Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
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Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Pessoal,
Fiz uma bela de uma AGADA.....
Consegui espanar a rosca do carter.
Alguem já fez este reparo ?
Sei que posso colocar uma rosca postiça helicoil, porém gostaria de saber se é a melhor alterantiva.
Consigo fazer este reparo sem tirar o carter ? Pergunto porque provavelmente a limalhas entrarão no carter.
Alguem já tirou o carter ? É fácil ?
Aguardo help dos mexanicos.
Fiz uma bela de uma AGADA.....
Consegui espanar a rosca do carter.
Alguem já fez este reparo ?
Sei que posso colocar uma rosca postiça helicoil, porém gostaria de saber se é a melhor alterantiva.
Consigo fazer este reparo sem tirar o carter ? Pergunto porque provavelmente a limalhas entrarão no carter.
Alguem já tirou o carter ? É fácil ?
Aguardo help dos mexanicos.
Edu- Participante
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Idade : 48
Data de inscrição : 18/10/2008
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Putz... O cárter deve ser de alumínio, tem de tomar muito cuidado com esse negócio...
Bro, helicoil é uma boa saída, mas acho que vai ter que tirar o cárter sim, e também trocar a junta.
Boa sorte aí com o trampo, e te recomendo comprar um torquímetro para evitar essas coisas no futuro.
Bro, helicoil é uma boa saída, mas acho que vai ter que tirar o cárter sim, e também trocar a junta.
Boa sorte aí com o trampo, e te recomendo comprar um torquímetro para evitar essas coisas no futuro.
Johnnie Walker- Participante
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Idade : 48
Data de inscrição : 16/05/2010
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
puts... eu quando troquei o óleo da minha fiquei com o C* na mão pra não espanar... mas respodendo infelizmente não entendo disso. e boa sorte
Juan- Participante
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Idade : 42
Data de inscrição : 24/03/2010
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
existem algumas alternativas:
1- helicoil;
2- passar outro macho e mudar o parafuso do bujão p/ uma medida maior;
á respeito das limalhas q possivelmente entrarão no carter, dá pra vc usar o oleo velho pra "limpar", pois ao escorrer, ele leva junto as limalhas pelo próprio orificio do carter. e o minimo que ficar, o filtro de oleo se encarrega de segurar.
Boa Sorte com o reparo.
1- helicoil;
2- passar outro macho e mudar o parafuso do bujão p/ uma medida maior;
á respeito das limalhas q possivelmente entrarão no carter, dá pra vc usar o oleo velho pra "limpar", pois ao escorrer, ele leva junto as limalhas pelo próprio orificio do carter. e o minimo que ficar, o filtro de oleo se encarrega de segurar.
Boa Sorte com o reparo.
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Edu, eu já fiz isso na B12 e ficou excelente.
Fiz na lá na San Diego (www.sandiegomotos.com.br) e não foi preciso desmontar nada não.
Quem faz esse trabalho lá é o próprio "San Diego", o proprietário da loja. Se vc ñ conhece lá ainda, vonversa com o Edú (chefe da oficina) e fala que vc é meu amigo e tal...
Abs
Fiz na lá na San Diego (www.sandiegomotos.com.br) e não foi preciso desmontar nada não.
Quem faz esse trabalho lá é o próprio "San Diego", o proprietário da loja. Se vc ñ conhece lá ainda, vonversa com o Edú (chefe da oficina) e fala que vc é meu amigo e tal...
Abs
Padumi- Participante
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Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Eu passei por isso na CBR... ...o meu ainda estava com uma trinca ali...
..a minha saida foi tirar o semi-carter com cuidado para não estragar a junta, o cara soldou, fez a rosca, depois só montar com silicone ou cola para garantir, ...ou então trocar a junta..
...mas pelo menos na minha foi mais simples do que pensei..
..a minha saida foi tirar o semi-carter com cuidado para não estragar a junta, o cara soldou, fez a rosca, depois só montar com silicone ou cola para garantir, ...ou então trocar a junta..
...mas pelo menos na minha foi mais simples do que pensei..
Shudo- Pronto para a passeata da minha turma !
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Idade : 42
Data de inscrição : 08/12/2008
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Esquece a sobrerosca helicoidal.
Quando vc for fazer a próxima torca de óleo, ela retem várias daqueles resíduos maiores (limalha mesmo), que o óleo conduz pro cárter. E assim vai criando um depósito, dificultando cada vez mais a retirada do óleo, que fica imundo, juntamente com as impurezas.
Dá uma olhada nessas imagens que vc vai entender exatamente o que eu estou dizendo. Passei passei isso com uma moto antiga minha, pq um dono fdp fez esse serviço de porco e não tinha me avisado:
Aqui, a tampa do cárter fora da moto, APÓS EU TER ESCOADO TODO O ÓLEO (pelo menos, era o que eu pensava)
Pena que eu esqueci de tirar fotos da sobrerosca cheia de limalhas de ferro. Mas aqui está a maldita responsável por tudo:
Vai pra esse serviço de tornearia mesmo, utilizando o macho para abrir nova rosca, com um nº maior, ou até mesmo, de repente, passando a medida de milímetro para polegada, que acaba sendo menor que a rosca um nº acima; isso o torneiro tem condição de avaliar qual a melhor opção.
Quando vc for fazer a próxima torca de óleo, ela retem várias daqueles resíduos maiores (limalha mesmo), que o óleo conduz pro cárter. E assim vai criando um depósito, dificultando cada vez mais a retirada do óleo, que fica imundo, juntamente com as impurezas.
Dá uma olhada nessas imagens que vc vai entender exatamente o que eu estou dizendo. Passei passei isso com uma moto antiga minha, pq um dono fdp fez esse serviço de porco e não tinha me avisado:
Aqui, a tampa do cárter fora da moto, APÓS EU TER ESCOADO TODO O ÓLEO (pelo menos, era o que eu pensava)
Pena que eu esqueci de tirar fotos da sobrerosca cheia de limalhas de ferro. Mas aqui está a maldita responsável por tudo:
Vai pra esse serviço de tornearia mesmo, utilizando o macho para abrir nova rosca, com um nº maior, ou até mesmo, de repente, passando a medida de milímetro para polegada, que acaba sendo menor que a rosca um nº acima; isso o torneiro tem condição de avaliar qual a melhor opção.
Francisco RJ- Participante
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Idade : 53
Data de inscrição : 22/02/2008
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Francisco RJ escreveu:Esquece a sobrerosca helicoidal.
Quando vc for fazer a próxima torca de óleo, ela retem várias daqueles resíduos maiores (limalha mesmo), que o óleo conduz pro cárter. E assim vai criando um depósito, dificultando cada vez mais a retirada do óleo, que fica imundo, juntamente com as impurezas
Acho que depende da geometria do carter, alguns tem um rebaixo e a rosca fica abaixo do rebaixo não represando o óleo velho.
A vantagem do helicoil é que não espana mais.
Se for repassar a rosca dá pra fazer em casa mesmo, só comprar um macho e um virador...no bom sentido....kkk.
Eu já pensei em comprar um torquimetro para apertar parafusos como este, pois a gente fica preocupado em não soltar e acaba exagerando no torque aplicado.
RDO- Participante
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Idade : 51
Data de inscrição : 01/07/2010
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
A bronca que dá do torquímetro é que vc paga um dinheiro considerável numa ferramenta que não será muito usada.
Francisco RJ- Participante
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Idade : 53
Data de inscrição : 22/02/2008
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Pra quem gosta de fazer manutenção em casa, esse tipo de ferramenta é sempre bem vinda...
Johnnie Walker- Participante
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Idade : 48
Data de inscrição : 16/05/2010
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Francisco RJ escreveu:Esquece a sobrerosca helicoidal.
Quando vc for fazer a próxima torca de óleo, ela retem várias daqueles resíduos maiores (limalha mesmo), que o óleo conduz pro cárter. E assim vai criando um depósito, dificultando cada vez mais a retirada do óleo, que fica imundo, juntamente com as impurezas.
Dá uma olhada nessas imagens que vc vai entender exatamente o que eu estou dizendo. Passei passei isso com uma moto antiga minha, pq um dono fdp fez esse serviço de porco e não tinha me avisado:
Aqui, a tampa do cárter fora da moto, APÓS EU TER ESCOADO TODO O ÓLEO (pelo menos, era o que eu pensava)
Pena que eu esqueci de tirar fotos da sobrerosca cheia de limalhas de ferro. Mas aqui está a maldita responsável por tudo:
Vai pra esse serviço de tornearia mesmo, utilizando o macho para abrir nova rosca, com um nº maior, ou até mesmo, de repente, passando a medida de milímetro para polegada, que acaba sendo menor que a rosca um nº acima; isso o torneiro tem condição de avaliar qual a melhor opção.
Valeu Francisco.
Entendi o que vc indicou nas fotos.
Não sei ao certo como é o interno da srad.
Gosto muito de mexer na moto, pq quando mando fora nunca fazem do jeito e do mesmo capricho que eu, mas nesta troca de óleo eu vacilei.
Acabei mandando num mecanico aqui de SBC da suzuki, que é cuidadoso e confiavel, ele falou que o Helicoil atende perfeitamente, desde que nao tinha trinacdo.
Quanto ao torquimetro, tb acho muito caro.
No caso das trocas de óleo é só a gente sempre trocar o anel de vedação que nao espana, amassou o anel (encostou) nao vaza e nao precisa de muita força até espanar.
É caindo que aprendemos
Obrigado pela ajuda de todos !!!!
Edu- Participante
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Idade : 48
Data de inscrição : 18/10/2008
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
RDO escreveu:Francisco RJ escreveu:Esquece a sobrerosca helicoidal
Acho que depende da geometria do carter, alguns tem um rebaixo e a rosca fica abaixo do rebaixo não represando o óleo velho.
Exato, na tampa do carter da GS não tive esse problema, usei helicoide e não mudou qualquer detalhe frente ao que era original.
Agora, não me vá fazer um serviço desses sem desmontar a tampa do carter, né? Não faz sentido.
Francisco RJ escreveu:A bronca que dá do torquímetro é que vc paga um dinheiro considerável numa ferramenta que não será muito usada.
Gente, torquímetro pra apertar bujão de óleo? Aí tb não, né? Bujão de óleo a gente só encosta, não precisa de nenhum aperto. Encostou o anel de vedação na carcaça, já era, não vaza mais. É pra apertar com mão de moça mesmo.
Agora, pra várias outras coisas, o torquímetro ajuda. E convenhamos, torquímetro daqueles de barra, não custa nem R$ 50,00.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Berlindo, vc que gosta de detalhes, vê lá se no manual técnico não possui o torque para apertar até mesmo o parafuso do bujão do cárter...
E um torquímetro dos bons, custa só isso não.
É igual a vc comprar micrômetro, ou paquímetro; tem uns que são lindos, digitais e o kct, e são baratos (xing ling)... mas são uma boa porcaria, no que diz respeito a precisão... são tão ruins que nem o aço "inox" deles presta. Se é pra hobby, vai lá... agora se for usar como ferramenta "de verdade", melhor ir logo num alemão, inglês, suiço, americano...
E um torquímetro dos bons, custa só isso não.
É igual a vc comprar micrômetro, ou paquímetro; tem uns que são lindos, digitais e o kct, e são baratos (xing ling)... mas são uma boa porcaria, no que diz respeito a precisão... são tão ruins que nem o aço "inox" deles presta. Se é pra hobby, vai lá... agora se for usar como ferramenta "de verdade", melhor ir logo num alemão, inglês, suiço, americano...
Francisco RJ- Participante
-
Idade : 53
Data de inscrição : 22/02/2008
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Torquímetro bons e precisos que não precisam de calibragens regulares são MUITO caros (R$500 pra cima). Os de barra quebram o galho, mas não são muito precisos.
Recentemente troquei o óleo da minha e tive a mesma preocupação. O que aconteceu na prática é que eu rosqueei o bujão na mão até não conseguir mais e dei um tapinha com a chave. Na real o bujão nem virou quase com a chave, pois já estava duro.
Bom, quem gosta das coisas em ordem MESMO compraria outra tampa do cárter pra manter a coisa certa. Se conseguir botar uma rosca nova sem comprometer a integridade da coisa, melhor.
Recentemente troquei o óleo da minha e tive a mesma preocupação. O que aconteceu na prática é que eu rosqueei o bujão na mão até não conseguir mais e dei um tapinha com a chave. Na real o bujão nem virou quase com a chave, pois já estava duro.
Bom, quem gosta das coisas em ordem MESMO compraria outra tampa do cárter pra manter a coisa certa. Se conseguir botar uma rosca nova sem comprometer a integridade da coisa, melhor.
Hawk- Participante
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Idade : 42
Data de inscrição : 30/06/2010
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Cara, claro que tem, tem torque de todos os parafusos, mas precisa? Qdo é um parafuso q exige torque alto, faz sentido, pq aí vc coloca torque demais e racha um mancal, por exemplo.Francisco RJ escreveu:Berlindo, vc que gosta de detalhes, vê lá se no manual técnico não possui o torque para apertar até mesmo o parafuso do bujão do cárter...
E um torquímetro dos bons, custa só isso não.
É igual a vc comprar micrômetro, ou paquímetro; tem uns que são lindos, digitais e o kct, e são baratos (xing ling)... mas são uma boa porcaria, no que diz respeito a precisão... são tão ruins que nem o aço "inox" deles presta. Se é pra hobby, vai lá... agora se for usar como ferramenta "de verdade", melhor ir logo num alemão, inglês, suiço, americano...
Alí não, só encostar, não é imprescindível.
Eu já trabalhei bastante com instrumentos de medição, conheço bem o que há no mercado e o preço das coisas. Um gedore muito bom, capacidade de torque alta e precisão idem, pode custar até R$ 15 mil, mas o uso é muito específico.
Eu q sou fução, sou bastante adepto e entusiasta de comprar ferramentas, montar uma oficininha, mas tudo tem q ser pesado, pq ñ adianta eu montar um puta painel caro de ferramentas e deixar falta grana pra algo ou ficar com coisa parada aqui. Já um torquímetro de mão pequeno, que é barato, me atenderia numa boa, mas não vejo nenhuma função pra ele na hora de trocar óleo. Não acho impossível, irreal, apenas não é obrigatório.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Galera, de saco pra mala agora, não estou conseguindo tirar os allen da tampa do pinhão da Bandit, os fdp da JToledo apertaram tanto que eu já espanei 2 chaves allen e nada do mardito sair. Ah,acho que espanei tbem a cabeça do parafuso. Não dá pra aquecer no maçarico ali pque a tampa é de pástico. O que vc's me recomendam?
[]s,
Mobi
[]s,
Mobi
Mobi- Participante
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Idade : 66
Data de inscrição : 11/04/2008
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
WD neles!
Outra coisa...a chave allen que você usou é daquelas Chinesas? Caso positivo, jogue-as fora e compre boas chaves.
Tente uma allen com alavanca maior, ou uma allen T, ou uma allen soquete.
Abraço,
Hawk
Outra coisa...a chave allen que você usou é daquelas Chinesas? Caso positivo, jogue-as fora e compre boas chaves.
Tente uma allen com alavanca maior, ou uma allen T, ou uma allen soquete.
Abraço,
Hawk
Hawk- Participante
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Idade : 42
Data de inscrição : 30/06/2010
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
arruma um pino, apoia no parafuso e dá umas batidinhas, não falha! eles colocam trava- parafuso, p/ a motoca não sair desmontando! hehehehe
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Se nada der certo, então usa um alicate de pressão que resolve!!
Agora, se vai tirar a tampa do carter mesmo, leva em um torneiro e manda fazer o serviço.
Melhor que usar essas gambiarras!!
Isso é coisa de marreteiro, que quer passar o veículo pra frente sem gastar muito.
Já fiz isso em uma 7Galo que tive.
Levei a tampa do carter no torneiro, o furo da tampa, foi preenchida com solda alumínio e depois a rosca foi feita de novo.
Ficou igual ao original!!
Valew
Agora, se vai tirar a tampa do carter mesmo, leva em um torneiro e manda fazer o serviço.
Melhor que usar essas gambiarras!!
Isso é coisa de marreteiro, que quer passar o veículo pra frente sem gastar muito.
Já fiz isso em uma 7Galo que tive.
Levei a tampa do carter no torneiro, o furo da tampa, foi preenchida com solda alumínio e depois a rosca foi feita de novo.
Ficou igual ao original!!
Valew
Wellington- Participante
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Idade : 55
Data de inscrição : 12/01/2008
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Mobi escreveu:Galera, de saco pra mala agora, não estou conseguindo tirar os allen da tampa do pinhão da Bandit, os fdp da JToledo apertaram tanto que eu já espanei 2 chaves allen e nada do mardito sair. Ah,acho que espanei tbem a cabeça do parafuso. Não dá pra aquecer no maçarico ali pque a tampa é de pástico. O que vc's me recomendam?
[]s,
Mobi
Parafuso em moto é item de acabamento, basta olhar uma moto com marcas nos parafusos...fica com aspecto de moto velha.
A Suzuki usa loctite em quase tudo e pra desmontar quase sempre fica alguma cicatriz.
Outro dia fui mexer nos parafusos da pedaleira e fiz merda...resultado: no outro dia estava comprando 6 parafusos novos originais (5,76 cada).
Quanto menos mexer, melhor e após as revisões é sempre bom dar uma conferida.
No seu caso tente:
1 - Passar desemgripante (WD);
2 - Dar umas batidas direto na cabeça do parafuso, como foi sugerido;
3 - Se houver espaço, usar um alicate de pressão bem ajustado;
4 - Se não resolver pode-se usar uma talhadeira para forçar o giro do parafuso;
5 - Outra opção seria "colar" a chave allen no parafuso espanado. Uma vez fiz isso com durepoxi...kkk.
Em todo caso, para o parafuso é PT...
RDO- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 01/07/2010
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Mobi escreveu:Galera, de saco pra mala agora, não estou conseguindo tirar os allen da tampa do pinhão da Bandit, os fdp da JToledo apertaram tanto que eu já espanei 2 chaves allen e nada do mardito sair. Ah,acho que espanei tbem a cabeça do parafuso. Não dá pra aquecer no maçarico ali pque a tampa é de pástico. O que vc's me recomendam?
[]s,
Mobi
Quando espanei um parafuso allen, eu fiz um furo com uma broca fininha e removi ele...ate postei aqui no final desse topico:
https://www.suzukionline.org/mecanica-f2/como-sacar-parafuso-espanado-quebrado-resolvido-t9114-15.htm?highlight=sacar+parafuso
Depois so comprar um parafuso novo....
R-Carril- Participante
-
Data de inscrição : 11/01/2010
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Helicoide é pratica de ferramenteiro, não tem nada de gambiarra.We escreveu:
Isso é coisa de marreteiro, que quer passar o veículo pra frente sem gastar muito.
Se a sua precisou de solda, é mal sinal. Nas outras situações todas, é feita uma rosca com helicoide ou aumentado o diâmetro da rosca.
Tem q se informar pra não sair falando besteira.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
É, o problema é quando você tem um cárter como o da CBX 750 que tem uma saída de óleo em "C". Tem de montar um helicóide de altura compatível.
Hawk- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 30/06/2010
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
Sim, sem dúvida. Aí o cara abre o furo e embucha uma rosca.
Mas não tem nada de gambiarra em nenhuma das duas saídas. O problema é que as vezes a concessionária ou pessoas más intencionadas falam coisas, criam complexidades onde não há, só pra justificar o preço.
Para vcs terem uma idéia, um serviço desses custa 40~50 pratas no máximo, garantindo o tempo gasto de MO, o material e o lucro do ferramenteiro. Na concessionária, dependendo do valor da tampa, custa R$ 150,00.
Mas não tem nada de gambiarra em nenhuma das duas saídas. O problema é que as vezes a concessionária ou pessoas más intencionadas falam coisas, criam complexidades onde não há, só pra justificar o preço.
Para vcs terem uma idéia, um serviço desses custa 40~50 pratas no máximo, garantindo o tempo gasto de MO, o material e o lucro do ferramenteiro. Na concessionária, dependendo do valor da tampa, custa R$ 150,00.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Espanou a Rosca do carter da SRAD 750
2 Opcoes,
Mais rapida facil e garantida Helicoil uso muito e fica muito bom.
Solda Tig fica perfeito o problema e q tem q retirar o carter nao sei se e possivel.
Mais rapida facil e garantida Helicoil uso muito e fica muito bom.
Solda Tig fica perfeito o problema e q tem q retirar o carter nao sei se e possivel.
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