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Pesquisando por fotos de motos em curvas para um bom wallpapper, encontrei esse texto aqui, e achei interessante compratilhar com vcs do forum!
Vocês sabem fazer uma curva de moto?
Há
alguns dias eu vi uma cena que seria cômica, se não fosse trágica. Eu
acompanhei de perto um acidente de moto de um motoqueiro que, na
opinião dele, sabia "pilotar" sua supermoto, no caso, uma Honda CB 600F
Hornet.
O acidente foi aki em Palmas mesmo. O infeliz estava
subindo em uma série de curvas sinuosas e, por algum motivo
desconhecido, perdeu levemente a traseira e literalmente saiu de
tangente, batendo direto no barranco do lado oposto da curva (
acentuada à direita). Ele teve muita sorte de não ter sofrido nada mais
grave do que arranhões (nele e na moto) e, mais importante ainda, não
ter batido em ninguém que vinha no sentido contrário, já que aquela
subida é de uma visibilidade péssima do sentido contrário.
Se ele tivesse aplicado um simples contra-esterço, era bem provável que ele conseguiria fazer a moto se equilibrar de novo.
Com base nisso, eu faço uma pergunta a vocês: Vocês sabem fazer uma curva de moto?
Engraçado
é que mesmo eu falando assim, como se eu fosse o guru da direção
motociclística, muitas coisas sobre direção de motos eu não sabia e
outras coisas eu já havia me habituado a trabalhar. Entre as coisas que
eu já conhecia e uso sempre é a técnica de contra-esterço.
Se
você é daqueles que ao entrar em uma curva, seja no dia a dia ou mesmo
em uma pilotagem mais agressiva, gira o guidão para o lado de dentro da
mesma, então esqueça tudo que pratica! você não sabe nada de pilotagem!
Mas
não se assuste, pois a maioria dos que andam de moto, mesmo há vários
anos, ficam surpresos ao saber que a resposta correta é forçar o guidão
no sentido contrário ao da curva, ou seja, para "fora". Essa manobra é
chamada "contra-esterço".
Para entender melhor a manobra coloque
a moto em uma estrada reta em velocidade superior a 35km/h. Force
ligeiramente o guidão para a direita e você perceberá que a moto segue
para a esquerda. Ao forçar o guidão para a esquerda a moto ira tomar a
direção da direita. Ou seja, tudo ao contrario do que você imaginava!
Isto é o contra-esterço. É girar o guidão para o lado 'errado' para que a moto vá para o lado 'certo'.
A
maioria faz esta manobra de modo inconsciente, pois esta é uma reação
natural ao efeito giroscópico das rodas. O efeito giroscóspico surge em
velocidades superiores a 35 km/h (até menos, em motos trail e bigtrail)
e se torna mais intenso quanto maior for a velocidade, dependendo do
tipo de moto e do tamanho de suas rodas, já que quanto maior for esse
diâmetro também maior será o efeito giroscópico. É um fenômeno físico
criado pelo movimento giratório das rodas da moto. Sua tendência é
mantê-la em pé e rodando em linha reta enquanto existir movimento e
velocidade. Em velocidade inferiores, a moto reage como uma bicicleta.
A
curvatura externa que existe nos pneus de motos, também ajuda quando o
piloto realiza o contra-esterço, eliminando a tendência de a moto em se
manter em linha reta, forçando-a a inclinar-se e "deitar" para o lado
de "dentro" da curva.
Ao forçar levemente o guidão para o lado
contrário ao da curva, o piloto facilita o controle da moto,
equilibrando as forças que atuam sobre ela. Parece contraditório, mas o
"contra-esterço" serve para ajustar a moto à velocidade e ao raio da
curva, podendo fazê-la "deitar" mais ou menos, conforme a necessidade.
Quanto
mais força de contra-esterço o piloto aplicar sobre o guidão, mais a
moto deitará e fechará a curva. A manobra é importantíssima para quem
pilota em alta velocidade, mas também é extremamente útil em situações
normais.
É na hora de fazer a curva que se conhece o bom piloto,
já que nas retas exige-se pouca habilidade. E cada estilo e tamanho de
moto apresenta um limite diferente quando o assunto é curva.
Fazer
um curva também envolve física, pois duas forças básicas atuam na moto.
A da gravidade (peso da moto e a do piloto) que com a moto inclinada, a
comprime contra o chão. E a força centrífuga que, devido a velocidade,
"empurra" a moto para fora da curva. Essas duas forças agem sobre a
suspensão e os pneus. É do equilíbrio entre estas forças e da aderência
dos pneus à superfície que depende uma curva bem feita.
Outra
coisa: quanto maior e mais pesada a moto, mais ela sofrerá com a força
centrífuga. O mesmo ocorre com a velocidade: quanto mais rápido mais se
sente o efeito da força centrífuga. Tem mais: quanto mais fechada a
curva, maior será a ação da força centrífuga.
A arte de fazer a curva
O
segredo de uma curva bem feita é reduzir a velocidade antes de
"entrar", se for necessário frear, use os freios dianteiro e traseiro
ao mesmo tempo, antes da curva, inclinar a moto e corpo de acordo com
necessidade, manter aceleração constante e só aumentar a aceleração
depois de terminada a curva.
Ou seja, quem se inclina na curva é
o conjunto moto-piloto com a exploração ao máximo do efeito
contra-esterço. Se você é daqueles que fica jogando o corpo para os
lados sobre a moto nas curvas, lembre-se que provavelmente estará
comprometendo sua segurança durante a viagem. Tente praticar as
técnicas que eu citei aqui e comentem suas experiências nos comentários.
Em
tempo, outras aplicações do contra-esterço são: ultrapassar de forma
mais rápida e segura; corrigir a entrada na curva; desviar de objetos
em plena curva; corrigir a trajetória na curva; mudar a trajetória em
reta sem deslocar o corpo; retornar a moto para a posição menos
inclinada após a curva o mais rápido possível e, claro, facilitar a
entrada na curva sem fazer muita força.
Ah sim, o kra que fez a
proeza do começo do post se considera "um motoqueiro de primeira" e
"não entendeu como a moto dele fez aquilo". Bom, pelo menos está vivo
pra aprender que moto não é como carro. No carro, você precisa lutar
contra ele para manobrar. Na moto, você precisa estar em sintonia com
ela para manobrar. Esse é o segredo da deliciosa sensação de se pilotar
uma moto.
P.S.: Em respeito a alguns amigos, eu queria me
retratar ao chamá-los de motoqueiros. Eles são ótimos pilotos e sem
saber o significado correto, eu os chamava de motoqueiros. Espero que
não se sintam ofendidos mas, eu não sabia. ficaí minhas sinceras
desculpas.
P.P.S.: Pra quem não sabe: Motoqueiros x Motociclistas
Fontes:
» Contra-esterço no blog moto-pilotagem
» Contra-esterço: A arte de fazer curvas no site Mototour
Até um próximo post.
Postado por
Eduardo Rolim
às
07:33:00
Vocês sabem fazer uma curva de moto?
Há
alguns dias eu vi uma cena que seria cômica, se não fosse trágica. Eu
acompanhei de perto um acidente de moto de um motoqueiro que, na
opinião dele, sabia "pilotar" sua supermoto, no caso, uma Honda CB 600F
Hornet.
O acidente foi aki em Palmas mesmo. O infeliz estava
subindo em uma série de curvas sinuosas e, por algum motivo
desconhecido, perdeu levemente a traseira e literalmente saiu de
tangente, batendo direto no barranco do lado oposto da curva (
acentuada à direita). Ele teve muita sorte de não ter sofrido nada mais
grave do que arranhões (nele e na moto) e, mais importante ainda, não
ter batido em ninguém que vinha no sentido contrário, já que aquela
subida é de uma visibilidade péssima do sentido contrário.
Se ele tivesse aplicado um simples contra-esterço, era bem provável que ele conseguiria fazer a moto se equilibrar de novo.
Com base nisso, eu faço uma pergunta a vocês: Vocês sabem fazer uma curva de moto?
Engraçado
é que mesmo eu falando assim, como se eu fosse o guru da direção
motociclística, muitas coisas sobre direção de motos eu não sabia e
outras coisas eu já havia me habituado a trabalhar. Entre as coisas que
eu já conhecia e uso sempre é a técnica de contra-esterço.
Se
você é daqueles que ao entrar em uma curva, seja no dia a dia ou mesmo
em uma pilotagem mais agressiva, gira o guidão para o lado de dentro da
mesma, então esqueça tudo que pratica! você não sabe nada de pilotagem!
Mas
não se assuste, pois a maioria dos que andam de moto, mesmo há vários
anos, ficam surpresos ao saber que a resposta correta é forçar o guidão
no sentido contrário ao da curva, ou seja, para "fora". Essa manobra é
chamada "contra-esterço".
Para entender melhor a manobra coloque
a moto em uma estrada reta em velocidade superior a 35km/h. Force
ligeiramente o guidão para a direita e você perceberá que a moto segue
para a esquerda. Ao forçar o guidão para a esquerda a moto ira tomar a
direção da direita. Ou seja, tudo ao contrario do que você imaginava!
Isto é o contra-esterço. É girar o guidão para o lado 'errado' para que a moto vá para o lado 'certo'.
A
maioria faz esta manobra de modo inconsciente, pois esta é uma reação
natural ao efeito giroscópico das rodas. O efeito giroscóspico surge em
velocidades superiores a 35 km/h (até menos, em motos trail e bigtrail)
e se torna mais intenso quanto maior for a velocidade, dependendo do
tipo de moto e do tamanho de suas rodas, já que quanto maior for esse
diâmetro também maior será o efeito giroscópico. É um fenômeno físico
criado pelo movimento giratório das rodas da moto. Sua tendência é
mantê-la em pé e rodando em linha reta enquanto existir movimento e
velocidade. Em velocidade inferiores, a moto reage como uma bicicleta.
A
curvatura externa que existe nos pneus de motos, também ajuda quando o
piloto realiza o contra-esterço, eliminando a tendência de a moto em se
manter em linha reta, forçando-a a inclinar-se e "deitar" para o lado
de "dentro" da curva.
Ao forçar levemente o guidão para o lado
contrário ao da curva, o piloto facilita o controle da moto,
equilibrando as forças que atuam sobre ela. Parece contraditório, mas o
"contra-esterço" serve para ajustar a moto à velocidade e ao raio da
curva, podendo fazê-la "deitar" mais ou menos, conforme a necessidade.
Quanto
mais força de contra-esterço o piloto aplicar sobre o guidão, mais a
moto deitará e fechará a curva. A manobra é importantíssima para quem
pilota em alta velocidade, mas também é extremamente útil em situações
normais.
É na hora de fazer a curva que se conhece o bom piloto,
já que nas retas exige-se pouca habilidade. E cada estilo e tamanho de
moto apresenta um limite diferente quando o assunto é curva.
Fazer
um curva também envolve física, pois duas forças básicas atuam na moto.
A da gravidade (peso da moto e a do piloto) que com a moto inclinada, a
comprime contra o chão. E a força centrífuga que, devido a velocidade,
"empurra" a moto para fora da curva. Essas duas forças agem sobre a
suspensão e os pneus. É do equilíbrio entre estas forças e da aderência
dos pneus à superfície que depende uma curva bem feita.
Outra
coisa: quanto maior e mais pesada a moto, mais ela sofrerá com a força
centrífuga. O mesmo ocorre com a velocidade: quanto mais rápido mais se
sente o efeito da força centrífuga. Tem mais: quanto mais fechada a
curva, maior será a ação da força centrífuga.
A arte de fazer a curva
O
segredo de uma curva bem feita é reduzir a velocidade antes de
"entrar", se for necessário frear, use os freios dianteiro e traseiro
ao mesmo tempo, antes da curva, inclinar a moto e corpo de acordo com
necessidade, manter aceleração constante e só aumentar a aceleração
depois de terminada a curva.
Ou seja, quem se inclina na curva é
o conjunto moto-piloto com a exploração ao máximo do efeito
contra-esterço. Se você é daqueles que fica jogando o corpo para os
lados sobre a moto nas curvas, lembre-se que provavelmente estará
comprometendo sua segurança durante a viagem. Tente praticar as
técnicas que eu citei aqui e comentem suas experiências nos comentários.
Em
tempo, outras aplicações do contra-esterço são: ultrapassar de forma
mais rápida e segura; corrigir a entrada na curva; desviar de objetos
em plena curva; corrigir a trajetória na curva; mudar a trajetória em
reta sem deslocar o corpo; retornar a moto para a posição menos
inclinada após a curva o mais rápido possível e, claro, facilitar a
entrada na curva sem fazer muita força.
Ah sim, o kra que fez a
proeza do começo do post se considera "um motoqueiro de primeira" e
"não entendeu como a moto dele fez aquilo". Bom, pelo menos está vivo
pra aprender que moto não é como carro. No carro, você precisa lutar
contra ele para manobrar. Na moto, você precisa estar em sintonia com
ela para manobrar. Esse é o segredo da deliciosa sensação de se pilotar
uma moto.
P.S.: Em respeito a alguns amigos, eu queria me
retratar ao chamá-los de motoqueiros. Eles são ótimos pilotos e sem
saber o significado correto, eu os chamava de motoqueiros. Espero que
não se sintam ofendidos mas, eu não sabia. ficaí minhas sinceras
desculpas.
P.P.S.: Pra quem não sabe: Motoqueiros x Motociclistas
Fontes:
» Contra-esterço no blog moto-pilotagem
» Contra-esterço: A arte de fazer curvas no site Mototour
Até um próximo post.
Postado por
Eduardo Rolim
às
07:33:00
Thalento- Participante
-
Idade : 35
Data de inscrição : 09/01/2009
Re: CURVAS
com certeza...
se vc entrar na curva pensando ... vou fazer o contra esterço... não vai rolar....
ja fazemos isso naturalmente....
o problema do tombo foi o efeito surpresa... portanto conhecer bem a moto que esta usando é o principal fator... reagir depois q ela desgarra é mais sorte do que perícia... pois se vc passar muito do limite da moto não tem quem segure !!!
se vc entrar na curva pensando ... vou fazer o contra esterço... não vai rolar....
ja fazemos isso naturalmente....
o problema do tombo foi o efeito surpresa... portanto conhecer bem a moto que esta usando é o principal fator... reagir depois q ela desgarra é mais sorte do que perícia... pois se vc passar muito do limite da moto não tem quem segure !!!
edgar- Admin
-
Idade : 56
Data de inscrição : 18/12/2007
Re: CURVAS
as tecnicas no texto estão corretas, depois disso vem a pratica, qua na verdade não muda, o problema é saber onde esta o limite, ae é que pode custar kro... mas o texto é excelente...
Wil- Participante
- Data de inscrição : 10/12/2008
Re: CURVAS
É isso ai... muito legal
É incrivel a quantidade de "motoqueiros" que só sabem andar rápidos em linha retas.
O contra-esterço não é mesmo nenhum bicho de 7 cabeças e devia ser explicado na auto-escola devido a importancia que ele tem no nosso dia a dia...
Pq reduzir 1 marcha antes de iniciar a curva em altas velocidades?
Pq usar o freio da frente preferencialmente?
Pq nunca acelerar tracionando forte dentro da curva com a moto inclinada?
Pow, isso devia ser explicado na auto-escola!
Recentemente fiz um curso de pilotagem "Cerciari" muito coisa que o kra diz não tem como esquecer...
Uma que marcou bastante que os "motoqueiros" deviam tentar entender foi:
Velocidade não tem a ver com coragem... eu não tenho 3 bolas porque ando a 320km e faço curva a 270km eu faço isso porque treino e a velocidade entra no nosso cerebro aos poucos e com dias e dias de treinamento. Não comecei andando a 320km
Inclusive a desaceleração brusca para quem não esta acostumado é perigosa.
A outra é a quantidade de variaveis que existe em cada tipo de curva...
O autodromo do Rio, esta bem pequeno agora, depois que tiraram um pedaço para fazer a obra do PAM, então não são tantas curvas. Mas é incrivel como que para cada uma delas existem váriaves diferentes que temos que aprender para poder conseguir entrar forte... cada uma diferente da outra
Agora imagem: No autodromo tem várias variaveis conhecidas! E nas ruas? que voce não sabe o que vem depois? burado, bicho, agua, óleo, carro parado, e etc....
abs Gil
É incrivel a quantidade de "motoqueiros" que só sabem andar rápidos em linha retas.
O contra-esterço não é mesmo nenhum bicho de 7 cabeças e devia ser explicado na auto-escola devido a importancia que ele tem no nosso dia a dia...
Pq reduzir 1 marcha antes de iniciar a curva em altas velocidades?
Pq usar o freio da frente preferencialmente?
Pq nunca acelerar tracionando forte dentro da curva com a moto inclinada?
Pow, isso devia ser explicado na auto-escola!
Recentemente fiz um curso de pilotagem "Cerciari" muito coisa que o kra diz não tem como esquecer...
Uma que marcou bastante que os "motoqueiros" deviam tentar entender foi:
Velocidade não tem a ver com coragem... eu não tenho 3 bolas porque ando a 320km e faço curva a 270km eu faço isso porque treino e a velocidade entra no nosso cerebro aos poucos e com dias e dias de treinamento. Não comecei andando a 320km
Inclusive a desaceleração brusca para quem não esta acostumado é perigosa.
A outra é a quantidade de variaveis que existe em cada tipo de curva...
O autodromo do Rio, esta bem pequeno agora, depois que tiraram um pedaço para fazer a obra do PAM, então não são tantas curvas. Mas é incrivel como que para cada uma delas existem váriaves diferentes que temos que aprender para poder conseguir entrar forte... cada uma diferente da outra
Agora imagem: No autodromo tem várias variaveis conhecidas! E nas ruas? que voce não sabe o que vem depois? burado, bicho, agua, óleo, carro parado, e etc....
abs Gil
Gil Costa RJ- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 11/06/2009
Re: CURVAS
vejam esse video... é bem interessante... Estava no forum da CBR
Ele mostra que temos que esterçar e deitar um pouquinho em seguida voce tem que compensar...
O que é compensar? e trazer um pouco o guidon para dentro!
Se não é tombo...
A melhor forma de acharmos o ponto certo entre o contra-esterço e a compensação é voce olhar a curva como um todo, mas focando o ponto de menor velocidade dela... Imediatamente seu cerebro calcula e já te diz o ponto certo do guidon... (bom assim espero! kkk)
Gente só lembrando que isso aqui é o forum entre amigos que só tentam se ajudar. Se não concordam podem postar...
E a outra coisa importante: NÃO TENTEM FAZER ISSO EM CASA! kkk
bom, tente fazer um curso e tal... seria melhor!
Ele mostra que temos que esterçar e deitar um pouquinho em seguida voce tem que compensar...
O que é compensar? e trazer um pouco o guidon para dentro!
Se não é tombo...
A melhor forma de acharmos o ponto certo entre o contra-esterço e a compensação é voce olhar a curva como um todo, mas focando o ponto de menor velocidade dela... Imediatamente seu cerebro calcula e já te diz o ponto certo do guidon... (bom assim espero! kkk)
Gente só lembrando que isso aqui é o forum entre amigos que só tentam se ajudar. Se não concordam podem postar...
E a outra coisa importante: NÃO TENTEM FAZER ISSO EM CASA! kkk
bom, tente fazer um curso e tal... seria melhor!
Gil Costa RJ- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 11/06/2009
Re: CURVAS
faça o contra-esterço, deixa a moto deitar e fechar a curva e então acelere para ver....
a moto contorna curva ganhando velocidade e vai abrindo a curva ate vc sair dela.
nao é fácil aplicar pensando, como o edgar disse, é meio que instintivo, mas se perceber como é feito, é muito interessante o resultado.
a moto contorna curva ganhando velocidade e vai abrindo a curva ate vc sair dela.
nao é fácil aplicar pensando, como o edgar disse, é meio que instintivo, mas se perceber como é feito, é muito interessante o resultado.
Euro- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 17/12/2007
Re: CURVAS
Boas lições.
As curvas do dia-a-dia são muito perigosas, eu acho que o maior causador de acidente em curvas do dia-a-dia e em passeios são o
excesso de velocidade ao entrar nas curvas e as irregularidades e ondulações no asfalto, e, pasmem, sujeira na pista.
Pois é pessoal, já levei alguns sustos por conta de sujeira e mistura de areia e cascalho, por isso que é importante seguir o traçado ideal, lembrando sempre que a sujeira aumenta do centro para a extremidade..
As curvas do dia-a-dia são muito perigosas, eu acho que o maior causador de acidente em curvas do dia-a-dia e em passeios são o
excesso de velocidade ao entrar nas curvas e as irregularidades e ondulações no asfalto, e, pasmem, sujeira na pista.
Pois é pessoal, já levei alguns sustos por conta de sujeira e mistura de areia e cascalho, por isso que é importante seguir o traçado ideal, lembrando sempre que a sujeira aumenta do centro para a extremidade..
Jesus- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 03/01/2009
Re: CURVAS
Testei hj o contra esterço!!
Incrível essa parada, vc dá um toque pro lado contrário e a bike mergulha na curva!!
Muito legal!!!
Valeu
Incrível essa parada, vc dá um toque pro lado contrário e a bike mergulha na curva!!
Muito legal!!!
Valeu
Wellington- Participante
-
Idade : 55
Data de inscrição : 12/01/2008
Re: CURVAS
Show de bola esse topico!!!!
Alan Delon- Participante
-
Idade : 57
Data de inscrição : 13/12/2007
Re: CURVAS
Muito legal.
Só para complementar a qualidade desse topico, segue meu post apos o curso feito em Londrina da MotoSchool.
Leiam, é muito interessante e complementa esse excelente topico.
https://www.suzukionline.org/conversando-sobre-motos-f7/curso-motoschool-em-londrina-t3661.htm?highlight=londrina
Só para complementar a qualidade desse topico, segue meu post apos o curso feito em Londrina da MotoSchool.
Leiam, é muito interessante e complementa esse excelente topico.
https://www.suzukionline.org/conversando-sobre-motos-f7/curso-motoschool-em-londrina-t3661.htm?highlight=londrina
Re: CURVAS
depois q vc se acostuma é mais tranquilo... e fazer curva fica mais seguro !
mano- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 27/04/2009
Re: CURVAS
E a coragem de tentar fazer?
rsrsss
Gostaria de aprender... mas acho que num curso seria mais indicado.
Alguém conhece algum curso bom e não tão caro para indicar?
Abs
Iadocicco
rsrsss
Gostaria de aprender... mas acho que num curso seria mais indicado.
Alguém conhece algum curso bom e não tão caro para indicar?
Abs
Iadocicco
Iadocicco- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 22/03/2008
Re: CURVAS
Iadocicco escreveu:E a coragem de tentar fazer?
rsrsss
Gostaria de aprender... mas acho que num curso seria mais indicado.
Alguém conhece algum curso bom e não tão caro para indicar?
Abs
Iadocicco
Super verdade! tem que fazer o curso...
De qualquer forma, se voce acha que nunca fez isso, não tenta aprender na curva...
Tenta em linha reta. Isso mesmo linha reta.
Ache uma pista que vc possa ter espaço ou fique sozinho;
Velocidade acima de 40km (não precisa mais que isso);
vire o guidon para a esquerda (pouca coisa, pq é só para vc perceber o que vai acontecer)
Ao mesmo tempo, exatamente como o video acima que postei, incline para a direita(pouca coisa)...
a moto vai virar para a direita e não para a esquerada.
Repita o movimento;
Tente nas duas direções;
Leia outra vez (kkk)
Pronto pode tentar em uma curva e com velocidade entre seus 45 e 60 km (não pode ser inferior a 40km e não precisa testar correndo...)
abraços
Gil Costa
Gil Costa RJ- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 11/06/2009
Re: CURVAS
Eai Galera, eu que postei o texto tinha minhas duvidas, achava meio estranho vc virar o guidão levemente para a esquerda, por exemplo, e a moto ir para direita!
Mas agora a pouco, anter de vir pro trampo, peguei a biz (por via das duvidas, dos males o menor) e fiz alguns teste! é Verdade...
Fiz o teste em linha reta tbm, inclinando levemente para um dos lado o guidão e moto deita para o lado contrario ao que vc inclinou!
Vale a pena aprimorar esta tecnica do contra-esterço, a moto entra mais leve na curva!
Abraços a todos
Mas agora a pouco, anter de vir pro trampo, peguei a biz (por via das duvidas, dos males o menor) e fiz alguns teste! é Verdade...
Fiz o teste em linha reta tbm, inclinando levemente para um dos lado o guidão e moto deita para o lado contrario ao que vc inclinou!
Vale a pena aprimorar esta tecnica do contra-esterço, a moto entra mais leve na curva!
Abraços a todos
Thalento- Participante
-
Idade : 35
Data de inscrição : 09/01/2009
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