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Pneus 190 na SRAD 750......... Dá?

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Mensagem por PHS Qua 13 Jul 2011, 19:41

Galera, notei na loja da suzuki, quando fui buscar minha criança, que as SRAD 1000 são idênticas as 750, não fossem alguns poucos detalhes estéticos, como o pneu traseiro, que na 750 é 180 e na 1000, 190. Enfim, confesso que me incomoda quando estaciono ao lado de alguma 1000 e vejo que o pneu da minha é mais fino, rs. Shocked A pergunta: dá para colocar pneus 190 ou mesmo 200 na 750 sem comprometer estabilidade?
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Mensagem por farofa Qua 13 Jul 2011, 19:56

não é recomendado usar pneu de medida diferente em motos, não é igual carro.
mas se realmente quer, pneu pra reta qq um serve, qq um que vc por na sua srad de qq medida vai servir pra vc andar reto.
mas se vc quiser fazer curva tão rápido ou melhor que uma 1000, aconselho deixá-lo como está, na medida certa, apenas coloque um bom par de pneus com boa aderência, daqueles que duram exagerando 3,5mil km.
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Mensagem por M.P.O.P Qua 13 Jul 2011, 19:57

190 da simm...so q eu nao mudaria...vc muda a largura e altura do pneu, pq o original da 750 eh 180/55 e da 1000 eh 190/50 ... e outra a 1000 tem esse pneu pq eh mais potenciaa e mais peso e mais tork, e uma serie de coisas q influenciamm para pode ter esse pneu... 200 pra mim fica fora de cogitaçao.

e vai mudar a maneira de pilotar sim pq muda a largura e a altura do pneu....

mas em fim...da pra colocar o 190 simm mas eu nao colocaria. e estabilidade muda sim. so nao vou te flar se eh melhor ou pior pq vai de cada um, pra mim pior, pq a moto foi feita para 180, agora tem gente q fala q melhora q eu acho q eh pura impressao ou coisa da cabeça por tah de pneu mais largo, que nao quer dizer q vai curvar melhor, mto pelo contrario quanto mais fino mais agilidade te da, so q menos limite.

tenho um amigo q tava com 190 na fz6 dele e trocou pneu faz 2 meses e voltou para o 180, creio eu q se fosse melhor nao teria voltado para o 180.

abraçooo amigo espero ter dado uma ajudinha.
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Mensagem por M.P.O.P Qua 13 Jul 2011, 19:59

Ahhh e nao esquenta de parar perto de 1000 e o pneu um pouco mais estreito nao kkkkkkk..em serra ou ate msm em pistas com mtas curvass a sua 750 com pneu mais fininho ganha da deles com pneu largo Very Happy
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Mensagem por Edu Qua 13 Jul 2011, 20:39

farofa escreveu:não é recomendado usar pneu de medida diferente em motos, não é igual carro.
mas se realmente quer, pneu pra reta qq um serve, qq um que vc por na sua srad de qq medida vai servir pra vc andar reto.
mas se vc quiser fazer curva tão rápido ou melhor que uma 1000, aconselho deixá-lo como está, na medida certa, apenas coloque um bom par de pneus com boa aderência, daqueles que duram exagerando 3,5mil km.

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Se quer andar na reta coloca, mas com uma 750 tem q deitar muito e rápido nas curvas, aí só de 180
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Mensagem por Convidad Qua 13 Jul 2011, 20:47

o certo eh trocar a roda pela da 1000 pra nao deformar o pneu......ou seja,não compensa....

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Mensagem por Richard. Qua 13 Jul 2011, 22:28

Como foi dito, pneu de moto não é igual pneu de carro.

Nem em carro é recomendado alterar medidas originais, em motos então, fora de cogitação.

Mudar o pneu para um mais largo vai te gerar um gasto maior do próprio pneu, conjunto de relação e vai alterar toda a dirigibilidade da moto. Ou seja, só vai trazer prejuízo.

A ÚNICA vantagem é puramente ESTETICA.

Vale a pena comporometer a sua segurança e todo o conjunto da moto apenas para ela ficar mais bonitinha???

Essas coisas de colocar pneu 190 ou 200 é coisa de boy de reta.
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Mensagem por Jeffaods Qua 13 Jul 2011, 23:19

Olá amigo!
Eu cheguei a criar um tópico sobre isso só que ao contrário. Eu tenho uma 1000 uso pneu 190/50, e após fazer alguns track day's to pensando em por o 180/55 pois para agilidade e inclinação me parece que vai mais do que o 190/50. Digo isso porque para eu raspar as saboneteiras com o meu pneu eu chego a gastar as bordas dele e tive mais facilidade e rapidez em curvar com pneus 180/55.
Agora, sem fugir do assunto pergunto aos colegas...é impressão minha ou vocês que ja usaram as 2 medidas confirmam?

Abraço!
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Mensagem por Richard. Qui 14 Jul 2011, 09:26

Jeffaods escreveu:Olá amigo!
Eu cheguei a criar um tópico sobre isso só que ao contrário. Eu tenho uma 1000 uso pneu 190/50, e após fazer alguns track day's to pensando em por o 180/55 pois para agilidade e inclinação me parece que vai mais do que o 190/50. Digo isso porque para eu raspar as saboneteiras com o meu pneu eu chego a gastar as bordas dele e tive mais facilidade e rapidez em curvar com pneus 180/55.
Agora, sem fugir do assunto pergunto aos colegas...é impressão minha ou vocês que ja usaram as 2 medidas confirmam?

Abraço!

Não é impressão sua.

Na Comet, o meu modelo, vinha na época, com um pneu 150 na traseira.

O Modelo atual, vem com 130 ou 140 (se não me falha a memória é o 130).

Você desce de uma moto e sobe na outra, você fala que são duas motos TOTALMENTE diferentes, a minha é bem mais pesada e lenta para curvar, o modelo atual, que teve redução na medida do pneu traseiro, é uma moto bem mais leve e bem mais rápida em mudanças de trajetória.

Eu prefiro manter o 150, pois já me acostumei com a moto assim e não vejo o pq de trocar, inclusive, achei que com o 130 a moto ficou leve até demais para curvar, não senti muita confiança, mas se quisesse, poderia colocar um pneu menor sem problemas, pois a roda me permite, tanto que o modelo atual teve essa redução de medida.

Outra coisa totalmente diferente era uns caras que colocavam até pneu 180 na Comet, na minha opinião, além de ficar ridiculo, a moto ficava muito lerda, mas muito mesmo, precisava jogar muito peso nas pedaleiras para fazer a moto curvar, era complicado, sem contar que ficava um bolachão horrendo olhando a moto por trás. Evil or Very Mad
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Mensagem por Neto Srad Qui 14 Jul 2011, 18:53

Quando tive uma CB 500, troquei os 130 originais no final da vida útil por um 150. Acabei me arrependendo, pois a moto ficou muito ruim de tocar, principalmente nas curvas, como a galera já disse...melhor manter o original!
Saudações!
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Mensagem por JoHnny Qui 14 Jul 2011, 18:58

O pneu vai gastar mais rápido, de maneira irregular. A moto ficará mais pesada, lenta e pesada.

Não faça...
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Mensagem por PHS Qui 14 Jul 2011, 19:05

Valeu Galera! Vai ficar o "fininho" mesmo; quando as verdinhas estiverem sobrando, troco na 1000 ................
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Mensagem por Berlindo Qui 14 Jul 2011, 19:36

Esportividade, durabilidade e segurança = medida original
Beleza = maior.

Tire as conclusões com base no que te pesa mais.
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Mensagem por Bisteka Qui 14 Jul 2011, 21:50

o Gheri tinha o 190 na moto dele...

Sei lá o que ele achava, nem cheguei a comentar com ele!!!
Já ele pinta ai e fala...

Eu manteria o tamanho normal!!!
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Mensagem por GHERI Sex 15 Jul 2011, 01:09

Bisteka escreveu:o Gheri tinha o 190 na moto dele...

Sei lá o que ele achava, nem cheguei a comentar com ele!!!
Já ele pinta ai e fala...

Eu manteria o tamanho normal!!!

É verdade, meu último pneu foi um 190, eu sabia que não era ideal, mas queria ver a diferença.
Bom, vamos la:
1) a distancia entre o paralama e o pneu diminui, podendo encostar e quebrar o paralama, aconteceu comigo.
2) a transmissão alonga, ou seja, perde torque e se o motor não for forte, perde tb velocidade final. Só para se ter uma idéia, todo mundo reduz transmissão para a moto ficar mais esperta. Alongar seria como aumentar a suspensão de um carro, poucos ou ninguem faz, a maioria rebaixa.
3) a estabilidade e rapidez de entrada nas curvas são pioradas com o 190, sem dizer que o pneu dianteiro não conversa com o traseiro em termos de marcas deixadas pelo asfalto.
Ou seja, não aconselho essa mudança para quem quer tirar proveito do q ela pode dar.

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Mensagem por Henricao Sex 15 Jul 2011, 01:36

GHERI escreveu:
Bisteka escreveu:o Gheri tinha o 190 na moto dele...

Sei lá o que ele achava, nem cheguei a comentar com ele!!!
Já ele pinta ai e fala...

Eu manteria o tamanho normal!!!

É verdade, meu último pneu foi um 190, eu sabia que não era ideal, mas queria ver a diferença.
Bom, vamos la:
1) a distancia entre o paralama e o pneu diminui, podendo encostar e quebrar o paralama, aconteceu comigo.
2) a transmissão alonga, ou seja, perde torque e se o motor não for forte, perde tb velocidade final. Só para se ter uma idéia, todo mundo reduz transmissão para a moto ficar mais esperta. Alongar seria como aumentar a suspensão de um carro, poucos ou ninguem faz, a maioria rebaixa.
3) a estabilidade e rapidez de entrada nas curvas são pioradas com o 190, sem dizer que o pneu dianteiro não conversa com o traseiro em termos de marcas deixadas pelo asfalto.
Ou seja, não aconselho essa mudança para quem quer tirar proveito do q ela pode dar.


Se trocarmos um pneu 180/55/17 por um 190/55/17, a relação seria alongada com absoluta certeza.

Entretanto, a transmissão não se alongaria se trocássemos um pneu 180/55/17 por um 190/50/17. Ao contrário, ficaria por volta de 0,75% mais curta. Um pneu 180/55/17 tem maior altura que um 190/50/17.

Corrijam-me se eu estiver errado.

Abraços!
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Mensagem por GHERI Sex 15 Jul 2011, 02:05

Henricao ZX9 escreveu:
GHERI escreveu:
Bisteka escreveu:o Gheri tinha o 190 na moto dele...

Sei lá o que ele achava, nem cheguei a comentar com ele!!!
Já ele pinta ai e fala...

Eu manteria o tamanho normal!!!

É verdade, meu último pneu foi um 190, eu sabia que não era ideal, mas queria ver a diferença.
Bom, vamos la:
1) a distancia entre o paralama e o pneu diminui, podendo encostar e quebrar o paralama, aconteceu comigo.
2) a transmissão alonga, ou seja, perde torque e se o motor não for forte, perde tb velocidade final. Só para se ter uma idéia, todo mundo reduz transmissão para a moto ficar mais esperta. Alongar seria como aumentar a suspensão de um carro, poucos ou ninguem faz, a maioria rebaixa.
3) a estabilidade e rapidez de entrada nas curvas são pioradas com o 190, sem dizer que o pneu dianteiro não conversa com o traseiro em termos de marcas deixadas pelo asfalto.
Ou seja, não aconselho essa mudança para quem quer tirar proveito do q ela pode dar.


Se trocarmos um pneu 180/55/17 por um 190/55/17, a relação seria alongada com absoluta certeza.

Entretanto, a transmissão não se alongaria se trocássemos um pneu 180/55/17 por um 190/50/17. Ao contrário, ficaria por volta de 0,75% mais curta. Um pneu 180/55/17 tem maior altura que um 190/50/17.

Corrijam-me se eu estiver errado.

Abraços!

Corretíssimo meu amigo Henricones, no meu caso estava usando o SuperCorsa de Interlagos que são 190/55/17, que no caso fica por volta em porcentagem de 5% e uns quebrados mais longo.

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Mensagem por J. Sex 15 Jul 2011, 08:12

A galera já falou tudo.

Pessoal que corre de 600 em Interlagos, normalmente coloca 190...mas aí é bem diferente o uso que eles fazem do pneu.
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Mensagem por Berlindo Sex 15 Jul 2011, 08:47

Henricao ZX9 escreveu:
Entretanto, a transmissão não se alongaria se trocássemos um pneu 180/55/17 por um 190/50/17

Exato, o 180/55 teria um perfil de 99 mm e o 190/50 95 mm.
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Mensagem por klatu Sex 15 Jul 2011, 10:24

O "55" ou o "50" na indicação do pneu se refere à relação (%) entre a altura e a largura da banda.

Aqui tem duas calculadoras/comparadoras de pneus.
Os dois sites fazem a mesma coisa: comparam as dimensões entre dois pneus.
http://www.kouki.co.uk/utilities/visual-tyre-size-calculator
http://www.tacomaworld.com/forum/tirecalc.php

Então, se trocar o 180/55/17 por um 190/50/17 vai ter uma redução na circunferência de 2,52 cm.
Portanto, vai ter uma redução na velocidade final na ordem de 1.3%.

Já foi dito que quanto mais largo o pneu pior vai ser o comportamento da moto em curva.
Entretanto, quanto maior o torque da moto, maior tem que ser a área de contato, para evitar derrapagem.
A GSX1000, por exemplo, tem 35% a mais de torque que a GSX750. Ela precisa de mais borracha no chão.

Por outro lado, pelo que sei, isso não mudaria a relação com o pneu dianteiro.

Mas não custa repetir: trocar esse tipo de peça da moto pode trazer graves consequencias. Largura do pneu não é só uma questão estética.

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Mensagem por Berlindo Sex 15 Jul 2011, 13:47

klatu escreveu:
A GSX1000, por exemplo, tem 35% a mais de torque que a GSX750. Ela precisa de mais borracha no chão.

Sim, mas pra isso ñ se trata só do pneu, bem como a ciclística e muito provavelmente a tala da roda.
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Mensagem por Henricao Sex 15 Jul 2011, 13:48

klatu escreveu:O "55" ou o "50" na indicação do pneu se refere à relação (%) entre a altura e a largura da banda.

Aqui tem duas calculadoras/comparadoras de pneus.
Os dois sites fazem a mesma coisa: comparam as dimensões entre dois pneus.
http://www.kouki.co.uk/utilities/visual-tyre-size-calculator
http://www.tacomaworld.com/forum/tirecalc.php

Então, se trocar o 180/55/17 por um 190/50/17 vai ter uma redução na circunferência de 2,52 cm.
Portanto, vai ter uma redução na velocidade final na ordem de 1.3%.

Já foi dito que quanto mais largo o pneu pior vai ser o comportamento da moto em curva.
Entretanto, quanto maior o torque da moto, maior tem que ser a área de contato, para evitar derrapagem.
A GSX1000, por exemplo, tem 35% a mais de torque que a GSX750. Ela precisa de mais borracha no chão.

Por outro lado, pelo que sei, isso não mudaria a relação com o pneu dianteiro.

Mas não custa repetir: trocar esse tipo de peça da moto pode trazer graves consequencias. Largura do pneu não é só uma questão estética.

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Mensagem por obeahx Seg 08 Ago 2011, 18:47

No Final das contas acho q a diferença não é tão grande pq é uma 180 e outro 190... no caso da Cb 500 q o pneu original é 130 e trocam por 150 ja é uma diferença mais expressiva... jo q por exemplo... uma Cb 300 q tem um pneu trazeiro 140 faz mais curva do q uma Twister que tem um 130... em fim eu não mudo o pneu da minha Srad pq ja acho o 180 exelente tanto estetica qto ciclistica... então blz.. mas se mudasse, talvez não fosse algo tão expressivo... poxa, ninguem sente tanta diferença assim se não tiver num autodromo... mesmo andando forte em uma viagem ou em uma rodovia de exelente asfauto, a diferença não vai ser tão expressiva... vai por mim, usa o original q vc não se arrepende nunca!
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