indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
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indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
Pra quem quer ganhar uns cavalinhos...
fonte: http://www.motonline.com.br/colunistas/paulo-couto/gipro_23jul2010.html
Ainda pouco conhecida, mas muito comum em motores de altíssima potência,
é variar o mapa de ignição de acordo com a marcha utilizada. Sim, não
importa se o cambio é mecânico ou automático a EFI "sabe" qual a marcha
está em uso (mais um sensor, chamado de GPS - Gear Position Sensor, nada
a ver com a navegação por satélite), e ajusta o ponto de ignição,
atrasando-o, para deixar o motor mais dócil nas marchas muito curtas as
derrapagens exageradas.
A Bandit não é a única moto com essa característica, hoje praticamente
qualquer moto de alta potência usa esse recurso, algumas até usam
limitadores de giros específicos para cada marcha, como é o caso da
GSX1400 vendida no Japão (limitada a 180km/h) ou a Hayabusa, B-King,
GSXR 1000, V-Strom 1000 que também possuem limitadores agressivos nas
primeiras marchas para facilitar a condução e manter os limites
previstos de emissões de poluentes. Só para vocês terem uma idéia do
benefício, a B-King ganha cerca de 15 cavalos nas marchas curtas
simplesmente eliminando esse retardo. Vejam na imagem abaixo uma
Kawasaki ZX-14 em terceira marcha, com o ATRE (explico em seguida)
ativado e desativado, notem como são diferentes as linhas azuis (ATRE
desativado, com o retardo normal) das vermelhas (ATRE ativado, portanto
sem retardo) de potencia e torque entre 3 mil e 7 mil RPM.
Impressionante, não?
Vamos agora ao que interessa: como eliminar o retardo da ignição? Usando
um dos vários TRE (Timing Retard Eliminator) existentes no mercado. Eu
optei pelo melhor deles, o GIPro w/ATRE, que se traduz em Gear Indicator
Pro with Advanced TRE. E a escolha foi simples, a
www.healtech-electronics.com sediada na Hungria é a que mais avançou nas
pesquisas sobre eletrônica embarcada em motos e possui modelos com
funções diversas, compatíveis com diversas motos e coisas inusitadas
como um "corretor de velocímetro" que altera o seu velocímetro
eletrônico original, corrigindo a velocidade indicada para um valor
absolutamente real (medido a partir do diâmetro da borda do pneu). Entre
tantos produtos, o GIPro w/ATRE é um dos mais vendidos e além de
remover o retardo com um TRE (a empresa chama de ATRE, ou Advanced TRE)
ele também é um indicador de marchas absolutamente preciso, sem latência
alguma.
A instalação do visor pode requerer algum suporte, como o que fiz na
Bandit 1250S.
A instalação do visor pode requerer algum suporte, como o que fiz na
Bandit 1250S
fonte: http://www.motonline.com.br/colunistas/paulo-couto/gipro_23jul2010.html
Ainda pouco conhecida, mas muito comum em motores de altíssima potência,
é variar o mapa de ignição de acordo com a marcha utilizada. Sim, não
importa se o cambio é mecânico ou automático a EFI "sabe" qual a marcha
está em uso (mais um sensor, chamado de GPS - Gear Position Sensor, nada
a ver com a navegação por satélite), e ajusta o ponto de ignição,
atrasando-o, para deixar o motor mais dócil nas marchas muito curtas as
derrapagens exageradas.
A Bandit não é a única moto com essa característica, hoje praticamente
qualquer moto de alta potência usa esse recurso, algumas até usam
limitadores de giros específicos para cada marcha, como é o caso da
GSX1400 vendida no Japão (limitada a 180km/h) ou a Hayabusa, B-King,
GSXR 1000, V-Strom 1000 que também possuem limitadores agressivos nas
primeiras marchas para facilitar a condução e manter os limites
previstos de emissões de poluentes. Só para vocês terem uma idéia do
benefício, a B-King ganha cerca de 15 cavalos nas marchas curtas
simplesmente eliminando esse retardo. Vejam na imagem abaixo uma
Kawasaki ZX-14 em terceira marcha, com o ATRE (explico em seguida)
ativado e desativado, notem como são diferentes as linhas azuis (ATRE
desativado, com o retardo normal) das vermelhas (ATRE ativado, portanto
sem retardo) de potencia e torque entre 3 mil e 7 mil RPM.
Impressionante, não?
Vamos agora ao que interessa: como eliminar o retardo da ignição? Usando
um dos vários TRE (Timing Retard Eliminator) existentes no mercado. Eu
optei pelo melhor deles, o GIPro w/ATRE, que se traduz em Gear Indicator
Pro with Advanced TRE. E a escolha foi simples, a
www.healtech-electronics.com sediada na Hungria é a que mais avançou nas
pesquisas sobre eletrônica embarcada em motos e possui modelos com
funções diversas, compatíveis com diversas motos e coisas inusitadas
como um "corretor de velocímetro" que altera o seu velocímetro
eletrônico original, corrigindo a velocidade indicada para um valor
absolutamente real (medido a partir do diâmetro da borda do pneu). Entre
tantos produtos, o GIPro w/ATRE é um dos mais vendidos e além de
remover o retardo com um TRE (a empresa chama de ATRE, ou Advanced TRE)
ele também é um indicador de marchas absolutamente preciso, sem latência
alguma.
A instalação do visor pode requerer algum suporte, como o que fiz na
Bandit 1250S.
A instalação do visor pode requerer algum suporte, como o que fiz na
Bandit 1250S
RDO- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 01/07/2010
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
PO É O TRE DE SEMORE... JA TEM TOPICOS SOBRE ISSU AMIGO...
RaFa AgOsT- Admin
-
Idade : 41
Data de inscrição : 14/12/2008
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
RaFa AgOsT escreveu:PO É O TRE DE SEMORE... JA TEM TOPICOS SOBRE ISSU AMIGO...
se puder me mandar o topico eu agradeço, pois nao achei...
Obrigado
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
Isso muuuuito me interessa.
Onde vc comprou e qto custou? É fácil instalar?
Onde vc comprou e qto custou? É fácil instalar?
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
Cool, já comprei o meu, tá pra chegar. hehehe
tonybell- Participante
-
Idade : 57
Data de inscrição : 08/11/2009
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
e onde vc comprou, isso me interessou.?
tonybell escreveu:Cool, já comprei o meu, tá pra chegar. hehehe
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
MOTOBR.COM.BR
RaFa AgOsT- Admin
-
Idade : 41
Data de inscrição : 14/12/2008
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
copia este tópico inicial para aquele do DECAPA...
Este modelo não é o mesmo do motobr.com.br
Este modelo não é o mesmo do motobr.com.br
Bisteka- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 18/10/2009
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
Comprei com o Tiago Henrique, aqui do SOL, fala com ele.
abs
abs
tonybell- Participante
-
Idade : 57
Data de inscrição : 08/11/2009
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
esse é o TRE do paragua. kkkkkkkkkkk ganho sim, mais bem menor que os gpacks por ae.
funçao dele é mais soltar as primeiras marchas. como vcs podem ver ae no grafico da zx14. os gpacks tambem fazem esse papel, porem tambem em alta marcha. sei nao se compensa.
funçao dele é mais soltar as primeiras marchas. como vcs podem ver ae no grafico da zx14. os gpacks tambem fazem esse papel, porem tambem em alta marcha. sei nao se compensa.
Convidad- Convidado
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
decapa escreveu:esse é o TRE do paragua. kkkkkkkkkkk ganho sim, mais bem menor que os gpacks por ae.
funçao dele é mais soltar as primeiras marchas. como vcs podem ver ae no grafico da zx14. os gpacks tambem fazem esse papel, porem tambem em alta marcha. sei nao se compensa.
Mesmo este que já vem com indicador de marcha??? Nun conheço nada disso... Só sei como funciona; mas não conheço a qualidade deles!!!
Bom, sei lá!!! Eu, de Bandit arriscaria, pois, o marcador de marcha também vale à pena e a soma dele com o tre... Acho que valeria à pena financeiramente $$$$$$$$$$$$
Bisteka- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 18/10/2009
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
esse seria um TRE com indicador apenas. mais pelo grafico da zx14, ganho é fraco. sei nao!! é do mesmo fabricante do xtre
Convidad- Convidado
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
só aumenta o torque em baixa pelo que eu li, ele engana o sensor q tem no cambio das suzuki. se for barato compensa pelo indicador de marcha mesmo.
zulay- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 22/12/2009
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
Só para informar
Comprei o meu direto na Hungria... Com os caras mesmo... Paguei Eur 128,00... Demorou mas chegou...
veja ai no link dos correios:
http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&P_TIPO=001&P_COD_UNI=RR171857695HU
abs
Comprei o meu direto na Hungria... Com os caras mesmo... Paguei Eur 128,00... Demorou mas chegou...
veja ai no link dos correios:
http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&P_TIPO=001&P_COD_UNI=RR171857695HU
abs
Gil Costa RJ- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 11/06/2009
barra- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 09/07/2010
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
EDIT: vi que não foi taxado, pode me mandar o link do vendedor, acho que vou acabar pegando um tbm, já estava afim de colocar na Bandit e agora acho que vou colocar na V.
barra- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 09/07/2010
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
Não fui taxado, mas quando entro na chuva é para me molhar... Nesse caso sai no lucro mas estava preparado para pagar uns Eur 60,00 de tx... (acho q mesmo assim é vantajoso)
veja o link ai...
Hi Gil,
You can place an order on our web:
http://www.healtech-electronics.com/en/order.htm
Cost is 119 EUR + 8 EUR shipping.
We only ship by airmail. Delivery takes about 14 days to Brazil.
Normally you do not have to pay any taxes but we can not guarantee that.
Kind Regards,
/Norbert
healtech-electronics.com
veja o link ai...
Hi Gil,
You can place an order on our web:
http://www.healtech-electronics.com/en/order.htm
Cost is 119 EUR + 8 EUR shipping.
We only ship by airmail. Delivery takes about 14 days to Brazil.
Normally you do not have to pay any taxes but we can not guarantee that.
Kind Regards,
/Norbert
healtech-electronics.com
Gil Costa RJ- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 11/06/2009
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
Valeu Gil, as encomendas que vem da Europa são mais difíceis de taxarem mesmo, acho que vou pedir um para a laranja.
Abs.
Abs.
barra- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 09/07/2010
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
Pagou algum imposto, Gil?
Foi necessário alterar valor de nota/frete?
Foi necessário alterar valor de nota/frete?
RDO- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 01/07/2010
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
Edit: sorry, estou sem a barra de rolagem e não havia visto os posts da página 2.
Gil, sentiu alguma diferença? Eu instalei na minha B125 e o ganho foi quase imperceptível. Abaixo de 4.000rpm nota-se algum torque adcional, mas é um faixa de rotação que utilizo pouco. O pessoal que instalou na 650 teve melhores resultados que eu. O indicador de marchas é excelente, mas tem que achar a posição ideal (refração durante o dia) ou então aumentar a luminosidade.
Gil, sentiu alguma diferença? Eu instalei na minha B125 e o ganho foi quase imperceptível. Abaixo de 4.000rpm nota-se algum torque adcional, mas é um faixa de rotação que utilizo pouco. O pessoal que instalou na 650 teve melhores resultados que eu. O indicador de marchas é excelente, mas tem que achar a posição ideal (refração durante o dia) ou então aumentar a luminosidade.
RDO- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 01/07/2010
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
Kra não instalei ainda... vou fazer so no find. Depois posto qq coisa. Na verdade, não comprei como se fosse me dar algum ganho, comprei por causa do indicador de marcha. Existe um outro Gipro que é apenas indicar de marcha mas a diferença de valor é tão pouca que não vale a pena. Melhor esse e se for o caso deixo o TRE off...
O Ganho não deve ser grande já que não se trata de re-mapeamento. É apenas a informação da marcha que é passada para IFE de forma mais eficiente. Com isso a motoka extrai a potência total entre as marchas 2 e 4 (essa potência ja estava ali, mas a EFI tem uns controles de fabrica que não deixa ser explorada 100%)
depois te falo melhor
abs Gil Costa
O Ganho não deve ser grande já que não se trata de re-mapeamento. É apenas a informação da marcha que é passada para IFE de forma mais eficiente. Com isso a motoka extrai a potência total entre as marchas 2 e 4 (essa potência ja estava ali, mas a EFI tem uns controles de fabrica que não deixa ser explorada 100%)
depois te falo melhor
abs Gil Costa
Gil Costa RJ- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 11/06/2009
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
Bom, instalei e andei. Andei pouco mas andei...
Dá para notar a diferença sim. Não é muita mas tem.
Tem que ser uma moto que voce ja esta acostumado para poder notar... Também não testei velocidade ainda. Até tentei mas as estradas cheias de fiscalização hoje então deixei para outro dia.
Fiz um filme da instalação. É bem simples de instalar mas fiz assim mesmo.
Neste link tem o video de como instalei. abs Gil Costa
https://www.suzukionline.org/t12411-como-instalar-gipro-w-atre-na-bandit-650s-ie-2009
Dá para notar a diferença sim. Não é muita mas tem.
Tem que ser uma moto que voce ja esta acostumado para poder notar... Também não testei velocidade ainda. Até tentei mas as estradas cheias de fiscalização hoje então deixei para outro dia.
Fiz um filme da instalação. É bem simples de instalar mas fiz assim mesmo.
Neste link tem o video de como instalei. abs Gil Costa
https://www.suzukionline.org/t12411-como-instalar-gipro-w-atre-na-bandit-650s-ie-2009
Gil Costa RJ- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 11/06/2009
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
RDO escreveu:Edit: sorry, estou sem a barra de rolagem e não havia visto os posts da página 2.
Gil, sentiu alguma diferença? Eu instalei na minha B125 e o ganho foi quase imperceptível. Abaixo de 4.000rpm nota-se algum torque adcional, mas é um faixa de rotação que utilizo pouco. O pessoal que instalou na 650 teve melhores resultados que eu. O indicador de marchas é excelente, mas tem que achar a posição ideal (refração durante o dia) ou então aumentar a luminosidade.
RDO, voce chegou a experimentar alguma outra configuração ou somente a 6 para a bandit?
Perguntei a eles(HealTech) sobre as opções de configurações e me disseram que posso usar qualquer uma delas, não tem problema.
Disseram que possuem comportamente diferentes e todos podem ser usadas conforme nossa preferencia...
Ainda não tentei nenhuma(pretento fazer sim), queria ver se alguem tentou...
abs Gil Costa
Gil Costa RJ- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 11/06/2009
Re: indicador de marcha e uns cavalinhos a mais
Gil,
Tem que ter muita sensibilidade para sentir alguma coisa. O pessoal da Healtech me sugeriu usar o mapa 6 quando eu disse que não estava percebendo nenhum ganho. Só fizeram isso porque tinham dúvidas quanto à Bandit brasileira ser diferente da européia (a brasileira poderia ter retardo na 5ª marcha). Pelo que pesquisei o tempo de retardo da Bandit vai da 1ª à 4ª marcha (diminuindo a medida que a marcha aumenta). Assim 5ª e 6ª são marchas sem restrição e acho que não vai mudar muito de uma pra outra.
Tem que ter muita sensibilidade para sentir alguma coisa. O pessoal da Healtech me sugeriu usar o mapa 6 quando eu disse que não estava percebendo nenhum ganho. Só fizeram isso porque tinham dúvidas quanto à Bandit brasileira ser diferente da européia (a brasileira poderia ter retardo na 5ª marcha). Pelo que pesquisei o tempo de retardo da Bandit vai da 1ª à 4ª marcha (diminuindo a medida que a marcha aumenta). Assim 5ª e 6ª são marchas sem restrição e acho que não vai mudar muito de uma pra outra.
RDO- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 01/07/2010
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