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Melhora na Relação Final da Bandit 650 IE

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Mensagem por nilchoajr Qui 24 Jun 2010, 18:07

Prezados Amigos

Sou apaixonado por tudo que tem rodas e motor grande e forte para empurrar..r.srs. E o tesão maior é tentar otimizar meus grandes brinquedos (carros e Motos) sem gastar muito. Por isso tenho uma ideia na cabeça e quero opnião de voces. O lance é o seguinte: Tenho uma Bandit 650 S 2009 IE e adoro viajar, adoro ouvir o motor roncar alto, principalmente depois dos 9 mil RPM. Mas me veio uma ideia que ja usei no passado com minha DT180 e Agrale Elefant: Mexer na relação da moto substituindo apenas o pinhão. Fui esclarecido pelo colega forista em outro tópico que existe possibilidade sim, mas é dificil encontrar a peça. A medida do pinhão original é 15 dentes com o passo da corrente 525 (foi isso que entendi). Pois bem, voces sabem algum outro modelo de moto da Suzuki ou outra marca que seja intercabiavel com o da Bandit e tenha 1 ou 2 dentes a mais (16 ou 17 dentes)? Isso significaria um alongamento em todas as marchas na ordem de 10 a 15%. Com isso para viajar sem garupa poderá representar final maior e na manha, rodar com giro baixo e consumo reduzido. Sei que existe o risco da moto ficar lerdo nas saidas ou retomadas, mas como tenho facilidade de substituir dependendo do uso, posso fazer isso de acordo com o que pretendo no passeio. Andar forte na cidade(original 15 dentes ou menor), ou andar na manha e em estrada (16 ou 17 dentes). E ai amigos, alguma sugestãou ou mesmo, alguem ja teve experiencia para postar aqui no espaço?

Aguardo noticias.

Abraços e Bom final de semana

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Mensagem por RaFa AgOsT Qui 24 Jun 2010, 23:51

MEU CARO, TO PROCURANDO A MESMA COISA QUE VC, MAS NA VDD COLOQUEI O TRE QUE NAUM VAI PERDER TANTO ASSIM DE SAIDA POIS LIBERA O TORQUE DA MENINA E POSSO GANHAR DE FINAL...
ACHEI NO E-BAY ESSE VENDEDOR... COM 16 DENTES E PASSO 525:
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/VORTEX-FT-SPROCKET-16T-525-ZX-7R-BANDIT-400-93-GSXR-600-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem3f004650fdQQitemZ270587547901QQptZMotorcyclesQ5fPartsQ5fAccessories

POREM ELE APARECE COM DUAS MEDIDAS DE EIXO, E NUM SEI QUAL SERIA O NOSSO, SEI QUE O LUCAS.SOROCABA DAQUI DO FORUM CONSEGUIU ESSA PEÇA AQUI EM SAMPA, ASSIM Q ELE PASSAR ONDE ARRUMOU NÓS VEREMOS DE QUAL MOTO ELE PEGOU E O VALOR...
ABÇ..
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Mensagem por Carlão Sex 25 Jun 2010, 07:58



Encontrei esta matéria lá no site da setegalo que também participo.
É bastante esclarecedora.
Na b65S ano 2007 coloquei um pinhão com um dente a mais e gostei muito. Cuidado que com um dente a mais já foi preciso dar uma limadinha bem de leve na parte interna da tampa (coisa de 1 milímetro) então com dois dentes a mais não vai caber.
__________________________________________________________________________
A
relação secundaria de uma moto, conhecida simplesmente como "relação" é o
conjunto responsãvel pela transmissão da força da caixa de marchas para
a roda.

Normalmente é composta por três elementos:

- corrente (às vezes correia dentada)
- coroa - a peça dentada que vai
na roda
- pinhão - a peça dentada
menor, que sai da caixa de câmbio.

Diferentemente de um carro ou
mesmo de uma moto com eixo cardã, você pode alterar facilmente a
relação de sua moto, encurtando-a, para obter mais força ou alongando-a,
para obter maior velocidade.

A relação pode ser alterada
trocando-se o pinhão, a coroa ou ambos.

Um cuidado a ser tomado é verificar o "passo" da corrente (420, 460, 510,
530, etc), pois esse passo corresponde à distância entre o meio dos elos
da corrente (ou meio dos dentes da correia). Sem entrar em maiores
detalhes técnicos, é bom verificar se a coroa ou pinhão
a serem substituidos são compatíveis com o passo da corrente que se
está usando.

E por que o nome relação? Porque é a relação entre o
número de voltas do pinhão em relação a
uma volta da coroa (e da roda, consequentemente).

Assim, uma relação "curta" significa que para cada volta da coroa o pinhão da um numero de voltas "maior" do que
numa relação mais longa.

Como saber qual é relação da minha moto?
Basta dividir o número de dentes da coroa pelo número de
dentes do pinhão:

Exemplo: CB400
em 6ª marcha

Relação original: coroa de 36 dentes e pinhão de 16 dentes.
36/16= 2,25
100 km/h a 6.150 rpm
105 km/h a 6.500 rpm

Relação encurtada:
coroa de 36 dentes e pinhão de 14 dentes.
A moto ganha força e perde final, ficando mais "xucra" nas arrancadas e
o consumo aumenta um pouco.
36/14= 2,57 (o nº aumentou, portanto a
relação "encurtou")
87 km/h a 6.150 rpm
92 km/h a 6.500 rpm

Relação alongada: coroa de 36 dentes e pinhão de
18 dentes. A moto ganha final e perde força, ficando mais "xoxa" nas
arrancadas e o consumo diminui um pouco.
36/18= 2,00 (o nº diminuiu,
portanto a relação "alongou")
112 km/h a 6.150 rpm
118 km/h a
6.500 rpm

É vantajoso mudar a relação?

Se você mora numa cidade plana com avenidas largas e transito rápido e fluído, ou ainda, se usa mais a moto em estradas ou rodovias planas, é interessante
"alongar a relação".

Se você mora numa cidade que tem o trânsito
travado, ou que tenha muitas ladeiras, ou se roda muito com garupa ou
se circula muito por estradas de serra, é interessante "encurtar a
relação".

Abaixo, uma tabela prá facilitar a vida:

Melhora na Relação Final da Bandit 650 IE Relacao


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Mensagem por lucas.sorocaba Sex 25 Jun 2010, 18:30

Lá vai o tão famigerado pinhão, tive que garimpar o site da vaz até achar um servisse, os caipora não atualizam a lista, parece que não gostam de vender! hehehe, tá aí: * Pinhao / SUZUKI / GSXR750 WW,X SRAD
(525) / 98-99 / 16 / SB06.216 / VAZ / OEM / - esse código sublinhado é só colocar no site que aparece na tela o caiporinha.
Já adianto que o pinhão é bem justo pra entrar no entalhado, tem que dar umas pancadinhas, mas nada estúpido demais, pra colocar e tirar usei parafusadeira pneumática, solta de boa, amanhã vou dar um passeio até Barra Bonita com a garupatroa e vou poder medir o consumo, aí posto pra conhecimento.
Qualquer dúvida manda MP.

Abraços!
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Mensagem por RaFa AgOsT Sex 25 Jun 2010, 18:35

OPA, VALEW LUCAS... VC SENTIU SE ELA FICOU FRACA DE SAIDA?
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Mensagem por lucas.sorocaba Sex 25 Jun 2010, 21:13

não achei muita diferença de saída, mas o final ficou mais longo, e corrige o erro do velocimetro, testei hj cedo, qdo estou a 93km/h a z750 de um amigo q estava junto marcava 100km/h. No GPS antes da mudança do pinhão o erro de velocidade era grande, agora deve quase que igualar.
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Mensagem por Berlindo Sáb 26 Jun 2010, 20:03

Saca só: http://www.twtex.com/forums/showpost.php?p=401726&postcount=19

http://www.gsx650f.biz/16-tooth-front-sprocket-t2974.html

http://gs500online.com.br/gsForum//index.php?showtopic=16780&hl=pinh%E3o+650
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Mensagem por nilchoajr Dom 27 Jun 2010, 09:58

Valeu Lucas

Você é o Cara..rs.r.s Mas diz uma coisa, é complicado pra trocar em casa? Tenho mais ferramente que uma oficina, mas isso não quer dizer que seja mais competente que um mecanico.rs.rs. Tenho até torquimetro. Mas não tenho parafusadeira pneumática. Então, será que consigo trocar em casa? Baixei todas as fotos do tutorial e não entendi por que o gringo manteve a manete da embrenhagem acionada. Vai ter que sangrar a embrenhagem, é isso? Vamos trocando ideia que com paciencia chego lá.rs.rs.

Abraços e valeu já o excelente começo de informaçoes,

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Mensagem por nilchoajr Dom 27 Jun 2010, 10:06

Amigos - Outra Curiosidade minha entre tantas

Uma coisa interessante, toda vez que passo em uma lombada eletronica que exibe nossa velocidade no painel do equipamento, aparece igual o do velocimetro da minha Bandit 650 2009. Ou seja, acredito que ela já marca em km real no velocimetro digital. É toda orignal, numca mexi em nada. Até no GPS tambem é real! Nunca troquei pneus! Não percebi a diferença dos 7 a 10% que alguns colegas mencionam acima. Inclusive quando piloto com um amigo que tem uma Fazer, ele a 100 kms, minha moto marca 90 kms aproximadamente. Quero trocar ainda assim o pinhão para a B65 ficar mais solta na estrada, pois sempre o giro é lá em cima. Apesar de adorar esguelar e ouvir o ronco, de vez em quando é bom andar na manha e sossegado né.r.sr.s

Abraços,

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Mensagem por NERO Dom 27 Jun 2010, 12:04

Pô, Berlindo...eu ia postar isso....mas tava aguardando pra ver no que ia dar...kkk...
Acompanho com bastante interesse esse fórum texano.
Esse pessoal do fórum "Two weelers texan" tem ótimas sacadas de modificações e personalizações....algumas até adotei na minha moto, como os protetores de mão da DL650 e "vario screens" caseiras...
Mas essa da troca da relação pro uma correia dentada, pra mim, leva a medalha...ainda mais pelo fato de ser feita numa moto de torque monstro como a 1250 (não existe bandit 650 no mercado gringo).
Isso significa que a adaptação é viável pra praticamente qualquer moto.
Sinceramente, eu colocaria na minha moto....já pensaram?
Adeus lubrificação e manutenção.

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Mensagem por NERO Dom 27 Jun 2010, 12:15

Putz...quando comecei a ver o tópico proposto pelo berlindo, achei que era outro...esse só mostra como fazer a manutenção no pinhão.
O que eu me referia, e acho que a modificação é do mesmo cara (90% das gambiarras desse fórum é desse cara da bandit vermelha)...
Olhem só:

Melhora na Relação Final da Bandit 650 IE DSC08861

Melhora na Relação Final da Bandit 650 IE DSC08862

Melhora na Relação Final da Bandit 650 IE DSC08863

Melhora na Relação Final da Bandit 650 IE DSC08864

Melhora na Relação Final da Bandit 650 IE DSC08866

Em tempo...essa modificação ainda não chegou no fim...tenho acompanhado...ainda não houve teste.
Quando fizerem, posto o resultado.
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Mensagem por lucas.sorocaba Dom 27 Jun 2010, 14:22

Valew!
Pra soltar o pinhão tem que ter uma chave 43, (mó chulapa!) como troquei na oficina de um amigo, sem problema, acho q dá pra soltar sem parafusadeira. Esse meu amigo manja muito de moto, aí ele falou q nada a ver deixar o manete apertado, e fizemos sem apertar, não precisa sangrar. Se tiver alguma dúvida manda msg!


nilchoajr escreveu:Valeu Lucas

Você é o Cara..rs.r.s Mas diz uma coisa, é complicado pra trocar em casa? Tenho mais ferramente que uma oficina, mas isso não quer dizer que seja mais competente que um mecanico.rs.rs. Tenho até torquimetro. Mas não tenho parafusadeira pneumática. Então, será que consigo trocar em casa? Baixei todas as fotos do tutorial e não entendi por que o gringo manteve a manete da embrenhagem acionada. Vai ter que sangrar a embrenhagem, é isso? Vamos trocando ideia que com paciencia chego lá.rs.rs.

Abraços e valeu já o excelente começo de informaçoes,

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Mensagem por nilchoajr Dom 27 Jun 2010, 19:48

Amigos
Se é para mandar mais duvidas, então vamos lá:

O pinhão de 16 dentes depois de instalado, precisa limar alguma coisa - Ele fica pegando em alguma tampa?
Por enquantot é só essa amigos.r.sr.s

Abraços,

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Mensagem por Berlindo Dom 27 Jun 2010, 19:49

lucas.sorocaba escreveu:Valew!
ele falou q nada a ver deixar o manete apertado

O q percebi é q o cara trava a roda, mas deixa o manete apertado pra evitar q a tração da parafusadeira seja no câmbio. Mas enfim, o torque numa chave de soquete não vai estragar.
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Mensagem por lucas.sorocaba Dom 27 Jun 2010, 20:59

como eu disse, nada a ver, o acionador da embreagem já está fora, então não força nada!
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Mensagem por Berlindo Dom 27 Jun 2010, 21:10

Como não? A embreagem acionada, são as engrenagens q travam o torque no eixo. Só ñ acredito em dano.
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Mensagem por lucas.sorocaba Seg 28 Jun 2010, 12:57

para retirar o pinhão tem que desmontar a tampa, e o "burrinho" da embreagem sai junto, então qual a diferença de estar apertado ou não? não vai estar acoplado à caixa de marcha, não vai exercer nenhuma influencia.

Berlindo escreveu:Como não? A embreagem acionada, são as engrenagens q travam o torque no eixo. Só ñ acredito em dano.
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Mensagem por nilchoajr Qua 30 Jun 2010, 07:19

Amigos

Entrei no site da VAZ http://www.comprevaz.com.br/busca_simples.asp e buscando no espaço código VAZ, inserir SB06.216 e é moleza. O Lucas.Sorocaba é o cara. Só tem um detalhe, o mesmo código aparece para vários modelos. É importante ficar atento para o passo da corrente, nesse caso 525. Ai só tem um, que é o da GSXR750 WW,X SRAD (525) 98-99. Clicano nesse item ela ainda tem opção do Pinhão Original, Aliviado, Com anti-ruido e outras coisas mais.rs.rs. O preço fica em torno de R$69 até R$129,00. Dependendo das frescurinhas (Racing, Aliviado, auto limpante, anti-ruido).r.s.rs.. Mas eles tem a pronta entrega e mandam por sedex para todo Brasil. Então quem quizer agora pode sonhar com a B65 cortando giro beirando 253 km/h..r.sr.s. Só uma observação, essa modificação oferece um alongamento na relação final de 6,25%. Ou seja, a 1,2,3 quase não vão sentir nada!

Abraços,

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Mensagem por cano Qua 30 Jun 2010, 07:34

agora pode sonhar com a B65 cortando giro beirando 253 km/h..r.sr.s. Só uma observação, essa modificação oferece um alongamento na relação final de 6,25%. Ou seja, a 1,2,3 quase não vão sentir nada!...

...Mas, em sexta marcha numa leve subida em estrada, mesmo num retão não "enche" o motor nem a pau, é quinta até esguelar o motor na hora que põe sexta, a bicha axoxa. falo isso por experiencia propria.
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Mensagem por lucas.sorocaba Qua 30 Jun 2010, 07:51

Obrigado pelos elogios, mas realmente a 6 marcha fica bem longa, fiz um passeio até barra bonita, engarupado, naquele esquema 110/120, umas esticadas fortes, fez uma média de 20km/l, nunca tinha conseguido fazer 20km/l, muito raro.
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Mensagem por NERO Qua 30 Jun 2010, 09:06

E a marcação do velocímetro, como fica, sendo que o sensor é no pinhão?

T+
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Mensagem por Bisteka Qua 30 Jun 2010, 09:34

NERO escreveu:E a marcação do velocímetro, como fica, sendo que o sensor é no pinhão?

T+

Como o lucas falou que já mediu no próprio GPS...

Corrige o erro natural de todo o painel... Provavelmente a final vai "diminuir"... Não porque caiu a velocidade, mas porque vai estar marcando a real...

Eu já andei na minha a 238km/h... Mas acho que real eu tava a no máximo uns 220... Neste caso; eu acredito que ela deve ir aos mesmos 238, porém, Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

238 de verdade!!!

O lucas é o cara!!! Parabéns!!!
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Mensagem por Convidad Qua 30 Jun 2010, 09:36

Bisteka escreveu:
NERO escreveu:E a marcação do velocímetro, como fica, sendo que o sensor é no pinhão?

T+

Como o lucas falou que já mediu no próprio GPS...

Corrige o erro natural de todo o painel... Provavelmente a final vai "diminuir"... Não porque caiu a velocidade, mas porque vai estar marcando a real...

Eu já andei na minha a 238km/h... Mas acho que real eu tava a no máximo uns 220... Neste caso; eu acredito que ela deve ir aos mesmos 238, porém, Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

238 de verdade!!!

O lucas é o cara!!! Parabéns!!!

num foi o ce quem ando nao danado papudu kaskudu\!! Melhora na Relação Final da Bandit 650 IE Icon_biggrin
se empresto a motoka pro cara andar os 238 ae. to sabennnnnnnndddddddduuuuuuuuuu!! Melhora na Relação Final da Bandit 650 IE 951924

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Mensagem por Bisteka Qua 30 Jun 2010, 09:51

decapa escreveu:
Bisteka escreveu:
NERO escreveu:E a marcação do velocímetro, como fica, sendo que o sensor é no pinhão?

T+

Como o lucas falou que já mediu no próprio GPS...

Corrige o erro natural de todo o painel... Provavelmente a final vai "diminuir"... Não porque caiu a velocidade, mas porque vai estar marcando a real...

Eu já andei na minha a 238km/h... Mas acho que real eu tava a no máximo uns 220... Neste caso; eu acredito que ela deve ir aos mesmos 238, porém, Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

238 de verdade!!!

O lucas é o cara!!! Parabéns!!!

num foi o ce quem ando nao danado papudu kaskudu\!! Melhora na Relação Final da Bandit 650 IE Icon_biggrin
se empresto a motoka pro cara andar os 238 ae. to sabennnnnnnndddddddduuuuuuuuuu!! Melhora na Relação Final da Bandit 650 IE 951924

Ae mané... Num fui eu mesmo (da história que vc ta sabendo)!!! Lembro que te contei lá no parmegiana!!!
Mais depois eu repeti o feito dos 238 (decida)... Já o Godoy que comprou a moto de mim... Bateu 235... Mas com aquele cabeção 64 dele e mais os 105kg detona aerodinâmica da moto inteira... Ele nem consegue deitar na bolha... só se abrir um buraco no tanque!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, poxa o cara nem ta aqui para se defender... Depois que ele ler vai me dar com o gesso na cabeça!!!
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Mensagem por Convidad Qua 30 Jun 2010, 09:56

quero ve se bate os 238 na 675, ae sim, se é machu!!!! e pode muda essa fotinha da 650 ae, ja coloca da 675. larga a mao de se pao duro, a abraça logo. Melhora na Relação Final da Bandit 650 IE Icon_cheers

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