Amortecedor Eletrônico
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Amortecedor Eletrônico
Srs, recentemente postei um novo tópico sobre a Srad 750 2009vs2010 e gostaria de saber algumas opiniões, meu amigo Reis aqui já me esclareceu bastante, mas sugeriu conversar com alguém mais experiente:
Vale a pena pagar cerca de 7 mil reais a mais na Srad 750 2010 só por causa do amortecedor eletrônico???
Algum piloto ou dono de 750 poderia me ajudar???
Vale a pena pagar cerca de 7 mil reais a mais na Srad 750 2010 só por causa do amortecedor eletrônico???
Algum piloto ou dono de 750 poderia me ajudar???
imhantorp- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 22/12/2009
Re: Amortecedor Eletrônico
Acho a dúvida bem pertinente. Inclusive eu também tenho essa curiosidade. As perguntas são as seguintes:
1) A Srad 750 2010 é mais estável que a 2009 em altas velocidades (por causa do amortecedor eletrônico de direção)?
2) A 750 2009 tem alguma instabilidade em altas velocidades (por causa do amortecedor convencional de direção)?
3) A 750 2009 realmente sente a falta do amortecedor eletrônico de direção?
4) Quais são as diferenças em termos de dirigibilidade entre a Srad 750 2009 e 2010?
Mas essa dúvidas só podem ser respondidas por quem é dono ou tem experiência com essas motos. Infelizmente esse não é o meu caso...
1) A Srad 750 2010 é mais estável que a 2009 em altas velocidades (por causa do amortecedor eletrônico de direção)?
2) A 750 2009 tem alguma instabilidade em altas velocidades (por causa do amortecedor convencional de direção)?
3) A 750 2009 realmente sente a falta do amortecedor eletrônico de direção?
4) Quais são as diferenças em termos de dirigibilidade entre a Srad 750 2009 e 2010?
Mas essa dúvidas só podem ser respondidas por quem é dono ou tem experiência com essas motos. Infelizmente esse não é o meu caso...
Reis- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009
Re: Amortecedor Eletrônico
Bom vamos lá... não sou especialista... mas vou dizer o que sei...
Amortecedor de direção atua nos momentos de Shimmy / KickBack / momentos em que a moto fica em “Caster Negativo” e outros problemas que podemos ter com a moto com relação ao guidão mudando bruscamente direção. Ok?
Pois bem.. em amortecedores convencionais ele independente do tipo de movimento do guidão segura o mesmo e deixa o guidão um pouco mais duro e em movimentos bruscos segura totalmente. O Amortecedor de direção eletrônico (a honda já tem isso faz tempo nas motos delas) ele eletronicamente sabe se é um movimento brusco que pode causar acidente ou se é o piloto modificando a direção da moto, e quando é o piloto ele não oferece resistência!
Em competições antigamente com os amortecedores convencionais é possível regular a sua resistência, certo? Então os pilotos conforme o cansaço da prova iam diminuindo a resistência pro guidão ficar mais leve e assim aumentando o risco de sofrer acidentes com aqueles efeitos do caster negativo e etc..
Com o amortecedor eletrônico ele não pesa para o piloto de competições pois ele calcula em tempo real quando deve atuar segurando o guidão.....
EU ACHO QUE É UM ITEM DE SEGURANÇA A MAIS EM MOTOS ESPORTIVAS.
Abraços a todos...
Feliz natal.. e muitos KMs de estrada para todos...
Amortecedor de direção atua nos momentos de Shimmy / KickBack / momentos em que a moto fica em “Caster Negativo” e outros problemas que podemos ter com a moto com relação ao guidão mudando bruscamente direção. Ok?
Pois bem.. em amortecedores convencionais ele independente do tipo de movimento do guidão segura o mesmo e deixa o guidão um pouco mais duro e em movimentos bruscos segura totalmente. O Amortecedor de direção eletrônico (a honda já tem isso faz tempo nas motos delas) ele eletronicamente sabe se é um movimento brusco que pode causar acidente ou se é o piloto modificando a direção da moto, e quando é o piloto ele não oferece resistência!
Em competições antigamente com os amortecedores convencionais é possível regular a sua resistência, certo? Então os pilotos conforme o cansaço da prova iam diminuindo a resistência pro guidão ficar mais leve e assim aumentando o risco de sofrer acidentes com aqueles efeitos do caster negativo e etc..
Com o amortecedor eletrônico ele não pesa para o piloto de competições pois ele calcula em tempo real quando deve atuar segurando o guidão.....
EU ACHO QUE É UM ITEM DE SEGURANÇA A MAIS EM MOTOS ESPORTIVAS.
Abraços a todos...
Feliz natal.. e muitos KMs de estrada para todos...
exec- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 06/08/2008
Re: Amortecedor Eletrônico
Valeu, Feliz Natal....
imhantorp- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 22/12/2009
Re: Amortecedor Eletrônico
Interessante!
Eu fiz uma pesquisa num bom forum internacional sobre Srad 750 e descobri informações e opiniões interessantes:
1) Na verdade muitos acham que o amortecedor de direção original é meio "levinho" e muitos trocam o óleo do amortecedor por um óleo mais "grosso" para que o amortecedor fique mais "firme". Isso acontece tanto nas 750 2009, como nas 2010 (eletrônico);
Obs: importante lembrar que lá na Europa e nos EUA a Srad 750 2007 equivale à nossa 2009 e a Srad 2008 equivale à nossa 2010. São dois anos de diferença...
2) Amortecedor de direção original é adquado para o uso normal na rua (sem exagero). Se for pra exigir mais da moto na rua ou nos autódromos, aí a turma da Europa e dos EUA prefere trocar o amortecedor de direção original;
3) Não vi ninguém relatar um ganho expressivo de segurança e estabilidade com o novo amortecedor eletrônico da Srad 750 2010. Na verdade, muita gente não gosta da idéia dele ser eletrônico e trocam ele;
4) Na hora de trocar o amortecedor de direção, o preferido é o Ohlins. Dei uma olhadinha e os preços desse amortecedor de direção aqui no Brasil variam entre 1,5K e 2,0K reais. Nos EUA ele custa algo entre 500 e 600 doletas.
Aqui estão alguns links com informações interessantes:
http://www.gixxer.com/forums/showthread.php?t=217093&highlight=eletronic+steering+dumper
http://www.gixxer.com/forums/showthread.php?t=208049&highlight=eletronic+steering+dumper
http://www.gixxer.com/forums/showthread.php?t=239398&highlight=steering+dump
http://www.gixxer.com/forums/showthread.php?t=208669&highlight=eletronic+steering+dump&page=2
http://www.gixxer.com/forums/showthread.php?t=153572&highlight=eletronic+steering+dump
http://www.gixxer.com/forums/showthread.php?t=234097&highlight=eletronic+steering+dump
Eu fiz uma pesquisa num bom forum internacional sobre Srad 750 e descobri informações e opiniões interessantes:
1) Na verdade muitos acham que o amortecedor de direção original é meio "levinho" e muitos trocam o óleo do amortecedor por um óleo mais "grosso" para que o amortecedor fique mais "firme". Isso acontece tanto nas 750 2009, como nas 2010 (eletrônico);
Obs: importante lembrar que lá na Europa e nos EUA a Srad 750 2007 equivale à nossa 2009 e a Srad 2008 equivale à nossa 2010. São dois anos de diferença...
2) Amortecedor de direção original é adquado para o uso normal na rua (sem exagero). Se for pra exigir mais da moto na rua ou nos autódromos, aí a turma da Europa e dos EUA prefere trocar o amortecedor de direção original;
3) Não vi ninguém relatar um ganho expressivo de segurança e estabilidade com o novo amortecedor eletrônico da Srad 750 2010. Na verdade, muita gente não gosta da idéia dele ser eletrônico e trocam ele;
4) Na hora de trocar o amortecedor de direção, o preferido é o Ohlins. Dei uma olhadinha e os preços desse amortecedor de direção aqui no Brasil variam entre 1,5K e 2,0K reais. Nos EUA ele custa algo entre 500 e 600 doletas.
Aqui estão alguns links com informações interessantes:
http://www.gixxer.com/forums/showthread.php?t=217093&highlight=eletronic+steering+dumper
http://www.gixxer.com/forums/showthread.php?t=208049&highlight=eletronic+steering+dumper
http://www.gixxer.com/forums/showthread.php?t=239398&highlight=steering+dump
http://www.gixxer.com/forums/showthread.php?t=208669&highlight=eletronic+steering+dump&page=2
http://www.gixxer.com/forums/showthread.php?t=153572&highlight=eletronic+steering+dump
http://www.gixxer.com/forums/showthread.php?t=234097&highlight=eletronic+steering+dump
Última edição por Reis em Qui 24 Dez 2009, 19:06, editado 1 vez(es)
Reis- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009
Re: Amortecedor Eletrônico
Imagine-se as duas bengalas dos garfos se deslocando na mesma direção e velocidade, paralelamente uma à outra; o que é o normal quando aceleramos uma moto em asfalto. Num determinado instante, por uma imperfeição do asfalto e/ou movimento brusco do piloto, uma das bengalas sofre um impacto contrário empurrando-a para trás ou desacelerando-a em relação à outra. Ao retornar para a frente à sua posição normal, promove paradoxalmente um movimento brusco e faz com que todo o conjunto dianteiro balance para o lado oposto; inercialmente isto se repete em frações de segundo várias vezes tendendo a ampliar o movimento cada vez mais, ao que se chama de shimmy ou vibração.
O amortecedor de direção faz a função de absorver esta tendência de instabilidade ou vibração do conjunto dianteiro e anulando este efeito torna a direção mais segura.
Os amortecedores de direção eletrônicos prometem fazer o ajuste de forma mais eficiente e automática o que seria difícil para um piloto menos experiente realizar manualmente levando em conta variáveis que são mensuradas por sensores etc. Os amortecedores de direção convencionais permitem ajustes manuais tornando o amortecimento mais ou menos duro.
Em provas de motovelocidade, para fazer o Quick Turn inclinando a moto súbita e rapidamente em direção à curva, um amortecedor muito duro irá dificultar a mudança de direção rápida muito exigida em pistas travadas.
Por isso alguns pilotos profissionais tendem até a anular totalmente o amortecedor nestas condições deixando-os numa regulagem bem "mole", fazendo com que a mudança rápida seja possível sem muito esforço.
Para uso em estradas especialmente as de superfície acidentadas, com a tendência das bikes esportivas que tendem pela suspensão mais dura a copiar as imperfeições do asfalto, um amortecedor de direção é desejável e até um ítem de segurança. As fábricas tendem a lançar nas motos de série amortecedores eletrônicos. Mas mesmo os tradicionais ajudam muito.
Abaixo um link que ilustra bem o que é o efeito shimmy:
https://www.youtube.com/watch?v=GBOqXOpvD7U
Abraço a todos e um ótimo Natal!
Artur
O amortecedor de direção faz a função de absorver esta tendência de instabilidade ou vibração do conjunto dianteiro e anulando este efeito torna a direção mais segura.
Os amortecedores de direção eletrônicos prometem fazer o ajuste de forma mais eficiente e automática o que seria difícil para um piloto menos experiente realizar manualmente levando em conta variáveis que são mensuradas por sensores etc. Os amortecedores de direção convencionais permitem ajustes manuais tornando o amortecimento mais ou menos duro.
Em provas de motovelocidade, para fazer o Quick Turn inclinando a moto súbita e rapidamente em direção à curva, um amortecedor muito duro irá dificultar a mudança de direção rápida muito exigida em pistas travadas.
Por isso alguns pilotos profissionais tendem até a anular totalmente o amortecedor nestas condições deixando-os numa regulagem bem "mole", fazendo com que a mudança rápida seja possível sem muito esforço.
Para uso em estradas especialmente as de superfície acidentadas, com a tendência das bikes esportivas que tendem pela suspensão mais dura a copiar as imperfeições do asfalto, um amortecedor de direção é desejável e até um ítem de segurança. As fábricas tendem a lançar nas motos de série amortecedores eletrônicos. Mas mesmo os tradicionais ajudam muito.
Abaixo um link que ilustra bem o que é o efeito shimmy:
https://www.youtube.com/watch?v=GBOqXOpvD7U
Abraço a todos e um ótimo Natal!
Artur
artur- Participante
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Idade : 60
Data de inscrição : 05/02/2009
Re: Amortecedor Eletrônico
artur escreveu:Imagine-se as duas bengalas dos garfos se deslocando na mesma direção e velocidade, paralelamente uma à outra; o que é o normal quando aceleramos uma moto em asfalto. Num determinado instante, por uma imperfeição do asfalto e/ou movimento brusco do piloto, uma das bengalas sofre um impacto contrário empurrando-a para trás ou desacelerando-a em relação à outra. Ao retornar para a frente à sua posição normal, promove paradoxalmente um movimento brusco e faz com que todo o conjunto dianteiro balance para o lado oposto; inercialmente isto se repete em frações de segundo várias vezes tendendo a ampliar o movimento cada vez mais, ao que se chama de shimmy ou vibração.
O amortecedor de direção faz a função de absorver esta tendência de instabilidade ou vibração do conjunto dianteiro e anulando este efeito torna a direção mais segura.
Os amortecedores de direção eletrônicos prometem fazer o ajuste de forma mais eficiente e automática o que seria difícil para um piloto menos experiente realizar manualmente levando em conta variáveis que são mensuradas por sensores etc. Os amortecedores de direção convencionais permitem ajustes manuais tornando o amortecimento mais ou menos duro.
Em provas de motovelocidade, para fazer o Quick Turn inclinando a moto súbita e rapidamente em direção à curva, um amortecedor muito duro irá dificultar a mudança de direção rápida muito exigida em pistas travadas.
Por isso alguns pilotos profissionais tendem até a anular totalmente o amortecedor nestas condições deixando-os numa regulagem bem "mole", fazendo com que a mudança rápida seja possível sem muito esforço.
Para uso em estradas especialmente as de superfície acidentadas, com a tendência das bikes esportivas que tendem pela suspensão mais dura a copiar as imperfeições do asfalto, um amortecedor de direção é desejável e até um ítem de segurança. As fábricas tendem a lançar nas motos de série amortecedores eletrônicos. Mas mesmo os tradicionais ajudam muito.
Abaixo um link que ilustra bem o que é o efeito shimmy:
https://www.youtube.com/watch?v=GBOqXOpvD7U
Abraço a todos e um ótimo Natal!
Artur
Alguem do Ramo explicou certinho o que eu tinha escutado e tentado descrever ai.... pra cima...
Valeu
abrassssss
exec- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 06/08/2008
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