Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

+15
Bisteka
Roger
Bulljr71
GSXR1100
rlriccardi
GAS
C.Eduardo
Luiz - GEMA
edgar
Berlindo
Guto
k n@riu
ari
NERO
delphiman
19 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Mensagem Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por delphiman Dom 21 Mar 2010, 20:32

Relembrando a primeira mensagem :

Boa noite galera, tudo bem?
Amigos, gostaria de mais uma vez trazer um assunto para a discussão saudável no fórum. Apenas para conhecermos novos produtos e sabermos de seus benefícios.

Queria saber se alguém usa em suas Suzukis óleos com grau SAE 10w 40 ou 15w 40 e se está tendo bons resultados. Bom, acessando o fórum da motonline vi que alguns usuários estão utilizando óleos de frotas mistas em suas motos e tendo resultados muito bons. Neste caso, estão usando o Lubrax Top Turbo 15w 40 API SL. Segundo informações, a moto tem uma diminuição da temperatura devido a alta fluídez do óleo e também uma lubrificação mais eficaz nas partidas a frio.

Queria saber se alguém usa ou utilizou óleos com gradução inferior a 20w 50 e se pode relatar sua experiência.

Seria isso galera.

Grande abraço.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Berlindo Dom 04 Abr 2010, 10:26

Manual de serviços em inglês, né?

Gente, tô falando sério, vcs estão pegando a informação de lugar errado. Nenhum manual dedicado pra nós, "tropicalizado" por assim dizer, indica óleo 10W40.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Roger Dom 04 Abr 2010, 20:57

O oleo correto para a Bandit mesmo sendo um motor de concepção antiga, é o 15w50, pois tem uma viscosidade 15 a frio, pois nossa moto tem tuchos hidraulicos e uma viscosidade menor ajuda a lubrificação a frio. Porém, a tempereatura a quente pode ser 40 ou 50. Quanto ao fato de ser sintetico, engana-se quem acha que pode prolongar a troca do óleo. Ele deve ser trocado na km indicada, pois o oleo vai perdendo suas caracteristicas quimicas, a medida em que vai cumprindo as suas funções de lubrificação, limpeza e resfriamento do sistema.
Roger
Roger
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Convidad Dom 04 Abr 2010, 21:09

po, dinovo o assunto?? vo tenta perguntar denovo!!! afinal, de outra vez, nao responderam:

a partir de qual numero o óleo é considerado semi sintetico, e sintetico??
10w40?? 15W50?? 30W40??

Convidad
Convidado

Mensagem por Roger Dom 04 Abr 2010, 22:06

Que eu saiba a diferença de viscosidade a frio e a quente nao indica se o oleo é mineiral ou sintetico.
Roger
Roger
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo Seg 05 Abr 2010, 19:24

Sim, não tem nada a ver.

Geralmente, óleos com maior amplitude, tipo 10W40, acaba sendo mineral, mas não é regra.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Convidad Seg 05 Abr 2010, 19:29

mais entao, o que caracteriza o sintetico dos minerais??? essa charada é boa. é pela numeração ou no dito!!! isso lasca a gente na hora de escolher o óleo. afinal, ficar trocando óleo a cada 3000km que nem eu, que anda isso em 3 semanas, acaba com o bolso
ajuda ae!!

Convidad
Convidado

Mensagem por Bisteka Seg 05 Abr 2010, 19:36

Berlindo escreveu:Sim, não tem nada a ver.

Geralmente, óleos com maior amplitude, tipo 10W40, acaba sendo mineral, mas não é regra.

Berlindo, vc já viu o 15W50 este eu nunca vi!!!
O que eu acho que que se superar a faixa dos 20W50 ai sim pode... Eu não fecharia a faixa em nenhum dos lados... 10W40... Eu não aposto nisto!!!

Ainda se fosse 10W50 ai sim!!!

[]´s a todos!!!
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo Seg 05 Abr 2010, 20:29

15W50 eu já vi pra carros, pra motos nunca.

Sei lá pq vcs estão nessa de usar outro óleo, 20W50 é ideal pra nós.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Bisteka Seg 05 Abr 2010, 20:39

Berlindo escreveu:15W50 eu já vi pra carros, pra motos nunca.

Sei lá pq vcs estão nessa de usar outro óleo, 20W50 é ideal pra nós.

eu uso 20w50 motul... só...

Só mudaria se fosse para uma faixa maior!!!
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Guto Seg 05 Abr 2010, 21:06

Concordo com vc Berlindo.Os engenheiros trabalham com uma boa margem de tolerância,eles não recomendariam uma especificação de oleo duvidosa,sabendo que tem um monte de louco dando KM em Bandit aí!As concessionárias empurram o Motul 5100(semi-sintético),com aquela conversa que é um oleo supertop visando apenas lucro,não estou desmerecendo o Motul,mas muitas vezes o cara que tá indicando nem sabe o que tá falando.Na concessionária Rigon em Ponta Grossa os caras tem um tonél de 200 lts de Motul,e os "mecanicos" tem treinamento somente em Intruder e yes....mas são treinados pra empurrar Motul nos clientes.Estava fazendo as contas,minha Bandit faz 02 anos em julho,ando uma média de 1000kms/mês.Até a revisão dos 15000 gastei com as trocas de oleo e filtro R$900,00.Agora na troca dos 18k,optei pelo Yamalube,gostei pra caramba,sem mudanças negativas no cambio,ou ruidos no motor,gastei R$85,00 com filtro.É muita diferença,se dividirmos os R$900,00 / 15 meses,dá R$60,00 por mês....dinheiro gasto que a gente não percebe!

Óleo Viscosidade inferior a 20w 50 - Página 2 CIMG1197
Guto
Guto
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Convidad Seg 05 Abr 2010, 21:13

engraçado, aqui o motul ja vi diferença pra melhor. ele tira o ruído do engate de marcha, e do barulho do motor quando liga a moto fria. vai entender. mais e ae, quem vai mata a charada de achar o que caracteriza e diferencia o sintetico pro mineral??? pergunta pra negu bao!!!! Óleo Viscosidade inferior a 20w 50 - Página 2 Icon_geek

Convidad
Convidado

Mensagem por Bisteka Seg 05 Abr 2010, 21:34

Guto escreveu:Concordo com vc Berlindo.Os engenheiros trabalham com uma boa margem de tolerância
Nem sempre meu filho, nem sempre!!!! Conheço esta indústria por dentro... Nem sempre!!!

Guto escreveu:eles não recomendariam uma especificação de oleo duvidosa,sabendo que tem um monte de louco dando KM em Bandit aí!

Isto vc tem razão, mas dizer BOA MARGEM... Nem sempre vc tem esta BOA MARGEM que o pessoal pensa!!!
Eita Guto, conheço um cara de Castro no Paraná que vive com a moto em KM... É um amigo meu, você não conhece ele mais um dia te apresento... o Cara é gente fina! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu uso o Motul mineral e notei diferença para melhor em relação ao LUBRAX. Ficaram mais macias as trocas de marcha e aquele barulho que vem do motor quando a embreagem não está acionada diminuiu bastante...
Acho que foi uma boa troca e em realação a preço não aumentou muito!!!
Pouca coisa, caso de 3reais o litro de óleo!!!
Óleo Viscosidade inferior a 20w 50 - Página 2 Oleoooooo_cc2008_119

Agora o 5100 (da mais de 20 reais de diferença para o original LUBRAX) é semi-sintético... Eu não apostaria nisto... é quase 2 trocas... Preferia trocar o mineral na metade do tempo... Preço alto, até agora não me parece que vale à pena!!!
Óleo Viscosidade inferior a 20w 50 - Página 2 Oleo-5100_cc2008_645
Quanto ao 300V não conheço ninguém que use (acho que não vale à pena...) 85reais o litro... Ta loco??? Troco de óleo a cada 1000 que eu ganharia mais... Não uso e não conheço quem use...
Óleo Viscosidade inferior a 20w 50 - Página 2 DSC00069_cc2008_905
Abraços a todos!!!
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo Seg 05 Abr 2010, 21:38

Decapa, do you know Google? http://lmgtfy.com/?q=oleo+sint%C3%A9tico+mineral

A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos.

• Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do
    petróleo, sendo uma mistura de vários compostos.
  • Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, havendo assim
    maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos
    de cadeia molecular, com diferenças características físico-químicas e
    por isso são produtos mais puros.

Os óleos semi-sintéticos ou de base sintética,
empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e
sintéticos, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo,
associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas
sintéticas possuem custo muito elevado.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Guto Seg 05 Abr 2010, 21:45

Agora o 5100 (da mais de 20 reais de diferença para o original LUBRAX) é semi-sintético... Eu não apostaria nisto... é quase 2 trocas... Preferia trocar o mineral na metade do tempo... Preço alto, até agora não me parece que vale à pena!!!

Pois é Bisteka,eu trocava o Motul a cada 3000 kms,e mesmo que eu troque o Yamalube a cada 2000km,ainda assim sai mais barato!Esse maluco que vc se referiu aí de Castro...deve ser o Guismo...heheheh!!!Abs irmão!!!
Guto
Guto
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Vardo Ter 06 Abr 2010, 09:15

Sempre coloquei MOTUL, porem essa semana fui trocar e tava 40 pau o litro, como a minha usa 4 ficava meio salgado. O cara da loja me indicou o Lubrax GP, 13 reais o litro e me disse ainda que esse oleo ja ta mais avançado que o Motul, pois na sequencia de letras que vem na especificação tecnica o da Lubrax ta no L já. Sem contar que a Suzuki esta indicando esse. Agora se tudo isso eh verdade vou descobrir com o tempo. Infelizmente a diferença de preço eh muito grande, e pra quem anda bastante o Motul fica pesado.
Vardo
Vardo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Vardo Ter 06 Abr 2010, 09:20

Bisteka escreveu:
Guto escreveu:Concordo com vc Berlindo.Os engenheiros trabalham com uma boa margem de tolerância
Nem sempre meu filho, nem sempre!!!! Conheço esta indústria por dentro... Nem sempre!!!

Guto escreveu:eles não recomendariam uma especificação de oleo duvidosa,sabendo que tem um monte de louco dando KM em Bandit aí!

Isto vc tem razão, mas dizer BOA MARGEM... Nem sempre vc tem esta BOA MARGEM que o pessoal pensa!!!
Eita Guto, conheço um cara de Castro no Paraná que vive com a moto em KM... É um amigo meu, você não conhece ele mais um dia te apresento... o Cara é gente fina! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu uso o Motul mineral e notei diferença para melhor em relação ao LUBRAX. Ficaram mais macias as trocas de marcha e aquele barulho que vem do motor quando a embreagem não está acionada diminuiu bastante...
Acho que foi uma boa troca e em realação a preço não aumentou muito!!!
Pouca coisa, caso de 3reais o litro de óleo!!!
Óleo Viscosidade inferior a 20w 50 - Página 2 Oleoooooo_cc2008_119

Quanto ao 300V não conheço ninguém que use (acho que não vale à pena...) 85reais o litro... Ta loco??? Troco de óleo a cada 1000 que eu ganharia mais... Não uso e não conheço quem use...
Óleo Viscosidade inferior a 20w 50 - Página 2 DSC00069_cc2008_905
Abraços a todos!!!

O Bistekão, se ta loco fio, o Motul aqui eh 40 e o Lubrax GP 13, diferença muito alta. Os dois para 3000Km, ando isso em 3 meses, fica peasada a troca.
Vardo
Vardo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Elton Ter 06 Abr 2010, 10:31

Utilizo o Motul 5100 com troca a cada 6000 km junto c/ filtro.

Facilita as partidas a frio (fica muito tempo parada) e diminui o barulho da embreagem e do motor.

Neste link tem a relação dos produtos Motul.

http://www.racinglub.com.br/moto_motor.htm
Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Bisteka Ter 06 Abr 2010, 12:09

Vardo escreveu:O Bistekão, se ta loco fio, o Motul aqui eh 40 e o Lubrax GP 13, diferença muito alta. Os dois para 3000Km, ando isso em 3 meses, fica peasada a troca.

Vardo você provavelmente está comparando o óleo Lubrax GP13 (mineral); com o motul 5100 (semi-sintético)... Já que é o 5100 que as oficinas ficam tentando empurrar para a galera!!!

Se comparar o Lubrax GP13 com o Motul 3000 a diferença não pode chegar a 5 reais (por litro)... Se chegar é porque ta muito caro nesta loja... Eu uso o Motul 3000 e senti diferença para melhor isto em relação a ruidos (mas sempre usei o lubrax) paguei 2,80 mais caro que o lubrax por litro.

Abraços;
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Bisteka Ter 06 Abr 2010, 12:18

Elton escreveu:Utilizo o Motul 5100 com troca a cada 6000 km junto c/ filtro.
Facilita as partidas a frio (fica muito tempo parada) e diminui o barulho da embreagem e do motor.
Neste link tem a relação dos produtos Motul.
http://www.racinglub.com.br/moto_motor.htm

Está ai, alguém que tem um bom resultado; eu nunca tinha conhecido ninguém que comentasse um bom resultado como este usando o semi sintético.
Mesmo assim, pela diferença de custo (que eu encontrei) é possível fazer as 2 trocas (a cada 3000km); sério, prefiro fazer as 2 trocas; mas é bom saber que existem sim gente com bons resultados usando estes semi-sintéticos!!!

Vejam as diferenças de preços (coloquei o link logo abaixo)
Motul 3000 mineral: R$20,00/L
Motul 5100 semi-sintético: R$39,00/L
Motul 300V 100% Sintético: R$85,00/L (este não aparece no link que o ELTON passou)

http://www.capacetecia.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=66&nome_categoria=%C3%93leo%20para%20motos

Vendo estas diferenças de preços; continuo apostando em 2 trocas com o motul 3000 a cada 3mil KM ou mesmo com o Lubrax recomendado do que usar o 5100 ou o 300V.

Abraços a todos!!!
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Vardo Ter 06 Abr 2010, 17:46

Cara, nao sei onde vc achou Motul por 20 conto, me conta ai....aqui em Indaiatuba ta 40 pau o litro....
Vardo
Vardo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo Ter 06 Abr 2010, 21:57

O loco, Motul 3000?

Vardo, vem pra cá em Cps, na Helal vende o galão de 4 litros por 80 e uns quebrados. Dá menos de R$ 22,00 por litro.

Tô vendo um esquema de comprar uma caixa...
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Convidad Ter 06 Abr 2010, 22:11

nao mataram a charada ainda. o que diferencia o sintetico do mineral?? nao como ele é fabricado, mais sim nas especificaçoes???

Convidad
Convidado

Mensagem por Gustavão Ter 06 Abr 2010, 23:17

NOssa gente cuidado com oleo viu...e o mais importante pra motor....
eu acho q cuido demais hehehe....
uso motul 5100 a cada 3 mil km com filtro de oleo...e faço sempre as revisoes da moto que sao a cada 3 mil km mesmo..gasto uma graninha...mas e bom q a moto ta sempre alinhadinha e ta sempre carimbado o manual da mesma!!..

pergunto a vcs...como vcs fazem as revisoes? visto q o manual das suzis manda fazer revisao a cada 3 mil km??...

no marea mesma coisa..uso selenia K a cada no max 4 mil km com filtro de oleo tb!!>...
cuidado com oleo eim genteee......cuidado com partida a frio acelera demaiss...e isso q destroi motor...

abraxx
Gustavão
Gustavão
Participante
Participante

Masculino

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8573197516092683618&

Mensagem por Bisteka Ter 06 Abr 2010, 23:18

Vardo escreveu:Cara, nao sei onde vc achou Motul por 20 conto, me conta ai....aqui em Indaiatuba ta 40 pau o litro....

Olha o LINK meu filho... ja compra pela net direto!!!

http://www.capacetecia.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=66&nome_categoria=%C3%93leo%20para%20motos
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Bisteka Ter 06 Abr 2010, 23:46

Gustavão escreveu:NOssa gente cuidado com oleo viu...e o mais importante pra motor....
eu acho q cuido demais hehehe....
uso motul 5100 a cada 3 mil km com filtro de oleo...e faço sempre as revisoes da moto que sao a cada 3 mil km mesmo..gasto uma graninha...mas e bom q a moto ta sempre alinhadinha e ta sempre carimbado o manual da mesma!!..

pergunto a vcs...como vcs fazem as revisoes? visto q o manual das suzis manda fazer revisao a cada 3 mil km??...

no marea mesma coisa..uso selenia K a cada no max 4 mil km com filtro de oleo tb!!>...
cuidado com oleo eim genteee......cuidado com partida a frio acelera demaiss...e isso q destroi motor...

abraxx

Será que não é exagero???

Cara, seguir a recomendação do manual já é o suficiente, estou certo que no mínimo está border line ou no máximo ainda tem um gap de sobra. Dai a você achar que é pouco ainda vá lá, mais extrapolar tudo... Eu acho que já passou da conta...

Cara, você ta passando da conta em troca de filtros e usando óleo com especificação acima do recomendado...

Mal não faz, inclusive isto só faz bem para o coração da menina... Errado você não está, mas que ta jogando dinheiro fora... Isto está também...

Cara, sou fâ do seu carro; Putz que saudade!!!

Última edição por Bisteka em Qua 07 Abr 2010, 00:12, editado 1 vez(es)
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo