ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
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ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
ae pessoal, pra quem ja teve ou pensa em trocar uma Sport touring, para uma super sport, aprendi uma boa liçao esse fds. vou compartilhar aqui, na Humildade, que talvez ajude alguns por ae a estudar antes de qualquer atitude.
Andei com uns amigos em estradas de curvas de velocidade alta, e sentei denovo na tao famosa hayabusa 2010. equipada, com escape, e tudo mais. pois bem, passei minha SS pro amigo andar e fomos com outros amigos andar.
De cara, quando vc sai de uma ST e vai pra SS, a nitida impressao de menos peso todos notam, muito brusca e o entre eixo ajuda a detonar as ST em curva, enquanto eu nao consigo usar a banda do pneu da SS(55), na busa qualquer inclinada, usava a banda toda.
Outro ponto, é o pendulo que tantos fazem pra andar na BUSA( sendo quase obrigatorio) pelo peso que tende a joga o piloto pra fora. e com a balança jogando a mais de 240km/h, o cara tem de pendurar mesmo.
Ja na SS, ate em velocidades maiores, em nenhum momento se tem necessidade de pendulo, apenas inclinaçao nas pontas dos pés.
Eu pelo menos tinha ouvido falar na absurda diferença em fazer curva no limite com a ST e SS. mais aquele momento, nao achava tao absurda assim, ja que a ST tem motor e usa um pneu que as SS detem. e sempre botei fe que as ST em curva de alta mandavam melhor que as SS.
Me enganei, pelo menos aqui, uma curva em alta, acima dos 240km, a busa perde totalmente a estabilidade, jogando a balança traseira , quase que dançando, forçando demais o piloto e puxar a frente dela no esterço pra indireitar. o torque dela ainda atrapalha e muito para se manter em uma curva dessas.
Ja com a SS, a estabilidade é absurda em alta, e ao contrario, se vc tender a pendular, é ae que causa instabilidade na moto, principalmente no garfo dianteira, penso eu que seja pela inclinaçao da moto ser de bico pra baixo, forçando para entrar melhor em frenagens e aerodinamica.
e o mais intrigante, acho que descobri o porque o torque das SS(1000) sao tao dosados em alta, justamente para se ter controle em curvas de alta, ja que a balança traseira é muito curta, se colocar torque ali, a tendencia é nem jogar a moto do lado, e sim passar reto.
Eu pelo menos, ja pulei das SS pra ST, mais nao experimentei nunca mais a sensação inversa, de pilotar uma ST e depois uma SS, na mesma situaçao. a verdade que uma SS manda em curvas, é verdade, mais em curva de alta? foi novidade pra mim. em retao, a busa é um trem, em seu trilho, e ate 200km em curva, ela manda bem, com perfeiçao. acima desse limite, as SS mandam(novidade pra mim).
Foi bom lembrar do motorzao da busa(que nao existe moto pra segurar ela) potencia de sobra em qualquer regime, e estabilidade total no limite de velocidade. Mais uma nova sensaçao pra mim reinou, absoluta, no quesito: segurança em curva de alta.
quem tiver a oportunidade de ter essa experiencia, vale a pena, acho que pesa, e muito na ora de sair das ST pras SS, principalmente quem curte curva de alta. tendencias diferentes?? pode ser, a tecnologia ajuda muito tambem, tanto que o amigo que andou na minha SS nao gostou e preferiu a busa, pelo fato dele andar ate 240km na curvinha. nao quero causar polemicas, mais curva de alta pessoal sabe o que é.
Troca de experiencias sempre ajuda, e essa, pra mim valew muito a pena. sou fã de hayabusa, e sempre vou ser, mais a segurança que a SS me passou, matou a pal qualquer outra situaçao que eu tenha passado. claro, hoje sei um pouquinho melhor andar em curva(uns cursinho e outros detalhes). na epoca que tive SS, nao sabia nada de curva, so retao.
bom, muitos podem saber desses fatos, mais vivenciar, é completamente diferente.
SAUDADES DA BUBUSA! mais a Brankinha aqui, mesmo com seu motorzinho de dentista , fez a liçao de casa.
valew a pena!!! hoje nao volto mais pra ST. SS nao é apenas risco, Mais sim muita segurança, para os fins que elas foram feitas.
abraçao ae
Andei com uns amigos em estradas de curvas de velocidade alta, e sentei denovo na tao famosa hayabusa 2010. equipada, com escape, e tudo mais. pois bem, passei minha SS pro amigo andar e fomos com outros amigos andar.
De cara, quando vc sai de uma ST e vai pra SS, a nitida impressao de menos peso todos notam, muito brusca e o entre eixo ajuda a detonar as ST em curva, enquanto eu nao consigo usar a banda do pneu da SS(55), na busa qualquer inclinada, usava a banda toda.
Outro ponto, é o pendulo que tantos fazem pra andar na BUSA( sendo quase obrigatorio) pelo peso que tende a joga o piloto pra fora. e com a balança jogando a mais de 240km/h, o cara tem de pendurar mesmo.
Ja na SS, ate em velocidades maiores, em nenhum momento se tem necessidade de pendulo, apenas inclinaçao nas pontas dos pés.
Eu pelo menos tinha ouvido falar na absurda diferença em fazer curva no limite com a ST e SS. mais aquele momento, nao achava tao absurda assim, ja que a ST tem motor e usa um pneu que as SS detem. e sempre botei fe que as ST em curva de alta mandavam melhor que as SS.
Me enganei, pelo menos aqui, uma curva em alta, acima dos 240km, a busa perde totalmente a estabilidade, jogando a balança traseira , quase que dançando, forçando demais o piloto e puxar a frente dela no esterço pra indireitar. o torque dela ainda atrapalha e muito para se manter em uma curva dessas.
Ja com a SS, a estabilidade é absurda em alta, e ao contrario, se vc tender a pendular, é ae que causa instabilidade na moto, principalmente no garfo dianteira, penso eu que seja pela inclinaçao da moto ser de bico pra baixo, forçando para entrar melhor em frenagens e aerodinamica.
e o mais intrigante, acho que descobri o porque o torque das SS(1000) sao tao dosados em alta, justamente para se ter controle em curvas de alta, ja que a balança traseira é muito curta, se colocar torque ali, a tendencia é nem jogar a moto do lado, e sim passar reto.
Eu pelo menos, ja pulei das SS pra ST, mais nao experimentei nunca mais a sensação inversa, de pilotar uma ST e depois uma SS, na mesma situaçao. a verdade que uma SS manda em curvas, é verdade, mais em curva de alta? foi novidade pra mim. em retao, a busa é um trem, em seu trilho, e ate 200km em curva, ela manda bem, com perfeiçao. acima desse limite, as SS mandam(novidade pra mim).
Foi bom lembrar do motorzao da busa(que nao existe moto pra segurar ela) potencia de sobra em qualquer regime, e estabilidade total no limite de velocidade. Mais uma nova sensaçao pra mim reinou, absoluta, no quesito: segurança em curva de alta.
quem tiver a oportunidade de ter essa experiencia, vale a pena, acho que pesa, e muito na ora de sair das ST pras SS, principalmente quem curte curva de alta. tendencias diferentes?? pode ser, a tecnologia ajuda muito tambem, tanto que o amigo que andou na minha SS nao gostou e preferiu a busa, pelo fato dele andar ate 240km na curvinha. nao quero causar polemicas, mais curva de alta pessoal sabe o que é.
Troca de experiencias sempre ajuda, e essa, pra mim valew muito a pena. sou fã de hayabusa, e sempre vou ser, mais a segurança que a SS me passou, matou a pal qualquer outra situaçao que eu tenha passado. claro, hoje sei um pouquinho melhor andar em curva(uns cursinho e outros detalhes). na epoca que tive SS, nao sabia nada de curva, so retao.
bom, muitos podem saber desses fatos, mais vivenciar, é completamente diferente.
SAUDADES DA BUBUSA! mais a Brankinha aqui, mesmo com seu motorzinho de dentista , fez a liçao de casa.
valew a pena!!! hoje nao volto mais pra ST. SS nao é apenas risco, Mais sim muita segurança, para os fins que elas foram feitas.
abraçao ae
Convidad- Convidado
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
Valeu pelo post e impressoes
vytor- Moderador
-
Idade : 39
Data de inscrição : 16/12/2007
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
desculpa ai, mas ficquei meio confuso no seu post:
vc está chamando a busa de SS ou ST?
pra mim busa não é ST, nem SS.
está no meio ali.
ST é a triumph Sprint GT ou ST, a Honda nova VFR1200, a Kawasaki 14 COncours, a BMW 1300S ou a 1300GT ( a RT pra mim é touring como a goldwing), a yamaha FJR1300.
vc está chamando a busa de SS ou ST?
pra mim busa não é ST, nem SS.
está no meio ali.
ST é a triumph Sprint GT ou ST, a Honda nova VFR1200, a Kawasaki 14 COncours, a BMW 1300S ou a 1300GT ( a RT pra mim é touring como a goldwing), a yamaha FJR1300.
Euro- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 17/12/2007
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
ST: sport touring
SS: super sport
certim??é o estilo em questao, nao marca.
SS: super sport
certim??é o estilo em questao, nao marca.
Convidad- Convidado
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
Muito legal passar suas impressões aqui, isso com certeza vai fazer a diferença para alguém que esteja pesquisando algum item dessa postagem, parabéns..... abrassss.
Marco Gixxer-750- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 03/01/2010
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
E a suspensão da Hayabusa, estava ajustada para andar rápido?
Abraço!
Abraço!
Henricao- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
Boa Pereba!!!!
Já vi muita gente reclamar da estabilidade da Busa nas curvas de alta. Eu inclusive presenciei um acidente com uma Busa por causa disso. Talvez um bom ajuste de suspensão possa amenizar esse problema, como lembrou o Henricão.
Em todo caso, a Busa é uma moto fantástica, mas é um projeto antigo cuja a proposta é mais Touring mesmo. Por isso, em se tratando de desempenho em curva, realmente ela perde muito quando comparada a uma SS moderna. Principalmente uma S 1000 RR. Por outro lado ela vence a maioria das SS em outros aspectos como conforto , garupa e velocidade final.
Quando alguém quer comprar uma moto, deve escolher aquela que reúne as características que mais lhe interessam. Tem gente que prefere SS, outros ST, outros nacked e outros CG 125. A explicação do Pereba é excelente para aqueles que possuem Hayabusa e gostaria de saber ou até adquirir uma SS. Isso vale também para aqueles que se interessam no caminho inverso. Bacana o tópico!
Já vi muita gente reclamar da estabilidade da Busa nas curvas de alta. Eu inclusive presenciei um acidente com uma Busa por causa disso. Talvez um bom ajuste de suspensão possa amenizar esse problema, como lembrou o Henricão.
Em todo caso, a Busa é uma moto fantástica, mas é um projeto antigo cuja a proposta é mais Touring mesmo. Por isso, em se tratando de desempenho em curva, realmente ela perde muito quando comparada a uma SS moderna. Principalmente uma S 1000 RR. Por outro lado ela vence a maioria das SS em outros aspectos como conforto , garupa e velocidade final.
Quando alguém quer comprar uma moto, deve escolher aquela que reúne as características que mais lhe interessam. Tem gente que prefere SS, outros ST, outros nacked e outros CG 125. A explicação do Pereba é excelente para aqueles que possuem Hayabusa e gostaria de saber ou até adquirir uma SS. Isso vale também para aqueles que se interessam no caminho inverso. Bacana o tópico!
Reis- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
Eh que a haya eh tao violenta que deveria ser SST!
vidal- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 13/03/2011
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
Henricao,
Era a mesma pergunta que eu ia fazer.
Já tive Haya (antiga) e a moto só perde pras SS em curvas de baixa e na maneabilidade (por causa do peso).
Em curvas de alta ela anda nos trilhos, não precisa nem sair do banco.
Essa balançada que você descreveu é típica de moto com suspensões desreguladas.
Era a mesma pergunta que eu ia fazer.
Já tive Haya (antiga) e a moto só perde pras SS em curvas de baixa e na maneabilidade (por causa do peso).
Em curvas de alta ela anda nos trilhos, não precisa nem sair do banco.
Essa balançada que você descreveu é típica de moto com suspensões desreguladas.
JoHnny- Participante
-
Idade : 36
Data de inscrição : 12/12/2007
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
Henricao ZX9 escreveu:E a suspensão da Hayabusa, estava ajustada para andar rápido?
Abraço!
tava sim henricao, dura que nem um pal. o cara que regula a moto dele é o picasso, da snake. por ae vc tira uma base. falo isso porque eu tinha uma busa. mais nao me lembro de ter pego curva tao rapido com ela, por isso a questao. e a busa ta com power pure ainda.
Convidad- Convidado
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
Reis escreveu:Boa Pereba!!!!
Já vi muita gente reclamar da estabilidade da Busa nas curvas de alta. Eu inclusive presenciei um acidente com uma Busa por causa disso. Talvez um bom ajuste de suspensão possa amenizar esse problema, como lembrou o Henricão.
Em todo caso, a Busa é uma moto fantástica, mas é um projeto antigo cuja a proposta é mais Touring mesmo. Por isso, em se tratando de desempenho em curva, realmente ela perde muito quando comparada a uma SS moderna. Principalmente uma S 1000 RR. Por outro lado ela vence a maioria das SS em outros aspectos como conforto , garupa e velocidade final.
Quando alguém quer comprar uma moto, deve escolher aquela que reúne as características que mais lhe interessam. Tem gente que prefere SS, outros ST, outros nacked e outros CG 125. A explicação do Pereba é excelente para aqueles que possuem Hayabusa e gostaria de saber ou até adquirir uma SS. Isso vale também para aqueles que se interessam no caminho inverso. Bacana o tópico!
entao, como eu tava dizendo, eu tive 2 hayabusa das modelo nova. mais nunca puxei elas em curvas acima de 200, 240km. foi uma experiencia absurda, é claro, mais ela deveria ter segurado o tranco. das antigas, eu ja vi sim colado com as SS a 280km na bandeirantes, busas, mais das antigas, deve ter algo diferente entre elas. mais a visoa era da moto saindo a trazeira, o cara tava com a mulher ainda, e a briga dele era imensa pra segurar.
claro, aqui sao exageros, nao vamos generalizar.
e quando eu falei de perdendo a balança da busa, saindo pra fora da curva, é gradualmente, em curva constante sem cotovelo algum. pra quem conhece, a estradinha que liga santa barbara doeste á limeira(trecho da band). ali o asfalto é cascudo e permite rebentar nas altas.
e afirmando, na epoca que eu tinha busa, nao tinha encarado nenhuma vez curva do tipo e a essa velocidade. curva de baixa, ela faz com majestade. mais essa vez, me surpreendi.
bao, valew a experiencia.
Convidad- Convidado
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
ja que o pessoal se manifestou, outra curiosidade, os amigos que estavam la andando, trocamos as motos varias vezes. uma cbr 600, 2 hayabusas, e a BMW. e numa parada, alinhamos as motos, comparando os pneus, todos power pure. ae veio um esquema engraçado.
os caras com os pneus ja a 1cm da bora final(a busa e a cbr600) e eu la,nem matando os carapato do elefante ainda. outra conclusao interessante.
pneu em questao: busa(190/50), cbr(180/50), e aqui 190/55.
esses pneu 55 é trankera pra usar a banda hem, só em pista mesmo, e ainda deve ser froid. e nao escama nem a pal.
mais uma aprendida.
os caras com os pneus ja a 1cm da bora final(a busa e a cbr600) e eu la,nem matando os carapato do elefante ainda. outra conclusao interessante.
pneu em questao: busa(190/50), cbr(180/50), e aqui 190/55.
esses pneu 55 é trankera pra usar a banda hem, só em pista mesmo, e ainda deve ser froid. e nao escama nem a pal.
mais uma aprendida.
Convidad- Convidado
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
Pereba escreveu:Henricao ZX9 escreveu:E a suspensão da Hayabusa, estava ajustada para andar rápido?
Abraço!
tava sim henricao, dura que nem um pal. o cara que regula a moto dele é o picasso, da snake. por ae vc tira uma base. falo isso porque eu tinha uma busa. mais nao me lembro de ter pego curva tao rapido com ela, por isso a questao. e a busa ta com power pure ainda.
Perguntei isso porque a minha ZX9 melhorou bastante depois de eu endurecer a suspensão dela. Ela balançava bastante em curvas de alta e depois da regulagem ficou bem melhor. Eu queria deixar ainda mais dura, mas os mecânicos não recomendaram, falaram que a chance de eu ser catapultado da moto aumentam muito. Então não mexi mais. Mas temos que considerar que a moto é 1994, não dá para comparar com uma Busa nova, apesar de as duas serem pesadas.
De qualquer forma, é muito válida a intenção de se comparar os diferentes estilos!
Abraços!
Henricao- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
Pora meu! Vc tb quer comparar a S100RR, que pela 2ª vez, venceu o master bike?!
A moto que desbanca a Aprilia RSV4 (atual campeã do SBK) e tb a renovadíssima ZX10, tem uma tecnologia e eletrônica embarcada que dá inveja em qualquer outro fabricante!
Acredito que ninguém deixará de comprar uma Busa, por ser "inferior" a S1000RR, ao contornar uma curva acima dos (absurdos...hehehe) 240 km/h!
Salvo se o futuro comprador almejar participar de track days mas, para este fim, ele saberá que qualquer SS é melhor que a Busa.
Considerando uso "comum", as ST tem muita vantagem sobre as SS.
Piloto desde os 12. Tenho moto desde os 18, e posso contar nos dedos de uma mão, quantas vezes contornei curvas acima de 240 km/h.
Por outro lado, usufruo e muito bem, da posição mais confortável do guidão, da largura e espessura (uuuuuiii) do banco, da posição menos recuada das pedaleiras, e também da bolha mais alta, poupando meu pescoço!
A moto que desbanca a Aprilia RSV4 (atual campeã do SBK) e tb a renovadíssima ZX10, tem uma tecnologia e eletrônica embarcada que dá inveja em qualquer outro fabricante!
Acredito que ninguém deixará de comprar uma Busa, por ser "inferior" a S1000RR, ao contornar uma curva acima dos (absurdos...hehehe) 240 km/h!
Salvo se o futuro comprador almejar participar de track days mas, para este fim, ele saberá que qualquer SS é melhor que a Busa.
Considerando uso "comum", as ST tem muita vantagem sobre as SS.
Piloto desde os 12. Tenho moto desde os 18, e posso contar nos dedos de uma mão, quantas vezes contornei curvas acima de 240 km/h.
Por outro lado, usufruo e muito bem, da posição mais confortável do guidão, da largura e espessura (uuuuuiii) do banco, da posição menos recuada das pedaleiras, e também da bolha mais alta, poupando meu pescoço!
WTC- Moderador
-
Idade : 48
Data de inscrição : 12/12/2007
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
Eu sai da 750F (Mônica) para Busa, na procura de mais motor!!kkkkkk
Da Busa para a Srad procurava menos peso!!!kkkk
Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, quem compra tem que saber o que quer!!!
Uma coisa digo ... "Dificilmente volto para Busa, só se a esposa voltar a andar de moto"... O que deve demorar, assim espero kkkkkkkk
Da Busa para a Srad procurava menos peso!!!kkkk
Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, quem compra tem que saber o que quer!!!
Uma coisa digo ... "Dificilmente volto para Busa, só se a esposa voltar a andar de moto"... O que deve demorar, assim espero kkkkkkkk
Elton- Participante
-
Idade : 56
Data de inscrição : 23/04/2009
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
Tbm nao acho que a Busa seja ST....
Tenho uma ST e se sai um pouco diferente do que vc postou.
A Sprint faz cuva sozinha e nao sai de trazeira em nenhuma curva até 250Kmh. Acima disso ela oscila um pouco. Tanto no seu caso como no meu, um bom ajuste de suspensão resolvem.
Posso resumir as diferenças em 3 pontos fundamentais:
1- Torque: SS=Alta; ST Baixa e Média (depende do modelo)
2- Peso: nao precisa nem falar a diferença e no que impacta
3- Conforto: Se tua pegada é viaja vai de ST, se curte andar na pegada vai de SS.
No meu caso, como curto pegada e viajar com a patroa, peguei a ST mais esportiva que coube no meu bolso. Só posso dizer que me falta braço pra tirar todo o potencial da Sprint na pegada e pra viajar é o meu numero!
Bom, essa é a minha experiencia.
Tenho uma ST e se sai um pouco diferente do que vc postou.
A Sprint faz cuva sozinha e nao sai de trazeira em nenhuma curva até 250Kmh. Acima disso ela oscila um pouco. Tanto no seu caso como no meu, um bom ajuste de suspensão resolvem.
Posso resumir as diferenças em 3 pontos fundamentais:
1- Torque: SS=Alta; ST Baixa e Média (depende do modelo)
2- Peso: nao precisa nem falar a diferença e no que impacta
3- Conforto: Se tua pegada é viaja vai de ST, se curte andar na pegada vai de SS.
No meu caso, como curto pegada e viajar com a patroa, peguei a ST mais esportiva que coube no meu bolso. Só posso dizer que me falta braço pra tirar todo o potencial da Sprint na pegada e pra viajar é o meu numero!
Bom, essa é a minha experiencia.
Ulba- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 31/05/2009
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
editei pra nao causar polemica. deixa quieto.
to aprendendo ainda!!
to aprendendo ainda!!
Última edição por Pereba em Seg 16 maio 2011, 23:14, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
La fora muitos colocam a Busa na categoria HST (hyper sport touring) é categoria tb da zx14 e k1300. Todas tem em comum a feiura, desempenho e conforto...
A zx e a k não tem salvação, a busa só precisa dar uma recauchutada naquela traseira caída
A zx e a k não tem salvação, a busa só precisa dar uma recauchutada naquela traseira caída
Rygarr- Participante
-
Idade : 36
Data de inscrição : 15/03/2011
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
[quote="Rygarr"]La fora muitos colocam a Busa na categoria HST (hyper sport touring) é categoria tb da zx14 e k1300. Todas tem em comum a feiura, desempenho e conforto...
A zx e a k não tem salvação, a busa só precisa dar uma recauchutada naquela traseira caída
issssssssssssoooooo, eu num lembrava desse nome. falow tudo cara!! a traseira dela parece a cabeça do alien!!
a busa é xike vei, tem nada de feia nao!!! mais charmosa que qualquer outra st. a BMW todas sao k olhas.
A zx e a k não tem salvação, a busa só precisa dar uma recauchutada naquela traseira caída
issssssssssssoooooo, eu num lembrava desse nome. falow tudo cara!! a traseira dela parece a cabeça do alien!!
a busa é xike vei, tem nada de feia nao!!! mais charmosa que qualquer outra st. a BMW todas sao k olhas.
Convidad- Convidado
Re: ST vs SS!! detalhes que fazem diferença!!
A traseira da versão anterior, toda lisa, é mais harmonica...a nova com aqueles piscas gigantes arredondados acompanhando a bunda caída é estranha, a frente imponente e bem desenhada não casa com a traseira esquisita
A traseira caída sei que melhora a aerodinamica mas uma solução seria remover esses olhos de ET e deixar a traseira fina e colocar os piscas comuns na rabeta acima da placa
A traseira caída sei que melhora a aerodinamica mas uma solução seria remover esses olhos de ET e deixar a traseira fina e colocar os piscas comuns na rabeta acima da placa
Rygarr- Participante
-
Idade : 36
Data de inscrição : 15/03/2011
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