HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
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HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
História - Suzuki Hayabusa
1.O nome Hayabusa
Hayabusa é o nome dada a um falcão peregrino japonês. Este pássaro muitas vezes serve como uma metáfora para a velocidade, pois quando ela caça ele entra em mergulho vertical e pode inclinar-se a velocidade de 180 a 240 milhas por hora (290-390 Km/h), o mais rápido que qualquer ave no mundo. O nome foi usado denominar a Hayabusa Mansyu, 1930, um avião japonês. Também recebeu a denominação o trem Hayabusa (expresso de Tóquio para Kumamoto). A Motocicleta Hayabusa foi nomeado em 1999 com o intuito de destituir a Honda Super Blackbird do trono de moto mais rápida do mundo da produção até então.
Comercial da Suzuki Hayabusa - 1.a Geração
2.Introdução
A Suzuki Hayabusa (ou GSX1300R) foi a primeira motocicleta hyper sport produzida pela Suzuki, a partir de 1999.
Imediatamente o mundo aclamou como a moto mais rápida de linha em produção, conseguindo a façanha de 303 a 312 Km/h de velocidade máxima, superando em 16Km/h a Honda CBR1100XX Super Blackbird.
Após tão esperada, e com antecipação, surge a Kawasaki Ninja ZX-12R modelo 2000, porém por uma velocidade máxima inferior a 6Km/h, a Hayabusa garante seu lugar como a motocicleta de produção normal mais rápido do século 20.
Em 2000, os temores de uma folga regulamentar europeu ou proibição de importação levam a um acordo informal entre os fabricantes japoneses e europeus para administrar a velocidade máxima de suas motocicletas em um limite arbitrário. Isto faz com que o título da Hayabusa, pelo menos tecnicamente, permaneça inatacável, uma vez que nenhum modelo posterior poderia ir mais rápido sem ser adulterada.
O modelo do ano 2000 e as posteriores Hayabusas, bem como a sua concorrência, são limitadas eletronicamente a 300 km / h (186 mph ). O modelo 1999 permanece irrestrita, valorizando-a ainda mais para os amantes e os colecionadores.
Testes de velocidade da motocicleta, especialmente em altas velocidades, são propensas a variação devido ao erro humano, limitações do equipamento, fatores atmosféricos como o vento, umidade e altitude. Os resultados publicados em dois testes de outro modo idêntico pode variar dependendo se o resultado é apresentado com ou sem fatores de correção padrão calculados da indústria para compensar as condições de ensaio. Erros de arredondamento são possíveis, bem como na conversão de milhas para quilômetros por hora. Os números de potência e torque variam inevitavelmente por motivos semelhantes.
Além de sua velocidade, a Hayabusa, foi elogiado por muitos críticos para o seu conjunto all-around performance. Issso que dizer que a Hayabusa possui outras qualidades, como manuseio, conforto, confiabilidade, o ruído, economia de combustível além do preço praticado.
3.Primeira Geração (1999-2007)
Quando foi exibido pela primeira vez à imprensa em 1999, os representantes sugeriram a motocicleta Suzuki uma nova categoria: "Ultimate Sport". So que a categoria não pegou, pois a categoria hiper-sport provou ser suficientemente descritiva. A Hayabusa superou o modelo de produção anterior de recorde de velocidade (Honda Blackbird) por uma margem de 10 a 14 mph (16 km a 23 / h).
A primeira geração tinha 1.299 centímetros cúbicos, refrigeração líquida, motor 4 cilindros em linha com dezesseis válvulas conduzido por duplo comando no cabeçote. Esta configuração, tecnologicamente normal para a época, emitiu um recorde de 173 cavalos de potência (129 kW) no virabrequim, em virtude da maior cilindrada sempre em uma moto esporte, e RAM Air que forçava a entrada ar fresco para dentro dos cilindros.
Juntamente com a aerodinâmica sofisticada, este poderoso motor empurra a Hayabusa a uma velocidade superior acima da Honda Super Blackbird por um salto impressionante, contrastando com os ganhos incrementais que precedeu a entrada Suzuki na categoria Hper Sport. Antes da Honda Blackbird, o topo de velocidade máxima pertencia a Kawasaki Ninja ZX-11 de 1990.
Uma característica distinta do motor Hayabusa foi a sua performance de torque em baixa. Em comparação com a CBR1100XX e a ZX-11, a forma dos gráficos de potência se assemelha os três motores, mas a Hayabusa diverge torque gráfico dos outros dois no início do intervalo do RPM e fica bem acima deles dos 3000 até os 9000 rpm.
Os dutos do RAM Air encontram-se na frente, caídas, formando um nariz arredondado e esprimido na área frontral longe do farol. Isso, juntamente com anecessidade de uma estreita zona frontal, exigiram um formato de farol empilhado e atrás de uma única lente. Além disso, a necessidade de reduzir o arrasto extremo encontrado em altas velocidades foram determinantes para a introdução da bolha. Esta forma aerodinâmica foi fundamental para que a Hayabusa pudesse alcançar o recorde de velocidade numa moto de linha de produção.
O motor utilizado uma engrenagem movida por um contra balanceador para reduzir a vibração ao ponto que o motor poderia ser solidamente fixado ao quadro e com a finalidade de aumentar a rigidez do chassis.
Empregando um quadro de duplo feixe convencional, garfos upsidedown totalmente ajustáveis, utilizando pneus Bridgestone especialmente desenvolvidos para ela, e ser relativamente leve (215Kg - seco), a condução da Hayabusa foi considerado excelente para uma máquina desta classe.
Outros Desenvolvimentos
Após a inclusão do sistema de limitação de velocidade em 2000, a Hayabusa é substancialmente a mesma até o ano modelo 2007. Uma exceção foi uma resposta ao problema do subchassi traseiro em alumínio dos modelos 1999 e 2000. Houve relatos de quebra do subchassi quando a moto tinha sido sobrecarregados com passageiros e/ou bagagem. Em 2001 nas Hayabusas fabricados posteriormente utilizavam aço em vez de subchassi traseiro de alumínio, acrescentando 4,5 kg no seu peso.
4.Segunda Geração (2008 - até o momento)
A concorrência no mercado Hyper Sport Bike aumentou com alguns lançamentos, como a Kawasaki Ninja ZX-14 e
BMW K1200S. Este aumento da concorrência levou à revisão da Suzuki GSX1300R para o ano modelo 2008, entregando um grande aumento de potência por ajuste fino da cabeça do motor, pistões e escape.
O Planejamento para a evolução
Em 2004, pesquisadores de mercado e os E.U. Japão começaram a trabalhar para identificar quais elementos do projeto Hayabusa haviam atraído para muitos compradores. Descobriram que, apesar de ter a sua aparência por vezes desacreditada na impressão, os clientes eram muito apaixonados com o olhar da velha Hayabusa.
A reformulação visava reforçar a aparência, sem se afastar muito aprovação encontrada quando apresentou os
grupos focados. Debaixo da pele, a Suzuki decidiu poupar o considerável custo de desenvolvimento, mantendo grandes porções do quadro e motor inalteradas. Os Engenheiros determinaram que era possível uma maior potência sem um redesenho significativo do antigo motor, mesmo confrontado com a necessidade de cumprimento mais rigoroso de ruído e as regras da poluição atmosférica.
A meta era produzir no virabrequim mais de 190 cavalos, também entregar um aumento percentual reivindicado de 11 ou 12% totalizando de 194 cavalos (145 kW). O design da nova Hayabusa foi feito por Koji Suzuki Yoshirua, que tinha anteriormente desenhado a primeira geração Hayabusa, bem como a Suzuki Bandit 400, RF600R, TL1000S e SV650.
Enquanto a segunda geração está muito próxima da primeira, em forma global, ela foi em grande parte ditada por testes
de túnel de vento. As novas linhas curvas levantadas destinam-se a sugerir uma construção muscular. Yoshirua disse: "Eu queria criar uma forma masculina que complementa a estrutura muscular um cavaleiro com dicas de bíceps, antebraço e panturrilhas desenvolvidas."
As Revisões Técnicas para o novo modelo
As mudanças no motor foram um aumento de curso em 2mm, ampliando o deslocamento total para 1.349c.c. A taxa de compressão passou de 11:1 para 12.5:1 e o cabeçote do cilindro foi feito mais compacto e leve, ganhando também válvulas de titânio, salvando 14,1 gramas e 11,7 gramas em cada válvula de admissão e escape. As vávulas agora são impulsionadas por uma corrente com um novo tensionador hidráulico.
Houve revisão dos suspensões, utulizando Kayaba com garfo invertido de 43mm e suspensão traseira revista e reforçada em relação ao modelo anterior.
O combustível agora é injetado através de um novo corpo de borboleta de 44mm, usando o Suzuki Dual Throttle Valve (ou somente SDTV). O sistema de seleção do modo de pilotagem (chamado de Suzuki Drive Mode Selector, ou simplesmente S-DMS) , uma tecnologia introduzida na linha GSX-R, permite escolher entre três opções de entrega de potência: conforto (touring), normal e esporte (high performance).
Uma das características mais notáveis é a inclusão de um novo sistema de exaustão 4-2-1-2, que cumpre as exigências das regulamentações de emissão de gases EURO3 e EPA Tier 2, um sistema de embreagem deslizante, uma carenagem redesenhada, os piscas traseiros também foram incorporados à traseira da motocicleta, para melhoria da aerodinâmica.
Apesar da velocidade máxima, uma das características mais marcantes do modelo, ter sido limitada eletronicamente em 299km/h, a aceleração está mais rápida, mesmo comparada aos carros mais rápidos do planeta: de 0 a 160km/h em 5.44s.
Alterações ergonômicas e estéticas no modelo 2008 incluem uma bolha maior, nos mostradores o indicador de novos equipamentos, além da mudança de luz ajustável. Melhorias técnicas incluem novas pinças Tokiko radiais. A pinça de freio traseiro foi delsocado para a parte superior do disco e as novas rodas de 17 foram projetadas para utilizar os Bridestone BT-015 radias tomadas quase que diretamente da GSX-R 1000.
Outras mudanças foram um amortecedor de direcção com um reservatório e duas ventoinhas de refrigeração com
um grande radiador, agora curvo.
Vendas
Desde sua estréia em 1999 até Junho de 2007, mais de 100.000 unidades de Hayabusa foram vendidas ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, durante o ano de 2005 mais de 10.000 unidades foram vendidas.
Para 2006 no mercado estadunidense as vendas da Hayabusa foram em número dobrado às vendas da Kawasaki Ninja ZX-14, que começou a ser vendida nesse ano. E novamente, no ano de 2007 as vendas do modelo Hayabusa somaram 10.000 unidades somente nos EUA.
Em geral, as vendas nos EUA foram crescendo ano após ano desde o lançamento em 1999 até 2006 sendo de poucas milhares de unidades a mais de 10.000 em 2006. Não há informações de vendas globais fornecidas pela própria Suzuki ou pelas revendedoras regionais.
FICHA TÉCNICA
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
Taí o mais próximo da perfeição feito pelas mãos do homem.
Um dia eu chego lá.
Um dia eu chego lá.
danilo.marcelo- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 22/02/2009
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
Eu sou louco pela Hayabusa!!!!!!!
Quero muito ter uma no futuro.
Moto com história.
Quero muito ter uma no futuro.
Moto com história.
Jesus- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 03/01/2009
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
Só mais um comentário, o falcão peregrino (hayabusa) é o predador natural do pássaro negro (blackbird).
Abç
Abç
Marcelo BK- Participante
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Idade : 50
Data de inscrição : 15/02/2009
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
Essa Suzuki...Sacanagem...he...he...he...Marcelo B1250 escreveu:Só mais um comentário, o falcão peregrino (hayabusa) é o predador natural do pássaro negro (blackbird).
Abç
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
Muito bom Flávio cheguei a me comover por questão de dois dias quase tive uma
Carlos Mello- Participante
-
Idade : 68
Data de inscrição : 09/09/2009
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
FLAVIO!!!!!
A HAYA é simplesmente insuperável....................
A HAYA é simplesmente insuperável....................
VALENTIM- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 11/08/2009
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
Moto p/ ninguém botar defeito. Um dia eu chego lá. Só não sei se vou de Haya ou B-King. Sinceramente eu balanço pelas duas. Que dúvida boa não é mesmo?!
Alexandre (PENHA)- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 11/03/2008
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
Eu também prefiro a Haya do que as SS, pois é boa pra mim e pra esposa!
Abs.
Abs.
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
Flávio.
Putz!!! Muito legal estes históricos que vc postou.
Parabéns!
Helio
Putz!!! Muito legal estes históricos que vc postou.
Parabéns!
Helio
Helio Muto- Participante
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Idade : 56
Data de inscrição : 23/10/2009
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
ééé, eu nao poderia faltar aqui. um tempo fora, consegui tirar umas duvidas bem interessantes.
essa limitaçao ae que colocaram nas motos, principalmente da suzuki. e seguinte relaçao é obedecida, sem nenhuma objeçao.
todas as motos suzuki injetadas, estao limitadas, ás seguintes vel maximas
gsxr 1000 e gsxr 1300 (modelos K7 e K8): 292km/h
gsxr 750 (k7 e k8): 285 km/h
bandit 650 : 225 km/h
bandit 1250 : 252 km/h
obs: velocidades reais.
sem nenhuma excessao. a suzuki freiou de vez suas motos injetadas, todos esses dados eu presenciei feitos em 2 dinos diferentes, em duas concessionarias diferentes.
entao, quando a gente ver no painel marcando, tipo 299 nas gsxr, ou 280 nas 1250, ou 245 nas 650, sao numeros enganosos e servem apenas pra instigar e emocionar o piloto.
em minha opiniao, a suzuki faz bem parar esses canhoes aeee, pois senao o que teria de loco ae querendo andar a 280km nas 1250, ou uns maluko 650 querendo andar junto com as 600ss a 250km, e outras maiores trapaiadas.
e denovo, o unico aparate que se pode fazer pra romper essas vel é atrasves dos gpacks ou tres, como eu ja tinha dito por aqui. quem tiver o baguio ae, é só ir a uma concessionaria e testar ele, como eu ja fiz e comprovei que funciona. tanto que funciona que colocaram um gpack numa gsxr 1000 k7 e deu 313km/h reais (o maximo que o dino dava em vel). um absurdo!!!
e denovo tambem, no site www.motobr.com.br ja teem o TRE pra bandit injetada e 650f. só pegar e comprovar.
essa limitaçao ae que colocaram nas motos, principalmente da suzuki. e seguinte relaçao é obedecida, sem nenhuma objeçao.
todas as motos suzuki injetadas, estao limitadas, ás seguintes vel maximas
gsxr 1000 e gsxr 1300 (modelos K7 e K8): 292km/h
gsxr 750 (k7 e k8): 285 km/h
bandit 650 : 225 km/h
bandit 1250 : 252 km/h
obs: velocidades reais.
sem nenhuma excessao. a suzuki freiou de vez suas motos injetadas, todos esses dados eu presenciei feitos em 2 dinos diferentes, em duas concessionarias diferentes.
entao, quando a gente ver no painel marcando, tipo 299 nas gsxr, ou 280 nas 1250, ou 245 nas 650, sao numeros enganosos e servem apenas pra instigar e emocionar o piloto.
em minha opiniao, a suzuki faz bem parar esses canhoes aeee, pois senao o que teria de loco ae querendo andar a 280km nas 1250, ou uns maluko 650 querendo andar junto com as 600ss a 250km, e outras maiores trapaiadas.
e denovo, o unico aparate que se pode fazer pra romper essas vel é atrasves dos gpacks ou tres, como eu ja tinha dito por aqui. quem tiver o baguio ae, é só ir a uma concessionaria e testar ele, como eu ja fiz e comprovei que funciona. tanto que funciona que colocaram um gpack numa gsxr 1000 k7 e deu 313km/h reais (o maximo que o dino dava em vel). um absurdo!!!
e denovo tambem, no site www.motobr.com.br ja teem o TRE pra bandit injetada e 650f. só pegar e comprovar.
Convidad- Convidado
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
aaa, e lembrando aeee, a busa original(as novas), é manka viu, ehehheheeiiiiii. quem diria eu dizer isso!!! anda junto com as 1000. só tem a vantagem de chegar bem mais rapido aos 292km/h.
Convidad- Convidado
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
É isso aí Giovanni...
Mas o lance da restrição é mais por causa de um problema político que houve na Europa. Li bastante a respeito disso e vi que o bicho pegou feio a partir de 2000 e daí restringiram pra todo o mundo. Todos os fabricantes optaram por limitar a potência pra não perder mercado... Mas é aquilo, pros entendidos de SW, a maioria das máquinas (claro, as que tem Powertrain pra isso...) podem romper a barreira dos 299,99Km/h... Como vc mesmo falou, é só mexer...
A Busa realmente é um legado! Por isso que tenho uma Dourada (Fabricada pela Maisto, não pela Suzi)... Claro, tá estante da minha sala... Se não fosse pela patroa, gostaria de ter uma na Garagem de casa...he..he...he...
Mas o lance da restrição é mais por causa de um problema político que houve na Europa. Li bastante a respeito disso e vi que o bicho pegou feio a partir de 2000 e daí restringiram pra todo o mundo. Todos os fabricantes optaram por limitar a potência pra não perder mercado... Mas é aquilo, pros entendidos de SW, a maioria das máquinas (claro, as que tem Powertrain pra isso...) podem romper a barreira dos 299,99Km/h... Como vc mesmo falou, é só mexer...
A Busa realmente é um legado! Por isso que tenho uma Dourada (Fabricada pela Maisto, não pela Suzi)... Claro, tá estante da minha sala... Se não fosse pela patroa, gostaria de ter uma na Garagem de casa...he..he...he...
Última edição por Flávio em Qui 19 Nov 2009, 12:10, editado 1 vez(es)
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
jeitinho brasileiro !!!! a gente consegue tudo.
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Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
otimo topico
Eduardo- um grande coxinha.
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Idade : 52
Data de inscrição : 19/12/2007
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
po, essa versao preta e detalhe vermelho, deve ser modelo 2010. saiu uma dourada e preta tambem. putzzzzzzzzzzzz, vai xakuaia todo mundo.
que coisa de loco.
que coisa de loco.
Convidad- Convidado
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
Sou apaixonado pelas branquinhas... Mas imagina quanto bicho deve grudar na carenagem... Será que a Suzuki manda detergente de brinde com a compra da moto?
Essa remodelação que ela fez em 2008 matou a pau! A bichinha é uma das motos mais lindas em produção! Já pagava um sapo pro modelo anterior... A nova então.... Muito 10!
Essa remodelação que ela fez em 2008 matou a pau! A bichinha é uma das motos mais lindas em produção! Já pagava um sapo pro modelo anterior... A nova então.... Muito 10!
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
Sei que minha moto tava na loja da suzuki de SBC essa semana e o mecânico disse que um cara que comprou uma HAYABUSA AZUL tinha reconhecido minha moto e sabia até meu nome, falta eu descobrir quem é o cara, ele disse que é um cara de Mauá.
Nesse caso meu único suspeito virou o sindico daqui, alguém sabe se ele fez um UP desse tamanho e nem comunicou os camaradas?
Dos insanes também não sei de ninguém que pegou uma Haya.
Nesse caso meu único suspeito virou o sindico daqui, alguém sabe se ele fez um UP desse tamanho e nem comunicou os camaradas?
Dos insanes também não sei de ninguém que pegou uma Haya.
Jefferson- Participante
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Idade : 50
Data de inscrição : 13/12/2007
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
Bom tópico hein Flávio!! Vai dar pra motar um livro aqui "A história das motocas"........rsrsr
A branquinha só se for pra ficar na sala de casa!!!! A preta já dá um trabalho desgraçado......rsrsrsrsr
Em um site gringo que acompanho falaram que é o modelo 2010 lá fora!!!??? Vai saber!!!
O interessante é que o tanque não tem mais grafismo e a azul perdeu a roda dourada
Flávio escreveu:Sou apaixonado pelas branquinhas... Mas imagina quanto bicho deve grudar na carenagem... Será que a Suzuki manda detergente de brinde com a compra da moto? ....
A branquinha só se for pra ficar na sala de casa!!!! A preta já dá um trabalho desgraçado......rsrsrsrsr
decapa escreveu:po, essa versao preta e detalhe vermelho, deve ser modelo 2010. saiu uma dourada e preta tambem. putzzzzzzzzzzzz, vai xakuaia todo mundo.
que coisa de loco.
Em um site gringo que acompanho falaram que é o modelo 2010 lá fora!!!??? Vai saber!!!
O interessante é que o tanque não tem mais grafismo e a azul perdeu a roda dourada
Elton- Participante
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Idade : 56
Data de inscrição : 23/04/2009
Re: HISTÓRIA - SUZUKI HAYABUSA - GSX1300-R
sao essas mesmo. essa azul aeee se ficar assim, vai ser loooca.
falando em azul, é a cor qu eta mais barato hoje em dia, 51k. todo mundo desprezando ela. tadinha. vamu adota uma aeeeee. nao deixa de ser busa.
falando em azul, é a cor qu eta mais barato hoje em dia, 51k. todo mundo desprezando ela. tadinha. vamu adota uma aeeeee. nao deixa de ser busa.
Convidad- Convidado
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