MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
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Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Ai, galera eu possuo uma bandit 1250N e ja tive moto esportiva e carenada e conheco um pouco de mecanica, dai pensei num modo nao muito oneroso para fazer motos como a minha alcancar maior velocidade final sem modificar mecanicamente o motor e portanto diminuir a dua vida útil.
Se a sua moto assim como a minha nao consegue encher a 6a marcha em reta, tipo tu ta em reta e por mais q o acelerador esteja no talo... o giro nao sobe nem a velocidade aumenta e ainda sobra uma margem de giro para alcancar o ponto de corte do motor, entao sugiro encurtar a relacao na margem maxima de 5%, diminuir 1 dente no pinhao ou aumentando 2 dentes na coroa. Moto fica bem mais arisca aumenta a aceleracao, aumenta a velocidade final em reta, no entanto, limita a velocidade final em caso de decida ingrimes. Coisa q vou fazer na minha bandit 1250. E assim ela podera alcancar 285 km/h. Beirando os 10 mil giro ponto de corte.
Ja se tua moto for outra, ou caso se trate de uma moto envenenada, turbinada, no sentido generico, e a tua moto tiver alcancando muito rapidamente o ponto de corte de giro em 6 marcha, sugiro que tu alonge a relacao, aumentar 1 dente no pinhao ou diminuir 2 dentes na coroa, moto vai ficar um ponto menos forte em arrancada mas tera maior velocidade final se tiver sobrando cavalos para te permitir isso.
Outro ponto importante eh a aerodinamica, a carenagem integral nao eh so aspecto estetico, eh funcional.
A carenagem frontal da gsxf 650 eh perfeitamente adaptavel nas bandits 650 e 1250, mesma formato de motor e quadro. Com essa carenagem a moto conseguira bem melhor desempenho de final e se nao for muito cara pretendo por na minha 1250N e transforma-la na gsx1250f , a qual eh vendida no exterior.
Se a sua moto assim como a minha nao consegue encher a 6a marcha em reta, tipo tu ta em reta e por mais q o acelerador esteja no talo... o giro nao sobe nem a velocidade aumenta e ainda sobra uma margem de giro para alcancar o ponto de corte do motor, entao sugiro encurtar a relacao na margem maxima de 5%, diminuir 1 dente no pinhao ou aumentando 2 dentes na coroa. Moto fica bem mais arisca aumenta a aceleracao, aumenta a velocidade final em reta, no entanto, limita a velocidade final em caso de decida ingrimes. Coisa q vou fazer na minha bandit 1250. E assim ela podera alcancar 285 km/h. Beirando os 10 mil giro ponto de corte.
Ja se tua moto for outra, ou caso se trate de uma moto envenenada, turbinada, no sentido generico, e a tua moto tiver alcancando muito rapidamente o ponto de corte de giro em 6 marcha, sugiro que tu alonge a relacao, aumentar 1 dente no pinhao ou diminuir 2 dentes na coroa, moto vai ficar um ponto menos forte em arrancada mas tera maior velocidade final se tiver sobrando cavalos para te permitir isso.
Outro ponto importante eh a aerodinamica, a carenagem integral nao eh so aspecto estetico, eh funcional.
A carenagem frontal da gsxf 650 eh perfeitamente adaptavel nas bandits 650 e 1250, mesma formato de motor e quadro. Com essa carenagem a moto conseguira bem melhor desempenho de final e se nao for muito cara pretendo por na minha 1250N e transforma-la na gsx1250f , a qual eh vendida no exterior.
Tiago Kobayashi- Participante
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Idade : 39
Data de inscrição : 15/06/2011
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Aí conhece hein rsrs
thiago8983- Participante
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Idade : 39
Data de inscrição : 18/07/2010
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Tiago, quando souber do valor dessa carenagem integral posta aqui pra nós, um abraço.
Douglas Rocha- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 28/04/2011
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
detalhe, quando encurtar a relação, ela já ficará marcando a mais no velocimetro, a margem de erro aumentará proporcionalmente o quanto você encurtar a relação, podendo passar falsa impressão de aumento de velocidade final.. fazem bastante nas hornet´s, tem vídeo de hornet a 270km/h...hehe
o negócio é medir com GPS, antes e depois das mod´s.
o negócio é medir com GPS, antes e depois das mod´s.
FERNANDO PF- Participante
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Idade : 42
Data de inscrição : 25/04/2011
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Pessoal...
A maneira mais eficaz de se saber qual a relação ideal está aqui:
http://www.gearingcommander.com/
Voce pode fazer todos os ensaios que desejar...
Abraço...
A maneira mais eficaz de se saber qual a relação ideal está aqui:
http://www.gearingcommander.com/
Voce pode fazer todos os ensaios que desejar...
Abraço...
Convidad- Convidado
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Opa, quanto a carenagem da 650F tem que olhar o coletor de escape, nao sei se voces ja repararam mas o coletor das 650F é mais fino que o das Bandits...
Não sei se afetaria a montagem, mas é um fator a se olhar.
Não sei se afetaria a montagem, mas é um fator a se olhar.
Leandro_bhz- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 22/02/2010
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Tiago, já chegou a ver o custo dessa modificação na relação?
thiago8983- Participante
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Idade : 39
Data de inscrição : 18/07/2010
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Leandro_bhz escreveu:tem que olhar o coletor de escape, nao sei se voces ja repararam mas o coletor das 650F é mais fino que o das Bandits....
Se ñ encosta, vai esquentar bastante.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Leandro_bhz escreveu:Opa, quanto a carenagem da 650F tem que olhar o coletor de escape, nao sei se voces ja repararam mas o coletor das 650F é mais fino que o das Bandits...
Não sei se afetaria a montagem, mas é um fator a se olhar.
Isso é engrupo da Suzuki, economia de acabamento, as bandits possuem uma "capa" de inox, a maioria das motos novas são assim. Como tem carenagem, eles retiram esse acabamento, Safados! (a minha já tem um ponto do escape que ja tá saindo a tinta.)
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Tiago, já fez o encurtamento da relação da sua moto? Como ficou? Tenho uma 1200N e gostaria de saber se vale a pena alterar!
Abs.
Abs.
RafaB12!!- Participante
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Idade : 40
Data de inscrição : 13/09/2009
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
O motor da 650 e 1250 não são do mesmo tamanho.
Provavelmente não serve a mesma carenagem, tanto que o motor das 1250 é até meio desalinhado do quadro.
Provavelmente não serve a mesma carenagem, tanto que o motor das 1250 é até meio desalinhado do quadro.
JoHnny- Participante
-
Idade : 36
Data de inscrição : 12/12/2007
GHERI- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 25/03/2010
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
O pinhao eh barato ja a coroa eh um pouco mais cara. Modificar a relacao realmente a velocidade no painel vai ficar irreal,ja q se baseia na rotacao do motor, por isso to comprando um painel digital bem mais bonito completo que vem com sensor de velocidade na roda e custa apenas 400 ehehe.
Quanto ao encurtamento da relacao, ja comprei pinhao menores ara outras motos pelas Vaz e sao de otima qualidade.
Pinhao menor para a bandit 1250, eh o de 17 dentes, 18 original, a moto fica MUITO CANHAO!! Levantando a frente muito facil nao indico para iniciantes. Para comprar tem os seguintes sites. Lembrar que a bandit 650 o original eh 15 dentes.
http://www.hpartsmoto.com.br/pinhaoparamotosuzuki17dentesbandit125007ate09gsx750rsrad00ate04gsx1300rhayabusa99ate04,product,012165001,10221.aspx
http://www.dynamikmotos.com.br/loja/produto.php?produto=2412
http://www.ascarivirtual.com.br/index.php/pinh-o-vaz-z16-dentes-suzuki-bandit.html
Esse pinhao 17 dentes da VStrom/Gsxr600 Vaz deve da certo tbm precisa verificar o frizado interno que aparente pelas fotos eh o mesmo. http://www.provermotos.com.br/produto_detalhe.ecm?p=2986
Ainda nao consegui achar onde vende a carenagem frontal na net, na conssecionaria deve ser carissima, mas para quem nao acredita que da pra colocar a carenagem, site que confirma GSX 1250F http://www.toeff-magazin.ch/test/neue-modelle/suzuki-gsx1250f-abs-769.html
Ah pessoal a unica coisa que muda da gsx 1250f para gsx 650f eh que a a gsx 1250 tem 2 vetoinhas e nao apenas uma como as nossas, para compensar o menor fluxo de ar.
Quanto ao encurtamento da relacao, ja comprei pinhao menores ara outras motos pelas Vaz e sao de otima qualidade.
Pinhao menor para a bandit 1250, eh o de 17 dentes, 18 original, a moto fica MUITO CANHAO!! Levantando a frente muito facil nao indico para iniciantes. Para comprar tem os seguintes sites. Lembrar que a bandit 650 o original eh 15 dentes.
http://www.hpartsmoto.com.br/pinhaoparamotosuzuki17dentesbandit125007ate09gsx750rsrad00ate04gsx1300rhayabusa99ate04,product,012165001,10221.aspx
http://www.dynamikmotos.com.br/loja/produto.php?produto=2412
http://www.ascarivirtual.com.br/index.php/pinh-o-vaz-z16-dentes-suzuki-bandit.html
Esse pinhao 17 dentes da VStrom/Gsxr600 Vaz deve da certo tbm precisa verificar o frizado interno que aparente pelas fotos eh o mesmo. http://www.provermotos.com.br/produto_detalhe.ecm?p=2986
Ainda nao consegui achar onde vende a carenagem frontal na net, na conssecionaria deve ser carissima, mas para quem nao acredita que da pra colocar a carenagem, site que confirma GSX 1250F http://www.toeff-magazin.ch/test/neue-modelle/suzuki-gsx1250f-abs-769.html
Ah pessoal a unica coisa que muda da gsx 1250f para gsx 650f eh que a a gsx 1250 tem 2 vetoinhas e nao apenas uma como as nossas, para compensar o menor fluxo de ar.
Tiago Kobayashi- Participante
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Idade : 39
Data de inscrição : 15/06/2011
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Pagina da gsf 1250 x traduzida http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=de&u=http://www.toeff-magazin.ch/test/neue-modelle/suzuki-gsx1250f-abs-769.html&ei=uOoMTuHIH4LZ0QGRi_GsDg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CB8Q7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.toeff-magazin.ch/test/neue-modelle/suzuki-gsx1250f-abs-769.html%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1600%26bih%3D783%26prmd%3Divns
Tiago Kobayashi- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 15/06/2011
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
ressuscitando o tópico rsrssrrr, galera e o seguinte sou novo no fórum e esse é o meu primeiro post aqui, tava pesquisando no forum sobre melhorar a velocidade final de uma bandit e me deparei com este post, falando em alongar as marchas e tal, então gostaria de saber se isso daria certo em uma 650, a moto ja esta com escape esportivo velas e filtro tambem esportivo, compensa mecher na relação de marchas, danifica alguma coisa, por 650 nao compensa, se tiver outro post sobre esse assunto na 650 gostaria que postassem dai eu vejo e desde ja agradeço a galera
jorge vizzari- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 03/02/2015
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Amigo, pode funcionar.
Eu uso coroa mais longa em minha B1250 S, mas ela está preparada, o que confere maior torque e potência a fim de suplantar a carga do alongamento da relação...
Liberando o motor de sua B65 voce certamente poderá usufruir melhor se obtiver uma relação mais longa, mantendo um torque adequado em função da modificação efetuada.
Demanda certamente tempo e dinheiro, pois para cada caso há uma combinação ideal a ser encontrada mediante testes e substituições de peças... não esquecendo que nisso entra o tamanho e peso do piloto...
Boa sorte
Hans Blackbullet
Eu uso coroa mais longa em minha B1250 S, mas ela está preparada, o que confere maior torque e potência a fim de suplantar a carga do alongamento da relação...
Liberando o motor de sua B65 voce certamente poderá usufruir melhor se obtiver uma relação mais longa, mantendo um torque adequado em função da modificação efetuada.
Demanda certamente tempo e dinheiro, pois para cada caso há uma combinação ideal a ser encontrada mediante testes e substituições de peças... não esquecendo que nisso entra o tamanho e peso do piloto...
Boa sorte
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Em tempo:
Desculpe, reli o post e vi que sua moto jÁ É 1250.
por favor desconsidere a respeito da B65...
Desculpe, reli o post e vi que sua moto jÁ É 1250.
por favor desconsidere a respeito da B65...
Hans Blackbullet- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Muito bom esse link...Convidad escreveu:Pessoal...
A maneira mais eficaz de se saber qual a relação ideal está aqui:
http://www.gearingcommander.com/
Voce pode fazer todos os ensaios que desejar...
Abraço...
Hans Blackbullet- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Mas também é possível preparar a moto, sem comprometer a vida útil e aumentar a velocidade final, desde que sua moto já não alcance o corte de giro em última marcha.
morassi- Participante
-
Idade : 37
Data de inscrição : 13/01/2015
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Pessoal, saí das esportivas e tenho minha Bandit há pouco tempo, mas já saí para "esmerilhar" várias vezes e ficou bem claro que não anda muito mesmo, como outras motos. Mesmo.sendo uma 1250 (concepção de motor não é race) a moto a partir dos 175/180 se torna muito lenta, ganha velocidade vagarosamente.
Minha moto é original a não ser pela ponteira e, não me entendam mal, pois ESTOU MUITO SATISFEITO COM MINHA ESCOLHA. Porém, acho que trocar filtro de ar, velas, pinhão, remapear, instalar escapamento caro (akrapovic por exemplo) e outros detalhes, tudo isso não irá mudar a característica da moto!
O grande problema que vejo nas bandit (para os que querem voar baixo) é justamente GANHAR VELOCIDADE APÓS OS 180 e acho que não da pra mudar isso apenas trabalhando com detalhes que mencionei acima.
Deve ser preciso muito gasto ($) para uma transformação (preparaçao motor, por exemplo) que a aproxime de uma zx6, r6 ou uma 600r e acho que aí o "molho sai mais caro que o peixe" sendo mais viável trocar por uma R.
O que acham??
Minha moto é original a não ser pela ponteira e, não me entendam mal, pois ESTOU MUITO SATISFEITO COM MINHA ESCOLHA. Porém, acho que trocar filtro de ar, velas, pinhão, remapear, instalar escapamento caro (akrapovic por exemplo) e outros detalhes, tudo isso não irá mudar a característica da moto!
O grande problema que vejo nas bandit (para os que querem voar baixo) é justamente GANHAR VELOCIDADE APÓS OS 180 e acho que não da pra mudar isso apenas trabalhando com detalhes que mencionei acima.
Deve ser preciso muito gasto ($) para uma transformação (preparaçao motor, por exemplo) que a aproxime de uma zx6, r6 ou uma 600r e acho que aí o "molho sai mais caro que o peixe" sendo mais viável trocar por uma R.
O que acham??
Jungle- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 17/08/2015
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Muito estranho isso Jungle, tive 2 bandit's 1200 e eram muito rápidas até 240km/h, só depois que demoravam para chegar aos 260km/h... encosta ela para dar uma geral e garantir que está tudo certo...
Abs.
Abs.
RafaB12!!- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 13/09/2009
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Claro que se vc comparar com uma SRAD 1000 ou até mesmo a 750, a Bandit é lenta.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
Tiago, bom dia, se diminuir um dente do pinhão e aumentar a coroa não vai ter ganho de velocidade final, vai ter ganho de arrancada apenas...
Luciano Cardoso- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 29/09/2013
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
RafaB12!! escreveu:Muito estranho isso Jungle, tive 2 bandit's 1200 e eram muito rápidas até 240km/h, só depois que demoravam para chegar aos 260km/h... encosta ela para dar uma geral e garantir que está tudo certo...
Abs.
Cara, a minha não anda desse jeito não! E fora o torque, que é muito superior, ela lembra muito uma GSX 750F que tive.
Mesmo ela estando lenta como relatei, gostei muito da moto! Mas agora que você disse que a sua chega fácil nos 240km/h e vai até 260, deu coceira na mão...hehe!
Valeu pela informação, vou levar num cara aqui de Brasilia que trabalha com injeção, remapeamento, essas coisas, pra ver o que há!
Jungle- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 17/08/2015
Re: MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL
As minhas eram das carburadas ainda... 2005 e 2006, ambas 5 marchas! Tinha também Filtro K&N e escape esportivo (Jeskap na 2005 e Yoshimura na 2006).
Boa sorte!
Boa sorte!
RafaB12!!- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 13/09/2009
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