Motos pagarão pedágio em rodovias privatizadas de SP
+14
Franco
Douglas
MetalHead
Francisco RJ
ari
Admin
Juliano
Jefferson
vytor
Folco
MCilas
Alexandre (PENHA)
RENER
edgar
18 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Motos pagarão pedágio em rodovias privatizadas de SP
Cobrança será liberada em estradas que serão concedidas, como a Raposo Tavares
Gestão Serra também estuda permitir cobrança nas vias já privatizadas; desde 1998, motos passaram de 9,4% da frota paulista para 17,2%
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL
O governo de São Paulo decidiu permitir a cobrança de pedágio de motocicletas nos 1.763 km de rodovias que serão privatizadas até o final do ano -Raposo Tavares, Marechal Rondon, Ayrton Senna-Carvalho Pinto e D. Pedro 1º.
Para isso, vai revogar um decreto de maio 1977 que veda a cobrança de motos. O valor do pedágio será a metade da tarifa básica -cobrada de carros.
Os editais dos novos lotes, que retomarão o programa de desestatização das rodovias, vão prever um pedágio de até R$ 10,79 a cada 100 km de estradas com pista dupla e de R$ 7,70 nas de pista simples.
A Folha apurou que o governo José Serra (PSDB) estuda estender a cobrança para veículos de duas rodas nas rodovias já privatizadas. Mas isso depende de mudanças pontuais nos contratos em vigor.
Ao revogar o decreto, o governo atende a uma reivindicação das concessionárias, que alegam estar enfrentando aumento dos custos de operação das rodovias devido ao salto da frota de motocicletas.
Entre 1998 e fevereiro deste ano, a participação das motos na frota total de veículos registrados no Estado de São Paulo saltou de 9,4% para 17,2%.
Além disso, elas representam 30% dos acidentes com feridos nas estradas já privatizadas no Estado, o que exige gastos com socorro médico e mecânico, sem pagar nada, como argumentam as concessionárias.
Só a ViaOeste (que administra a Castello Branco e parte da Raposo Tavares) estima ter gasto R$ 15,7 milhões no auxílio aos motociclistas em 2007.
Embora a revogação do decreto ainda dependa de ato formal do governador, a proposta já obteve aval do conselho diretor do PED (Programa Estadual de Desestatização), que é nomeado por Serra. Com a retomada da privatização, o governo quer arrecadar pelo menos R$ 3,4 bilhões.
Ontem, a Artesp (Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo) publicou a resolução que prevê o pagamento de pedágio pelas motos e até por bicicletas a motor.
O próximo passo é a publicação do edital de licitação. O secretário dos Transportes, Mauro Arce, pretende assinar os contratos ainda neste ano.
A ABCR (Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias), que defende o pedágio para motos, não quis se pronunciar sobre a decisão.
Protesto
Na via Dutra, rodovia federal privatizada, os motociclistas, sob protesto, começaram a pagar pedágio no ano passado.
O presidente do Sindmoto (sindicato dos motociclistas de São Paulo), Aldemir Martins, diz que a categoria tem pouca força para protestar contra o pedágio nas estradas. "Infelizmente, somos muito desunidos e desmobilizados. Isso só vai trazer mais arrecadação para as concessionárias", diz.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2507200816.htm
Gestão Serra também estuda permitir cobrança nas vias já privatizadas; desde 1998, motos passaram de 9,4% da frota paulista para 17,2%
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL
O governo de São Paulo decidiu permitir a cobrança de pedágio de motocicletas nos 1.763 km de rodovias que serão privatizadas até o final do ano -Raposo Tavares, Marechal Rondon, Ayrton Senna-Carvalho Pinto e D. Pedro 1º.
Para isso, vai revogar um decreto de maio 1977 que veda a cobrança de motos. O valor do pedágio será a metade da tarifa básica -cobrada de carros.
Os editais dos novos lotes, que retomarão o programa de desestatização das rodovias, vão prever um pedágio de até R$ 10,79 a cada 100 km de estradas com pista dupla e de R$ 7,70 nas de pista simples.
A Folha apurou que o governo José Serra (PSDB) estuda estender a cobrança para veículos de duas rodas nas rodovias já privatizadas. Mas isso depende de mudanças pontuais nos contratos em vigor.
Ao revogar o decreto, o governo atende a uma reivindicação das concessionárias, que alegam estar enfrentando aumento dos custos de operação das rodovias devido ao salto da frota de motocicletas.
Entre 1998 e fevereiro deste ano, a participação das motos na frota total de veículos registrados no Estado de São Paulo saltou de 9,4% para 17,2%.
Além disso, elas representam 30% dos acidentes com feridos nas estradas já privatizadas no Estado, o que exige gastos com socorro médico e mecânico, sem pagar nada, como argumentam as concessionárias.
Só a ViaOeste (que administra a Castello Branco e parte da Raposo Tavares) estima ter gasto R$ 15,7 milhões no auxílio aos motociclistas em 2007.
Embora a revogação do decreto ainda dependa de ato formal do governador, a proposta já obteve aval do conselho diretor do PED (Programa Estadual de Desestatização), que é nomeado por Serra. Com a retomada da privatização, o governo quer arrecadar pelo menos R$ 3,4 bilhões.
Ontem, a Artesp (Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo) publicou a resolução que prevê o pagamento de pedágio pelas motos e até por bicicletas a motor.
O próximo passo é a publicação do edital de licitação. O secretário dos Transportes, Mauro Arce, pretende assinar os contratos ainda neste ano.
A ABCR (Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias), que defende o pedágio para motos, não quis se pronunciar sobre a decisão.
Protesto
Na via Dutra, rodovia federal privatizada, os motociclistas, sob protesto, começaram a pagar pedágio no ano passado.
O presidente do Sindmoto (sindicato dos motociclistas de São Paulo), Aldemir Martins, diz que a categoria tem pouca força para protestar contra o pedágio nas estradas. "Infelizmente, somos muito desunidos e desmobilizados. Isso só vai trazer mais arrecadação para as concessionárias", diz.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2507200816.htm
edgar- Admin
-
Re: Motos pagarão pedágio em rodovias privatizadas de SP
É ridiculo isso os caras nào tem mais como arrancar nosso dinheiro..
Cada vez fica mais dificil, é roubo, seguro alto, imposto alto, peças caras..
Mas o Amor é muito maior e nào deixo de andar de moto nuncaaa..
Cada vez fica mais dificil, é roubo, seguro alto, imposto alto, peças caras..
Mas o Amor é muito maior e nào deixo de andar de moto nuncaaa..
RENER- Participante
-
Putz...só faltava essa.
Está ficando complicado possuir moto nesse país FDP. As vantagens das duas rodas, aos poucos, estão sendo minadas.
Está ficando complicado possuir moto nesse país FDP. As vantagens das duas rodas, aos poucos, estão sendo minadas.
Alexandre (PENHA)- Participante
-
Olha, eu vou causar sempre nas praças de pedágio para fazer esse pagamento. O dinheiro sempre vai estar no lugar mais difícil e tirar todo o equipamento vai sempre demorar...
Convidad- Convidado
Berlindo escreveu:Olha, eu vou causar sempre nas praças de pedágio para fazer esse pagamento. O dinheiro sempre vai estar no lugar mais difícil e tirar todo o equipamento vai sempre demorar...
o problema é que esses caras nao estao nem ai com isso e quem sofre são apenas os usuarios....
qdo eles resolveram pedagiar a marginal da castelo, oq fazia com que os moradores de tambore e alphaville pagarem o pedagio ou andarem mais 10 km, eles fizeram varias manifestações, juntos com moedas de 1 centavo, pararam a praça de pedagio inteira por muito tempo...
oq adiantou nada !!! continua do mesmo jeito e no mesmo valor !!!!
eles não se preocupam se esta ou não demorando .... um bando de fdp !!!
edgar- Admin
-
MCilas- Admin
-
Nossa que zuado, sem comentários. Lamentavel...
Folco- Moderador
-
ouvi na radio...e agora a noticia !
temos q entender q o aumento de acidentes nas estradas q provocam esse tipo de mudança...as motos tem direito aos mesmos servicos q o carro...usam o guincho...etc...
mas nao justifica sair cobrando pedagio em todas as estradas...deveriam analisar o risco...e se fossem cobrar...o preco tinha q ser justo !
temos q entender q o aumento de acidentes nas estradas q provocam esse tipo de mudança...as motos tem direito aos mesmos servicos q o carro...usam o guincho...etc...
mas nao justifica sair cobrando pedagio em todas as estradas...deveriam analisar o risco...e se fossem cobrar...o preco tinha q ser justo !
vytor- Moderador
-
Temos que parar para analisar coisa do tipo...
Quem já perdeu um pneu na estrada por causa de buracos ??? Eu já ... foi R$ 550, na brincadeira + conserto da roda 17" . ...
Quem já pegou a Regis sentido curitiba e foi sem ter medo ?!?!?!
Quem já pegou o trecho de uberlândia BSB passando por Catalão ?! e Olha que estou falando da capital federal !!! - esta no mesmo estilo da regis e isto só faz a viagem ficar mais cansativa e despendiosa....
Nestas horas será que não vale pagar pedágio?! Eu prefiro, lógico que um valor justo e proporcional ....
abs,
Quem já perdeu um pneu na estrada por causa de buracos ??? Eu já ... foi R$ 550, na brincadeira + conserto da roda 17" . ...
Quem já pegou a Regis sentido curitiba e foi sem ter medo ?!?!?!
Quem já pegou o trecho de uberlândia BSB passando por Catalão ?! e Olha que estou falando da capital federal !!! - esta no mesmo estilo da regis e isto só faz a viagem ficar mais cansativa e despendiosa....
Nestas horas será que não vale pagar pedágio?! Eu prefiro, lógico que um valor justo e proporcional ....
abs,
Convidad- Convidado
Para vermos que o governo está preocupado com o motociclista
Jefferson- Participante
-
pedágio, condordo se o valor for justo.
Alias é o único imposto democrático nesse país. Só paga quem usa.
No entando nao concordo com o valor...
Convidad- Convidado
Vou instalar um semparar na minha! ;D...
Eu até pago pela segurança, embora acho que já ganham muito mais do que realmente precisa......
Pedagio pra motos é questão de tempo... não adianta resmungar... os cara sempre arruma um jeito de aumentar a receita.
Eu até pago pela segurança, embora acho que já ganham muito mais do que realmente precisa......
Pedagio pra motos é questão de tempo... não adianta resmungar... os cara sempre arruma um jeito de aumentar a receita.
Juliano- Participante
-
leo_tamura escreveu:pedágio, condordo se o valor for justo.
O problema eh a HISTORIA...
antigamente existiam 2 impostos para veiculos automotores...
um para trafegar na cidade
e outro pra trafegar em estradas...(soh pagava quem ia viajar)
depois resolveram juntar num unico imposto...e assim todos comecaram a pagar pelas estradas...
(esse imposto depois virou o IPVA)
hj...alem do ipva (soma dos 2 impostos antigos) ainda temos o pedagio...
Concordo com o pedagio...mas precisavam baixar o ipva...nao ?!
vytor- Moderador
-
Ue galera continua votando no Serra, Alckimin e a corja, falem mal do Lula pelo menos vou pagar 1 real na Regis
Mais uma merda para se preocupar.....
ari- Moderador
-
Aqui no RJ todas as rodovias c/ pedágio, moto paga já faz um tempo, infelizmente... os valores sempre são a metade do valor de um automóvel.
Francisco RJ- Participante
-
Caramba, que desgraça... uma notícia pior que a outra. Comprei moto pra viajar, principalmente pra não ter que pagar pedágio e agora me vem mais essa, putz....
Decepção com o Serra viu... e pensar que eu votei nele.
Decepção com o Serra viu... e pensar que eu votei nele.
MetalHead- Participante
-
Isso é bem típico do Brasil, país governado por fdp.
nao acho errado ter que pagar pedagio, ja precisei do serviço e fui muito bem atendido! só acho q o valor deveria ser diferente e que eles deveriam fazer um programa conscientizando os motoristas a darem passagem pras motos qdo isso for solicitado, infelismente 99% dos motoristas nao dao a minima pra gente!
Franco- Moderador
-
Franco escreveu:nao acho errado ter que pagar pedagio, ja precisei do serviço e fui muito bem atendido! só acho q o valor deveria ser diferente e que eles deveriam fazer um programa conscientizando os motoristas a darem passagem pras motos qdo isso for solicitado, infelismente 99% dos motoristas nao dao a minima pra gente!
Concordo! O valor do pedágio deveria ser 1/5 ou 20% do valor do pedágio de um carro. A moto quase não tem contato com o asfalto, portanto não é como um caminhão com vários eixos e pesado que vai detonar o asfalto obrigando a dar manutenção nas rodovias.
E já que vamos ter que pagar pedágio, eles poderiam fazer os Guard-Rails como são feito na Europa, pois os daqui simplesmente fatiam um cara no meio se ele bater ali de moto.
E pra finalizar o Franco disse tudo. Vc cola atrás de um motorista FDP na faixa da esquerda, dá luz alta, espera, o cara te vê mas não dá passagem, obrigando a gente a passar no corredor entre ele e o carro da direita. Foda isso...
MetalHead- Participante
-
Tah FD mesmo!!!
Alan Delon- Participante
-
eta pais de mer...
Benyne- Participante
-
seria bão. mas em terras brasileiras.. impossível.vytor escreveu:
Concordo com o pedagio...mas precisavam baixar o ipva...nao ?!
Convidad- Convidado
Quem mandou sermos um bando de marginais...
Convidad- Convidado
Estaria tudo certo se a história de pedágio não fosse a "ladroagem" que é. Todo mundo sabe que sempre tem um "acertozinho" com essas privatizações ou "concessões", o que leva a um valor mais alto do que realmente deveria ser.
Com relação ao valor de 50%, deveriam fazer o cálculo médio do peso de um carro, ~1000kg, e dividir por 4 (cada roda). Isso daria um peso equivalente a 250 kg por roda. Se pensarmos que uma das motos mais pesadas talvez chegaria perto disso, deveríamos pagar no máximo 1/4 do valor do pedágio de um carro de passeio (e estaria bom demais para eles).
Com relação ao valor de 50%, deveriam fazer o cálculo médio do peso de um carro, ~1000kg, e dividir por 4 (cada roda). Isso daria um peso equivalente a 250 kg por roda. Se pensarmos que uma das motos mais pesadas talvez chegaria perto disso, deveríamos pagar no máximo 1/4 do valor do pedágio de um carro de passeio (e estaria bom demais para eles).
Medonho- Participante
-
Página 1 de 2 • 1, 2