Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
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Padumi
Mendão
6 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
Gente .. estou no maior sufoco. Apos rodar 120 KM parei para dar uma olhada na paisagem. Ate ai tudo bem. Na hora de partir, ligo a moto e quando a patroa sobe, a moto pesou demais e nao consegui segurar. resultado... levou uma queda. tentei segurar no que pude mas ela foi caindo lentamente . Pronto .. moto no chão. Deu aquela acelerada na tentativa de segurar a moto. desliguei o motor. Desespero total.
Levanto a moto e motor demotrou um pouco para pegar.
Funcionou falhando . Acelero um pouco e ainda falhando. Ando uns 100 metros assim e volta ao normal. Continuo andando mas percebo que o barulho dele está anormal.
Paro e analiso.. parece folga nas valvulas e o motor nao está redondinho. Parece que tem algo solto a vibração está forte demais.
Vou pra cidade mais proxima pra pedir conselho de vcs.
Alguem ja passou por isso ? Alguma dica do que poderia estar acontecendo ? Volto pra cas com ela? Aciono um reboque?
Please .. ajuda !!!
Levanto a moto e motor demotrou um pouco para pegar.
Funcionou falhando . Acelero um pouco e ainda falhando. Ando uns 100 metros assim e volta ao normal. Continuo andando mas percebo que o barulho dele está anormal.
Paro e analiso.. parece folga nas valvulas e o motor nao está redondinho. Parece que tem algo solto a vibração está forte demais.
Vou pra cidade mais proxima pra pedir conselho de vcs.
Alguem ja passou por isso ? Alguma dica do que poderia estar acontecendo ? Volto pra cas com ela? Aciono um reboque?
Please .. ajuda !!!
Última edição por Mendão em Dom 06 Set 2009, 15:03, editado 1 vez(es)
Mendão- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 05/08/2009
Re: Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
Eu não manjo nada de mecânica, mas....se vc tem certeza que há algum ruído anormal...eu não arriscava! Ía de guincho!
Boa sorte aí!
Abs
Boa sorte aí!
Abs
Padumi- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008
Re: Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
ta osso mesmo ! Pior que nao foi aquela queda. A moto simplesmente foi deitando ! So arranho um pouco a tampa esquerda do motor
Mendão- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 05/08/2009
Re: Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
Ela não funciona direito logo depois da queda por causa que as agulhas e a bóia não vedam...aí transborda a cuba. Deve ter dado um cheiro forte de gasolina depois. Normal.
Barulho de válvula só porque a moto tombou não tem nada a ver.
O que deve ter acontecido é uma bóia e uma agulha ter trancado...
Consequentemente, talvez um cilindro esteja funcionando falhando.
Pode tentar fazer o seguinte:
Com o cabo de uma chave de fenda, fique dando pequenas pancadas em todas as cubas dos carburadores.
Vai ter que ser na tentativa...faz isso e depois dá uma testada pra ver se voltou ao normal.
Válvula não tem nda a aver com isso aí. pode ser o motor grilando em um cilindro só, por mistura pobre causada pelo trancamento da bóia.
T+
Barulho de válvula só porque a moto tombou não tem nada a ver.
O que deve ter acontecido é uma bóia e uma agulha ter trancado...
Consequentemente, talvez um cilindro esteja funcionando falhando.
Pode tentar fazer o seguinte:
Com o cabo de uma chave de fenda, fique dando pequenas pancadas em todas as cubas dos carburadores.
Vai ter que ser na tentativa...faz isso e depois dá uma testada pra ver se voltou ao normal.
Válvula não tem nda a aver com isso aí. pode ser o motor grilando em um cilindro só, por mistura pobre causada pelo trancamento da bóia.
T+
NERO- Participante
-
Idade : 55
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
Exatamente isso que o nero disse.
Provavelmente um dos cilindros não está ou n estava funcionando, por causa da boia, ou tb pensei em vela enxarcada.
Qq um dos casos são coisas simples que vc mesmo vai resolver sozinho.
Boa sorte
Abs
Provavelmente um dos cilindros não está ou n estava funcionando, por causa da boia, ou tb pensei em vela enxarcada.
Qq um dos casos são coisas simples que vc mesmo vai resolver sozinho.
Boa sorte
Abs
[YZF] Luis R-1- Participante
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Idade : 46
Data de inscrição : 09/08/2009
Re: Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
Mendão...como dito acima..faça o seguinte..feche a torneira de combustivel..ok
Procure as cudas dos carburadores..todas elas possuem parafusos aparentes na parte de baixo.São chamados drenos das cubas..gire os parafusos um a um e deixe o combustivel descer de cada uma por vez..e vc verá se á alguma diferença..entre volume..isso nao altera em nada a regulagem dos carburas ok
Se mesmo assim o problema continuar..vc tera que tirar as cubas com cuidado pra verificar se as agulas encavalaram..ok Esse seviço tbm nao desregula os carburas.E so deslocar e verificar.
Procure as cudas dos carburadores..todas elas possuem parafusos aparentes na parte de baixo.São chamados drenos das cubas..gire os parafusos um a um e deixe o combustivel descer de cada uma por vez..e vc verá se á alguma diferença..entre volume..isso nao altera em nada a regulagem dos carburas ok
Se mesmo assim o problema continuar..vc tera que tirar as cubas com cuidado pra verificar se as agulas encavalaram..ok Esse seviço tbm nao desregula os carburas.E so deslocar e verificar.
MORAES(TL)- Moderador
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Idade : 47
Data de inscrição : 11/03/2009
Re: Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=https://2img.net/r/ihimizer/img397/1408/img1165bl1.jpg&imgrefurl=https://www.suzukionline.org/tutoriais-dicas-macetes-f5/desmontando-carburador-t1295.htm&usg=__BwJpdkAQCN8tGZq6cy-u3eTs5oU=&h=480&w=640&sz=123&hl=pt-BR&start=61&tbnid=X4c9WjQ-9WyijM:&tbnh=103&tbnw=137&prev=/images%3Fq%3Dcarburadores%2Bbandit%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D60
aki mostra como mexer nos carburas se preciso for...
uma das fotos esta mostrando como tirar a cuba..e mostra claramente o parafuso do dreno ok..abraço
aki mostra como mexer nos carburas se preciso for...
uma das fotos esta mostrando como tirar a cuba..e mostra claramente o parafuso do dreno ok..abraço
MORAES(TL)- Moderador
-
Idade : 47
Data de inscrição : 11/03/2009
Re: Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
é bem o que o nero falou...
...geralmente é muito comum ocorrer isso na trilha, vc cai, e a moto acaba afogando, dá um poco de trabalho para pegar e falha um pouco no começo, devido ao excesso de combustivel, neste caso aceleranmos bastante para desafogar a moto tentar vencer o obstaculo de novo sem cair....rs
....pode ter enroscado a agulha dos carburas, ou na pior das hipótese ter encharcado alguma vela, o que é mais dificil..
...uma sugestão (se possível) seria retirar as velas e dar uma olhada, se tiver encharcada (o que resulta na falha da moto), nada que um isqueiro não resolva, coloque fogo ateh secar bem a vela... ...quem já teve mobilete sabe muito bem o que é isso....rs
tenta, estamos ai no que precisar
abraço
...geralmente é muito comum ocorrer isso na trilha, vc cai, e a moto acaba afogando, dá um poco de trabalho para pegar e falha um pouco no começo, devido ao excesso de combustivel, neste caso aceleranmos bastante para desafogar a moto tentar vencer o obstaculo de novo sem cair....rs
....pode ter enroscado a agulha dos carburas, ou na pior das hipótese ter encharcado alguma vela, o que é mais dificil..
...uma sugestão (se possível) seria retirar as velas e dar uma olhada, se tiver encharcada (o que resulta na falha da moto), nada que um isqueiro não resolva, coloque fogo ateh secar bem a vela... ...quem já teve mobilete sabe muito bem o que é isso....rs
tenta, estamos ai no que precisar
abraço
Shudo- Pronto para a passeata da minha turma !
-
Idade : 42
Data de inscrição : 08/12/2008
Re: Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
Pessoal ... vcs nem imaginam a força que me deram e eu agradeço demais mesmo !!
Assim que levantei a moto , o motor pipocou direto mas, depois de andar uns 100 metros, o motor parecia funcionar bem mas entao começaram os barulhos típicos de valvulas. O barulho era forte demais e quando acelerava o barulho era como se funcionasse so tres cilindros , ou algo assim. Sem falar na trepidação dele. Como eu disse, andei ate a proxima cidade , acessei a net, pedi a ajuda de vcs , deu tempo de ler e responder o Padumi . Eu decidi seguir o conselho dele. Foi quando minha esposa convenceu-me a so fazer algo no dia seguinte pela manha. Se o barulho continuasse eu acionaria o reboque.
Minha cabeça estava a mil !!!
Antes disso fiz o que o Nero sugeriu pois pensei que alguma agulha da bóia estivesse presa. Nada !
Bom... hoje cedo fui tentar mais uma vez ! Motor pegou bem mas quando acelerei ... o maldito barulho ! Tentei localizar e tudo indicava que era uma das vávulas foi quando decidi mexer nos cabos de velas. Quando enfiei a mao por cima do motor senti que ela tocou em alguma mangueira. Dei uma agachada e vi que uma das duas mangueiras que estão presas numa especie de valvula debaixo do tanque estava solta. Conectei a "bendita" , acionei o motor que voltou a ficar redondinho !!!!! UFFFFAAAAAAAA ! Que alívio !!!!!!
A valvula parece essa da foto e mangueira que soltou foi a 4. Ela fica sob o tanque do lado esquerdo do motor.
Pessoal ... agradeço mesmo a ajuda de vcs !!
Assim que levantei a moto , o motor pipocou direto mas, depois de andar uns 100 metros, o motor parecia funcionar bem mas entao começaram os barulhos típicos de valvulas. O barulho era forte demais e quando acelerava o barulho era como se funcionasse so tres cilindros , ou algo assim. Sem falar na trepidação dele. Como eu disse, andei ate a proxima cidade , acessei a net, pedi a ajuda de vcs , deu tempo de ler e responder o Padumi . Eu decidi seguir o conselho dele. Foi quando minha esposa convenceu-me a so fazer algo no dia seguinte pela manha. Se o barulho continuasse eu acionaria o reboque.
Minha cabeça estava a mil !!!
Antes disso fiz o que o Nero sugeriu pois pensei que alguma agulha da bóia estivesse presa. Nada !
Bom... hoje cedo fui tentar mais uma vez ! Motor pegou bem mas quando acelerei ... o maldito barulho ! Tentei localizar e tudo indicava que era uma das vávulas foi quando decidi mexer nos cabos de velas. Quando enfiei a mao por cima do motor senti que ela tocou em alguma mangueira. Dei uma agachada e vi que uma das duas mangueiras que estão presas numa especie de valvula debaixo do tanque estava solta. Conectei a "bendita" , acionei o motor que voltou a ficar redondinho !!!!! UFFFFAAAAAAAA ! Que alívio !!!!!!
A valvula parece essa da foto e mangueira que soltou foi a 4. Ela fica sob o tanque do lado esquerdo do motor.
Pessoal ... agradeço mesmo a ajuda de vcs !!
Última edição por Mendão em Dom 06 Set 2009, 19:46, editado 1 vez(es)
Mendão- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 05/08/2009
Re: Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
...é isso mano! que bom que deu certo e não foi nada grave!
boa viajem!
abraço
boa viajem!
abraço
Shudo- Pronto para a passeata da minha turma !
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Idade : 42
Data de inscrição : 08/12/2008
Re: Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
ESSA VALVULA..E TIPO UM CATALIZADOR DO CABEÇOTE..QUE LEGAL QUE ERA SIMPLES..É ISSO AI PRECISANDO GRITA NOIS
MORAES(TL)- Moderador
-
Idade : 47
Data de inscrição : 11/03/2009
Re: Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
Putz...nem me toquei da válvula PAIR.
Em 99% dos casos, se confunde barulho de válvula com o barulho que ela faz (e não é pouco).
Ainda bem que foi nada....
T+
Em 99% dos casos, se confunde barulho de válvula com o barulho que ela faz (e não é pouco).
Ainda bem que foi nada....
T+
NERO- Participante
-
Idade : 55
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
Valvula PAIR ? O que ela faz ?
Edição: Estou vendo no site que o Moraes postou !
Galera ... podem estar certos de que irei "gritar' por "ocês" caso precise ! :-)
Edição: Estou vendo no site que o Moraes postou !
Galera ... podem estar certos de que irei "gritar' por "ocês" caso precise ! :-)
Mendão- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 05/08/2009
Re: Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
Mendão escreveu:Valvula PAIR ? O que ela faz ?
Edição: Estou vendo no site que o Moraes postou !
Galera ... podem estar certos de que irei "gritar' por "ocês" caso precise ! :-)
Que bom que resolveu. Qq coisa e só gritar!!!!
Uma hora vc tb vai ajudar alguém aquí.
Acredito que esse seja um dos objetivos deste forum.
Grande abraço!!!
[YZF] Luis R-1- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 09/08/2009
Re: Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
Mendão escreveu:Valvula PAIR ? O que ela faz ?
Edição: Estou vendo no site que o Moraes postou !
Galera ... podem estar certos de que irei "gritar' por "ocês" caso precise ! :-)
Resumindo um pouco é o seguinte:
Uma tomada de vácuo, da mesma maneira que vai para a torneira de combustível para abrir a passagem de gasolina, "ABRE" a válvula PAIR.
Então, temos 6 Conexões:
1- tomada de vácuo que abre a válvula
4- tomadas que vem da base do cárter, uma por cilindro
1- Retorno de admissão que sai da PAIR e vai até a caixa do filtro de ar
Então, a PAIR, uma vez "ativa" com o motor funcionando, permite que cada uma das 4 válvula (1 por cilindro) libere o vapor de óleo acumulado no cárter, e direcione o mesmo até a caixa do filtro de ar.
Essas válvulas, nada mais são do que umas pelhetas de metal, que permitem passagem do vapor em apenas um sentido. É muito parecido com uma palheta de gaita de boca, só que maior (cada palheta tem uns 2cm por 1 cm de tamanho).
Por isso que quando uma mangueira desconecta se escuta a barulheira.(na verdade, nem precisa uma das mangueiras estar desconectada para se escutar aPAIR funcionando...só se abaixar do lado direito do motor e colocar o ouvido em baixo do tanque)
E esse ruído na maioria das vezes é confundido com válvula , pois o ruido aumenta de frequencia conforme se acelera o motor. Se conformem...o motor SACS da bandit SEMPRE vai fazer batidas de válvula, até pelo próprio sistema de balancins...não tomem isso como um defeito. É uma característica do motor e do sistem de balancim.
Se numa revisão a regulagem for feita e estiver dentro da medida, podem confiar...essa regulagem, a despeito dos ruidos que vierem e "Téc-técs" escutados, não se perde por uns 10.000 km no mínimo (recomendado no manual é a cada 12.000 km).
Eu mesmo já regulei as válvulas da minha umas 3 vezes, num período de 26.000 km. Acabei me dando conta que todas as vezes que abri o cabeçote para fazer isso, foi sem nescessidade, pois nessas 3 vezes, nenhuma válvula esteve fora da medida...ou seja...acho que quando se escuta batidinha de válvula no motor, é mais psicológico do que outra coisa...
Se a moto está dentro do plano de manutenção e o mecânico está cumprindo ele, não tem porque pedir "pra dar uma reguladinha" a cada revisão.
Acho até pior ficar abrindo e fechando, pois todos os parafusos são torqueados e o cabeçote é de alumínio....estão dando margem para ou o mecânico inutilizar a junta (que é reaproveitável, se for retirada e colocada com cuidado) ou espanar uma rosca no bloco.
Não sei se foi aqui no fórum...mas já vi relatos desses dois problemas .
Os téc-téc a gente tem que esquecer que existem...ou então colocar um escape esportivo pra abafar o barulho...
T+
NERO- Participante
-
Idade : 55
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
Nero ... valeu mesmo pela explicação ! Talvez estes TEC TEC possam estar confundindo muita gente depois que trocam o oleo do motor . Tem relatos de que depois que substituiram o Motul por um outro oleo , ficaram ouvindo algo como se fossem as vávulas batendo.
Mais uma vez obrigado pela ajuda e pela aula !
Forte abraço !!
Mais uma vez obrigado pela ajuda e pela aula !
Forte abraço !!
Mendão- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 05/08/2009
Re: Ajuda urgente com motor B12- Resolvido
Mendão escreveu:Nero ... valeu mesmo pela explicação ! Talvez estes TEC TEC possam estar confundindo muita gente depois que trocam o oleo do motor . Tem relatos de que depois que substituiram o Motul por um outro oleo , ficaram ouvindo algo como se fossem as vávulas batendo.
Mais uma vez obrigado pela ajuda e pela aula !
Forte abraço !!
Olha...já to na terceira Bandit, tive duas carburadas "a ar" antes da injetada.
Na minha opinião, a pessoa escuta o que quer ouvir.
Se a sua cabeça ficar procurando ruidos, certamente encontrará. Já usei diversos tipos e marcas de óleo, e numa situação ou noutra, em algum momento, os téc-técs sempre apareceram. Pode esperar, que daqui a pouco aparece alguém que usa motul e vai dizer que continua escutando os barulhos...Eu mesmo que sei a fonte dos ruídos, sei que é difícil aceitar eles....mas volto a repetir...é característica.
Se isso fosse mesmo, de fato origem de problemas, vocês não acham que o fórum estaria entupido de reclamações de quebra de válvula, de motor ou coisa parecida?
Se a questão é mitos, eu ainda estou procurando relato ou pessoa que tenha aberto o motor de uma Bandit para reformar.
Se vocês não gostam do barulho de válvula da suzuki, recomendo procurar e escutar uma ducati em funcionamento. É só umas 10 vezes pior o barulho...mas é normal.
T+
NERO- Participante
-
Idade : 55
Data de inscrição : 17/05/2008
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