Repsol 4T Racing 10W50 100% sintético
+9
Admin
JoHnny
Fabio Dias
Lost
Juliano
Roberto Srad
ari
BlackBandit
HellBoy
13 participantes
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Relembrando a primeira mensagem :
Alguém usa ou já usou este óleo na bandit???
Alguém recomenda? Achei o preço bem em conta e está dentro das especificações do motor.
o que acham? não somente para o motor, mas tbm para o sistema de câmbio e embreagem.
http://www.hparts.com.br/index.asp?loja=2&secao=118&categoria=3136&subcategoria=0&id=28242
Alguém usa ou já usou este óleo na bandit???
Alguém recomenda? Achei o preço bem em conta e está dentro das especificações do motor.
o que acham? não somente para o motor, mas tbm para o sistema de câmbio e embreagem.
http://www.hparts.com.br/index.asp?loja=2&secao=118&categoria=3136&subcategoria=0&id=28242
HellBoy- Participante
-
Re: Repsol 4T Racing 10W50 100% sintético
Hehehe...pode crer...e bota cerveja nisso!!!!...rsrsrs....
Eu tenho aqui uma video-aula de um prof. lá da FEI de engenharia mecanica, que fala sobre óleos e borras em motores......
Pra quem gosta, é bastante interessante!!! Vou ver se subo o video lá pro 4Shared aqui do forum e ai quem tiver interesse é só baixar...
O video mostra a diferença na pratica (com, testes visíveis) entre o óleo mineral e sintético, bem como explica o porque da viscosidade, a influencia da gasolina na borra, etc....
O video é voltado pra carros, mas tá falando sobre motores 4T, então, tirando a parte da embreagem em motos, o resto é a mesma teoria.....
Vou ver se subo hj a noite...qdo subir eu posto aqui....
Abs
Eu tenho aqui uma video-aula de um prof. lá da FEI de engenharia mecanica, que fala sobre óleos e borras em motores......
Pra quem gosta, é bastante interessante!!! Vou ver se subo o video lá pro 4Shared aqui do forum e ai quem tiver interesse é só baixar...
O video mostra a diferença na pratica (com, testes visíveis) entre o óleo mineral e sintético, bem como explica o porque da viscosidade, a influencia da gasolina na borra, etc....
O video é voltado pra carros, mas tá falando sobre motores 4T, então, tirando a parte da embreagem em motos, o resto é a mesma teoria.....
Vou ver se subo hj a noite...qdo subir eu posto aqui....
Abs
Fabio Dias- Participante
-
Putz cara... perfeito!!! Arruma de colocar sim. Esse vídeo deve ser dukarai!!
Abs
Abs
BlackBandit- Participante
-
Caraiooooooooooo.... to ficando preocupado... haUhauA!
Acho que vou trocar o Oleo!!!!!!!!! ;///////
Juliano- Participante
-
julianognt escreveu:Caraiooooooooooo.... to ficando preocupado... haUhauA!
Relax...rsrsrs...tb não é assim...rsrs
Fabio Dias- Participante
-
Galera, conforme prometido a video aula a qual me referi, já está disponivel para download no nosso espaço....está na pasta Videos.....
A aula é dividida em 4 partes totalizando 60MBs aprox.....
A quem se interessar, assista e depois comentem ae......
Segue o link: http://suzukionline.4shared.com/
Abraços
A aula é dividida em 4 partes totalizando 60MBs aprox.....
A quem se interessar, assista e depois comentem ae......
Segue o link: http://suzukionline.4shared.com/
Abraços
Fabio Dias- Participante
-
Pessoal, o negócio é o seguinte... A diferença do óleo para moto e para carro, está em alguns aditivos que o óleo para motos tem, principalmente anti-espumante, já que as engrenagens do cambio e embreagem gera muita espuma em alta rotação....
A MINHA DÚVIDA MAIOR E QUE NINGUÉM CONSEGUIU ESCLARECER É A SEGUINTE:
Sabemos que progeto da Bandit é antigo antes da invenção do óleo sintético.
Sei muito bem que para o motor, o óleo 100% sintético é a melhor opção (isto é inquestionável).
A minha maior preocupação é com a embreagem e o câmbio. Tenho receio do óleo sintético agir QUIMICAMENTE de forma negativa nas pastilhas dos discos de embreagem diminuindo a sua vida útil.
MEU RECEIO É COM A DURABILIDADE E PERFORMANCE DA EMBREAGEM!!!!
Sei muito bem que para o motor, o óleo 100% sintético é a melhor opção (isto é inquestionável).
A minha maior preocupação é com a embreagem e o câmbio. Tenho receio do óleo sintético agir QUIMICAMENTE de forma negativa nas pastilhas dos discos de embreagem diminuindo a sua vida útil.
HellBoy- Participante
-
Legal Fabio todo material tecnico e bem vindo, qto a lubrificacao tem outros problemas tambem e um grande inimigo e a vibracao, tinha um estudo de vibracao q no motor ap 2000 devido a vibracao maior havia falta de lubrificacao em altos giros, por isso galera concordo q oleo sintetico e melhor, mais especificacao de oleo e a mesma, se o mobil X for SG, e o mobil sintetico X1 for SG tambem entao possuem a mesma caracteristica, so q a durabilidade do oleo com certeza nao e a mesma.
Mais Informações
http://api-ec.api.org/
http://www.sae.org
http://www.castrol.com
http://www.tabacenter.com.br/dicas_lub.php
http://www.carbibles.com/engineoil_bible.html
Carro vs moto
http://www.xs11.com/stories/mcnoil94.htm
.
Roberto o problema nao e o oleo e sim o sistema de lubrificacao do motor em altos giros, voce diz rotacao, agora imagine qdo o motor e turbo pois a pressao sobre o virabrequim chega a ser 2 a 3x maior para voce ter ideia a taxa de um motor turbo pode chegar a 30:1 nas motos os mais taxados tem 14:1.
http://api-ec.api.org/
http://www.sae.org
http://www.castrol.com
http://www.tabacenter.com.br/dicas_lub.php
http://www.carbibles.com/engineoil_bible.html
Carro vs moto
http://www.xs11.com/stories/mcnoil94.htm
.
Roberto o problema nao e o oleo e sim o sistema de lubrificacao do motor em altos giros, voce diz rotacao, agora imagine qdo o motor e turbo pois a pressao sobre o virabrequim chega a ser 2 a 3x maior para voce ter ideia a taxa de um motor turbo pode chegar a 30:1 nas motos os mais taxados tem 14:1.
HellBoy escreveu:Pessoal, o negócio é o seguinte... A diferença do óleo para moto e para carro, está em alguns aditivos que o óleo para motos tem, principalmente anti-espumante, já que as engrenagens do cambio e embreagem gera muita espuma em alta rotação....
Cara a unica preocupação q vc deve ter, é se o óleo atende a norma JASO MA que é a norma que impede com que a embreagem patine!!! Se o óleo tiver essa norma ele é pra moto!!! Independente de ser sintético ou não, ambos devem constar essa norma..... atente a esse detalhe....
Pra acontecer o q vc falou, só se vc usasse um óleo para carros, os quais não atendem a norma JASO MA......
Abs
Fabio Dias- Participante
-
qto ao cambio e embreagem é isso ai se o oleo for para motos não importa de ele é sintetico ou mineral. atendeu a norma tá aprovado.
sintetico tende a oxidar menos, ou seja tem melhor vida util, mas se atente que isso está vinculado a qualidade do combustível !!!!!!!
os numeros do oleo mostram sua qualidade, alem das letras da classificação que é importantíssimo.
por ex.
5w40
20w50
o primeiro é melhor em baixas temperaturas
o segundo é melhor em alta temperaturas.
o sintético sempre é melhor em baixas temperatura, eu nao conheço nenhum oleo mineral que tenha a seja menor de 15W.
qto maior a diferença entre os dois numeros melhor !!!!
em temperaturas baixas o oleo tende a engrossar, que dificulta na partida frio o oleo chegar com maior fluidez as partes altas do motor.
em tempraturas altas o oleo afina, perdendo em parte sua capacidade de lubrificar, ele escorre adere menos.
no brasil as temperaturas nao sao tao baixas como no japão por exemplo, prescisamos de um oleo 5W ?
sintetico tende a oxidar menos, ou seja tem melhor vida util, mas se atente que isso está vinculado a qualidade do combustível !!!!!!!
os numeros do oleo mostram sua qualidade, alem das letras da classificação que é importantíssimo.
por ex.
5w40
20w50
o sintético sempre é melhor em baixas temperatura, eu nao conheço nenhum oleo mineral que tenha a seja menor de 15W.
em temperaturas baixas o oleo tende a engrossar, que dificulta na partida frio o oleo chegar com maior fluidez as partes altas do motor.
em tempraturas altas o oleo afina, perdendo em parte sua capacidade de lubrificar, ele escorre adere menos.
no brasil as temperaturas nao sao tao baixas como no japão por exemplo, prescisamos de um oleo 5W ?
edgar- Admin
-
Edgar escreveu:qto ao cambio e embreagem é isso ai se o oleo for para motos não importa de ele é sintetico ou mineral. atendeu a norma tá aprovado.
por ex.
5w40
20w50
Só pra constar Edgar, existe sim óleo 5W-30 Mineral, da motorcraft, que a Ford recomenda usar nos motores Rocam...custa R$14 o litro na concessionária.......
Assim como existe 100% Sintético 20W50 também....aqui no brasil nunca vi, mas lá fora tem.... basta uma rápida busca pela internet.....
Abs
Fabio Dias- Participante
-
Estou usando a moto todos os dias, e como acabo pegando transito pesado, a moto trabalha em altas temperaturas, bota alta nisso! Atualmente estou usando o Motul 3000 - 20W50, mas acho que devido as altas temperaturas o óleo não dura mais do que 1500km.
Será que estou usando a melhor opçao?
JoHnny- Participante
-
Fábio,
Assistí a 2 vídeo aulas... Muito bom o material!!! Deveria ser obrigatório todos verem esses vídeos.
Abs
Assistí a 2 vídeo aulas... Muito bom o material!!! Deveria ser obrigatório todos verem esses vídeos.
Abs
-
Fabio Dias escreveu:HellBoy escreveu:Pessoal, o negócio é o seguinte... A diferença do óleo para moto e para carro, está em alguns aditivos que o óleo para motos tem, principalmente anti-espumante, já que as engrenagens do cambio e embreagem gera muita espuma em alta rotação....
Cara a unica preocupação q vc deve ter, é se o óleo atende a norma JASO MA que é a norma que impede com que a embreagem patine!!! Se o óleo tiver essa norma ele é pra moto!!! Independente de ser sintético ou não, ambos devem constar essa norma..... atente a esse detalhe....
Pra acontecer o q vc falou, só se vc usasse um óleo para carros, os quais não atendem a norma JASO MA......
Abs
Pois é, mas me parece que este óleo é Jaso T903, e o manual da Bandit menciona isto. e ainda tem a MA e MB
confunde o cara todo
HellBoy- Participante
-
Putz, esses outros tipos de JASO, eu desconheço...nunca vi..... talvez na internet tenha algo......
Abs
Abs
Fabio Dias- Participante
-
recebi hoje um email da Suzuki explicando sobre a norma JASO.
Só que está em PDF... não consigo postar aki.
Se alguém souber, eu mando o arquivo por email para colocar no fórum.... é muito explicativo.
Se alguém souber, eu mando o arquivo por email para colocar no fórum.... é muito explicativo.
HellBoy- Participante
-
HellBoy escreveu:recebi hoje um email da Suzuki explicando sobre a norma JASO.
Manda...
Posta aqui HellBoy
http://www.4shared.com/dir/4918393/7d040aad/sharing.html
JoHnny X escreveu:Estou usando a moto todos os dias, e como acabo pegando transito pesado, a moto trabalha em altas temperaturas, bota alta nisso! Atualmente estou usando o Motul 3000 - 20W50, mas acho que devido as altas temperaturas o óleo não dura mais do que 1500km.
Boa pergunta Johnny. Esse negócio de Oleo é foda... cada um diz uma coisa.... na gs é melhor o motul 3000 ou o 5100 para uso cotidiano e esporadicamente uma estrada...?
São tantas opiniões que ás vezes fico doidão com essa questão!!!
Rafa- Participante
-
Rafa escreveu:JoHnny X escreveu:Estou usando a moto todos os dias, e como acabo pegando transito pesado, a moto trabalha em altas temperaturas, bota alta nisso! Atualmente estou usando o Motul 3000 - 20W50, mas acho que devido as altas temperaturas o óleo não dura mais do que 1500km.
Boa pergunta Johnny. Esse negócio de Oleo é foda... cada um diz uma coisa.... na gs é melhor o motul 3000 ou o 5100 para uso cotidiano e esporadicamente uma estrada...?
São tantas opiniões que ás vezes fico doidão com essa questão!!!
Relax....basta seguir o que manda o manual, e não terá nenhum problema......
O manual da GS recomenda 100% Sintético 15W50..... use esse e seja feliz.....
Abs
Fabio Dias- Participante
-
Ta ai galera..... norma JASO T903
HellBoy- Participante
-
| ||||||||||||||||||
|
Tô usando o óleo....
Por enquanto pefeito...
Apaga a luz do óleo logo no girar do arranque, o nível não baixou nada. motor sereno como um relógio suíço.
vamos ver na revisão dos 3000 como vai ficar o motor com relação a limpeza comparando com um que usa mineral. Vou tirar fotos de um e de outro pelo orifícil de abastecimento.
até
Por enquanto pefeito...
Apaga a luz do óleo logo no girar do arranque, o nível não baixou nada. motor sereno como um relógio suíço.
vamos ver na revisão dos 3000 como vai ficar o motor com relação a limpeza comparando com um que usa mineral. Vou tirar fotos de um e de outro pelo orifícil de abastecimento.
até
HellBoy- Participante
-
HellBoy, dá uma chegada no tópico da minha assinatura!!! Tá rolando uns passeios. Vamos rodar com essa moto!!
-
leo_tamura escreveu:Sinceramente eu nao vejo vantagem em óleo sintético.
Se o mineral roda 3000km, e custa $10, e o Sintético custa $20 e roda 6000, eu vou de mineral.
Eu prefiro trocar sempre e ficar de olho sempre.
O mineral mantem suas propriedades lubrificantes por todo o tempo dentro da espec, nao tem erro.
E numa motoca q gosta de tomar uns golinhos de óleo de vez em quando... como a GS, eu vou de mineral mesmo.
e esse 10w50 nao é pouco viscoso demais para o brasil quente???
BlackBandit escreveu:Concordo 100% tamura!!! Só não coloco óleo mineral pq perco a garantia. Foda que o sintético nem é usado direito e já vai pro lixo... só 3k...
Sou da mesma opinião, uso sem dor na consciência óleo mineral de boa qualidade, como o GP Lubrax 4T 20W50 (tem a msm tecnologia do Motul 3000, tb é SG), que aliás, vem especificado no Manual do Proprietário.
Mas Black, que história é essa que te contaram lá na concessionária, sobre o óleo não poder ser mineral, senão perde a garantia ?
Cascata pura, brother !
Te embucharam o mineral pq é mais caro, e a margem de lucro deles é maior !
Dá uma olhada lá no Manual do Proprietário, que vc vai ver... lá está bem claro o óleo recomendado pela Suzuki, vou transcrever abaixo:
UTILIZAÇÃO
Motor/ Transmissão
PRODUTO
GP Lubrax
FORMULAÇÃO
Mineral
Viscosidade 20W50
Bem, isso é o que está escrito no manual da B12... a não ser que no manual da B65 esteja constando outra coisa...
Mas voltando ao assunto, isso ñ impede de vc usar óleo de outro fabricante... tem muitos bons por aí... um deles, é o Mobil (além dos outros aqui citados, de excelente qualidade tb)... durante toda a fabricação da CB 400/450, o Mobil Super Moto 4T 20W50 foi recomendado no Manual do Proprietário... e olha que a CB pra bater um motor, é o seguinte... o cara tem que ser muito relaxado na manutenção, ou então a moto tem que estar muuuuuito rodada, e sem trocar o óleo.
É lógico que esse óleo que citei aí aqui em cima já está com a especificação técnica ultrapassada, a Mobil fabrica hj em dia óleos mais avançados do que esse.
Outro exemplo claro, é que na minha B12 até hj só entrou o Motul 3000 20W50, que é mineralzão ! e colocado na concessionária, tanto na 1ª revisão dos 1.000 km (que fiz numa Suzuki em SP, numa viagem) quanto aqui no RJ, nos 3.000 km !
Mas agora se vc quiser colocar o mineral, vai ter que trocar o filtro tb... então, se for sua opção, deixe para fazer isso na próxima revisão.
A grande vantagem do óleo sintético é que realmente, ele conserva suas propriedades físico-químicas com uma maior quilometragem, sem precisar trocar o óleo (tem maior vida útil), e permite fazer o que o Fábio Dias faz... troca o óleo de 5.000 em 5.000 km.
E tb conserva essas propriedades com utilização extrema do motor, ou seja, rodando o tempo todo quase no limite dos giros, e ainda tem o lance da partida a frio...
Aí eu pregunto:
Quem de nós anda uma hora direto, no limite do seu motor ? esgulepando a moto até onde dá, inclusive nas reduções ?
Poxa, isso se faz em campeonatos !
Por isso é que eles usam óleo sintético, pq andam no limite dos giros....
O importante é trocar o óleo sempre no prazo estabelecido pela Suzuki (de 3.000 em 3.000 km) e trocar o filtro a cada 6.000 km e ñ misturar óleos de especificações e fabricantes diferentes.
Francisco RJ- Participante
-
Página 2 de 3 • 1, 2, 3