Lanterna de Led feito em casa
+5
Fabio Dias
JoHnny
Juliano
Alan Delon
Admin
9 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Re: Lanterna de Led feito em casa
Putz, ficou show de bola!!!!
Alan Delon- Participante
-
q massa! posta os custos ae!
ow.. sua lente é cristal.? nao deu pra ver nos videos
Convidad- Convidado
leo_tamura escreveu:q massa! posta os custos ae!
Nao a lente e vermelha, o custo é 1 real por led independente do tamanho, a placa eu ja tinha mais esse modelo deve estar em torno de 5 reais, e os resistores que custam centavos. Criei mais pela necessidade de diminuir o consumo de energia, ficou muito bom o resultado final, os leds 10mm ficaram show, os leds pequenos sao brancos pra dar mais intensidade como minha lente e vermelha ficou muito bom.
Vc usou um pra cada led ou fez alguma associação?
Eu fiz certa vez pra TW, mas fiquei meio assim com o resultado, a lampada incandescente prenchia toda a lanterna, os leds mesmo lixando ñ espalham muito...
Eu fiz certa vez pra TW, mas fiquei meio assim com o resultado, a lampada incandescente prenchia toda a lanterna, os leds mesmo lixando ñ espalham muito...
Convidad- Convidado
Uia.. show em!!!!
Juliano- Participante
-
Jé PArabéns!!
Ficou show de bola e era exatamente o que eu queria fazer...
Tenho duas perguntas...
Não poderia ligar todos os leds grandes por exemplo em série e com isso usar só 1 resistor?
Qual o nome dessa plaquinha?
Abs
Ficou show de bola e era exatamente o que eu queria fazer...
Tenho duas perguntas...
Não poderia ligar todos os leds grandes por exemplo em série e com isso usar só 1 resistor?
Qual o nome dessa plaquinha?
Abs
JoHnny- Participante
-
Cara, ficou 10..... mas vc calculou esses resistores certo?? Vc tá usando resistores de 1/4W...acho que eles vão abrir o bico rapidinho.....até na foto já dá pra ver que os dois do meio já tão ficando marrons......indicio que estão se super-aquecendo...
Abs
Abs
Fabio Dias- Participante
-
Show de bola Prof. Pardal !
Parabéns ! ficou muito bom !
Parabéns ! ficou muito bom !
MCilas- Admin
-
Johnny daria para ligar ate uns 3 leds acho eu(Tamura essa e pra vc), mais preferi fazer dessa forma, Fabio nao esta marrom nao e o angulo do led q parece o ferrinho dentro, tenho usado o mesmo resistor em algumas coisas q usei e nunca queimou, ainda mais lembrando q vou utilizar bomba eletrica q vai gerar + consumo.
Vou fazer uma sugestão, que foi o circuito que utilizei para colocar os led's na GSR:
Como era para led's de 1 watt, coloquei dissipadores de calor por precaução (quando a negrita volta pra casa posto fotos aqui), e não tive nenhum problema até agora... montei em uma plaquinha minúscula, fica escondida atrás do farol!
Se alguém quiser tenho outro esquema de circuito aqui, porém com alguns componentes à mais... mas esse com o 7805 é o mais fácil de montar!
Abralhos!
Como era para led's de 1 watt, coloquei dissipadores de calor por precaução (quando a negrita volta pra casa posto fotos aqui), e não tive nenhum problema até agora... montei em uma plaquinha minúscula, fica escondida atrás do farol!
Se alguém quiser tenho outro esquema de circuito aqui, porém com alguns componentes à mais... mas esse com o 7805 é o mais fácil de montar!
Abralhos!
Predator- Participante
-
Daria pra ligar 3 leds em série sem nenhum resistor, mas isso não é muito bom pq as intensidades ficam diferentes e os leds aquecem muito.
O melhor é usar resistores de 480 Ohms (ou segurança 520 caindo a intensidade), um pra cada LED. Eles esquentam bastante, mas ñ tanto qto se vc fizer associações em paralelo, usando resistores menores.
O esquema do regulador de tensão é válido também, eu usaria o regulador de tensão 12V antes dos resistores, só pra normalizar antes dos LEDS.
Pretador, gostei do seu circuito, é bem seguro.
Quem quiser testar as associações e ter os valores dos resistores: http://www.superled.com.br/calculo.php
O melhor é usar resistores de 480 Ohms (ou segurança 520 caindo a intensidade), um pra cada LED. Eles esquentam bastante, mas ñ tanto qto se vc fizer associações em paralelo, usando resistores menores.
O esquema do regulador de tensão é válido também, eu usaria o regulador de tensão 12V antes dos resistores, só pra normalizar antes dos LEDS.
Pretador, gostei do seu circuito, é bem seguro.
Quem quiser testar as associações e ter os valores dos resistores: http://www.superled.com.br/calculo.php
Convidad- Convidado
dá pra ligar em série... 3,2V em cada um dos leds (Acho que é essa a tensao do led na potencia maxima..)
13.8V da bateria dividido por 3,2V.. dá 4,31 leds em série..
ae dá pra por 4 leds em série (12,8V de queda nos leds..).
ae coloca um resistor de R = (13,8-12,8 ) / corrente nominal do led
acho q são 20mA... ou 30mA
Se for 30mA, R = 33 Ohm.. se for 20mA, R=50 Ohm...
ae a potencia dissipada no resistor é P = U. I = 1 . 30mA = 30mW.. os resistores pequenos dão conta... de 1/4W (250mW)
ae a potencia dissipada no resistor é P = U. I = 1 . 30mA = 30mW.. os resistores pequenos dão conta... de 1/4W (250mW)
Convidad- Convidado
leo_tamura escreveu:dá pra ligar em série... 3,2V em cada um dos leds (Acho que é essa a tensao do led na potencia maxima..)
Isso para os leds em serie, pois a corrente em cima do resistor vai diminuir e consequentemente a potencia junto...mas paralelo igual o jé- fez, tá dando na faixa de 170^200mW em cima do resistor, por isso eu acho que para o circuito do jé, os resistores deveriam ser de no min. 1/2w.......
Outro dado importante, para leds convencionais, a tensão recomendada é de 2V, 10mA...nesses leds de alto brilho, qual é a tensão e corrente recomendadas pra eles???
Com essas infos, dá pra fazer o calculo certo, e um circuito pra durar eternamente, sem esquentar nada......
O circuito do Predador é bem mais caro, porém mais simples de fazer..... mas não existe necessidade de usar um regulador de tensão pra leds....poderia se usar diodos zener no lugar tb, mas o mais barato mesmo é ligar eles em série mesmo, a não ser q vc queira vários leds, ai dá pra fazer associações serie/paralelo entre os leds, que tb funcionaria de boa....
Abs
Fabio Dias- Participante
-
Galera eu curti o esquema do Jé, mas não tem como sei lá dividir a potência que vai para os leds?
Tipo, quando a lanterna ligada o LED fica acesso com 1,5 V e depois de apertar o freio ele "adiciona" mas 2,0V???
Tipo, quando a lanterna ligada o LED fica acesso com 1,5 V e depois de apertar o freio ele "adiciona" mas 2,0V???
JoHnny- Participante
-
Eu misturei série e paralelo, fiz fileiras de leds maiores pra lanterna e menores para freio, usei em torno de 50 LEDs e uns 8 resistores se não me engano, mas usei resistores 1/4W aí esquentou...
Convidad- Convidado
JoHnny escreveu:Galera eu curti o esquema do Jé, mas não tem como sei lá dividir a potência que vai para os leds?
Tem sim, e isso seria bem facil de fazer.......dá pra fazer utilizando-se apenas resistores, na boa......
Abs
Fabio Dias- Participante
-
Fabio Dias escreveu:JoHnny escreveu:Galera eu curti o esquema do Jé, mas não tem como sei lá dividir a potência que vai para os leds?
Tem sim, e isso seria bem facil de fazer.......dá pra fazer utilizando-se apenas resistores, na boa......
Abs
Vc manja Fabião? Porque nesse sabadão quero ver se eu compro tudo para começar a montar...
Como é o nome da placa que o Jé utilizou? Essa que é a tal placa de fenolite?
Abs
JoHnny- Participante
-
A minha e perfurada, assim se faz a trilha, para circuitos basicos.
JoHnny escreveu:
Como é o nome da placa que o Jé utilizou? Essa que é a tal placa de fenolite?
Abs
placa do Jé...
MCilas- Admin
-
tensão e corrente no led não é linear hein!
se em 2 volts, tem 20mA, naão quer dizer que em 1 volt vai ter 10mA... saca?
A luminosidade é proporcional a corrente... ou seja, nao é linear com a tensão... tem q fazer umas experimentações tipo, qual a corrente para ter "meia" luminosidade do led... tipo, precisa saber a tensao em cima dele...
ou entao faz como os carros com led, controla a luminosidade por pulsos .. pwm.. tipo, faz eles acenderem e apagar bem rápido.... e a cada período , ele fica mais ou menos tempo em ON...
Tipo... ON por 1mili segundo, OFF por 2 milisegundos.. a impressao pro olho é 1/3 da luminosidade..
ou ON por 2 milisegundos... e OFF por 1 milisgundo... a impressaõ pros zóio é 2/3 da luminosidade maxima... q ocorreria pra ON o tempo todo...
saca?
se em 2 volts, tem 20mA, naão quer dizer que em 1 volt vai ter 10mA... saca?
A luminosidade é proporcional a corrente... ou seja, nao é linear com a tensão... tem q fazer umas experimentações tipo, qual a corrente para ter "meia" luminosidade do led... tipo, precisa saber a tensao em cima dele...
ou entao faz como os carros com led, controla a luminosidade por pulsos .. pwm.. tipo, faz eles acenderem e apagar bem rápido.... e a cada período , ele fica mais ou menos tempo em ON...
Tipo... ON por 1mili segundo, OFF por 2 milisegundos.. a impressao pro olho é 1/3 da luminosidade..
ou ON por 2 milisegundos... e OFF por 1 milisgundo... a impressaõ pros zóio é 2/3 da luminosidade maxima... q ocorreria pra ON o tempo todo...
saca?
Convidad- Convidado
Página 1 de 2 • 1, 2