[AJUDA]SRAD 750 LIGOU, ESQUENTOU E APAGOU, PAINEL NÃO ACENDE
+11
Jimmy Keller
lander
Ralexandre Sorocaba
Tarcio
RDO
FERNANDO PF
Berlindo
casal 50
vytor
farofa
mirculio
15 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
[AJUDA]SRAD 750 LIGOU, ESQUENTOU E APAGOU, PAINEL NÃO ACENDE
Relembrando a primeira mensagem :
BOA TARDE A TODOS, SE É QUE POSSO DIZER ISSO NÉ
GALERA, TENHO UM PROBLEMA DO QUAL NÃO SEI AS PROPORÇÕES.
PRETENDIA SAIR COM A MINHA MOTO HOJE. PROCEDIMENTO NORMAL, DEI PARTIDA, FICOU ESQUENTANDO POR ALGUNS MINUTOS.... ENGATEI A PRIMEIRA ATÉ O PORTÃO
DESCI A CALÇADA E A MOTO APAGOU COMPLETAMENTE, NÃO ACENDE NEM PAINEL,
MEDI A VOLTAGEM DA BATERIA E DEU UMA GERAL PRA VER SE NAO TINHA SOLTADO NADA E ESTÁ TUDO NORMAL! BATERIA COM 12.6V, TUDO APERTADINHO...
POREM.... NADA DE IGNIÇÃO!!!!!!!!
ALGIUEM JÁ TEVE ESSE PROBLEMA ANTES????
ALGUEM TEM UMA SOLUÇÃO????
DESDE JÁ AGRADEÇO!
BOA TARDE A TODOS, SE É QUE POSSO DIZER ISSO NÉ
GALERA, TENHO UM PROBLEMA DO QUAL NÃO SEI AS PROPORÇÕES.
PRETENDIA SAIR COM A MINHA MOTO HOJE. PROCEDIMENTO NORMAL, DEI PARTIDA, FICOU ESQUENTANDO POR ALGUNS MINUTOS.... ENGATEI A PRIMEIRA ATÉ O PORTÃO
DESCI A CALÇADA E A MOTO APAGOU COMPLETAMENTE, NÃO ACENDE NEM PAINEL,
MEDI A VOLTAGEM DA BATERIA E DEU UMA GERAL PRA VER SE NAO TINHA SOLTADO NADA E ESTÁ TUDO NORMAL! BATERIA COM 12.6V, TUDO APERTADINHO...
POREM.... NADA DE IGNIÇÃO!!!!!!!!
ALGIUEM JÁ TEVE ESSE PROBLEMA ANTES????
ALGUEM TEM UMA SOLUÇÃO????
DESDE JÁ AGRADEÇO!
mirculio- Participante
-
Re: [AJUDA]SRAD 750 LIGOU, ESQUENTOU E APAGOU, PAINEL NÃO ACENDE
Galera... o cara q ta fazendo meu estator disse ja ter pego esse tipo de problema nas motos que o Valter fez o retificador... e disse que pode ser pane neleee....
Literalmente ele tirou o dele da reta!!!!!!
Alguem sabe alguma maneira de eu testar ambos os equipamentos????
Interessante que logo após montamos o retificador na moto estava carregando normal!!!!!
Será que ja tinha zuado o Estator antes de refazer o retificador???? ou o problema está no recon????
Aguardo opiniões!!!!!!!!!!!!!
Literalmente ele tirou o dele da reta!!!!!!
Alguem sabe alguma maneira de eu testar ambos os equipamentos????
Interessante que logo após montamos o retificador na moto estava carregando normal!!!!!
Será que ja tinha zuado o Estator antes de refazer o retificador???? ou o problema está no recon????
Aguardo opiniões!!!!!!!!!!!!!
mirculio- Participante
-
No próprio site do Valter tem como testar o estator.
Basicamente é pegar o plug q vem dele e combinar os pares (são 3 pernas, logo 1-2, 1-3, 2-3) e medir tensão alternada (VAC, ACV). Normalmente vem 25V em ponto morto e em torno de 90V @ 5000 rpm.
Se um dos polos do estator ñ tá mandando tensão qdo combinado com outro, tem que mandar enrolar ele de novo, pq alguma parte do bobinado partiu. Vc pode mentir continuidade também pra detectar isso (desligado!).
Pra testar o retificador, pode ser direto no plug da bateria, tensão contínua (VDC, DCV), medindo com a moto ligada algo em torno de 13,5V em pto morto e no máximo 14,5V @ 5000 rpm.
Se o retificador não mandar nada de tensão pra bateria, vc vai logo notar e testado o estator, caso esteja OK, retificador já foi. Agora se mandar mais de 14,5V, perigo máximo, pois pode queimar a ECU de sua moto.
Basicamente é pegar o plug q vem dele e combinar os pares (são 3 pernas, logo 1-2, 1-3, 2-3) e medir tensão alternada (VAC, ACV). Normalmente vem 25V em ponto morto e em torno de 90V @ 5000 rpm.
Se um dos polos do estator ñ tá mandando tensão qdo combinado com outro, tem que mandar enrolar ele de novo, pq alguma parte do bobinado partiu. Vc pode mentir continuidade também pra detectar isso (desligado!).
Pra testar o retificador, pode ser direto no plug da bateria, tensão contínua (VDC, DCV), medindo com a moto ligada algo em torno de 13,5V em pto morto e no máximo 14,5V @ 5000 rpm.
Se o retificador não mandar nada de tensão pra bateria, vc vai logo notar e testado o estator, caso esteja OK, retificador já foi. Agora se mandar mais de 14,5V, perigo máximo, pois pode queimar a ECU de sua moto.
Berlindo- Participante
-
Berlindo escreveu:No próprio site do Valter tem como testar o estator.
Pois é amigo.... tudo foi feito conforme o manual do Valter...
Foi medido o estator assim q retirado o retificador e os valores foram passados para ele.... Realmente 1 dos polos estava com uma pequena diferença para os outros.... Ele disse que ele já não estava 100% mas que achava não ter problema....
O retificador voltou... nós o montamos e testamos a carga e tava bala 13,5 em lenta e com aceleração chegava a 14,4.... Tudo ok....
Final de semana peguei uma pistaaa.... tranquilo..... dei uma acelerada boa e tudo normal...
Na segunda percebi uma pequena mancada na partida, e foi piorando..... Como a moto ficou um tempo paradaaa.. achei qpudesse ser bateriaaa....
Coloquei ela pra carregar e depois liguei a moto para testar novamente a carga.... dai a surpresa... 11,9 de lenta e nao passava de 12,5 acelerando...
Retiramos novamente o chicote do estator e o testamosss...
1 dos polos com zero de corrente... Retiramos a tampa do motor.... e uma parte do estator torrado...
Será que já é decorrência do primeiro problema com o retificador???? Ou o recondicionado está com algum pau....
O eletrecista onde mandei o estator disse já ter pego algumas motos com problema de estator após ter recondicionado o retificador com o Valter. Ele me explicou uma parada de curto com diodos da placa do retificador... mas como nao manjo nada de eletronica...
Minha duvida é montar tudo novamente e zuar dinovo o estator por esse possivel problema com o retificadorrrr...
Alguma orientação???? teria como testar o retificador de alguma outra maneira sem correr o risco de queimar novamente o estator???
mirculio- Participante
-
Cara, pode ocorrer. Eu inclusive corro esse risco.
Quer acabar com seu problema definitivamente? Mande enrolar de novo a bobina do estator e compre um retificador Mosfet, tem vários, mas acho q da CBR600 serve. Nunca mais vai esquentar a cabeça com isso.
Agora me faz um favor, descobre qdo foi trocado esse retificador, dentro de 6 meses tem garantia. Ligue para o Valter, explique a situação e veja o que ele fala. Não deixe de postar aqui qquer ocorrido.
Quer acabar com seu problema definitivamente? Mande enrolar de novo a bobina do estator e compre um retificador Mosfet, tem vários, mas acho q da CBR600 serve. Nunca mais vai esquentar a cabeça com isso.
Agora me faz um favor, descobre qdo foi trocado esse retificador, dentro de 6 meses tem garantia. Ligue para o Valter, explique a situação e veja o que ele fala. Não deixe de postar aqui qquer ocorrido.
Berlindo- Participante
-
Triumph Daytona Rules....só muda o endereço...eu mereço viu!!! O calcanhar de Aquiles da 675 vai ser o mesmo da 750. Será....?? Lascou pra mim, vou encomendar uns 5 MOSFET. rsrsrsrs
Espero que em 2011 tenham resolvido isso, são só 3 anos de lições aprendidas, né? Dá tempo de perceber uma merda, não??? kkk
Berlindo- Participante
-
Berlindo escreveu:Cara, pode ocorrer. Eu inclusive corro esse risco.
Intão Berlindo.... O retificador foi feito no dia 25/7 pelo Valter, ainda está na garantia.... .... Eu mesmo conversei com ele e passei todos os valores de acordo com os testes por ele recomendados.
O meu medo é montar novamente o retificador e por conta de algum problema no mesmo acabar prejudicando novamente o estator ou outro componente, pois o profissional que está enrolando o meu estator disse já ter encontrado alguns problemas desse tipo em decorrência do retificador do Valter....
Quando falei o acontecido com o retificador e que tinha mandado pra ribeirão recondicionar ele já falou.... Foi com o Valter????
Para saber isso creio que terei que correr o risco e medir os valores de ambos periódicamente para tentar antecipar danos maiores.
Espero que o problema já seja decorrente da primeira pane no retificador... assim espero não ter mais problemas....
Quanto ao mosfet.... creio que será a saída realmente caso não solucione o meu problema.... pois o original esquenta uma barbaridade!!!!!!!!!
mirculio- Participante
-
Só posso te dizer uma coisa: MEDO!
Acho q vou ter q morrer num Mosfet logo de uma vez pra ñ ter dor de cabeça.
Apesar de que instalei o meu em maio e tá rodando...
Berlindo- Participante
-
Berlindo escreveu:Só posso te dizer uma coisa: MEDO!
Intaum caraaa... me falaram super bem do trampo do Valter... agora terei que arriscar ne velho.... vamos ver no que vai dar!!!!!
mirculio- Participante
-
Ontem montamos tudo novamente. Estator e regulador montados, ligamos a moto e fizemos as devidas medições.
Tudo normal, carregando belezinha!!!!
Deixamos o regulador fora da sua posição para verificar o aquecimento do mesmo!!!! Nada de anormal foi dectado. O sobreaquecimento acho que vem realmente do local de instalação do mesmo (Atrás do radiador e acima do coletor de escape).
Decidimos então aproveitar os fios feitos em 50 cm no retificador conforme solicitado ao Valter e desenvolver um suporte para fixá-lo em outro local. Ele ficará em uma das carenagens laterais, mais próximo ao chão e distante de qualquer outra fonte de calor excessivo.
Após feito o novo suporte eu posto como ficou...
Tudo normal, carregando belezinha!!!!
Deixamos o regulador fora da sua posição para verificar o aquecimento do mesmo!!!! Nada de anormal foi dectado. O sobreaquecimento acho que vem realmente do local de instalação do mesmo (Atrás do radiador e acima do coletor de escape).
Decidimos então aproveitar os fios feitos em 50 cm no retificador conforme solicitado ao Valter e desenvolver um suporte para fixá-lo em outro local. Ele ficará em uma das carenagens laterais, mais próximo ao chão e distante de qualquer outra fonte de calor excessivo.
Após feito o novo suporte eu posto como ficou...
mirculio- Participante
-
Moto montada e andando, já fiz o primeiro teste no final de semana...
250 km de pista.... Muito calor e tudo normal....
Agora e torcer pra não dar mais pane!!!!
250 km de pista.... Muito calor e tudo normal....
Agora e torcer pra não dar mais pane!!!!
mirculio- Participante
-
Cara... Tenho uma Srad 750 2009. Ja tive esse problema 2 vezes. Com certeza é retificador e a bateria continuava mostrando carga na medição... Pode conferir!!!
joao.barros- Participante
-
Ahh... outra coisa, dá uma buscada aqui no fórum por retificador gsx 750 que você vai encontar os dados do Chiaratto que é o cara que fabrica um retificador que a turma tem usado por aí. Parece que tem sido melhor que o original. Abraços e boa sorte.
joao.barros- Participante
-
Galeraaa.. depois da pane de retificador e estator, certamente a bateria ja nao e mais a mesmaaaa....
Detalhe!!!!! Partida acontece normalmente, porém, o xenon da baixa nunca acende na primeira, tenho q dar um rolezinho meio forte e depois ligar a chave sem bom o corta corrente acionado para não funcionar tudo ao mesmo tempo... !!!!
Um amigo meu me disse pra colocar um botao ou relê que impessa que o xenon ligue junto com os demais componentes da moto... e apos alguns instantes da moto ligada acionar o xenon!!!!
Alguem conhece algum relê que faça essa função de temporizador no xenon????
Em todo caso, qual a bateria mais indicada para usar na moto??? Pesquisei o preço da yuasa, vi muitos coments das baterias de Gel. Alguem recomenda?
Detalhe!!!!! Partida acontece normalmente, porém, o xenon da baixa nunca acende na primeira, tenho q dar um rolezinho meio forte e depois ligar a chave sem bom o corta corrente acionado para não funcionar tudo ao mesmo tempo... !!!!
Um amigo meu me disse pra colocar um botao ou relê que impessa que o xenon ligue junto com os demais componentes da moto... e apos alguns instantes da moto ligada acionar o xenon!!!!
Alguem conhece algum relê que faça essa função de temporizador no xenon????
Em todo caso, qual a bateria mais indicada para usar na moto??? Pesquisei o preço da yuasa, vi muitos coments das baterias de Gel. Alguem recomenda?
mirculio- Participante
-
Nem precisa de temporizador cara, coloca simplesmente um botão no neutro de alimentação do xenon e chaveia ele. Eu faço isso sempre pra evitar partida com o xenon ligado, nunca tive problemas.
Mas se quiser um relê temporizado, vende por mixaria em qquer loja de eletrônico, aí é só chaveá-lo com um pós-chave (12V só com a chave ligada).
Quer gastar uma vez só? Yuasa.
Mas se quiser um relê temporizado, vende por mixaria em qquer loja de eletrônico, aí é só chaveá-lo com um pós-chave (12V só com a chave ligada).
Quer gastar uma vez só? Yuasa.
Berlindo- Participante
-
Mirculio
faça um chave liga e desliga facil e rapido tenho na minha bandit..e o xenon só funciona qndo eu quero .
faça um chave liga e desliga facil e rapido tenho na minha bandit..e o xenon só funciona qndo eu quero .
MORAES(TL)- Moderador
-
como disseram.. bateria yuasa !
comprei uma pra minha gs... deixei ela parada 2 anos... e a bateria ta perfeita... parece q ando com a moto todo dia !
qnto ao xenon
ou poe a chave q vc escolhe ligar/desligar...
ou poe o rele...
acontece q todos q conheco trabalham ao contrario..
DESLIGAM o componente depois de certo tempo...
mas deve existir algo para fazer o contrario (ligar no caso)...
comprei uma pra minha gs... deixei ela parada 2 anos... e a bateria ta perfeita... parece q ando com a moto todo dia !
qnto ao xenon
ou poe a chave q vc escolhe ligar/desligar...
ou poe o rele...
acontece q todos q conheco trabalham ao contrario..
DESLIGAM o componente depois de certo tempo...
mas deve existir algo para fazer o contrario (ligar no caso)...
vytor- Moderador
-
Tem sim, tem até os q tem o contato normal aberto e normal fechado.
Berlindo- Participante
-
Pessoal, então não sei se é o mesmo caso.. a minha moto uma Srad 750 09/10 , vou fazer o recall ainda do retificador ainda não fiz, a solicitação foi feita essa semana, não sei se é mal contato pois essa semana troquei meu escape e coloquei outro.. ai teve q tirar a carenagem pois tive q tirar o escape todo.. mas ela esta apagando o Painel mesmo fria.. mas ai eu pisco o farol ou acendo a seta e ele acende o painel novamente.. a moto continua ligada.. só da pra perceber se olhar pro painel..
o que poderá ser? será o retificador? q caiu a voltagem depois volta ou algum mal contato?
o que poderá ser? será o retificador? q caiu a voltagem depois volta ou algum mal contato?
Rafa Almeida- Participante
-
Não é retificador, ele ñ é intermitente. Qdo para de funcionar, deixa de carregar a bateria, a bomba de combustível é a primeira que para e te deixa na mão.
Berlindo- Participante
-
Deixei ela na suzuki vamus ver oq pode serBerlindo escreveu:Não é retificador, ele ñ é intermitente. Qdo para de funcionar, deixa de carregar a bateria, a bomba de combustível é a primeira que para e te deixa na mão.
Rafa Almeida- Participante
-
RoiteX- Participante
-
Página 2 de 2 • 1, 2