Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
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Berlindo
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Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Pessoal, estou divulgando isso em todos os fóruns que participo, a idéia é começar uma mobilização prática, além dos abaixo assinados de internet que sozinhos não significam nada. O assunto é sério.
É fato que as estradas brasileiras não são adequadas para motocicletas e que o poder público não tem interesse em prover melhorias, visto que para eles somos um mal crescente e sem controle.
Agora é sabido também que, mediante a cobrança de pedágio que nos foi imposta, temos o direito (e dever) de cobrarmos melhorias e adequações a nossa classe, já que pagamos para ter "segurança e assistência", tal como dizem os defensores do pedágio para motos.
O que proponho de concreto? Entrarmos em contato (insistente) com as concessionárias das rodovias que mais utilizamos e que nos cobram pedágios, registrarmos reclamações na ouvidoria das mesmas, procurarmos alguém que possa nos apoiar políticamente e procurarmos a mídia para divulgação.
Minha parte eu já estou fazendo, disparei um mesmo pedido de registro de reclamação nos sites/ouvidorias das principais concessionárias que cobram pedágio de motos, as quais cito abaixo. Também devo procurar o jornal local, o jornal Folha de São Paulo, a afiliada local da Globo (EPTV), fóruns de moto e o que mais puder fazer um alarde e chamar atenção para nossa causa.
Por favor, peço que façam o mesmo, sendo coesos no registro da reclamação, exigindo um protocolo, guardando todas as evidências da reclamação e procurando os meios que acreditarem que possam nos ajudar.
Segue abaixo o meu e-mail enviado as concessionárias:
Concessionárias e respectivas rodovias pelas quais respondem:
Autopista Fernão Dias (OHL)
http://www.autopistafernao.com.br/?link=home.fale_conosco
Autopista Régis Bittencourt (OHL)
http://www.autopistaregis.com.br/?link=home.fale_conosco
Rota das Bandeiras - Dom Pedro I, Magalhães Teixeira, etc (Odebrecht)
http://www.rotadasbandeiras.com.br/ouvidoria
Carvalho Pinto, Rodoanel, Ayrton Senna, etc (DERSA)
http://www.dersa.sp.gov.br/ouvidoria/ouvidoria.asp
Nova Dutra (CCR)
http://www.novadutra.com.br/concessionaria/falecom
Rod. Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros, etc (Renovias)
http://www.renovias.com.br/renovias/Portug...co.php?slink=10
Por favor, se souberem de mais alguma concessionária que cobre pedágio de motos, poste aqui. Vou divulgar em outros fóruns.
Se nada for feito, sabemos que fim trágico muitos enfrentarão, mesmo tendo pago por sua segurança várias vezes.
É fato que as estradas brasileiras não são adequadas para motocicletas e que o poder público não tem interesse em prover melhorias, visto que para eles somos um mal crescente e sem controle.
Agora é sabido também que, mediante a cobrança de pedágio que nos foi imposta, temos o direito (e dever) de cobrarmos melhorias e adequações a nossa classe, já que pagamos para ter "segurança e assistência", tal como dizem os defensores do pedágio para motos.
O que proponho de concreto? Entrarmos em contato (insistente) com as concessionárias das rodovias que mais utilizamos e que nos cobram pedágios, registrarmos reclamações na ouvidoria das mesmas, procurarmos alguém que possa nos apoiar políticamente e procurarmos a mídia para divulgação.
Minha parte eu já estou fazendo, disparei um mesmo pedido de registro de reclamação nos sites/ouvidorias das principais concessionárias que cobram pedágio de motos, as quais cito abaixo. Também devo procurar o jornal local, o jornal Folha de São Paulo, a afiliada local da Globo (EPTV), fóruns de moto e o que mais puder fazer um alarde e chamar atenção para nossa causa.
Por favor, peço que façam o mesmo, sendo coesos no registro da reclamação, exigindo um protocolo, guardando todas as evidências da reclamação e procurando os meios que acreditarem que possam nos ajudar.
Segue abaixo o meu e-mail enviado as concessionárias:
Olá a todos,
Gostaria de registrar uma reclamação sobre o tipo de guard-rails adotados nos trechos das rodovias administradas pela concessionária XXX.
Tais objetos são totalmente inadequados para a segurança de motociclistas e os fatos comprovam isso. Há um sem número de motociclistas que perderam a vida ao serem mutilados por tais objetos que deveriam ser proteção.
Agora, com o início da cobrança de pedágio para motos, visando suporte e segurança dos mesmos, essa questão torna-se ainda mais crítica, pois é pago um valor para que se tenha segurança, sendo que ainda não há nenhuma contrapartida das concessionárias em promover melhorias direcionadas aos motociclistas.
Portando, tal como tenho feito com demais concessionárias, peço a gentileza para que minha reclamação seja registrada e protocolada, pois nós motociclistas tentaremos buscar apoio político e divulgação na mídia, para uma causa tão urgente.
Agradeço a atenção.
Concessionárias e respectivas rodovias pelas quais respondem:
Autopista Fernão Dias (OHL)
http://www.autopistafernao.com.br/?link=home.fale_conosco
Autopista Régis Bittencourt (OHL)
http://www.autopistaregis.com.br/?link=home.fale_conosco
Rota das Bandeiras - Dom Pedro I, Magalhães Teixeira, etc (Odebrecht)
http://www.rotadasbandeiras.com.br/ouvidoria
Carvalho Pinto, Rodoanel, Ayrton Senna, etc (DERSA)
http://www.dersa.sp.gov.br/ouvidoria/ouvidoria.asp
Nova Dutra (CCR)
http://www.novadutra.com.br/concessionaria/falecom
Rod. Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros, etc (Renovias)
http://www.renovias.com.br/renovias/Portug...co.php?slink=10
Por favor, se souberem de mais alguma concessionária que cobre pedágio de motos, poste aqui. Vou divulgar em outros fóruns.
Se nada for feito, sabemos que fim trágico muitos enfrentarão, mesmo tendo pago por sua segurança várias vezes.
Última edição por Berlindo_ em Seg 28 Dez 2009, 22:27, editado 1 vez(es)
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Cara estou nessa e andarei vendo o aspecto legal e juridico para que possamos ter mais embasamento e porque nao acionarmos juridicamente?? Fato que muitas familais perderam seus entes queridos por negligencia da falta de segurança das estrada, o fato mais recente aconteceu com o Flavio , pois o mesmo só caiu devido a má conservação e falta de sinalização da Fernao Dias. Eles simplesmente ignoram que nos motociclistas existimos, sabem que existem apenas os motoqueiros ( moto boys) pois estes sim sao os que fazem os numeros aumentarem muito nas estaticas de acidentes de motos. E ainda se acham que alguns de nós ( isto me incluo) exageram na velocidade , entao partam para autuarem com medidas cabives, mais antes de tudo que tenhamos segurança para trafegar pelas nossas estrada , que levaram o titulo das 10 melhores estradas do Brasil> Estou nesta empreitada e sei que outros seguirão o exemplo e poderemos desde ja fazermso um abaixo assinado exigindo isto.
Convidad- Convidado
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Beleeeeeeeeeeeeeeza.............................''as pedras comecaram a rolar''.................!!!!!Vamos nessa.....!!!!
Temos de ter mais atitude.......!!!!!
Esse trecho é pedagiado em todo o PARANÁ...........é claro só as estradas filé-mignon.............!!!!!Aki esse filé tá na mão da Concessionária RODONORTE.............do Grupo CCR......!!!!!
Como contribuição segue:
O Sistema rodoviário operado pela RodoNorte abrange:
BR-277 - entre Curitiba e São Luis do Purunã;
BR-376 - entre Apucarana e São Luíz do Purunã, passando por Ponta Grossa;
PR-151 - entre Ponta Grossa e Jaguariaíva;
BR-373 - entre Ponta Grossa e o Trevo do Caetano, saída para o Norte do Paraná e Foz do Iguaçu.
Abs
K nariu
Temos de ter mais atitude.......!!!!!
Esse trecho é pedagiado em todo o PARANÁ...........é claro só as estradas filé-mignon.............!!!!!Aki esse filé tá na mão da Concessionária RODONORTE.............do Grupo CCR......!!!!!
Como contribuição segue:
O Sistema rodoviário operado pela RodoNorte abrange:
BR-277 - entre Curitiba e São Luis do Purunã;
BR-376 - entre Apucarana e São Luíz do Purunã, passando por Ponta Grossa;
PR-151 - entre Ponta Grossa e Jaguariaíva;
BR-373 - entre Ponta Grossa e o Trevo do Caetano, saída para o Norte do Paraná e Foz do Iguaçu.
Abs
K nariu
k n@riu- Participante
-
Idade : 58
Data de inscrição : 28/04/2009
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Se quiser mais material p/ consulta e pesquisa..........lá vai.....!!!!!kkkkkkkkk
Abs
Ponte S. A.
www.ponte.com.br Uma das maiores pontes do mundo, com paisagem privilegiada sobre a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Como cerca de 70% de seu tráfego é composto por usuários que fazem o trajeto casa-trabalho, estava com a capacidade quase saturada, antes de ser assinado, em 1994, o primeiro contrato de concessão de uma grande estrutura rodoviária entre o poder público e a iniciativa privada no País. Sem a participação desta, os sinais de esgotamento se acentuariam e o objetivo para o qual foi construída, o de ser a ponte do futuro, não seria alcançado.
Inaugurada em 1974, a Ponte com 13 quilômetros de extensão e capacidade para 100 mil veículos. É também o principal elo de ligação entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, beneficiando o intercâmbio comercial da região e facilitando o escoamento da produção local. Possibilitou o desenvolvimento turístico da região dos Lagos e se transformou em um fator propulsor do transporte interestadual, influenciando os estados vizinhos.
As melhorias realizadas incluíram recuperação estrutural e do pavimento, da estrutura de concreto e de aço (maior vão em viga metálica do mundo, com 300m), implantação de radares para controle de velocidade e serviço de atendimento ao usuário, com equipamentos de última geração. Também foi criada a Rádio-Ponte para fazer a divulgação diária das condições do trânsito, obras e de serviços nas pistas.
Abs
Ponte S. A.
www.ponte.com.br Uma das maiores pontes do mundo, com paisagem privilegiada sobre a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Como cerca de 70% de seu tráfego é composto por usuários que fazem o trajeto casa-trabalho, estava com a capacidade quase saturada, antes de ser assinado, em 1994, o primeiro contrato de concessão de uma grande estrutura rodoviária entre o poder público e a iniciativa privada no País. Sem a participação desta, os sinais de esgotamento se acentuariam e o objetivo para o qual foi construída, o de ser a ponte do futuro, não seria alcançado.
Inaugurada em 1974, a Ponte com 13 quilômetros de extensão e capacidade para 100 mil veículos. É também o principal elo de ligação entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, beneficiando o intercâmbio comercial da região e facilitando o escoamento da produção local. Possibilitou o desenvolvimento turístico da região dos Lagos e se transformou em um fator propulsor do transporte interestadual, influenciando os estados vizinhos.
As melhorias realizadas incluíram recuperação estrutural e do pavimento, da estrutura de concreto e de aço (maior vão em viga metálica do mundo, com 300m), implantação de radares para controle de velocidade e serviço de atendimento ao usuário, com equipamentos de última geração. Também foi criada a Rádio-Ponte para fazer a divulgação diária das condições do trânsito, obras e de serviços nas pistas.
NovaDutra
www.novadutra.com.br
Construída há quase 60 anos, a Rodovia Presidente Dutra, com 402 quilômetros de extensão, liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje, a Via Dutra tem vários trechos com pistas marginais e movimento médio de 790 mil viagens por dia, pois atravessa os principais centros industriais dos dois Estados, abrangendo uma região que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro.
Inaugurada em 19 de janeiro de 1951 com a sigla BR-02, a Rodovia Presidente Dutra (BR-116 SP/RJ) tornou-se a mais importante rodovia do País. Foi projetada para substituir a antiga Rio-São Paulo, construída em 1928 e da qual aproveitou apenas um trecho de 12 quilômetros. Sua construção representou um avanço na história da engenharia brasileira.
Até meados dos anos 1960, sua grande capacidade de escoamento era adequada ao processo de desenvolvimento do eixo Rio-São Paulo. Mas, com o aumento da frota nacional e do volume de transporte de carga, a rodovia ficou saturada. Foi duplicada entre 1965 e 1967 e recebeu melhoramentos. Mas, por falta de recursos do governo federal nas décadas seguintes, se deteriorou. Esse quadro só foi revertido em 1996, quando a administração da Via Dutra foi entregue à iniciativa privada.
A concessionária foi responsável pela transformação da rodovia. Seu trabalho foi reconhecido pelos próprios usuários da Dutra. Em 2003, 2005, 2006 e 2007, a NovaDutra ganhou o Prêmio NTC & Logística Fornecedores do Transporte como a melhor concessionária de rodovia, em votação realizada entre transportadores de todo o Brasil.
www.novadutra.com.br
Construída há quase 60 anos, a Rodovia Presidente Dutra, com 402 quilômetros de extensão, liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje, a Via Dutra tem vários trechos com pistas marginais e movimento médio de 790 mil viagens por dia, pois atravessa os principais centros industriais dos dois Estados, abrangendo uma região que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro.
Inaugurada em 19 de janeiro de 1951 com a sigla BR-02, a Rodovia Presidente Dutra (BR-116 SP/RJ) tornou-se a mais importante rodovia do País. Foi projetada para substituir a antiga Rio-São Paulo, construída em 1928 e da qual aproveitou apenas um trecho de 12 quilômetros. Sua construção representou um avanço na história da engenharia brasileira.
Até meados dos anos 1960, sua grande capacidade de escoamento era adequada ao processo de desenvolvimento do eixo Rio-São Paulo. Mas, com o aumento da frota nacional e do volume de transporte de carga, a rodovia ficou saturada. Foi duplicada entre 1965 e 1967 e recebeu melhoramentos. Mas, por falta de recursos do governo federal nas décadas seguintes, se deteriorou. Esse quadro só foi revertido em 1996, quando a administração da Via Dutra foi entregue à iniciativa privada.
A concessionária foi responsável pela transformação da rodovia. Seu trabalho foi reconhecido pelos próprios usuários da Dutra. Em 2003, 2005, 2006 e 2007, a NovaDutra ganhou o Prêmio NTC & Logística Fornecedores do Transporte como a melhor concessionária de rodovia, em votação realizada entre transportadores de todo o Brasil.
ViaLagos
www.rodoviadoslagos.com.br
A ViaLagos administra a RJ-124, Rodovia dos Lagos, com 56 quilômetros de extensão ligando Rio Bonito a São Pedro da Aldeia, passando por Araruama e Iguaba Grande. Dá acesso também a Saquarema, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Armação dos Búzios, e à região norte do litoral fluminense, onde estão os municípios de Barra de São João, Rio das Ostras e Macaé.
Com média de 12 mil veículos por dia e picos de 35 mil durante o verão e feriados prolongados, a Rodovia dos Lagos é o melhor caminho entre a capital e a Região dos Lagos, também chamada de Costa do Sol, famosa pela diversidade de praias, lagunas e demais encantos naturais.
A ViaLagos administra, desde o início de 1997, a nova RJ-124, a Rodovia dos Lagos. O contrato de concessão – o primeiro do País em âmbito estadual – foi assinado em dezembro de 1996 e os trabalhos da concessionária tiveram início no ano seguinte. A antiga RJ-124 era uma rodovia de pistas simples, com 30 quilômetros ligando Rio Bonito a Araruama e a fama de ser a “Rodovia da Morte”. A ViaLagos duplicou esse trecho e construiu mais 26 quilômetros até São Pedro da Aldeia, transformando-a na moderna Rodovia dos Lagos.
Hoje, quem viaja pela Rodovia dos Lagos trafega por uma estrada de pistas duplas, bem sinalizada e pavimentada, com conforto, segurança, rapidez, atendimento médico e mecânico 24 horas e muitos outros benefícios. A ViaLagos materializou o que, antes da concessão, era um sonho de turistas, comerciantes, hoteleiros e moradores dessa região do Estado, que tem no turismo a sua maior vocação.
www.rodoviadoslagos.com.br
A ViaLagos administra a RJ-124, Rodovia dos Lagos, com 56 quilômetros de extensão ligando Rio Bonito a São Pedro da Aldeia, passando por Araruama e Iguaba Grande. Dá acesso também a Saquarema, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Armação dos Búzios, e à região norte do litoral fluminense, onde estão os municípios de Barra de São João, Rio das Ostras e Macaé.
Com média de 12 mil veículos por dia e picos de 35 mil durante o verão e feriados prolongados, a Rodovia dos Lagos é o melhor caminho entre a capital e a Região dos Lagos, também chamada de Costa do Sol, famosa pela diversidade de praias, lagunas e demais encantos naturais.
A ViaLagos administra, desde o início de 1997, a nova RJ-124, a Rodovia dos Lagos. O contrato de concessão – o primeiro do País em âmbito estadual – foi assinado em dezembro de 1996 e os trabalhos da concessionária tiveram início no ano seguinte. A antiga RJ-124 era uma rodovia de pistas simples, com 30 quilômetros ligando Rio Bonito a Araruama e a fama de ser a “Rodovia da Morte”. A ViaLagos duplicou esse trecho e construiu mais 26 quilômetros até São Pedro da Aldeia, transformando-a na moderna Rodovia dos Lagos.
Hoje, quem viaja pela Rodovia dos Lagos trafega por uma estrada de pistas duplas, bem sinalizada e pavimentada, com conforto, segurança, rapidez, atendimento médico e mecânico 24 horas e muitos outros benefícios. A ViaLagos materializou o que, antes da concessão, era um sonho de turistas, comerciantes, hoteleiros e moradores dessa região do Estado, que tem no turismo a sua maior vocação.
AutoBAn
www.autoban.com.br
O Sistema Anhangüera-Bandeirantes, administrado pela AutoBAn, é composto pelas Rodovias Anhangüera (SP-330), Bandeirantes (SP-348), Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (SP-300) e a interligação Adalberto Panzan (SPI-102/330), em um total de 316,75 quilômetros de extensão.
Com movimento médio de 370 mil viagens por dia, o sistema desempenha um papel fundamental no transporte de produtos agrícolas e industriais, pois liga a capital paulista à região de Campinas, um dos pólos econômicos mais ricos do País.
Desde o início da concessão do Sistema Anhangüera-Bandeirantes, a situação física e operacional das rodovias mudou, adquirindo novos contornos graças aos investimentos aplicados pela AutoBAn. A concessionária já investiu mais de R$ 2,2 bilhões em novas construções e obras de melhorias, ampliações, modernização do sistema operacional, infra-estrutura, conservação, fiscalização, modernos sistemas de monitoramento das rodovias e em ações sociais.
Para maior segurança de quem viaja, funciona no Sistema Anhangüera-Bandeirantes durante24 horas por dia o SOS Usuário, serviço gratuito de ambulâncias, socorro mecânico, guinchos, caminhões-pipa, guindaste e veículos de inspeção de tráfego. Desde o início da operação, a AutoBAn já prestou 1,7 milhão de atendimentos. Hoje, a média é de 757 assistidos por dia. Além disso, já foram feitos mais de 1,3 mil socorros médicos. Todo esse trabalho fez com que a concessionária recebesse que a AutoBAn recebesse por duas vezes o prêmio Vida de Segurança nas Rodovias, concedido pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
www.autoban.com.br
O Sistema Anhangüera-Bandeirantes, administrado pela AutoBAn, é composto pelas Rodovias Anhangüera (SP-330), Bandeirantes (SP-348), Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (SP-300) e a interligação Adalberto Panzan (SPI-102/330), em um total de 316,75 quilômetros de extensão.
Com movimento médio de 370 mil viagens por dia, o sistema desempenha um papel fundamental no transporte de produtos agrícolas e industriais, pois liga a capital paulista à região de Campinas, um dos pólos econômicos mais ricos do País.
Desde o início da concessão do Sistema Anhangüera-Bandeirantes, a situação física e operacional das rodovias mudou, adquirindo novos contornos graças aos investimentos aplicados pela AutoBAn. A concessionária já investiu mais de R$ 2,2 bilhões em novas construções e obras de melhorias, ampliações, modernização do sistema operacional, infra-estrutura, conservação, fiscalização, modernos sistemas de monitoramento das rodovias e em ações sociais.
Para maior segurança de quem viaja, funciona no Sistema Anhangüera-Bandeirantes durante24 horas por dia o SOS Usuário, serviço gratuito de ambulâncias, socorro mecânico, guinchos, caminhões-pipa, guindaste e veículos de inspeção de tráfego. Desde o início da operação, a AutoBAn já prestou 1,7 milhão de atendimentos. Hoje, a média é de 757 assistidos por dia. Além disso, já foram feitos mais de 1,3 mil socorros médicos. Todo esse trabalho fez com que a concessionária recebesse que a AutoBAn recebesse por duas vezes o prêmio Vida de Segurança nas Rodovias, concedido pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
ViaOeste
www.viaoeste.com.br
O Sistema Castello-Raposo, administrado pela ViaOeste, integra as Rodovias Castello Branco, Senador José Ermírio de Moraes, Raposo Tavares e Dr. Celso Charuri. Esta foi entregue em junho de 2003 e interliga a Senador José Ermírio de Moraes e a Raposo Tavares.
Com movimento médio de 600 mil viagens por dia, os 162 quilômetros de rodovia administrados pela concessionária ligam a capital ao oeste do Estado, beneficiando mais de 13,5 milhões de habitantes, moradores de 15 municípios.
A ViaOeste opera o Sistema Castello-Raposo desde 1998, quando venceu a licitação promovida pelo governo do Estado de São Paulo para operação e manutenção desses trechos de rodovias. Após sete anos de operação, em 2005, a concessionária foi adquirida pela CCR, a maior administradora de rodovias do Brasil.
No Grupo CCR, a ViaOeste promoveu uma série de mudanças em sua administração, adotando um moderno sistema de atendimento nas estradas, o SOS Usuário, e desenvolvendo projetos de responsabilidade social, marca registrada de todas as concessionárias de rodovias do grupo.
Desde o início da concessão, a ViaOeste já investiu cerca de R$ 1,5 bilhão no Sistema Castello-Raposo. Os recursos foram destinados principalmente a obras, como a construção de 20 quilômetros de pistas marginais na Rodovia Castello Branco. Essas pistas reduziram em 85% o tempo gasto no trânsito entre a região de Alphaville e São Paulo. Outras grandes obras realizadas pela concessionária foram a duplicação de mais de 30 quilômetros da Raposo Tavares e a construção da Dr. Celso Charuri, importante via que contorna a cidade de Sorocaba e desafoga o tráfego local.
www.viaoeste.com.br
O Sistema Castello-Raposo, administrado pela ViaOeste, integra as Rodovias Castello Branco, Senador José Ermírio de Moraes, Raposo Tavares e Dr. Celso Charuri. Esta foi entregue em junho de 2003 e interliga a Senador José Ermírio de Moraes e a Raposo Tavares.
Com movimento médio de 600 mil viagens por dia, os 162 quilômetros de rodovia administrados pela concessionária ligam a capital ao oeste do Estado, beneficiando mais de 13,5 milhões de habitantes, moradores de 15 municípios.
A ViaOeste opera o Sistema Castello-Raposo desde 1998, quando venceu a licitação promovida pelo governo do Estado de São Paulo para operação e manutenção desses trechos de rodovias. Após sete anos de operação, em 2005, a concessionária foi adquirida pela CCR, a maior administradora de rodovias do Brasil.
No Grupo CCR, a ViaOeste promoveu uma série de mudanças em sua administração, adotando um moderno sistema de atendimento nas estradas, o SOS Usuário, e desenvolvendo projetos de responsabilidade social, marca registrada de todas as concessionárias de rodovias do grupo.
Desde o início da concessão, a ViaOeste já investiu cerca de R$ 1,5 bilhão no Sistema Castello-Raposo. Os recursos foram destinados principalmente a obras, como a construção de 20 quilômetros de pistas marginais na Rodovia Castello Branco. Essas pistas reduziram em 85% o tempo gasto no trânsito entre a região de Alphaville e São Paulo. Outras grandes obras realizadas pela concessionária foram a duplicação de mais de 30 quilômetros da Raposo Tavares e a construção da Dr. Celso Charuri, importante via que contorna a cidade de Sorocaba e desafoga o tráfego local.
k n@riu- Participante
-
Idade : 58
Data de inscrição : 28/04/2009
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Acho que o esquema é esse que o Catharino disse, se houver embasamento jurídico podemos acionar até a Abram para entrar com processo e fazer trocar todos.
Jefferson- Participante
-
Idade : 50
Data de inscrição : 13/12/2007
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Bandit_IE09 escreveu:O que proponho de concreto?
Além disso, creio que mais concreto seja entrar em contato com um representante do Ministério Público, aqui no Rio de Janeiro, tem um Promotor, Dr. Rodrigo Terra, que atua diretamento com essas questões relativas ao direito do consumidor. Ele foi responsável por uma ação em face do DETRAN e Estado do Rio de Janeiro, onde foram derrubadas todas as multas sem notificação anterior. Eu tinha 3k em multa desse tipo e todas desapareceram, depois que comuniquei ao Promotor que o Detran apesar de suspende-las, no meu caso não queria proceder a transferencia do veículo, sem o pagamento. Mas esse não é o tema...
O nome do departamento é "Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor", pois nas vias com pedágio a relação entre usuário x concessionária que explora a rodovia, sem duvida é uma "relação de consumo", e deve respeitar a Lei de Defesa do Consumidor.
A Lei 8.078/90 diz em seu artigo 6º: "São direitos básicos do consumidor: I- A proteção da VIDA, SAÚDE E SEGURANÇA contra RISCOS provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos; VI- A efetiva PREVENSÃO e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos; X- A ADEQUADA e EFICAZ prestação dos serviços públicos em geral.
O artigo 8º da mesma lei na seção "DA PROTEÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA
"Os produtos e SERVIÇOS colocados no mercado de consumo não acarretarão RISCOS À SAÚDE OU A SEGURANÇA dos consumidores...
No momentos estou de férias mas me proponho a pesquisar sobre o assunto e, no retorno das atividades, levar a conhecimento do Dr. Rodrigo Terra.
Todas as informações que os participantes do forum conseguirem a respeito do assunto podem ser postadas aqui, assim imprimo e faço uma espécie de levantamento sobre o assunto, com notícias, relatos, fotos......
Segue o texto extraído do site http://www.mp.rs.gov.br/consumidor/pgn/id129.htm :
A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor só atua em defesa dos
interesses difusos, coletivos ou individuais homogêneos (dotados de
relevância social) dos consumidores. Não exerce, portanto, a tutela de
interesses estritamente individuais.
Para fins didáticos, podemos diferenciar as diversas espécies de interesses da seguinte forma:
número indeterminável de pessoas. São, por conseguinte, interesses de
toda a sociedade. Ocorrem interesses desse tipo, por exemplo, em
questões envolvendo publicidade enganosa ou abusiva, cláusulas abusivas
inseridas em contrato-padrão, formação de cartéis ou de outras formas
de eliminação da concorrência e comercialização de medicamentos
falsificados;
um grupo, categoria ou classe de pessoas, e não a cada pessoa
individualmente considerada. Nesse tipo de interesse, nenhum indivíduo
exerce, sozinho, a titularidade integral. Como exemplo, podemos indicar
os casos envolvendo loteamentos irregulares (com relação às pessoas que
adquiriram lotes) e adoção de critérios abusivos para reajuste de
mensalidades escolares (com relação aos alunos já matriculados);
individuais que passam a ser tutelados de forma coletiva por decorrerem
de uma origem comum. Mas a Promotoria só pode exercer a defesa desse
tipo de interesse quando ele se mostrar dotado de relevância social e
interesse público, quer pela sua natureza ou repercussão;
A Promotoria de Defesa do Consumidor atua, portanto, em prol de
interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos dotados de
relevância social. Assim sendo, recebida uma reclamação que diga
respeito a esses interesses, a Promotoria irá instaurar inquérito
civil, ajuizar ações, firmar compromisso de ajustamento e tomar
quaisquer outras medidas legais que se fizerem necessárias para por fim
ao dano.
A Promotoria não possui, entretanto, legitimidade para agir quando
se trata de interesses individuais puros e estritamente disponíveis.
Dessa forma, reclamações que digam respeito a esses interesses não
serão objeto de investigação ou do ajuizamento de ações coletivas por
esta Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor. Nestes casos, a
medida apropriada a ser tomada pelo consumidor consiste apresentar
reclamação junto ao PROCON ou propor ação individual.
Além disso, a Promotoria só atua quando o local do dano for Porto
Alegre, ou quando o dano for de âmbito regional (envolvendo uma área de
considerável extensão geográfica) ou nacional. Desta forma, se o
problema for verificado apenas em uma área restrita a um ou alguns
poucos municípios do interior do Rio Grande do Sul, a atribuição será
do Promotor de Justiça da respectiva comarca.
COMO RECLAMAR:
1) PESSOALMENTE: O consumidor poderá comparecer, munido da
documentação que possuir, na Rua Santana n.º 440, Térreo, bairro
Santana, em Porto Alegre, onde terá a sua reclamação registrada por
funcionários da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor.
2) POR ESCRITO: As reclamações também poderão ser
apresentadas por escrito, a serem entregues no endereço acima indicado
ou remetidas pelo correio (CEP 90.040-371), devendo ser dirigidas ao
Coordenador da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor,
acompanhadas de cópia da documentação pertinente. A reclamação deverá
conter: a) o nome do reclamante, sua qualificação (estado civil,
profissão, idade), endereço, número de telefone (se houver); b) a
indicação da pessoa (física ou jurídica) reclamada; c) descrição do
fatos.
3) POR E-MAIL (consumidor@mp.rs.gov.br): As reclamações
encaminhadas através de e-mail deverão conter todas as informações
relevantes, tais como: a) o nome do reclamante, sua qualificação
(estado civil, profissão, idade), endereço, número de telefone (se
houver); b) a indicação da pessoa (física ou jurídica) reclamada; c)
descrição do fatos. IMPORTANTE: se a compreensão do problema objeto da
reclamação depender da análise de documentos (exemplos: contratos,
cartas ou boletos de cobrança, anúncios publicitários em geral), a
reclamação não deverá ser feita por e-mail, mas sim pelas outras duas
formas acima indicadas (reclamação pessoal ou por escrito). Quando a
reclamação apresentada por e-mail não contiver todas as informações
relevantes ou quando a questão depender de documentos a serem
apresentados pelo reclamante, este será solicitado a ratificar,
pessoalmente ou por escrito, a reclamação, de modo a suprir a omissão.
aslie- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 18/10/2009
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Guard-Rails: Segurança para carros, morte para motociclistas
Notícia por: Renan Rafael em Segurança no dia 06/10/2009 | 1 Comentário | 759 acessos
Mas afinal o que é um Guard-Rail? É um dispositivo de proteção, contínuo, deformável, com forma, resistência e dimensões capazes de absorção gradativa cinética e re-direcionamento de veículos desgovernados.
Defensa simples – a que dispõe de uma guia de deslizamento.
Defensa dupla – a que dispõe de duas guias de deslizamento, montadas sobre uma única linha de elementos de sustentação.
Na rede geral de rodovias os sistemas de proteção chamados de DEFENSAS METÁLICAS ou como popularmente conhecidos como Guard-Rails, são fabricados em duas partes, a parte superior consiste de uma franja longitudinal de aço galvanizado, a segunda parte é um perfil de aço em forma de H, fixado ao solo, o qual mantém as franjas longitudinais unidas entre si.
novo-3
Vista em planta dos perfis de aço na forma de H e outros tipos de perfis correntemente utilizados nos guard rails.
Este sistema de proteção foi idealizado se pensando exclusivamente nos veículos com uma carroceria de quatro ou mais rodas, sendo eficaz para suportar o impacto direto ou indireto sob determinadas velocidades, com o objetivo de evitar que o veiculo saia da estrada de forma a evitar um sinistro de maiores conseqüências e ao mesmo tempo proteger o condutor e demais ocupantes no interior do veículo, minimizando o impacto do veículo, ou as avarias na carroceria produzidas pelo choque do veiculo contra o guard-rail.
Do ponto de vista técnico, os guard-rails tem sido idealizados como um elemento necessário para a segurança passiva de nossas estradas, ajudando a prevenir que um veículo saia a toda velocidade caindo por um barranco, ou invada a pista contrária em uma rodovia; no caso de se perder o controle do veículo de duas rodas como uma motocicleta ou bicicleta, onde a principal carroceria não é outra coisa do que o corpo humano, chocar contra estes tipos de proteção provoca conseqüências fatais ou danos para a saúde do corpo do condutor e/ou do acompanhante.
Muitos dos acidentes de motos que ocorrem nas rodovias tem como resultado conseqüências fatais para o piloto e acompanhante, e a explicação é muito estarrecedora, ao se produzir uma queda na moto, o condutor e/ou o acompanhante são jogados para fora da moto pela força da inércia e centrífuga. Nos casos em que o corpo do acidentado se desliza pelo asfalto, a forca do atrito o parará sem maiores conseqüências alem da abrasão e possíveis machucados no corpo do acidentado.
Sempre que o piloto e seu acompanhante utilizem das indumentárias de segurança para motociclistas, como capacete integral homologado, luvas, botas de couro, traje de couro ou cordura essa conseqüência é amenizada.
No entanto, quando em uma queda de moto existir uma barreira de proteção como são as defensas metálicas “guaird rails” ou postes de placas de sinalização, se o corpo do condutor e/ou do acompanhante se chocarem contra esta proteção ainda que o piloto ou acompanhante estejam devidamente paramentados, de pouco lhes serve.
O impacto violento contra o guard-rail faz com que o PERFIL EM H ATUE COMO SE FOSSE UMA GUILHOTINA OU CEIFADEIRA contra o seu corpo. As zonas mais afetadas geralmente são as extremidades do corpo como: braços, mãos, pernas, e cabeça, Sofrendo traumatismos ou politraumatismos que vão desde a ruptura dos ossos, a amputação de membros ou partes do corpo.
Estudos realizados demonstram que uma velocidade de 30 km/h é o suficiente para arrancar um membro ou partir a coluna vertebral. E o que é mais grave, estas barreiras de “segurança”, provocam mais de 15% das mortes em acidentes de moto.
Quais as soluções encontradas em outros países?
Vejam um exemplo adequado de Guard Rail instalado nas rodovias Italianas
Exemplo adequado de Guard Rail instalado nas rodovias Italianas
Na União Européia diversos países tem adotado várias medidas para frear este tipo de acidente que tem como resultado muitas vitimas fatais entre os usuários com motocicleta . Para isso foram projetados vários tipos de proteções para cobrir os guard-rails. Entre elas as principais são barriletes de Poliespan que protegem as barras transversais ou perfis em H dos guard rails, que são as que atuam principalmente como o efeito guilhotina. Também existem outras proteções que vão desde a PROTECAO COMPLETA DA PARTE INFERIOR DO GUARD-RAIL OU “DOBLE BIONDA”, consistindo de diversos materiais, como o poliuretano, madeira , plástico, etc.
Até agora, ESTE SISTEMA SE COLOCA COMO O MAIS EFETIVO DE TODOS, já que no caso de acidente o corpo do piloto ou do passageiro não pode penetrar na parte inferior do guard rail golpeando-se violentamente contra o perfil vertical em H, com as conseqüências tão graves anteriormente citadas.
A normativa dos guard rails data de uma Ordem Circular (a 221) do ano 1971, atualmente derrogada e modificada pela Ordem Circular 321/ 95 T e P de 1995. Esta última “recomenda” a substituição dos postes com secção em H ( perfil IPN) por outra de secçao em “C’ com cantos arredondados.
Em alguns quilômetros da rede estatal, foram recobertos os perfis de aço em H com um sistema de proteção tipo barrilete realizado com diferentes materiais como o poliuretano.
Isto não será o suficiente, já que o poliuretano é um material que se degrada facilmente com as inclemência do tempo, além de não cobrir a totalidade do perfil em H.
Assim, a segurança para o piloto ou acompanhante fica muito comprometida em uma queda podendo atravessar o guard rail pela sua parte inferior e golpear-se com a parte do corpo ou qualquer extremidade da parte do perfil que ficou sem se cobrir
Mas e no Brasil?
Em nosso pais ainda estamos muito distantes dos modelos e pensamentos de segurança aplicados em países do primeiro mundo, ainda somos os campeões mundiais de acidentes de transito.
Nosso sistema de barreiras é deficiente, não contamos com indústrias nacionais de segurança viária, atualmente os guaird-rails são fabricados por industrias do ramo de metalurgia, que confeccionam as defensas baseadas na norma da ABNT NBR6970/6971 a qual determina os parâmetros e medidas, contudo não se leva em conta o projeto viário ficando estes a cargo dos órgãos de transito ou concessionários de estradas.
Devido a precariedade de nosso sistema viário seria utópico propor a substituição das defensas atuais pelo modelos com sistema de proteção ao motociclista.
Devemos fazer com que haja esforços por parte de nossos legisladores afim de que proponham mudanças no sistema atual, embora seja uma mudança de alto custo, os acidentes de transito gastam muito mais, investir é ter um retorno é economia ao sistema de seguros, previdenciários e de saúde, estes últimos que por sua vez encontram-se em processo de declínio.
Contribuição da Equipe Falcon Online – http://www.falcononline.com.br
Autor de pesquisa : Motociclista Adilson Antonio Rocha / São Paulo/SP
Contribuição : Radson Jordão / Lauro de Freitas/Bahia
Notícia por: Renan Rafael em Segurança no dia 06/10/2009 | 1 Comentário | 759 acessos
Mas afinal o que é um Guard-Rail? É um dispositivo de proteção, contínuo, deformável, com forma, resistência e dimensões capazes de absorção gradativa cinética e re-direcionamento de veículos desgovernados.
Defensa simples – a que dispõe de uma guia de deslizamento.
Defensa dupla – a que dispõe de duas guias de deslizamento, montadas sobre uma única linha de elementos de sustentação.
Na rede geral de rodovias os sistemas de proteção chamados de DEFENSAS METÁLICAS ou como popularmente conhecidos como Guard-Rails, são fabricados em duas partes, a parte superior consiste de uma franja longitudinal de aço galvanizado, a segunda parte é um perfil de aço em forma de H, fixado ao solo, o qual mantém as franjas longitudinais unidas entre si.
novo-3
Vista em planta dos perfis de aço na forma de H e outros tipos de perfis correntemente utilizados nos guard rails.
Este sistema de proteção foi idealizado se pensando exclusivamente nos veículos com uma carroceria de quatro ou mais rodas, sendo eficaz para suportar o impacto direto ou indireto sob determinadas velocidades, com o objetivo de evitar que o veiculo saia da estrada de forma a evitar um sinistro de maiores conseqüências e ao mesmo tempo proteger o condutor e demais ocupantes no interior do veículo, minimizando o impacto do veículo, ou as avarias na carroceria produzidas pelo choque do veiculo contra o guard-rail.
Do ponto de vista técnico, os guard-rails tem sido idealizados como um elemento necessário para a segurança passiva de nossas estradas, ajudando a prevenir que um veículo saia a toda velocidade caindo por um barranco, ou invada a pista contrária em uma rodovia; no caso de se perder o controle do veículo de duas rodas como uma motocicleta ou bicicleta, onde a principal carroceria não é outra coisa do que o corpo humano, chocar contra estes tipos de proteção provoca conseqüências fatais ou danos para a saúde do corpo do condutor e/ou do acompanhante.
Muitos dos acidentes de motos que ocorrem nas rodovias tem como resultado conseqüências fatais para o piloto e acompanhante, e a explicação é muito estarrecedora, ao se produzir uma queda na moto, o condutor e/ou o acompanhante são jogados para fora da moto pela força da inércia e centrífuga. Nos casos em que o corpo do acidentado se desliza pelo asfalto, a forca do atrito o parará sem maiores conseqüências alem da abrasão e possíveis machucados no corpo do acidentado.
Sempre que o piloto e seu acompanhante utilizem das indumentárias de segurança para motociclistas, como capacete integral homologado, luvas, botas de couro, traje de couro ou cordura essa conseqüência é amenizada.
No entanto, quando em uma queda de moto existir uma barreira de proteção como são as defensas metálicas “guaird rails” ou postes de placas de sinalização, se o corpo do condutor e/ou do acompanhante se chocarem contra esta proteção ainda que o piloto ou acompanhante estejam devidamente paramentados, de pouco lhes serve.
O impacto violento contra o guard-rail faz com que o PERFIL EM H ATUE COMO SE FOSSE UMA GUILHOTINA OU CEIFADEIRA contra o seu corpo. As zonas mais afetadas geralmente são as extremidades do corpo como: braços, mãos, pernas, e cabeça, Sofrendo traumatismos ou politraumatismos que vão desde a ruptura dos ossos, a amputação de membros ou partes do corpo.
Estudos realizados demonstram que uma velocidade de 30 km/h é o suficiente para arrancar um membro ou partir a coluna vertebral. E o que é mais grave, estas barreiras de “segurança”, provocam mais de 15% das mortes em acidentes de moto.
Quais as soluções encontradas em outros países?
Vejam um exemplo adequado de Guard Rail instalado nas rodovias Italianas
Exemplo adequado de Guard Rail instalado nas rodovias Italianas
Na União Européia diversos países tem adotado várias medidas para frear este tipo de acidente que tem como resultado muitas vitimas fatais entre os usuários com motocicleta . Para isso foram projetados vários tipos de proteções para cobrir os guard-rails. Entre elas as principais são barriletes de Poliespan que protegem as barras transversais ou perfis em H dos guard rails, que são as que atuam principalmente como o efeito guilhotina. Também existem outras proteções que vão desde a PROTECAO COMPLETA DA PARTE INFERIOR DO GUARD-RAIL OU “DOBLE BIONDA”, consistindo de diversos materiais, como o poliuretano, madeira , plástico, etc.
Até agora, ESTE SISTEMA SE COLOCA COMO O MAIS EFETIVO DE TODOS, já que no caso de acidente o corpo do piloto ou do passageiro não pode penetrar na parte inferior do guard rail golpeando-se violentamente contra o perfil vertical em H, com as conseqüências tão graves anteriormente citadas.
A normativa dos guard rails data de uma Ordem Circular (a 221) do ano 1971, atualmente derrogada e modificada pela Ordem Circular 321/ 95 T e P de 1995. Esta última “recomenda” a substituição dos postes com secção em H ( perfil IPN) por outra de secçao em “C’ com cantos arredondados.
Em alguns quilômetros da rede estatal, foram recobertos os perfis de aço em H com um sistema de proteção tipo barrilete realizado com diferentes materiais como o poliuretano.
Isto não será o suficiente, já que o poliuretano é um material que se degrada facilmente com as inclemência do tempo, além de não cobrir a totalidade do perfil em H.
Assim, a segurança para o piloto ou acompanhante fica muito comprometida em uma queda podendo atravessar o guard rail pela sua parte inferior e golpear-se com a parte do corpo ou qualquer extremidade da parte do perfil que ficou sem se cobrir
Mas e no Brasil?
Em nosso pais ainda estamos muito distantes dos modelos e pensamentos de segurança aplicados em países do primeiro mundo, ainda somos os campeões mundiais de acidentes de transito.
Nosso sistema de barreiras é deficiente, não contamos com indústrias nacionais de segurança viária, atualmente os guaird-rails são fabricados por industrias do ramo de metalurgia, que confeccionam as defensas baseadas na norma da ABNT NBR6970/6971 a qual determina os parâmetros e medidas, contudo não se leva em conta o projeto viário ficando estes a cargo dos órgãos de transito ou concessionários de estradas.
Devido a precariedade de nosso sistema viário seria utópico propor a substituição das defensas atuais pelo modelos com sistema de proteção ao motociclista.
Devemos fazer com que haja esforços por parte de nossos legisladores afim de que proponham mudanças no sistema atual, embora seja uma mudança de alto custo, os acidentes de transito gastam muito mais, investir é ter um retorno é economia ao sistema de seguros, previdenciários e de saúde, estes últimos que por sua vez encontram-se em processo de declínio.
Contribuição da Equipe Falcon Online – http://www.falcononline.com.br
Autor de pesquisa : Motociclista Adilson Antonio Rocha / São Paulo/SP
Contribuição : Radson Jordão / Lauro de Freitas/Bahia
Última edição por aslie em Qua 23 Dez 2009, 20:07, editado 1 vez(es)
aslie- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 18/10/2009
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Então, eu pensei em algo jurídico, mas fiquei pensando se não teria que ser lesado primeiro, para poder entrar com algo nessa esfera. É um absurdo, claro, mas sabem como funciona né? Mas se tivermos advogados aqui nesse meio, seria interessantíssimo descobrirmos até que ponto a lei pode estar a nosso favor.
A idéia é realmente chamar a atenção. Quero fazer com que esse assunto seja discutido em jornais e televisão, faça a população questionar e debater.
E nem precisa ser motociclista com interesses direto. Imaginem pais verem uma matéria dessas na TV, vendo o filho sair de moto? Talvez ela se interesse em debater mais, em chamar a atenção em torno do assunto. Imaginem uma empresa de projetos que trabalha com isso, associar a sua imagem, uma proposta inovadora (quase que mundialmente) de um produto que resolve o problema em questão. Imagina o deputado que abraçar essa causa, lançar um PL e fazê-lo implacar?
Claro, muita coisa vai mexer com interesses, vai atrair quem quer lucro ou votos, bem como vai despertar discórdia, etc. Também pode ser viagem minha ver um assunto desses sendo debatido amplamente e eficazmente, mas temos que tentar, afinal isso é uma questão de sobrevivência.
Não se trata de algo que protege quem está abusando da velocidade, não se trata de um subterfúgio para alguém ou investimento absurdo em idéias mirabolantes. Trata-se de um benefício a todos, a toda classe de motociclistas e os indiretamente ligados a eles, que tem como resultado a vida!
A idéia é realmente chamar a atenção. Quero fazer com que esse assunto seja discutido em jornais e televisão, faça a população questionar e debater.
E nem precisa ser motociclista com interesses direto. Imaginem pais verem uma matéria dessas na TV, vendo o filho sair de moto? Talvez ela se interesse em debater mais, em chamar a atenção em torno do assunto. Imaginem uma empresa de projetos que trabalha com isso, associar a sua imagem, uma proposta inovadora (quase que mundialmente) de um produto que resolve o problema em questão. Imagina o deputado que abraçar essa causa, lançar um PL e fazê-lo implacar?
Claro, muita coisa vai mexer com interesses, vai atrair quem quer lucro ou votos, bem como vai despertar discórdia, etc. Também pode ser viagem minha ver um assunto desses sendo debatido amplamente e eficazmente, mas temos que tentar, afinal isso é uma questão de sobrevivência.
Não se trata de algo que protege quem está abusando da velocidade, não se trata de um subterfúgio para alguém ou investimento absurdo em idéias mirabolantes. Trata-se de um benefício a todos, a toda classe de motociclistas e os indiretamente ligados a eles, que tem como resultado a vida!
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Bandit_IE09 escreveu:Então, eu pensei em algo jurídico, mas fiquei pensando se não teria que ser lesado primeiro, para poder entrar com algo nessa esfera. É um absurdo, claro, mas sabem como funciona né? Mas se tivermos advogados aqui nesse meio, seria interessantíssimo descobrirmos até que ponto a lei pode estar a nosso favor.
A idéia é realmente chamar a atenção. Quero fazer com que esse assunto seja discutido em jornais e televisão, faça a população questionar e debater.
E nem precisa ser motociclista com interesses direto. Imaginem pais verem uma matéria dessas na TV, vendo o filho sair de moto? Talvez ela se interesse em debater mais, em chamar a atenção em torno do assunto. Imaginem uma empresa de projetos que trabalha com isso, associar a sua imagem, uma proposta inovadora (quase que mundialmente) de um produto que resolve o problema em questão. Imagina o deputado que abraçar essa causa, lançar um PL e fazê-lo implacar?
Claro, muita coisa vai mexer com interesses, vai atrair quem quer lucro ou votos, bem como vai despertar discórdia, etc. Também pode ser viagem minha ver um assunto desses sendo debatido amplamente e eficazmente, mas temos que tentar, afinal isso é uma questão de sobrevivência.
Não se trata de algo que protege quem está abusando da velocidade, não se trata de um subterfúgio para alguém ou investimento absurdo em idéias mirabolantes. Trata-se de um benefício a todos, a toda classe de motociclistas e os indiretamente ligados a eles, que tem como resultado a vida!
Já estamos sendo lesados!!!
aslie- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 18/10/2009
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Petição enviada à ouvidoria da Rodovias do Tietê (www.rodoviasdotiete.com.br)
SPVias (www.spvias.com.br)
Rodovia das Colinas (www.rodoviasdascolinas.com.br)
ViaOeste (www.viaoeste.com.br)
SPVias (www.spvias.com.br)
Rodovia das Colinas (www.rodoviasdascolinas.com.br)
ViaOeste (www.viaoeste.com.br)
DomMarco- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 17/09/2009
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Concordo plenamente!
Se pagamos, podemos exigir o nosso direito!
Se pagamos, podemos exigir o nosso direito!
Shudo- Pronto para a passeata da minha turma !
-
Idade : 42
Data de inscrição : 08/12/2008
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
CADA CABEÇA.............uma sentença.............!!!!!
Procurem e.................COBREM POR...........um revestimento elastico de uma empresa espanhola.......chamada....BASYC....!!!!Será mesmo....??
Basico......???
Abs
Procurem e.................COBREM POR...........um revestimento elastico de uma empresa espanhola.......chamada....BASYC....!!!!Será mesmo....??
Basico......???
Abs
k n@riu- Participante
-
Idade : 58
Data de inscrição : 28/04/2009
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Acho que a citação da morte de alguns motociclistas por causa do guard rail já é argumento suficiente para pedir a modificação dos mesmos.
A comparação é a mesma que fazem para o cinto de segurança do carro...tipo, o cara bateu e morreu pq estava sem o cinto de segurança.
Outro ponto interessante seria tentar entrar em contato com um deputado ou coisa parecida explicando a situação e pedindo a criação de um projeto de lei para modificar os guard rails...
abs
A comparação é a mesma que fazem para o cinto de segurança do carro...tipo, o cara bateu e morreu pq estava sem o cinto de segurança.
Outro ponto interessante seria tentar entrar em contato com um deputado ou coisa parecida explicando a situação e pedindo a criação de um projeto de lei para modificar os guard rails...
abs
xander- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 08/12/2009
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Pessoal, as concessionárias têm respondido que se baseiam em normas, dentre as quais a ABNT NBR-6971/99 - Defensas metálicas – Projeto e implantação, que não prevê realmente proteções nas colunas de fixação.
Entrei em contato com a ABNT para saber se existe alguma discussão para melhoria dessa norma, que para mim é insuficiênte e incompleta.
Vou tentar me informar no PROCON, se existe alguma ação jurídica que possa perpetrar.
Seria muito bom se houvesse algum advogado aqui que nos auxiliasse.
Entrei em contato com a ABNT para saber se existe alguma discussão para melhoria dessa norma, que para mim é insuficiênte e incompleta.
Vou tentar me informar no PROCON, se existe alguma ação jurídica que possa perpetrar.
Seria muito bom se houvesse algum advogado aqui que nos auxiliasse.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Mandei o e-mail padrão para a CONCEPA (concessionária da Freeway aqui no RS).
Veremos a resposta (se houver).
Interessante é que já existe no mercado soluções que oferecem o mínimo de proteção aos motociclistas...vide esse modelo da Signasul: http://www.signasul.com.br/index.php?id=3&idProduto=44#viewProduto
Falta só compreensão e muita, mas muita, boa vontade por quem é responsável pelas contratações/licitações dessas obras...
Abraços!
Veremos a resposta (se houver).
Interessante é que já existe no mercado soluções que oferecem o mínimo de proteção aos motociclistas...vide esse modelo da Signasul: http://www.signasul.com.br/index.php?id=3&idProduto=44#viewProduto
Falta só compreensão e muita, mas muita, boa vontade por quem é responsável pelas contratações/licitações dessas obras...
Abraços!
rlriccardi- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 17/09/2008
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Vocês já viram essa reportagem?
http://oglobo.globo.com/blogs/motorama/posts/2009/12/23/apos-polemica-guard-rails-da-europa-serao-padrozinados-252223.asp
Os caras estão brigando por mudanças há 20 anos e agora acreditam que poderão ter algum resultado. É realmente desanimador, mas ao mesmo tempo um alerta para começarmos a contar o nosso tempo por aqui.
http://oglobo.globo.com/blogs/motorama/posts/2009/12/23/apos-polemica-guard-rails-da-europa-serao-padrozinados-252223.asp
Os caras estão brigando por mudanças há 20 anos e agora acreditam que poderão ter algum resultado. É realmente desanimador, mas ao mesmo tempo um alerta para começarmos a contar o nosso tempo por aqui.
Medonho- Participante
-
Idade : 55
Data de inscrição : 20/06/2008
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Vix, se demorou 20 anos lá, imagine aqui!
Mas já é estímulo pra que as coisas mudem.
Mas já é estímulo pra que as coisas mudem.
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Quer acelerar a mudança...........é só fazer ''bagunça'' (organizada)......num pedagio...........véspera de feriado.........SAMPA........inteira querendo descer p/ o Guarujá.....!!!!!kkkkkkkkkkkkk
Como é ki o MST..........consegue avançar e a gente não.......????Tendeu.....!!!100 baderna & quebradeira......!!!!
Hoje conheçi o amigo do SOL...............BISTEKA & RENATA......
(gente finíssima).............espero continuar assim..........só gente booooooa..........!!!!Valeu pela agradavel Cia.......!!!!
Feliz 2010..........a todos irmãos de estrada.......!!!!!
Abs
Como é ki o MST..........consegue avançar e a gente não.......????Tendeu.....!!!100 baderna & quebradeira......!!!!
Hoje conheçi o amigo do SOL...............BISTEKA & RENATA......
(gente finíssima).............espero continuar assim..........só gente booooooa..........!!!!Valeu pela agradavel Cia.......!!!!
Feliz 2010..........a todos irmãos de estrada.......!!!!!
Abs
k n@riu- Participante
-
Idade : 58
Data de inscrição : 28/04/2009
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
k nariu escreveu:Quer acelerar a mudança...........é só fazer ''bagunça'' (organizada)......num pedagio...........véspera de feriado.........SAMPA........inteira querendo descer p/ o Guarujá.....!!!!!kkkkkkkkkkkkk
Como é ki o MST..........consegue avançar e a gente não.......????Tendeu.....!!!100 baderna & quebradeira......!!!!
Hoje conheçi o amigo do SOL...............BISTEKA & RENATA......
(gente finíssima).............espero continuar assim..........só gente booooooa..........!!!!Valeu pela agradavel Cia.......!!!!
Feliz 2010..........a todos irmãos de estrada.......!!!!!
Abs
Valew ai KNariu o prazer foi todo nosso!!! Valeu a companhia, a graxa e o bate-papo!!!
A nossa voltinha de moto fica para uma próxima!!! Não vai faltar oportinudade!!!
Abraços!!!
Bisteka!!!
Bisteka- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 18/10/2009
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Responderam meu e-mail na CONCEPA (RS).
"Boa tarde, Senhor Rafael,
Registramos seu comentário através da Ouvidoria, cujo protocolo é de nº 806/2009, encaminhamos para a Gerência de Engenharia e assim que tivermos um posicionamento sobre o assunto, faremos novo contato. certo?
Qualquer dúvida, entre em contato."
Abraço...
"Boa tarde, Senhor Rafael,
Registramos seu comentário através da Ouvidoria, cujo protocolo é de nº 806/2009, encaminhamos para a Gerência de Engenharia e assim que tivermos um posicionamento sobre o assunto, faremos novo contato. certo?
Qualquer dúvida, entre em contato."
Abraço...
rlriccardi- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 17/09/2008
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Resposta da rodovias do Tietê:
Prezado Marco,
A Rodovias do Tietê esclarece
que não é ela quem determina as especificações técnicas da defensa metálica a
ser instalada. Este elemento de segurança é normatizado pela ABNT e sua
instalação é obrigação contratual da concessionária perante o Governo do Estado
de São Paulo.
No mais, agradecemos mais uma vez o seu contato bem como permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
Cristine Campos
Ouvidora
Minha tréplica:
http://oglobo.globo.com/blogs/motorama/posts/2009/12/23/apos-polemica-guard-rails-da-europa-serao-padrozinados-252223.asp
Apesar de não serem vocês que
definem as especificações técnicas, vocês são responsáveis, ainda que indiretamente,
pela vida de quem paga para utilizar suas rodovias, e não podem se eximir dessa
responsabilidade.
Também nada impede que tenham a
boa vontade de adotar proteções passivas para os usuários, e possam até
desenvolver novos tipos de elementos de segurança passiva, o que ajudaria muito
na imagem da empresa junto ao público.
Começamos agora uma luta no
Brasil que na Europa já dura 20 anos, como você pode ver na reportagem.
Nós, como usuários, demos o
primeiro passo. Vocês, como administradores de uma concessão pública, podem
fazer a sua parte também, não acha ?
Bom 2010 !
Marco Cipolla
Botucatu - SP
Prezado Marco,
A Rodovias do Tietê esclarece
que não é ela quem determina as especificações técnicas da defensa metálica a
ser instalada. Este elemento de segurança é normatizado pela ABNT e sua
instalação é obrigação contratual da concessionária perante o Governo do Estado
de São Paulo.
No mais, agradecemos mais uma vez o seu contato bem como permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
Cristine Campos
Ouvidora
Minha tréplica:
http://oglobo.globo.com/blogs/motorama/posts/2009/12/23/apos-polemica-guard-rails-da-europa-serao-padrozinados-252223.asp
Apesar de não serem vocês que
definem as especificações técnicas, vocês são responsáveis, ainda que indiretamente,
pela vida de quem paga para utilizar suas rodovias, e não podem se eximir dessa
responsabilidade.
Também nada impede que tenham a
boa vontade de adotar proteções passivas para os usuários, e possam até
desenvolver novos tipos de elementos de segurança passiva, o que ajudaria muito
na imagem da empresa junto ao público.
Começamos agora uma luta no
Brasil que na Europa já dura 20 anos, como você pode ver na reportagem.
Nós, como usuários, demos o
primeiro passo. Vocês, como administradores de uma concessão pública, podem
fazer a sua parte também, não acha ?
Bom 2010 !
Marco Cipolla
Botucatu - SP
DomMarco- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 17/09/2009
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
O negócio entao é pressao na ABNT?
quem pode pressionar os caras? CREA? Promotoria? ??
e o fato de ja ser obrigatório na europa, apesar de ter demorado, já ajuda. quer dizer que já tem norma fora do país regulamentando guardrail seguro pra moto... a ABNT pode se basear nela.
quem pode pressionar os caras? CREA? Promotoria? ??
e o fato de ja ser obrigatório na europa, apesar de ter demorado, já ajuda. quer dizer que já tem norma fora do país regulamentando guardrail seguro pra moto... a ABNT pode se basear nela.
Convidad- Convidado
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Sim, exatamente Tamurex.
É isso que vou atrás. Será que ser engenheiro nessa hora ajuda? rs
Já tentei contato com a ABNT, mas essa semana é morta, então só terei progressos ano que vem.
Acho que o próximo passo então, seria buscar divulgação na mídia.
É isso que vou atrás. Será que ser engenheiro nessa hora ajuda? rs
Já tentei contato com a ABNT, mas essa semana é morta, então só terei progressos ano que vem.
Acho que o próximo passo então, seria buscar divulgação na mídia.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Aí ela me respondeu assim:
Prezado Marco,
Sua preocupação é extremamente
válida e será encaminhada à empresa para divulgação da reportagem.
Agradeço os votos e os retribuo
colocando-me à disposição sempre que for necessário.
Cordialmente,
Cristine Campos
Ouvidora
Como ela deu essa abertura, e a TV Tem aqui anda pedindo sugestão de reportagens, vou esperar a virada do ano e vou sugeriar à TV reportagens sobre os guard-rails, inclusive vou envolver a Rodovias do Tietê nisso, tentando colocá-los como inovadores nesse tipo de proteção. Vou ver se consigo conversar com alguém da direção da empresa a esse respeito.
Pelo menos vou começar a fazer barulho ....
Prezado Marco,
Sua preocupação é extremamente
válida e será encaminhada à empresa para divulgação da reportagem.
Agradeço os votos e os retribuo
colocando-me à disposição sempre que for necessário.
Cordialmente,
Cristine Campos
Ouvidora
Como ela deu essa abertura, e a TV Tem aqui anda pedindo sugestão de reportagens, vou esperar a virada do ano e vou sugeriar à TV reportagens sobre os guard-rails, inclusive vou envolver a Rodovias do Tietê nisso, tentando colocá-los como inovadores nesse tipo de proteção. Vou ver se consigo conversar com alguém da direção da empresa a esse respeito.
Pelo menos vou começar a fazer barulho ....
DomMarco- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 17/09/2009
Re: Guard-rails em Rodovias Pedagiadas (Motos)
Boa!
É isso aí mesmo galera, trata-se de um assunto que ñ precisa de muitos argumentos.
Imagina uma matéria do Autoesporte sobre isso?
Vamos em frente!
É isso aí mesmo galera, trata-se de um assunto que ñ precisa de muitos argumentos.
Imagina uma matéria do Autoesporte sobre isso?
Vamos em frente!
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
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