Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como dozar a utilização freio dianteiro/traseiro

+13
Marco Gixxer-750
Nunex
RDO
Padumi
UNSCARRED
farofa
R-Carril
Velcy Izolan
RafaB12!!
Berlindo
Rick_
vytor
glauco
17 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Como dozar a utilização freio dianteiro/traseiro - Página 2 Empty Como dozar a utilização freio dianteiro/traseiro

Mensagem por glauco Sex 09 Abr 2010, 18:37

Relembrando a primeira mensagem :

Senhores,

ja ouvi muita coisa sobre como e quanto utilizar o freio traseiro junto do dianteiro. Não me lembro de ter visto sobre isso no video do Keith Code. Então vem a pergunta. Qual a quantidade que deve ser utilizado o freio traseiro? 70/30, ou seja, 70% o freio da frente e 30% o de traz? Ou não usa o freio de traz?

Abraço,
Glauco
glauco
glauco
Participante
Participante

Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Como dozar a utilização freio dianteiro/traseiro - Página 2 Empty Re: Como dozar a utilização freio dianteiro/traseiro

Mensagem por Marco Gixxer-750 Seg 18 Out 2010, 14:45

Sempre usei os dois freios, agora, eu também pego de maneira "errada" no manete, vou tentar mudar....
Marco Gixxer-750
Marco Gixxer-750
Participante
Participante

Masculino

Como dozar a utilização freio dianteiro/traseiro - Página 2 Empty Re: Como dozar a utilização freio dianteiro/traseiro

Mensagem por Leandro_bhz Seg 18 Out 2010, 17:03

Retirado do Blog do Tite

http://motite.blogs.sapo.pt/83904.html

Reduzir a marcha diminui o espaço numa frenagem de emergência.
Este equívoco é cometido por causa das competições e de uma das grandes mentiras sobre pilotagem: o freio motor! Motor é motor; freio é freio. Não existe “freio-motor” em veículos leves, muito menos em moto, a redução que se sente pode ser chamada de “efeito redutor”, mas nunca de frenagem. Para que o motor tenha efeito redutor na roda é preciso que a rotação angular do motor (giro) seja menor que o da roda motriz. Isso só é possível se o câmbio for equipado com uma caixa redutora, como nos caminhões e veículos pesados. Os caminhões contam com este efeito de freio-motor porque precisam frear 20 a 30 toneladas o que seria difícil só com o freio mecânico das rodas. Carros e motos precisam anular o motor para frear no menor espaço possível. Para isso é preciso acionar a embreagem junto com o freio e esquecer o câmbio. Não acredita? Então faça a seguinte experiência: engate a primeira marcha do seu carro (ou moto) solte a embreagem e deixe pegar velocidade sem acelerar. Depois tente frear sem acionar a embreagem. A sensação é que o motor continua empurrando o carro. Isso porque a rotação do motor é maior do que das rodas. A confusão do freio-motor se dá porque nas competições os pilotos reduzem a marcha nas entradas de curva. Mas isso só é feito para que a moto (ou carro) tenha rotação para sair da curva. Quem freia é o freio; quem empurra é o motor. Pronto e acabou!
Leandro_bhz
Leandro_bhz
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Padumi Seg 18 Out 2010, 19:19

Olha....sei lá viu. Esse exemplo do freio motor dado pelo Tite, achei meio sem nexo. Nesta situação que ele exemplifica (1ª marcha sem acelerar), ok! Mas é bem diferente de vc estar em quinta marcha (portanto em velocidade compatível com esta marcha) e jogar uma terceira!

Tô enganado??

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Nunex Seg 18 Out 2010, 19:25

eu usei a tecnica passada pelo Bruno Corano no vídeo e gostei....mas como vc disse Padumi, o negócio é complicado no começo, tem que ir acostumando mesmo e, pelo pouco que já experimentei, vai dar pra encarar.....e, aliás, eu tb reduzo as marchas quando é pra frear a moto, vou usando o famigerado freio motor...

...e pra mim ajuda a parar a monstrona, se deixar só pros coitados dos freios, acho q eles não aguentam sozinhos, não, vamos ver quando eu colocar aeroquip se a conversa muda...

Abração e valeu pelos conselhos Padumi e uma dúvida: quando da condução normal, eu continuo com o indicador na manete ou deixo fora, pra usar esse método do Corano???

Nunex
Nunex
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por RDO Seg 18 Out 2010, 20:16

É física pura! Que o diga o Arquimedes...rs.
A posição dos pés recuados ajuda bastante também. Nas curvas ajuda na distribuição do peso sobre a moto e nos momentos de pânico evita aquela travada da roda traseira, pois o pé não está sobre a alavanca do freio.
Pelo video os 03 dedos externos permanecem o tempo todo sobre a manete.
RDO
RDO
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Padumi Ter 19 Out 2010, 11:49

Olha, eu tô usando 3 dedos faz pouco tempo. Já me adaptei e tô achando muito melhor mesmo.

Mas andar com os 3 dedos o tempo todo sobre o manete e com o indicador em torno da manopla (fechando a "pinça" com o polegar, portanto), ainda me causa dor depois de um tempo.

Então eu tenho alternado a "pegada" de acordo com o "ambiente". Em locais onde eu avalio que o risco é maior (corredor de marginais e grandes avenidas com tráfego intenso) e posso precisar de uma resposta mais rápida e forte no freio, uso os 3 dedos. Se o ambiente ao meu redor estiver mais "tranquilo" (poucos carros e pedestres, pouco corredor e etc) aí eu deixo pra usar o freio como usava antes: indicador e dedo médio sobre a manete.

Se a pegada for mais esportiva (curvas de alta e tal) também uso 3 dedos.

Valeu, abs!
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Nunex Sex 22 Out 2010, 20:55

Passei a usar essa pegada com 3 dedos e me pergunto como é que eu não sabia disso antes......é muito melhor assim.

...mas tenho o mesmo problema que vc, Padumi, não consigo manter essa pegada constantemente, pois me causa desconforto...tb to alternando.

No mais, achei bem melhor utilizar o freio assim....e, mais uma vez, tenho que agradecer esse tópico

Abraço
Nunex
Nunex
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por RODY Sex 22 Out 2010, 21:07

Uso 2 dedos.
Cada casa é um caso, mas como regra básica seria 70% na frente e 30% atrás.
Evidentemente que se vier lançado e tiver que alicatar, o freio traseiro não adianta nada pois a traseira levanta do chão. Uso o traseiro mais como "leme".
Quando precisar frear forte use primeiro o traseiro e assim que a moto"assentar" no chão pode usar 100% na frente.
Em pista uso muito essa técnica.
RODY
RODY
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet Sex 22 Out 2010, 21:49

Ae, moçada, vou dar minha humilde opinião.
Uso sómente o freio dianteiro nas pegada mais forte. Aprendi isso com um amigo, que fez curso na europa.
Antes disso, eu freiava com os dois, aí... a motoka balançava e errava a entrada da curva, e mal posicionada, já viu... espalhava, saía de traseira, saía de todo jeito...
Bom, até onde eu sei, os freios traseiros só devem ser utilizado em curva quando em mtocicletas preparadas, na pista, e por pilotos realmente muuuuuito experientes, que utilizam o freio traseiro (só no toquinho) realmente para reencontrar o traçado perdido, e não para aproximaçãoe entradas de curvas.
Quando esqueci o frio traseiro, melhorei substancialmente em curvas... o Farofa deu seu depoimento ae em cima, e acredito que ele melhorou muito também depois que começou a utilizar o freio dianteiro nas tomadas.
Agora, quanto à dosagem... na reta, eu freio com fé, porque o freio da Bandit segura pra caramba... e solto antes de "entortar", dae a moto entra redondinha na curva, sem a frente baixa.
Abraços
Blackbullet
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Nunex Sex 22 Out 2010, 21:52

Hans, eu que sou zé-roela ainda na condução da motoka, vou usar essa técnica que vc passou...vou usar só o dianteiro...

...mas se eu morrer vc tá enrolado...kkkkkkkkkkkkkk

Abração irmão, e valeu a dica....vou usar com moderação.
Nunex
Nunex
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet Sex 22 Out 2010, 22:01

Nunex escreveu:Hans, eu que sou zé-roela ainda na condução da motoka, vou usar essa técnica que vc passou...vou usar só o dianteiro...

...mas se eu morrer vc tá enrolado...kkkkkkkkkkkkkk

Abração irmão, e valeu a dica....vou usar com moderação.
KKKKKKKKKKKKKKKKK cai, não, irmão, se toca bem... abração...
mas vai com cuidado, adapta ao seu modo de pilotagem, regula as suspensões, porque é muito importante, quase mais do que as frenagens...
alé da pressão dos pneus... qquer coisa, manda MP...
Abraço
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por ata.jb Seg 25 Out 2010, 11:19

Vi esse vídeo do Bruno Corano semana passada e ainda não me adaptei com essa técnica dos 3 dedos.

Não tenho nem um ano de carta de moto e sinto dificuldade em acelerar somente com o indicador e o polegar, ja que os 3 outros dedos estarão posicionados na manete de freio. É assim mesmo ou entendi errado??
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet Qui 28 Out 2010, 22:02

ata.jb escreveu:Vi esse vídeo do Bruno Corano semana passada e ainda não me adaptei com essa técnica dos 3 dedos.

Não tenho nem um ano de carta de moto e sinto dificuldade em acelerar somente com o indicador e o polegar, ja que os 3 outros dedos estarão posicionados na manete de freio. É assim mesmo ou entendi errado??
Fii, de boa, esquece isso. Tem gente que só consegue acionar os manetes desta forma, bom pra eles. Mas tem outros (como eu, inclusive) que não conseguem acionar desta forma nem a pau. Mas ao contrário, fica com um tato bom pra kct...
O importante é saber ostempos e o que deve ser feito.
Se oce faz com os deods do meio, das pontas, sem os dedos, com o joelho... isso vai de cada um, e das suas adaptações próprias...
Tem um cara que ganha todas no motocross, e não tem uma das mãos!
Então, adapte-se e vambora, irmão...
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo