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Um convite à reflexão sobre atitudes que temos frente à velo

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Mensagem Um convite à reflexão sobre atitudes que temos frente à velo

Mensagem por UNSCARRED Sex 01 Out 2010, 09:09

"Um convite à reflexão sobre atitudes que temos frente à velocidade

Esse artigo é endereçado diretamente aos usuários de motos esportivas, mas pode beneficiar genericamente pilotos de outras categorias também. Recentemente escrevi a respeito da responsabilidade que temos como motociclistas em cuidar da imagem que passamos para a sociedade, porque gostando ou não, todos somos afetados, através das diferentes políticas e leis criadas para conter situações que poderíamos evitar com um pouco de reflexão.

Perícia ou negligência?

Os números crescentes das estatísticas não deixam dúvidas – estamos na contramão da razão. A quantidade de acidentes com motos esportivas nas estradas demonstra que cada vez mais, pessoas despreparadas têm acesso a equipamentos sofisticados de engenharia, e por não saberem como usar, acabam incorrendo em erros que custam caro não somente a elas, mas a todos nós motociclistas.

Exagero? Basta acessar o You Tube e pesquisar nomes como Amparo, Serra Negra, Morungaba ou Joanópolis – cidades serranas do interior paulista, consideradas o maior reduto da motovelocidade no país. Esses nomes, ligados a moto, localizam mais de 5.000 vídeos postados por usuários onde uma enormidade de barbáries é constatada, com direito a mortes filmadas ao vivo. E com que finalidade? Talvez para satisfazer a curiosidade mórbida de quem assiste. Seja como for, pode se notar que os autores estão se exibindo – querem ser notados pelo arrojo de andar com o velocímetro travado em 299 Km/h, ou fazer uma seqüência de curvas com o joelho no chão. Porque não demonstrar isso pra uma platéia de verdade em uma pista de corrida?

Ambiente adequado

Não vou ser hipócrita e dizer que não acho linda a plástica do movimento, ou que eu mesmo nunca tenha exagerado em algumas circunstâncias, mas observem aonde esses intrépidos buscam descarregar sua adrenalina – em um ambiente onde um trator trafega em plena rodovia a 30 Km/h, ou um bicho saí correndo do meio do mato – e nem vou me dar ao trabalho de citar a enormidade de "domingueiros" que também são usuários dessas mesmas rodovias.

Sou adepto e devoto da velocidade – ponto. Tenho a mão pesada, sim. A diferença é que aprendi que isso não é pecado quando praticado em lugar apropriado, onde não exponho outros aos meus delírios. E se outras pessoas estão próximas, é porque são tão adeptas quanto eu, ou seja, estamos todos no mesmo barco e na mesma direção.

E essa é a tônica desse artigo – se você é proprietário de uma esportiva, gastou um dinheirão com "Power Commander", filtro, escapamento, amortecedor de direção, pneus esportivos e usa a moto na estrada, tenho uma péssima notícia pra te dar: jogou dinheiro fora! Seu lugar é num autódromo, cercado de toda a estrutura necessária para explorar esses e outros equipamentos de desempenho. Em uma estrutura fechada, pode se usufruir de toda essa tecnologia sem colocar em risco outras pessoas que simplesmente não tem nada com isso. E não é só a questão da segurança, mas qualquer desempenho somente vem do treino, de passar diversas vezes pelo mesmo lugar, explorando cada centímetro de pista na busca de um melhor tempo. Simplesmente não há justificativa para tentar obter algo parecido em uma rodovia pública.

Diálogo

- Ah! Mas o acesso aos autódromos é restrito, alguém diria.

Mentira. Qualquer um pode acessar se cumprir as regras impostas pelo esporte. E não tenha dúvidas – são regras desenhadas para a segurança de todos.

- Não gosto de regras, por isso ando na estrada, replicaria.

Mesmo na estrada há regras. Se você infringir alguma, pode ser punido com uma multa ou até com a própria vida. As punições na pista, pelo menos são menos rigorosas.

- Mas onde moro não tem autódromo.

Problema seu. Ponha a moto numa carreta ou então vá com ela mesma para onde existe um. Você não tem o direito de expor ao risco de morte outras pessoas somente pelo seu prazer de acelerar.

- É muito caro, diria outro.

Gastou mais de 30 mil reais na moto, uma fábula em acessórios para ela, em equipamento pessoal e fica chorando por cerca de R$ 300 para desfrutar um dia em autódromo? Tenha dó! Ademais, se não tem o dinheiro para sustentar seu "brinquedo", devia vender e comprar um patinete.

- Os meus amigos só aceleram em estrada.

Troque de amigos e fique vivo pra apreciar o que conseguiu conquistar na vida.

- Gosto de passar pelos outros como se estivessem parados.

Você é louco e tem que ser internado em um hospício. Se você acha que é rápido mesmo, vem provar isso pra outros pilotos em uma pista, ou será que você só é valente com quem não pode te enfrentar?

- Autódromo é chato. Só ficar naquelas mesmas curvas o tempo todo...

Aí é que está a graça! É onde maior velocidade pode ser obtida – praticando num mesmo lugar. Você acha mesmo que consegue decorar em um dia 50 Km de curvas em estrada? As estatísticas dizem que não.

- Na pista não consigo dar tudo que a moto tem.

Encurta a relação e vai conseguir, só que com um pouco menos de velocidade.

- Mas quero andar a mais de 300Km/h.

Eu também, mas as variáveis em uma estrada pública fazem com que não valha à pena. Minha vontade pode se transformar em pesadelo pra minha família em um décimo de segundo.

- Ouvi dizer que um monte de gente cai na pista.

Verdade. Não dá pra fazer omelete sem quebrar alguns ovos. Mas pelo menos não caíram embaixo de um caminhão, ficaram espetadas em um bambu no meio do mato ou tiraram a vida de pessoas inocentes.

Poderia gastar linhas e mais linhas argumentando e o resultado seria o mesmo – um autódromo é muito mais seguro e sensato do que a estrada para a prática da velocidade. Não há justificativa lógica que sustente essa prática em um ambiente impróprio.

Pilotar com toda a segurança não é tão complicado. Informações podem ser obtidas junto a Federação de motociclismo de seu estado ou junto à Confederação Brasileira de Motociclismo. (www.fpm.esp.br ou www.cbm.esp.br).

Respeite a vida, respeite o motociclismo. Acelere sim, mas aonde não imponha risco a outros. Te espero na pista!"


Então é isso aê... tá dado o recado e concordo plenamente com isso mesmo que ainda assim luto pra segurar a mão em vias públicas..

FONTE:
http://cursodepilotagem.blogspot.com
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Mensagem Re: Um convite à reflexão sobre atitudes que temos frente à velo

Mensagem por SergioRM Sex 01 Out 2010, 09:28

Ótimo texto... gostei...
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Mensagem Re: Um convite à reflexão sobre atitudes que temos frente à velo

Mensagem por shazan Sex 01 Out 2010, 10:14

UNSCARRED meus parabens pelo tópico.
Confesso nunca abusei de mais e hoje em dia ando mais sussa... Realmente em um autodromo é muito mais gostoso e seguro de andar, vale muito a pena.
A questão é que um abuso nosso leva outras pessoas a morte ou a problemas psicológicos após uma batida. Essa pessoa não deveria pagar nenhum preço pelo nossa vontade de acelerar.
Autodromo é seguro: Sim, as pessoas que caem em geral são as querem abusar, eu andei 3 vezes e nunca passei perto de um risco de queda, qdo errei a curva tinha area de escape.
Abraços
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Mensagem Re: Um convite à reflexão sobre atitudes que temos frente à velo

Mensagem por Marco Gixxer-750 Sex 01 Out 2010, 10:38

Bom o texto, muito reflexivo, o problema é lembrar dele sobre o canhão..... Rolling Eyes , apesar que minha pilotagem, é bem calma..., mas sempre abusamos.
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Mensagem Re: Um convite à reflexão sobre atitudes que temos frente à velo

Mensagem por UNSCARRED Sex 01 Out 2010, 10:46

Marco Gixxer-750 escreveu:Bom o texto, muito reflexivo, o problema é lembrar dele sobre o canhão..... Rolling Eyes , apesar que minha pilotagem, é bem calma..., mas sempre abusamos.

Nem me fale... a nave começou a dar umas falhadas então minha mulher disse: "Deixa assim, pelo menos vc num passa dos 200"...

aí a gente começa a ter noção do que tá fazendo... e ainda assim não conseguimos segurar a mão!!!

É complicado o assunto... pensei até em vender a moto... mas já tô contaminado num consigo mais ficar sem.... AHHAHAAHHAAH!!
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Mensagem Re: Um convite à reflexão sobre atitudes que temos frente à velo

Mensagem por Convidad Sex 01 Out 2010, 12:14

Não sou hipócrita.

Piloto e gosto de fazer cuvas rápidas. Faço isso e assumo o risco. Não estico a 300tao até porque minha moto é naked e por isso nem chega.

Não concordo com o que ele fala sobre ter que pagar autódromo. Tenho apenas a moto pois não tenho dinheiro para sustentar moto e carro. portanto minha moto é minha condução, além de meu hobby. Agora vou pro trabalho de ônibus para baratear o seguro, pois sai muito caro pra andar todo dia. Também não quero ser piloto de corrida, para ter que treinar em autódromo. Apenas gosto de curvar agressivamente de vez em quando, sem competir com ninguem a não ser comigo mesmo.

Tenho sim, dinheiro para sustentar minha moto sem ter que apelar para peças de origem duvidosa, mas não está sobrando tanto para gastar 400tão em 4 horas de interlagos, sendo que pra ir pra Joanopolis gasto 50Tão de gasosa.

Quem tá cheio de $$$ é fácil apoiar o texto. Não apoio pois sei a minha posição. Realmente tem muito cara despreparado, que deveria fazer pelo menos um curso de pilotagem antes de subir numa moto potente.

Mas se for pra andar a 120 na estrada e fazer curva a 60 eu compro uma fazer 250 ou CB300.

Sou coerente com minhas ações e sei dos riscos que corro.

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Mensagem Re: Um convite à reflexão sobre atitudes que temos frente à velo

Mensagem por UNSCARRED Sex 01 Out 2010, 13:17

tu-barao escreveu:Não sou hipócrita.

Piloto e gosto de fazer cuvas rápidas. Faço isso e assumo o risco. Não estico a 300tao até porque minha moto é naked e por isso nem chega.

Não concordo com o que ele fala sobre ter que pagar autódromo. Tenho apenas a moto pois não tenho dinheiro para sustentar moto e carro. portanto minha moto é minha condução, além de meu hobby. Agora vou pro trabalho de ônibus para baratear o seguro, pois sai muito caro pra andar todo dia. Também não quero ser piloto de corrida, para ter que treinar em autódromo. Apenas gosto de curvar agressivamente de vez em quando, sem competir com ninguem a não ser comigo mesmo.

Tenho sim, dinheiro para sustentar minha moto sem ter que apelar para peças de origem duvidosa, mas não está sobrando tanto para gastar 400tão em 4 horas de interlagos, sendo que pra ir pra Joanopolis gasto 50Tão de gasosa.

Quem tá cheio de $$$ é fácil apoiar o texto. Não apoio pois sei a minha posição. Realmente tem muito cara despreparado, que deveria fazer pelo menos um curso de pilotagem antes de subir numa moto potente.

Mas se for pra andar a 120 na estrada e fazer curva a 60 eu compro uma fazer 250 ou CB300.

Sou coerente com minhas ações e sei dos riscos que corro.

Entendo perfeitamente o que vc está falando e é exatamente isso que queria levantar com o tópico... tendo em vista que estou na mesma situação que vc... só tenho a moto e uso ela no dia a dia... não tenho grana pra me divertir em autódromo... e sou alucinado pra andá no talo o tempo todo...

A questão é que estrada não é pista de corrida... por isso existem as pistas de corrida... o mais coerente realmente é segurarmos a onda e deixar pra enrolar o cabo qdo for possível em uma pista específica para isso... A maior preocupação é com os outros e não com vc ou eu!!! Nós já assumimos nosso risco, mas imagina levar uma família inteira pro buraco em um erro fatal!!!! Não é justo!!!

Mas respeito sua opinião... de certa forma é a minha tb!!! E continuo na luta para "SEGURAR A CABEÇA" pq o canhão no meio das pernas faz a gente querer andar mais e mais o tempo todo...

Abraço!!
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Mensagem Re: Um convite à reflexão sobre atitudes que temos frente à velo

Mensagem por vytor Sex 01 Out 2010, 13:18

achei o texto um pouco agressivo demais

acho q na vida... tudo deve ser moderado...

concordo com o tubarao... e com algumas coisas do texto
assim como concordo com vcs q apoiaram o texto, mas sei q torcem o cabo nas estradas....

acho q eh importante q facamos tudo na vida pensando nas consequencias... e q se passamos do limite da velocidade... pelo menos facamos isso com juizo... uma moto a 150 na bandeirantes nao eh algo q gera perigo... sabemos disso... apesar de nao estarmos cumprindo a lei...

agora... 299 em uma curva de serra negra... isso eh irresponsabilidade sem limites... ou melhor... limitada a 299...
nesse caso... se acontece um acidente... e o cara morre sozinho... nem fico comovido... minha preocupacao eh justamente com quem ele pode levar com ele...

penso sempre na minha irma, namorada, mae... se acontece alguma coisa e um irresponsavel as mata... eu nao perdoaria por nada...

agora, acidentes acontecem... aih sao outros 500...

por isso nao suporto bebida, acho q velocidade deve ser atingida de forma consciente... e nao sou hipocrita tbm...

jah tive carro turbo, jah passei dos 200 de voyage (q nao tem estrutura pra andar assim)... jah passei de 200 com a moto... normal... mas tudo... dentro de um limite meu... e com margem de seguranca para os terceiros !!!!
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Mensagem Re: Um convite à reflexão sobre atitudes que temos frente à velo

Mensagem por UNSCARRED Sex 01 Out 2010, 13:33

vytor escreveu:achei o texto um pouco agressivo demais

acho q na vida... tudo deve ser moderado...

concordo com o tubarao... e com algumas coisas do texto
assim como concordo com vcs q apoiaram o texto, mas sei q torcem o cabo nas estradas....

acho q eh importante q facamos tudo na vida pensando nas consequencias... e q se passamos do limite da velocidade... pelo menos facamos isso com juizo... uma moto a 150 na bandeirantes nao eh algo q gera perigo... sabemos disso... apesar de nao estarmos cumprindo a lei...

agora... 299 em uma curva de serra negra... isso eh irresponsabilidade sem limites... ou melhor... limitada a 299...
nesse caso... se acontece um acidente... e o cara morre sozinho... nem fico comovido... minha preocupacao eh justamente com quem ele pode levar com ele...

penso sempre na minha irma, namorada, mae... se acontece alguma coisa e um irresponsavel as mata... eu nao perdoaria por nada...

agora, acidentes acontecem... aih sao outros 500...

por isso nao suporto bebida, acho q velocidade deve ser atingida de forma consciente... e nao sou hipocrita tbm...

jah tive carro turbo, jah passei dos 200 de voyage (q nao tem estrutura pra andar assim)... jah passei de 200 com a moto... normal... mas tudo... dentro de um limite meu... e com margem de seguranca para os terceiros !!!!


Éh... existe aquela regrinha básica dos 80%... eu nunca passei dos meus 80%, ou seja, de tudo que sei que pilóto e que domino a moto, não vou até o limite, mesmo assim não estamos falando de 150 Km/h na Bandeirantes... estamos falando do que aquilo lá vira no domingo de manhã... corrida mesmo... pau em moto de 200cv a 300 Km/h custurando no meio dos carros... aí são outros 500 meu camarada..

Vira e meche eu estico até a nave cortar o giro em ultima marcha... mas normalmente acontece em horários "marginais" com absolutamente ninguém na estrada pelo menos no trecho que consigo ver que vou esticar e de certa forma não estou nem perto dos meus 80%... mesmo assim pode sair um carro de alguma "entrada rural" ou coisa do tipo, com uma família dentro e eu atravessar a nave pelo carro mandando todo mundo pro espaço!!!! E é isso que estou levantando aqui: ESTRATADA = ESTRADA.. PISTA DE CORRIDA = PISTA DE CORRIDA

Tanto para a segurança própria como para a segurança de terceiros, não existe compatibilidade de qualquer veículo a 200 Km/h numa via pública... É incompatível, irresponsável e pode gerar consequencias catastróficas!!!

Abraço...
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Mensagem Re: Um convite à reflexão sobre atitudes que temos frente à velo

Mensagem por vytor Sex 01 Out 2010, 13:43

te entendo...

mas uma moto q tem condicao de chegar nos 300, andando a 200 na bandeirantes as 7 da manha de domingo... tbm nao acho q seja um problema...

como disse... te entendo...

eh dificil falarmos em numeros... mas uma SRAD, CBR, etc... a 200 numa estrada como a bandeirantes nao me assusta.... pq uma moto dessa para mto rapido... e se estiver sozinha... acelarando no vazio... qndo aparecer um carro.... ela cai pra 120 em 2 segundos ou menos !!!

o importante eh nao perdermos a consciencia e esquecermos a regra qndo estamos com "o canhao no meio das pernas"
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Mensagem Re: Um convite à reflexão sobre atitudes que temos frente à velo

Mensagem por vytor Sex 01 Out 2010, 13:46

na autobahn, da alemanha, q todo mundo fala temos mtas vezes estradas piores q a nossa bandeirantes....

e la a velocidade eh ilimitada (em alguns trechos)

mas nao ocorrem acidentes graves, pq o povo eh treinado para dirigir assim... e qndo nao eh... o minimo q faz eh respeitar as leis... e a esquerda sempre livre pra quem vai passar mais rapido

ADORO COSTURAR NO TRANSITO
mas o grande risco esta JUSTAMENTE aih...
por isso, cada dia q passo, vou ficando mais velho e perdendo o tesao nessa pratica maldita ....
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Mensagem Re: Um convite à reflexão sobre atitudes que temos frente à velo

Mensagem por UNSCARRED Sex 01 Out 2010, 13:47

vytor escreveu:te entendo...

mas uma moto q tem condicao de chegar nos 300, andando a 200 na bandeirantes as 7 da manha de domingo... tbm nao acho q seja um problema...

como disse... te entendo...

eh dificil falarmos em numeros... mas uma SRAD, CBR, etc... a 200 numa estrada como a bandeirantes nao me assusta.... pq uma moto dessa para mto rapido... e se estiver sozinha... acelarando no vazio... qndo aparecer um carro.... ela cai pra 120 em 2 segundos ou menos !!!

o importante eh nao perdermos a consciencia e esquecermos a regra qndo estamos com "o canhao no meio das pernas"

Concordo com vc... e o ponto está aí no "onde ou quando é que esquecemos a regra"...

Essa percepção some qdo subimos no foguete!!!
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Mensagem Re: Um convite à reflexão sobre atitudes que temos frente à velo

Mensagem por Soares Sex 01 Out 2010, 18:56

Acho que velocidade é uma parte do negócio, não a única. Um cara que dá umas esticadas pode ter mais seguranças que outros que andam mais "devagar" porém arriscando mais, ignorando por completo regras básicas de pilotagem defensiva. Analisem a situação do video abaixo e tirem suas conclusões (por favor ignorem o título desrespeitoso e infeliz que foi dado, não precisamos discutir isso aqui).