Pilotagem segura na chuva
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grego171
ata.jb
Leandro_bhz
Bisteka
x_x SRAD
YUJI
Lucchesi
tasmotos
12 participantes
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Pilotagem segura na chuva
Amigos,
Segue a matéria mais votada na enquete...
Em breve, gradativamente, irei postando as outras matérias...
Abraços,
tasmotos
A quem se destina:
Esta matéria apresenta orientações praticas e objetivas destinadas aos motociclistas que usam suas motocicletas no dia-a-dia, para lazer ou trabalho, preferencialmente em transito urbano. Esta matéria não tem a pretensão de fazer orientações detalhadas com técnicas apuradas para condução esportiva em situações de pista com chuva.
As primeiras providencias:
Assim que começar a chover, com bastante calma, desacelere sua motocicleta, mantenha uma distância maior do veículo que está a sua frente. Redobre os cuidados com outros veículos e com pedestres, quando a chuva começa é comum acontecer àquele típico corre-corre de veículos e pessoas.
O inicio da chuva:
Seja fraca ou forte, o início da chuva, é o momento mais crítico. A pista, assim que recebe o início das águas da chuva proporciona a formação de misturas de água, resíduos de óleo, combustível e sujeira que normalmente acaba pingando dos veículos. Essas misturas formam combinações muito perigosas e escorregadias, que comprometem totalmente a aderência dos pneus com o solo, que só será “lavada” pela própria chuva após alguns minutos de chuva mais intensa.
Tome rapidamente suas decisões:
É comum quando a chuva começa, repensarmos nossa rota, muitas vezes optamos por não continuar com o mesmo trajeto. Decida-se e redefina rapidamente seus objetivos, não fique na duvida, pois essa duvida poderá gerar uma ansiedade prejudicial às nossas decisões de pilotagem. Se estiver com a capa de chuva na motocicleta, encontre um local adequado e coloque a capa imediatamente, pois a preocupação em proteger a roupa e o corpo das águas da chuva também afeta nossa atenção.
Os freios os pneus:
Cuidado com os freios, pois o sistema de freios fica parcialmente comprometido, existe uma boa redução da eficiência dos componentes do freio com a umidade. Por causa da água os pneus também perdem parte de sua aderência.
Adversidades:
Alem dos fatores técnicos e mecânicos a chuva gera também uma grande quantidade outras condições adversas. Com a chuva os veículos reduzem a velocidade o transito fica lento, que por sua vez aumentam a necessidade de frenagens rápidas. Procure não fazer manobras ou freadas buscas, pois o risco de derrapagem é grande. Se você sentir que a motocicleta está “dançando” um pouco na pista, diminua a velocidade, a motocicleta devera ganhar peso e os pneus voltarão a tocar o solo com mais firmeza.
A visibilidade:
Com chuva procure pilotar de forma bem “burocrática”, ou seja, ande somente na frente e na traseira dos carros, evite as laterais, pois dessa forma você se tornara mais visível. Lembre-se que os motoristas dos veículos, por causa da cortina de água da chuva e dos vidros embaçados, também estarão com dificuldades de visão. Mantenha o farol na “luz alta” o tempo todo, isso irá melhorar um pouco sua visão, e os outros veículos também terão uma boa visibilidade da sua motocicleta. Se estiver em movimento não ligue o pisca alerta, esse tipo de iluminação só deve ser acionado se a motocicleta estiver parada. Faça uso dos espelhos retrovisores antes de fazer qualquer conversão, fique atento ao movimento dos outros veículos.
Alternância de locais secos com molhados:
Um problema muito comum, mas pouco observado e identificado pela maioria dos motociclistas é alternância entre locais secos e molhados. Fator que ocorre em virtude dos viadutos, das arvores, de marquises avançadas, etc. Esse fenômeno gera uma deficiência da pilotagem, instintivamente o piloto acredita que se encontra em um piso com determinada característica e sem que ele perceba, esse padrão de umidade muda bruscamente e compromete assim toda a segurança da pilotagem.
Perigos escondidos:
Outro problema muito comum em dias de chuvas com muito volume é que em determinados locais esse volume faz a água subir mais que o nível do solo e acabam escondendo grandes buracos que são verdadeiras armadilhas para as motocicletas. Para evitar esse problema procure sempre transitar pelo local onde a maioria dos veículos e motocicletas estão passando.
O capacete e a viseira:
Com chuva os complicadores para a pilotagem se multiplicam, sendo importante também à qualidade do capacete e o estado de conservação e limpeza da viseira, na chuva é necessário abaixar totalmente a viseira o que normalmente poderá embaçar a viseira. Mantenha abertas todas as entradas de ar de seu capacete. Esse é um dos motivos que justificam a utilização de capacetes de boa qualidade e com a viseira totalmente limpa e tratada com produtos anti-embaçantes.
Faixas brancas de sinalização:
Um cuidado redobrado deve-se ter com as famosas faixas brancas na pista, de sinalização de transito, sem chuva elas já derrubam muitos motociclistas, com chuva é praticamente impossível manter-se sobre elas, em hipótese alguma transite em alta velocidade no mesmo sentido dessas faixas em especial nas curvas, procure sempre cruzá-las, é mais seguro.
A conservação e a qualidade dos pneus:
As chuvas são um daqueles momentos que percebemos a verdadeira importância de se adquirir pneus de boa qualidade, e também de não utilizar pneus que já atingiram seu desgaste total. Cuidado também com alguns pneus que são normalmente comercializados como pneus de chuva, mas na realidade não são. Pois esses pneus irão dar uma falsa sensação de segurança.
Não cometa imprudências:
Ninguém pode garantir uma conduta segura debaixo de chuva, existem muitas variáveis a serem analisadas, como o tipo de motocicleta, o piso, a quantidade de água, as condições locais, a forma de condução, etc. Se você perceber que sua motocicleta não está respondendo perfeitamente aos seus comandos ou você sente-se inseguro, não pense duas vezes, pare imediatamente, ligue o pisca alerta, e aguarde a situação do tempo melhorar.
Abraços
Tomás André dos Santos – tasmotos
www.tasnaweb.com
Segue a matéria mais votada na enquete...
Em breve, gradativamente, irei postando as outras matérias...
Abraços,
tasmotos
A quem se destina:
Esta matéria apresenta orientações praticas e objetivas destinadas aos motociclistas que usam suas motocicletas no dia-a-dia, para lazer ou trabalho, preferencialmente em transito urbano. Esta matéria não tem a pretensão de fazer orientações detalhadas com técnicas apuradas para condução esportiva em situações de pista com chuva.
As primeiras providencias:
Assim que começar a chover, com bastante calma, desacelere sua motocicleta, mantenha uma distância maior do veículo que está a sua frente. Redobre os cuidados com outros veículos e com pedestres, quando a chuva começa é comum acontecer àquele típico corre-corre de veículos e pessoas.
O inicio da chuva:
Seja fraca ou forte, o início da chuva, é o momento mais crítico. A pista, assim que recebe o início das águas da chuva proporciona a formação de misturas de água, resíduos de óleo, combustível e sujeira que normalmente acaba pingando dos veículos. Essas misturas formam combinações muito perigosas e escorregadias, que comprometem totalmente a aderência dos pneus com o solo, que só será “lavada” pela própria chuva após alguns minutos de chuva mais intensa.
Tome rapidamente suas decisões:
É comum quando a chuva começa, repensarmos nossa rota, muitas vezes optamos por não continuar com o mesmo trajeto. Decida-se e redefina rapidamente seus objetivos, não fique na duvida, pois essa duvida poderá gerar uma ansiedade prejudicial às nossas decisões de pilotagem. Se estiver com a capa de chuva na motocicleta, encontre um local adequado e coloque a capa imediatamente, pois a preocupação em proteger a roupa e o corpo das águas da chuva também afeta nossa atenção.
Os freios os pneus:
Cuidado com os freios, pois o sistema de freios fica parcialmente comprometido, existe uma boa redução da eficiência dos componentes do freio com a umidade. Por causa da água os pneus também perdem parte de sua aderência.
Adversidades:
Alem dos fatores técnicos e mecânicos a chuva gera também uma grande quantidade outras condições adversas. Com a chuva os veículos reduzem a velocidade o transito fica lento, que por sua vez aumentam a necessidade de frenagens rápidas. Procure não fazer manobras ou freadas buscas, pois o risco de derrapagem é grande. Se você sentir que a motocicleta está “dançando” um pouco na pista, diminua a velocidade, a motocicleta devera ganhar peso e os pneus voltarão a tocar o solo com mais firmeza.
A visibilidade:
Com chuva procure pilotar de forma bem “burocrática”, ou seja, ande somente na frente e na traseira dos carros, evite as laterais, pois dessa forma você se tornara mais visível. Lembre-se que os motoristas dos veículos, por causa da cortina de água da chuva e dos vidros embaçados, também estarão com dificuldades de visão. Mantenha o farol na “luz alta” o tempo todo, isso irá melhorar um pouco sua visão, e os outros veículos também terão uma boa visibilidade da sua motocicleta. Se estiver em movimento não ligue o pisca alerta, esse tipo de iluminação só deve ser acionado se a motocicleta estiver parada. Faça uso dos espelhos retrovisores antes de fazer qualquer conversão, fique atento ao movimento dos outros veículos.
Alternância de locais secos com molhados:
Um problema muito comum, mas pouco observado e identificado pela maioria dos motociclistas é alternância entre locais secos e molhados. Fator que ocorre em virtude dos viadutos, das arvores, de marquises avançadas, etc. Esse fenômeno gera uma deficiência da pilotagem, instintivamente o piloto acredita que se encontra em um piso com determinada característica e sem que ele perceba, esse padrão de umidade muda bruscamente e compromete assim toda a segurança da pilotagem.
Perigos escondidos:
Outro problema muito comum em dias de chuvas com muito volume é que em determinados locais esse volume faz a água subir mais que o nível do solo e acabam escondendo grandes buracos que são verdadeiras armadilhas para as motocicletas. Para evitar esse problema procure sempre transitar pelo local onde a maioria dos veículos e motocicletas estão passando.
O capacete e a viseira:
Com chuva os complicadores para a pilotagem se multiplicam, sendo importante também à qualidade do capacete e o estado de conservação e limpeza da viseira, na chuva é necessário abaixar totalmente a viseira o que normalmente poderá embaçar a viseira. Mantenha abertas todas as entradas de ar de seu capacete. Esse é um dos motivos que justificam a utilização de capacetes de boa qualidade e com a viseira totalmente limpa e tratada com produtos anti-embaçantes.
Faixas brancas de sinalização:
Um cuidado redobrado deve-se ter com as famosas faixas brancas na pista, de sinalização de transito, sem chuva elas já derrubam muitos motociclistas, com chuva é praticamente impossível manter-se sobre elas, em hipótese alguma transite em alta velocidade no mesmo sentido dessas faixas em especial nas curvas, procure sempre cruzá-las, é mais seguro.
A conservação e a qualidade dos pneus:
As chuvas são um daqueles momentos que percebemos a verdadeira importância de se adquirir pneus de boa qualidade, e também de não utilizar pneus que já atingiram seu desgaste total. Cuidado também com alguns pneus que são normalmente comercializados como pneus de chuva, mas na realidade não são. Pois esses pneus irão dar uma falsa sensação de segurança.
Não cometa imprudências:
Ninguém pode garantir uma conduta segura debaixo de chuva, existem muitas variáveis a serem analisadas, como o tipo de motocicleta, o piso, a quantidade de água, as condições locais, a forma de condução, etc. Se você perceber que sua motocicleta não está respondendo perfeitamente aos seus comandos ou você sente-se inseguro, não pense duas vezes, pare imediatamente, ligue o pisca alerta, e aguarde a situação do tempo melhorar.
Abraços
Tomás André dos Santos – tasmotos
www.tasnaweb.com
Re: Pilotagem segura na chuva
Mais uma ajudinha no tópico...
Precaução é sempre necessária, então escaneei mais uma dica de pilotagem segura na chuva.
Matéria extraida da Revista M! de jun/2011.
Abs.
Precaução é sempre necessária, então escaneei mais uma dica de pilotagem segura na chuva.
Matéria extraida da Revista M! de jun/2011.
Abs.
YUJI- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: Pilotagem segura na chuva
Valeu, muito bom.
x_x SRAD- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2010
Re: Pilotagem segura na chuva
Show... antes disso eu fazia assim...
Se alguém cuspia no chão eu parava a motoca na garagem e tirava o macacão!!!
Bisteka
Se alguém cuspia no chão eu parava a motoca na garagem e tirava o macacão!!!
Bisteka
Bisteka- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 18/10/2009
Re: Pilotagem segura na chuva
tasmotos escreveu:Assim que começar a chover, com bastante calma, desacelere sua motocicleta.......
tasmotos escreveu:.......Com chuva procure pilotar de forma bem “burocrática”, ou seja, ande somente na frente e na traseira dos carros, evite as laterais, pois dessa forma você se tornara mais visível...
video educativo: como NAO pilotar na chuva - by 7Frangos... rs
Convidad- Convidado
Re: Pilotagem segura na chuva
Show de bola Tas as dicas são muito uteis e realmente algumas coisas fazemos por instinto e acabamos por não darmos conta que isso afeta tudo.
Puuttzzz... Que mau exemplo em 7Galo... kkkkkkk
Dani, por acaso um vulto no começo do filme era você? Eita nois...
Abraços
Puuttzzz... Que mau exemplo em 7Galo... kkkkkkk
Dani, por acaso um vulto no começo do filme era você? Eita nois...
Abraços
Leandro_bhz- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 22/02/2010
Re: Pilotagem segura na chuva
Tremendo mau exemplo...Leandro_bhz escreveu:
Puuttzzz... Que mau exemplo em 7Galo... kkkkkkk
Uma pessoa totalmente desprovida de bom senso... absurdo!
Leandro_bhz escreveu:
Dani, por acaso um vulto no começo do filme era você?
ahn??
cof cof.....
Mas entao, esse Galinha eh tranqueira... ... tsc tsc
Convidad- Convidado
Re: Pilotagem segura na chuva
Humm... Ok Dani... já entendi..
Não... Realmente... Esse 7Galo é um abusado...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não... Realmente... Esse 7Galo é um abusado...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Leandro_bhz- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 22/02/2010
Re: Pilotagem segura na chuva
Ótimo tópico.
Obrigado por compartilhar.
Obrigado por compartilhar.
ata.jb- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: Pilotagem segura na chuva
Mto bom o post, mas uma duvida:
Ha uma dica de se rodar com o farol alto aceso, nao me recordo ate pq faz um bom tempo que nao rodo de moto em chuvas mas pelo menos de carro ha uma piora na visibilidade devido as gotas. Acho melhor evitar, nao?
Ha uma dica de se rodar com o farol alto aceso, nao me recordo ate pq faz um bom tempo que nao rodo de moto em chuvas mas pelo menos de carro ha uma piora na visibilidade devido as gotas. Acho melhor evitar, nao?
grego171- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 14/06/2011
Re: Pilotagem segura na chuva
Diacas legais, sempre morri de medo de andar de moto na chuva
Meu primeiro acidente foi na chuva.
Esse video é o fim né, depois quando morre, a familia fala que motorista naum respeita moto neh
Meu primeiro acidente foi na chuva.
Esse video é o fim né, depois quando morre, a familia fala que motorista naum respeita moto neh
Sorriso- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 16/06/2011
Re: Pilotagem segura na chuva
Sorriso escreveu:Diacas legais, sempre morri de medo de andar de moto na chuva
Meu primeiro acidente foi na chuva.
Esse video é o fim né, depois quando morre, a familia fala que motorista naum respeita moto neh
É o fim mesmo, tremenda irresponsabilidade!!
Acho que o cara que filmou isso deve ter medo de chuva também e por isso tá correndo pra sair logo dela, só pode...
7Galo- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 03/01/2009
Re: Pilotagem segura na chuva
Eu também acho melhor usar o farol baixo na chuva.
A visibilidade não melhora e algumas motos têm o farol alto muito forte e numa direção que incomoda muito os motorista à frente, através dos retrovisores.
Não vai ajudar nada ter à frente um carro com motorista irritado com o seu farol alto.
Um dica sobre capacete e viseira que muito novato não conhece (apesar de ser quase instintivo) é manter a viseira tratada por fora com produto anti-umidade (até cera de polimento serve, na falta de coisa melhor). Na chuva, basta virar a cabeça para um lado e para outro, fazendo com que a água na viseira seja varrida pelo vento.
Outra dica é manter a viseira fechada para que não escorra água pela parte de cima, o que vai fazer a viseira molhar por dentro, piorando muito a visão e de uma forma que você não consegue limpar.
Outra coisa que eu uso é um ter sempre comigo um paninho úmido no bolso esquerdo. A qualquer momento eu posso pegar esse pano e limpar a viseira, tirando aquele "barrinho" que os carros à frente jogam pra cima, principalmente na estrada.
Por fim, acho que o principal (e isso passa no próprio texto acima) é manter a calma, confiar no equipamento (que deve estar em dia) e não ter pressa.
Não "endurecer a moto". Segurar mais firme no guidão só piora a estabilidade da moto. Relaxar é melhor.
Transferir peso para baixo nas curvas e pontos mais críticos. Apenas fazer força pra baixo com as pernas já é suficiente para mudar o centro de gravidade mais pra baixo e, dessa forma, melhorar a estabilidade.
Procurar não fazer curvas com a velocidade reduzindo. Quando a moto reduz velocidade o peso se transfere pra frente, mesmo que não esteja freando. Melhor frear em linha reta, antes da curva, e fazer toda a curva com o acelerador pelo menos levemente aberto. Isso transfere o peso um pouco mais para o pneu traseiro o que melhora a aderência.
A visibilidade não melhora e algumas motos têm o farol alto muito forte e numa direção que incomoda muito os motorista à frente, através dos retrovisores.
Não vai ajudar nada ter à frente um carro com motorista irritado com o seu farol alto.
Um dica sobre capacete e viseira que muito novato não conhece (apesar de ser quase instintivo) é manter a viseira tratada por fora com produto anti-umidade (até cera de polimento serve, na falta de coisa melhor). Na chuva, basta virar a cabeça para um lado e para outro, fazendo com que a água na viseira seja varrida pelo vento.
Outra dica é manter a viseira fechada para que não escorra água pela parte de cima, o que vai fazer a viseira molhar por dentro, piorando muito a visão e de uma forma que você não consegue limpar.
Outra coisa que eu uso é um ter sempre comigo um paninho úmido no bolso esquerdo. A qualquer momento eu posso pegar esse pano e limpar a viseira, tirando aquele "barrinho" que os carros à frente jogam pra cima, principalmente na estrada.
Por fim, acho que o principal (e isso passa no próprio texto acima) é manter a calma, confiar no equipamento (que deve estar em dia) e não ter pressa.
Não "endurecer a moto". Segurar mais firme no guidão só piora a estabilidade da moto. Relaxar é melhor.
Transferir peso para baixo nas curvas e pontos mais críticos. Apenas fazer força pra baixo com as pernas já é suficiente para mudar o centro de gravidade mais pra baixo e, dessa forma, melhorar a estabilidade.
Procurar não fazer curvas com a velocidade reduzindo. Quando a moto reduz velocidade o peso se transfere pra frente, mesmo que não esteja freando. Melhor frear em linha reta, antes da curva, e fazer toda a curva com o acelerador pelo menos levemente aberto. Isso transfere o peso um pouco mais para o pneu traseiro o que melhora a aderência.
klatu- Participante
-
Idade : 58
Data de inscrição : 24/06/2011
Re: Pilotagem segura na chuva
Pilotar na chuva é tenso!
Qualquer freada brusca é chão
Na chuva sempre uso mais o freio traseiro
Justamente para tentar evitar ao máximo, uma escorregada de dianteira!
Vlw
Qualquer freada brusca é chão
Na chuva sempre uso mais o freio traseiro
Justamente para tentar evitar ao máximo, uma escorregada de dianteira!
Vlw
Wellington- Participante
-
Idade : 55
Data de inscrição : 12/01/2008
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