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Ajuda urgente com motor B12- Resolvido

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Mensagem por Mendão Sáb 05 Set 2009, 15:50

Gente .. estou no maior sufoco. Apos rodar 120 KM parei para dar uma olhada na paisagem. Ate ai tudo bem. Na hora de partir, ligo a moto e quando a patroa sobe, a moto pesou demais e nao consegui segurar. resultado... levou uma queda. tentei segurar no que pude mas ela foi caindo lentamente . Pronto .. moto no chão. Deu aquela acelerada na tentativa de segurar a moto. desliguei o motor. Desespero total.
Levanto a moto e motor demotrou um pouco para pegar.
Funcionou falhando . Acelero um pouco e ainda falhando. Ando uns 100 metros assim e volta ao normal. Continuo andando mas percebo que o barulho dele está anormal.
Paro e analiso.. parece folga nas valvulas e o motor nao está redondinho. Parece que tem algo solto a vibração está forte demais.
Vou pra cidade mais proxima pra pedir conselho de vcs.
Alguem ja passou por isso ? Alguma dica do que poderia estar acontecendo ? Volto pra cas com ela? Aciono um reboque?
Please .. ajuda !!! Sad


Última edição por Mendão em Dom 06 Set 2009, 15:03, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Padumi Sáb 05 Set 2009, 15:51

Eu não manjo nada de mecânica, mas....se vc tem certeza que há algum ruído anormal...eu não arriscava! Ía de guincho!

Boa sorte aí!

Abs
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Mensagem por Mendão Sáb 05 Set 2009, 15:53

ta osso mesmo ! Pior que nao foi aquela queda. A moto simplesmente foi deitando ! So arranho um pouco a tampa esquerda do motor
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Mensagem por NERO Sáb 05 Set 2009, 19:16

Ela não funciona direito logo depois da queda por causa que as agulhas e a bóia não vedam...aí transborda a cuba. Deve ter dado um cheiro forte de gasolina depois. Normal.
Barulho de válvula só porque a moto tombou não tem nada a ver.
O que deve ter acontecido é uma bóia e uma agulha ter trancado...
Consequentemente, talvez um cilindro esteja funcionando falhando.
Pode tentar fazer o seguinte:
Com o cabo de uma chave de fenda, fique dando pequenas pancadas em todas as cubas dos carburadores.
Vai ter que ser na tentativa...faz isso e depois dá uma testada pra ver se voltou ao normal.
Válvula não tem nda a aver com isso aí. pode ser o motor grilando em um cilindro só, por mistura pobre causada pelo trancamento da bóia.
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Mensagem por [YZF] Luis R-1 Sáb 05 Set 2009, 19:22

Exatamente isso que o nero disse.
Provavelmente um dos cilindros não está ou n estava funcionando, por causa da boia, ou tb pensei em vela enxarcada.
Qq um dos casos são coisas simples que vc mesmo vai resolver sozinho.
Boa sorte
Abs
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Mensagem por MORAES(TL) Dom 06 Set 2009, 13:47

Mendão...como dito acima..faça o seguinte..feche a torneira de combustivel..ok
Procure as cudas dos carburadores..todas elas possuem parafusos aparentes na parte de baixo.São chamados drenos das cubas..gire os parafusos um a um e deixe o combustivel descer de cada uma por vez..e vc verá se á alguma diferença..entre volume..isso nao altera em nada a regulagem dos carburas ok
Se mesmo assim o problema continuar..vc tera que tirar as cubas com cuidado pra verificar se as agulas encavalaram..ok Esse seviço tbm nao desregula os carburas.E so deslocar e verificar.
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Mensagem por MORAES(TL) Dom 06 Set 2009, 13:53

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=https://2img.net/r/ihimizer/img397/1408/img1165bl1.jpg&imgrefurl=https://www.suzukionline.org/tutoriais-dicas-macetes-f5/desmontando-carburador-t1295.htm&usg=__BwJpdkAQCN8tGZq6cy-u3eTs5oU=&h=480&w=640&sz=123&hl=pt-BR&start=61&tbnid=X4c9WjQ-9WyijM:&tbnh=103&tbnw=137&prev=/images%3Fq%3Dcarburadores%2Bbandit%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D60

aki mostra como mexer nos carburas se preciso for...

uma das fotos esta mostrando como tirar a cuba..e mostra claramente o parafuso do dreno ok..abraço
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Mensagem por Shudo Dom 06 Set 2009, 14:36

é bem o que o nero falou...

...geralmente é muito comum ocorrer isso na trilha, vc cai, e a moto acaba afogando, dá um poco de trabalho para pegar e falha um pouco no começo, devido ao excesso de combustivel, neste caso aceleranmos bastante para desafogar a moto tentar vencer o obstaculo de novo sem cair....rs

....pode ter enroscado a agulha dos carburas, ou na pior das hipótese ter encharcado alguma vela, o que é mais dificil..

...uma sugestão (se possível) seria retirar as velas e dar uma olhada, se tiver encharcada (o que resulta na falha da moto), nada que um isqueiro não resolva, coloque fogo ateh secar bem a vela... ...quem já teve mobilete sabe muito bem o que é isso....rs

tenta, estamos ai no que precisar

abraço
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Mensagem por Mendão Dom 06 Set 2009, 15:02

Pessoal ... vcs nem imaginam a força que me deram e eu agradeço demais mesmo !!
Assim que levantei a moto , o motor pipocou direto mas, depois de andar uns 100 metros, o motor parecia funcionar bem mas entao começaram os barulhos típicos de valvulas. O barulho era forte demais e quando acelerava o barulho era como se funcionasse so tres cilindros , ou algo assim. Sem falar na trepidação dele. Como eu disse, andei ate a proxima cidade , acessei a net, pedi a ajuda de vcs , deu tempo de ler e responder o Padumi . Eu decidi seguir o conselho dele. Foi quando minha esposa convenceu-me a so fazer algo no dia seguinte pela manha. Se o barulho continuasse eu acionaria o reboque.
Minha cabeça estava a mil !!!
Antes disso fiz o que o Nero sugeriu pois pensei que alguma agulha da bóia estivesse presa. Nada !
Bom... hoje cedo fui tentar mais uma vez ! Motor pegou bem mas quando acelerei ... o maldito barulho ! Tentei localizar e tudo indicava que era uma das vávulas foi quando decidi mexer nos cabos de velas. Quando enfiei a mao por cima do motor senti que ela tocou em alguma mangueira. Dei uma agachada e vi que uma das duas mangueiras que estão presas numa especie de valvula debaixo do tanque estava solta. Conectei a "bendita" , acionei o motor que voltou a ficar redondinho !!!!! UFFFFAAAAAAAA ! Que alívio !!!!!!

A valvula parece essa da foto e mangueira que soltou foi a 4. Ela fica sob o tanque do lado esquerdo do motor.

Ajuda urgente com motor B12- Resolvido Imagemgn.th

Pessoal ... agradeço mesmo a ajuda de vcs !!


Última edição por Mendão em Dom 06 Set 2009, 19:46, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Shudo Dom 06 Set 2009, 15:17

...é isso mano! que bom que deu certo e não foi nada grave!

boa viajem!
abraço
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Mensagem por MORAES(TL) Dom 06 Set 2009, 16:55

ESSA VALVULA..E TIPO UM CATALIZADOR DO CABEÇOTE..QUE LEGAL QUE ERA SIMPLES..É ISSO AI PRECISANDO GRITA NOIS
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Mensagem por NERO Dom 06 Set 2009, 19:04

Putz...nem me toquei da válvula PAIR.
Em 99% dos casos, se confunde barulho de válvula com o barulho que ela faz (e não é pouco).
Ainda bem que foi nada....
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Mensagem por Mendão Dom 06 Set 2009, 19:50

Valvula PAIR ? O que ela faz ?

Edição: Estou vendo no site que o Moraes postou !

Galera ... podem estar certos de que irei "gritar' por "ocês" caso precise ! :-)
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Mensagem por [YZF] Luis R-1 Seg 07 Set 2009, 00:51

Mendão escreveu:Valvula PAIR ? O que ela faz ?

Edição: Estou vendo no site que o Moraes postou !

Galera ... podem estar certos de que irei "gritar' por "ocês" caso precise ! :-)

Que bom que resolveu. Qq coisa e só gritar!!!!
Uma hora vc tb vai ajudar alguém aquí.
Acredito que esse seja um dos objetivos deste forum.
Grande abraço!!!
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Mensagem por NERO Seg 07 Set 2009, 11:43

Mendão escreveu:Valvula PAIR ? O que ela faz ?

Edição: Estou vendo no site que o Moraes postou !

Galera ... podem estar certos de que irei "gritar' por "ocês" caso precise ! :-)

Resumindo um pouco é o seguinte:
Uma tomada de vácuo, da mesma maneira que vai para a torneira de combustível para abrir a passagem de gasolina, "ABRE" a válvula PAIR.
Então, temos 6 Conexões:

1- tomada de vácuo que abre a válvula
4- tomadas que vem da base do cárter, uma por cilindro
1- Retorno de admissão que sai da PAIR e vai até a caixa do filtro de ar

Ajuda urgente com motor B12- Resolvido Pair

Então, a PAIR, uma vez "ativa" com o motor funcionando, permite que cada uma das 4 válvula (1 por cilindro) libere o vapor de óleo acumulado no cárter, e direcione o mesmo até a caixa do filtro de ar.
Essas válvulas, nada mais são do que umas pelhetas de metal, que permitem passagem do vapor em apenas um sentido. É muito parecido com uma palheta de gaita de boca, só que maior (cada palheta tem uns 2cm por 1 cm de tamanho).
Por isso que quando uma mangueira desconecta se escuta a barulheira.(na verdade, nem precisa uma das mangueiras estar desconectada para se escutar aPAIR funcionando...só se abaixar do lado direito do motor e colocar o ouvido em baixo do tanque)

E esse ruído na maioria das vezes é confundido com válvula , pois o ruido aumenta de frequencia conforme se acelera o motor. Se conformem...o motor SACS da bandit SEMPRE vai fazer batidas de válvula, até pelo próprio sistema de balancins...não tomem isso como um defeito. É uma característica do motor e do sistem de balancim.
Se numa revisão a regulagem for feita e estiver dentro da medida, podem confiar...essa regulagem, a despeito dos ruidos que vierem e "Téc-técs" escutados, não se perde por uns 10.000 km no mínimo (recomendado no manual é a cada 12.000 km).
Eu mesmo já regulei as válvulas da minha umas 3 vezes, num período de 26.000 km. Acabei me dando conta que todas as vezes que abri o cabeçote para fazer isso, foi sem nescessidade, pois nessas 3 vezes, nenhuma válvula esteve fora da medida...ou seja...acho que quando se escuta batidinha de válvula no motor, é mais psicológico do que outra coisa...
Se a moto está dentro do plano de manutenção e o mecânico está cumprindo ele, não tem porque pedir "pra dar uma reguladinha" a cada revisão.
Acho até pior ficar abrindo e fechando, pois todos os parafusos são torqueados e o cabeçote é de alumínio....estão dando margem para ou o mecânico inutilizar a junta (que é reaproveitável, se for retirada e colocada com cuidado) ou espanar uma rosca no bloco.
Não sei se foi aqui no fórum...mas já vi relatos desses dois problemas .
Os téc-téc a gente tem que esquecer que existem...ou então colocar um escape esportivo pra abafar o barulho... Laughing

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Mensagem por Mendão Seg 07 Set 2009, 16:21

Nero ... valeu mesmo pela explicação ! Talvez estes TEC TEC possam estar confundindo muita gente depois que trocam o oleo do motor . Tem relatos de que depois que substituiram o Motul por um outro oleo , ficaram ouvindo algo como se fossem as vávulas batendo.
Mais uma vez obrigado pela ajuda e pela aula !
Forte abraço !!
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Mensagem por NERO Seg 07 Set 2009, 16:34

Mendão escreveu:Nero ... valeu mesmo pela explicação ! Talvez estes TEC TEC possam estar confundindo muita gente depois que trocam o oleo do motor . Tem relatos de que depois que substituiram o Motul por um outro oleo , ficaram ouvindo algo como se fossem as vávulas batendo.
Mais uma vez obrigado pela ajuda e pela aula !
Forte abraço !!

Olha...já to na terceira Bandit, tive duas carburadas "a ar" antes da injetada.
Na minha opinião, a pessoa escuta o que quer ouvir.
Se a sua cabeça ficar procurando ruidos, certamente encontrará. Já usei diversos tipos e marcas de óleo, e numa situação ou noutra, em algum momento, os téc-técs sempre apareceram. Pode esperar, que daqui a pouco aparece alguém que usa motul e vai dizer que continua escutando os barulhos...Eu mesmo que sei a fonte dos ruídos, sei que é difícil aceitar eles....mas volto a repetir...é característica.
Se isso fosse mesmo, de fato origem de problemas, vocês não acham que o fórum estaria entupido de reclamações de quebra de válvula, de motor ou coisa parecida?
Se a questão é mitos, eu ainda estou procurando relato ou pessoa que tenha aberto o motor de uma Bandit para reformar.
Se vocês não gostam do barulho de válvula da suzuki, recomendo procurar e escutar uma ducati em funcionamento. É só umas 10 vezes pior o barulho...mas é normal.

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