TUTORIAL - Instalação de Xenon
+9
rogerio antonio da silva
MetalHead
Fabricio N.
Alan Delon
Tohru
Medonho
edgar
Francisco RJ
Euro
13 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
TUTORIAL - Instalação de Xenon
Para ajudar a galera, segue Tuto para instalar o xenon na B12S, mas serve tb nas outras.
O kit é composto por
1 Reator
1 lâmpada H7 com cabos.
Preferi instalar só no farol baixo pois assim o farol alto continuará com o lampejo usando lampada normal. com o xenon perde-se o lampejo.
Lembrete: Jamais toque nas lâmpadas (xeno ou halógena) pois elas queimarão facilmente.
Material necessário
- chave alen
- fita isolante
- pano e álcool
- fita dupla face.
Tire os 2 parafusos abaixo do painel
Depois para sotar o painel, faça força de leve de baixo para cima, puxando a região dos parafusos primeiro.
Vá com calma para nao quebrar os grampinhos de prender.
Solte o soquete branco que está preso na lâmpada.
Retire a proteção de borracha que protege de água.
É só puxar.
Lembre-se que a proteçao de borracha, quando for remontar, deverá ter os dois furos virados para baixo.
Faça um teste para ver se tudo funciona antes de montar:
- ligue os dois fios com a parte de metal a mostra da seguinte maneira:
fio vermelho no soquete com fio branco da moto.
fio preto no soquete com fio preto e listra branca
Ligue os cabos do xenon (todos são diferentes, não tem como errar)
Você vai girar a chave da moto para on, as luzes de posiçao acenderão mas o Xenon nao.
"Ué nào funciona?!"
Você precisa ligar para a moto e o xenon funcionará.
Deixe ligada por +- 1 minuto para a lâmpada esquentar e pegar a coloraçao certa.
Lembrete: Retire a capa que envolve a lâmpada antes do teste, pois senão vai aquecer demais e derreter a capa e ficará assim:
Retira a lâmpada original.
Basta empurrar o arame e soltar.
Pronto, a lâmpada sai facilmente
Veja como são diferentes as lâmpadas (xenon acima e normal abaixo)
Veja que ambas possuem um recorte no suporte circular delas, que forma uma pontinha (na parte de cima)
esse recorte tem que ser instalado virado para cima, pois o filamento do xenon (parece um arame azul embaixo da lâmpada) tem que ficar para baixo para dar foco.
Passe os cabos da lâmpada pelo orifício do protetor de borracha
Aconselho a tirar a proteçao da lâmpada antes, pois senão terá que quebrar a capinha de acrílico.
Antes de começar a instalar, temos que preparar a lâmpada, pois o arame que prende a lâmpada no farol pega bem na parte que tem um "vazio"( veja o circulo mais fundo ao redor , isso tem que sumir.)
Então, tampamos com fita isolante, que suporta calor.
Cole fita dupla face adesiva atrás do reator
Antes de instalar a lâmpada, aconselho a dar um picote com a tesoura ao lado da borracha protetora que vem com o xenon para passar os fios de energia.
Instale a lâmpada (todo aparato de fios e proteçao vao incomadar, mas é normal devido ao pequeno espaço)
Certifique-se de que olhando de frente par o farol a lâmpada está centrada, alinhada com o centro.
O reator será colado na parte interna da carenagem, de preferência numa área que fique +- horizontal para nao descolar fácil.
Limpe bem essa ;area antes.
Cole o reator (balast) na carenagem.
Eu tb colei o starter (uma peça quadrada pequena)
Ligue os fios do reator nos da lâmpada.
Eu passei por cima da aranha pois se o reator descolar da carenagem, os fios seguram ele para nao cair.
Ligue os fios de energia no soquete original
vermelho-branco
preto-preto e branco
Depois isole com fita isolante
Teste ligando a moto.
Veja que as lâmpadas de posiçao ficaram amareladas perto do xenon de 8000k.
Para isso troquei por lâmpadas pingo (padrão W5W grande) de led. (+- R$ 20 o par)
Basta puxar a borracha cinza que eles saem
depois puxe a lâmpada com força.
Padrão azul
Padrão super branca
Aí é só montar o painel começando a encaixar por cima, e depois parafusar a parte de baixo.
Resultado final:
Resultado final com lâmpada motovisor no alto
O kit é composto por
1 Reator
1 lâmpada H7 com cabos.
Preferi instalar só no farol baixo pois assim o farol alto continuará com o lampejo usando lampada normal. com o xenon perde-se o lampejo.
Lembrete: Jamais toque nas lâmpadas (xeno ou halógena) pois elas queimarão facilmente.
Material necessário
- chave alen
- fita isolante
- pano e álcool
- fita dupla face.
Tire os 2 parafusos abaixo do painel
Depois para sotar o painel, faça força de leve de baixo para cima, puxando a região dos parafusos primeiro.
Vá com calma para nao quebrar os grampinhos de prender.
Solte o soquete branco que está preso na lâmpada.
Retire a proteção de borracha que protege de água.
É só puxar.
Lembre-se que a proteçao de borracha, quando for remontar, deverá ter os dois furos virados para baixo.
Faça um teste para ver se tudo funciona antes de montar:
- ligue os dois fios com a parte de metal a mostra da seguinte maneira:
fio vermelho no soquete com fio branco da moto.
fio preto no soquete com fio preto e listra branca
Ligue os cabos do xenon (todos são diferentes, não tem como errar)
Você vai girar a chave da moto para on, as luzes de posiçao acenderão mas o Xenon nao.
"Ué nào funciona?!"
Você precisa ligar para a moto e o xenon funcionará.
Deixe ligada por +- 1 minuto para a lâmpada esquentar e pegar a coloraçao certa.
Lembrete: Retire a capa que envolve a lâmpada antes do teste, pois senão vai aquecer demais e derreter a capa e ficará assim:
Retira a lâmpada original.
Basta empurrar o arame e soltar.
Pronto, a lâmpada sai facilmente
Veja como são diferentes as lâmpadas (xenon acima e normal abaixo)
Veja que ambas possuem um recorte no suporte circular delas, que forma uma pontinha (na parte de cima)
esse recorte tem que ser instalado virado para cima, pois o filamento do xenon (parece um arame azul embaixo da lâmpada) tem que ficar para baixo para dar foco.
Passe os cabos da lâmpada pelo orifício do protetor de borracha
Aconselho a tirar a proteçao da lâmpada antes, pois senão terá que quebrar a capinha de acrílico.
Antes de começar a instalar, temos que preparar a lâmpada, pois o arame que prende a lâmpada no farol pega bem na parte que tem um "vazio"( veja o circulo mais fundo ao redor , isso tem que sumir.)
Então, tampamos com fita isolante, que suporta calor.
Cole fita dupla face adesiva atrás do reator
Antes de instalar a lâmpada, aconselho a dar um picote com a tesoura ao lado da borracha protetora que vem com o xenon para passar os fios de energia.
Instale a lâmpada (todo aparato de fios e proteçao vao incomadar, mas é normal devido ao pequeno espaço)
Certifique-se de que olhando de frente par o farol a lâmpada está centrada, alinhada com o centro.
O reator será colado na parte interna da carenagem, de preferência numa área que fique +- horizontal para nao descolar fácil.
Limpe bem essa ;area antes.
Cole o reator (balast) na carenagem.
Eu tb colei o starter (uma peça quadrada pequena)
Ligue os fios do reator nos da lâmpada.
Eu passei por cima da aranha pois se o reator descolar da carenagem, os fios seguram ele para nao cair.
Ligue os fios de energia no soquete original
vermelho-branco
preto-preto e branco
Depois isole com fita isolante
Teste ligando a moto.
Veja que as lâmpadas de posiçao ficaram amareladas perto do xenon de 8000k.
Para isso troquei por lâmpadas pingo (padrão W5W grande) de led. (+- R$ 20 o par)
Basta puxar a borracha cinza que eles saem
depois puxe a lâmpada com força.
Padrão azul
Padrão super branca
Aí é só montar o painel começando a encaixar por cima, e depois parafusar a parte de baixo.
Resultado final:
Resultado final com lâmpada motovisor no alto
Euro- Participante
-
Re: TUTORIAL - Instalação de Xenon
Valeu Euro, ótimo tuto !
Eu msm daqui a algum tempo, vou entrar numa aventura dessas.
Abçs.
Eu msm daqui a algum tempo, vou entrar numa aventura dessas.
Abçs.
Francisco RJ- Participante
-
essa fita isolante na base da lampada é meio arriscado !!!
coloco nas bandits "S " uma base mais consistente, de metal ou de material plastico e arruelas, alem de uma peça para colocar no furo da borracha de vedação original para vedar.
a explicação é que no caso da fita isolante "ceder" com o tempo e a lampada ficar solta oq pode causar danos no filamento externo...
coloco nas bandits "S " uma base mais consistente, de metal ou de material plastico e arruelas, alem de uma peça para colocar no furo da borracha de vedação original para vedar.
a explicação é que no caso da fita isolante "ceder" com o tempo e a lampada ficar solta oq pode causar danos no filamento externo...
edgar- Admin
-
sim, por debaixo dela eu coloquei uma arruela, mas esqueci de dizer isso.
Euro- Participante
-
Acho q vc deveria colocar umas Cristais ou Diamond na alta...ou mesmo xenon "ní tudo".
Convidad- Convidado
Acho que o xenon total não vai funcionar legal, principalmente pra "mandar" sair da frente. Como o xenon precisa de um tempinho pra pegar no breu, a piscada de farol não vai surtir efeito !
Medonho- Participante
-
Acredito falar em nome de todos quando agradeço por esse tutorial.
Parece natural a instalação do xenon para quem utiliza a moto a noite, pois a capacidade de iluminação é muito superior.
Além disso, as coisas chegam bem mais rápido quando estamos em cima de uma bandida, não é, pessoal?
Valeu!
Parece natural a instalação do xenon para quem utiliza a moto a noite, pois a capacidade de iluminação é muito superior.
Além disso, as coisas chegam bem mais rápido quando estamos em cima de uma bandida, não é, pessoal?
Valeu!
Tohru- Participante
-
Otimo tutorial!!!! De muito boa valia.
Alan Delon- Participante
-
Também instalei na minha B65s, só que coloquei tb no farol alto.
O lampejo do farol alto está funcionando, só que antes de sair eu aciono o farol alto para deixar aquecida a lampada e logo depois deixo no baixo, quando for acionar o farol alto o lampejo se dá perfeitamente.
O Kit que comprei continha 02 lâmpadas c/ reatores e cabos. Paguei R$300,00 reais e ainda ganhei as lâmpadas pingo Super Branca.
Este tutorial está perfeito, parabéns.
O lampejo do farol alto está funcionando, só que antes de sair eu aciono o farol alto para deixar aquecida a lampada e logo depois deixo no baixo, quando for acionar o farol alto o lampejo se dá perfeitamente.
O Kit que comprei continha 02 lâmpadas c/ reatores e cabos. Paguei R$300,00 reais e ainda ganhei as lâmpadas pingo Super Branca.
Este tutorial está perfeito, parabéns.
Fabricio N.- Participante
-
Caramba, excelente Tutorial. A moto ficou linda com essa luz. Parabéns Euro!
MetalHead- Participante
-
xenon
CARO COLEGABOA NOITE.EU COLOQUEI NA B65,2 KITS H7.E NAO PERDI O RELAMPEJO DO FAROL.UM GRANDE ABRAÇO.
rogerio antonio da silva- Participante
-
Olá ...
Gostaria de saber se esquenta muito ????
Não teria problema de danificar a carenagem colocando o Ballast colado com duplaface ???
Não teria problema de danificar a carenagem colocando o Ballast colado com duplaface ???
myonek- Participante
-
myonek escreveu:Olá ...
Grande Ma.
ele esquenta bastante, mas não acho q seja suficiente para estragar a carenagem mas tem um lugar melhor no quadro, é mais facil de prender, o problema da dupla face na carena é que ela tende a soltar com o tempo/ vibraçao e temperatura . alem do que a carena não é totalmente plana.
qq coisa marca com o gordinho que vamos ai te ajudar.
abs
edgar- Admin
-
Edgar escreveu:myonek escreveu:Olá ...
Grande Ma.
ele esquenta bastante, mas não acho q seja suficiente para estragar a carenagem mas tem um lugar melhor no quadro, é mais facil de prender, o problema da dupla face na carena é que ela tende a soltar com o tempo/ vibraçao e temperatura . alem do que a carena não é totalmente plana.
qq coisa marca com o gordinho que vamos ai te ajudar.
abs
Ok
Valeu !!!!
myonek- Participante
-
Fala Euro...to querendo colocar xenon na minha tbm...só to com uma dúvida....será que ali onde vc colocou o reator cabe o normal, que não seja o slim???
to pensando em colocar na baixa e na alta, ou seja, um reator cada lado da carenagem, reatores normais...será que tem problema???
me ajudem ai...
abraço
to pensando em colocar na baixa e na alta, ou seja, um reator cada lado da carenagem, reatores normais...será que tem problema???
me ajudem ai...
abraço
Convidad- Convidado
eu já comparei o reator normal do slim.
acho que não cabe 100% o gordo ali nao.
acho que não cabe 100% o gordo ali nao.
Euro- Participante
-
coloca no quadro . cabe os dois tranquilos
onde o quadro chega na coluna de direçao inferior.
onde o quadro chega na coluna de direçao inferior.
edgar- Admin
-
Aproveitando o tópico, alguém sabe dizer se os tais 6k ou 8k são só referentes à lampada ou também ao reator?
Pergunto pelo seguinte: quando pedi para instalarem o meu farol solicitei um 6k mas acho que o que está instalado é um 8k. Se eu comprar uma lâmpada 6k, tudo vai funcionar bem?
Pergunto pelo seguinte: quando pedi para instalarem o meu farol solicitei um 6k mas acho que o que está instalado é um 8k. Se eu comprar uma lâmpada 6k, tudo vai funcionar bem?
Medonho- Participante
-
ok...valeu Euro...
Valeu pela dica Edgar...vou ver depois lá.
abraços...
Valeu pela dica Edgar...vou ver depois lá.
abraços...
Convidad- Convidado
Medonho escreveu:Aproveitando o tópico, alguém sabe dizer se os tais 6k ou 8k são só referentes à lampada ou também ao reator?
é a lampada..
edgar- Admin
-
Valeu Edgar!
Medonho- Participante
-
Olá amigo, desculpa o incomodo.
O seu manual de instalação do xenon me ajudou muito entender como fazer na minha, só que esto com uma dúvida, talvez vc possa me ajudar!!
Tenho uma srad750 2007/08 e a cor dos fios do soquete original da lampada é diferente
invés de ter um branco e outro preto com listra branca, ele tem um preto com lista branca e outro preto com uma lista meio marron.
Você saberia me dizer se eu inverter a conexão queimaria o xenon??
Saberia ainda me dizer se o fio vermelho do xenon significa a polaridade negativa?? pq se for eu posso usar uma chave de teste para descobrir a polaridade positiva e instalar sem maiores problemas.
Abraços
O seu manual de instalação do xenon me ajudou muito entender como fazer na minha, só que esto com uma dúvida, talvez vc possa me ajudar!!
Tenho uma srad750 2007/08 e a cor dos fios do soquete original da lampada é diferente
invés de ter um branco e outro preto com listra branca, ele tem um preto com lista branca e outro preto com uma lista meio marron.
Você saberia me dizer se eu inverter a conexão queimaria o xenon??
Saberia ainda me dizer se o fio vermelho do xenon significa a polaridade negativa?? pq se for eu posso usar uma chave de teste para descobrir a polaridade positiva e instalar sem maiores problemas.
Abraços
hemerson- Participante
-
amigo.
pode ligar sem receio... o maximo que pode acontecer é o reator nao ligar...
o fio vermelho é positivo.
pode ligar sem receio... o maximo que pode acontecer é o reator nao ligar...
o fio vermelho é positivo.
edgar- Admin
-
ligado hehehe valeu pela ajudas Euro e Edgar, to ceguinho!!!!
hemerson- Participante
-
No caso da bandit N, eu comprei um kit xenon h4-2 (xenon + halógena) se eu quiser xenon na alta e hal na baixa é só inverter os fios?
lucasm748- Participante
-
Página 1 de 2 • 1, 2