
Rosalvo
Rosalvo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Talles Sáb 03 Set 2011, 21:31

Pena que tanto o material utilizado para o balanceamento estatico quanto o dinanmico( onde se utiliaza maquinário para um balanceamento mais refinado e rapido), são de investimento alto para um usuário final, mas nem tanto para uma oficina ou CC. Aqui onde moro, por falta de conhecimento apenas uma CC faz o serviço de balanceamento.

A título de informação segue o balanceamento dinamico. Reparem que a maquina até informa se vc vai utilizar o chumbo em ambos o lados ou nao. No estático por segurança se divide o peso final meio a meio em cada lado da roda.

Talles
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por MORAES(TL) Sáb 03 Set 2011, 22:08

a minha bandit foi feito assim tbm.pode acelerar.ok
abraço.

o unico problema e se a roda estiver empenadA ou com amassados grandes.
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino

Mensagem por Saddam Sáb 03 Set 2011, 23:02

Na Zoom usam máquina e não cobram montagem nem balanceamento.
Já troquei duas vezes pneu com eles. Recomendo.

http://zoommotocenter.com.br
Saddam
Saddam
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Maker Dom 04 Set 2011, 10:48

Analisando pelo ponto de vista físico-dinâmico pode até funcionar... mas seria correto dizer que é 'melhor' que o feito por uma máquina?
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino

http://juridicogyn.wordpress.com/

Mensagem por Ralexandre Sorocaba Dom 04 Set 2011, 10:55

Pode acelerar susse ....

Trabalhava numa multinacional e os caras balanceavam no olho depois a propria maquina conferia e aprovava CNC

sempre ficava zerado...rebolos de 250 kg trabalhando a 2.000 giros

o baguio é artesanal.... e mais seguro Smile
Ralexandre Sorocaba
Ralexandre Sorocaba
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo