Rabeta personalizada Eliminador / Lanterna EMGO
+8
Mendão
Francisco RJ
[YZF] Luis R-1
Furca
edgar
ari
Shudo
Apolo
12 participantes
Página 1 de 1
Rabeta personalizada Eliminador / Lanterna EMGO
Estou abrindo esse tópico pra saber se alguem tem alguma resposta concreta.
Pois sempre que este assunto entra em discussão alguns acham isso outros acham aquilo, e nunca se chega a lugar algum.
Primeira Dúvida Eliminador é proibido! OK Isso eu já sei, quero é saber se dá pra regularizar aqui em SP no documento pois tenho um amigo em minas gerais que colocou eliminador na Bandida dele e saiu no documento MOTO com alterações rabeta/paralama,e agora ele pode rodar sossegado, já meu despachante diz que isso não pode que não existe , etc etc... alguem sabe mesmo se pode????
E a lanterna EMGO com piscas integrados pode? (Essa por incrivel que pareça o despachante disse que pode sim)
Outra coisa, alguem já sabe (ja que pretendo mexer no docto. se ja é possivel legalizar o Xenon) e o escape?
Valeu!
Pois sempre que este assunto entra em discussão alguns acham isso outros acham aquilo, e nunca se chega a lugar algum.
Primeira Dúvida Eliminador é proibido! OK Isso eu já sei, quero é saber se dá pra regularizar aqui em SP no documento pois tenho um amigo em minas gerais que colocou eliminador na Bandida dele e saiu no documento MOTO com alterações rabeta/paralama,e agora ele pode rodar sossegado, já meu despachante diz que isso não pode que não existe , etc etc... alguem sabe mesmo se pode????
E a lanterna EMGO com piscas integrados pode? (Essa por incrivel que pareça o despachante disse que pode sim)
Outra coisa, alguem já sabe (ja que pretendo mexer no docto. se ja é possivel legalizar o Xenon) e o escape?
Valeu!
Apolo- Participante
-
Re: Rabeta personalizada Eliminador / Lanterna EMGO
...coloca aqueles mini paralamas de moto de trilha.. ...quebra um pouco o visual, mas não terá problema com os guardas...
..a lanterna pode, respeitando as cores, a seta tem que piscar laranja...
..xenon dá p/regularizar, mais é que nem GNV, precisa vistoria do imetro e renovar todo ano...
ah, aonde vc pegou o eliminador e a lanterna?? me passa o contato e os preços ai!
..a lanterna pode, respeitando as cores, a seta tem que piscar laranja...
..xenon dá p/regularizar, mais é que nem GNV, precisa vistoria do imetro e renovar todo ano...
ah, aonde vc pegou o eliminador e a lanterna?? me passa o contato e os preços ai!
Shudo- Pronto para a passeata da minha turma !
-
Dá pra fazer um monte de alterações de forma legal.
- Eliminador: vai precisar instalar um "para barro", uma opção é o que o Shudo falou e o Edga fez na B12.
- Lanterna: pode, como disseo Shudo;
- Xenon: pode, mas tem que verificar se o bloco optico do farol atende aos requisitos da resolução;
- Espace: pode, desde que atenda a legislação vigente de ruido e gases (catalisador).......
As alterações devem ser solicitadas antes da execução, depois de comprado (com nota fiscal) e instalação, deve passar por vistoria.....
Concluindo, é um sasco fazer tudo isso, pois em muitos casos vai haver interpretação do fiscalizador, em função de não estar explicito na Lei o que pode e o que não pode......
- Eliminador: vai precisar instalar um "para barro", uma opção é o que o Shudo falou e o Edga fez na B12.
- Xenon: pode, mas tem que verificar se o bloco optico do farol atende aos requisitos da resolução;
- Espace: pode, desde que atenda a legislação vigente de ruido e gases (catalisador).......
As alterações devem ser solicitadas antes da execução, depois de comprado (com nota fiscal) e instalação, deve passar por vistoria.....
Concluindo, é um sasco fazer tudo isso, pois em muitos casos vai haver interpretação do fiscalizador, em função de não estar explicito na Lei o que pode e o que não pode......
ari- Moderador
-
Ari escreveu:Dá pra fazer um monte de alterações de forma legal.
Valeu Ari, obrigado pelas explicações agora vou correr com isso pra ver no que dá!!!
Apolo- Participante
-
primeiro vc tem que pegar um modelo de memorando no detran, solicitando as alterações, caso autorizada temq ir com nota fiscal dos produtos em uma empresa autorizada pelo inmetro e eles vão avaliar a dar o aval. após tudo isso virá escrito no documento da moto as alterações.
se nao me engano resolução n º 25 e 533/78 do contran estão as regras basicas.
se nao me engano resolução n º 25 e 533/78 do contran estão as regras basicas.
edgar- Admin
-
Ari escreveu:Dá pra fazer um monte de alterações de forma legal.
Ari e demais, a pergunta é: em SP, alguém já fez isso? Acabei de entrar na pagina do detran, há pouquissimas informações sobre como proceder na alteração de caracteristicas da moto. Eu estou querendo colocar eliminador de rabeta e lanterna integrada na minha B65, meu medo eh ser multado!
Xenon nunca me causou problemas. Já fui parado na estrada por 3 vezes, blitz normais, nunca questionaram. Mas óbvio q eh bom evitar, um dia vc pega um PR q a mulher dormiu de calça jeans no dia anterior, não há discussao q vença!
Furca- Participante
-
Eliminador é proibido?!?! Num é bem assim...
Pisca integrado então.... nunca ouví falar
Poe logo o eliminador e o pisca que não da nada
Quero ver quem aqui ja foi multado por causa disso
Sua moto tem que ter farol, lanterna, piscas, luz de freio, buzina e retrovisores, além depneus em bom estado. O resto é acessório! Nunca vi guarda nenhum reclamar do meu eliminador....
Abs
Pisca integrado então.... nunca ouví falar
Poe logo o eliminador e o pisca que não da nada
Quero ver quem aqui ja foi multado por causa disso
Sua moto tem que ter farol, lanterna, piscas, luz de freio, buzina e retrovisores, além depneus em bom estado. O resto é acessório! Nunca vi guarda nenhum reclamar do meu eliminador....
Abs
[YZF] Luis R-1- Participante
-
Eliminator e piscas embutidos, não são proibidos ?
Não existe artigo no CTB versando sobre isso... tem ?
Para os piscas embutidos, pode-se tranquilamente, sem caracterizar abuso de autoridade, ser usado pelo agente ou autoridade de trânsito, o seguinte artigo:
Art. 230. Conduzir o veículo:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
. XIII - com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados;
Isso faz parte daquilo que a autoridade ou agente da autoridade de trânsito, pode utilizar, e que fica à cargo da do poder de polícia inverstido da função (direito administrativo):
- A Discricionariedade.
Outra infração captulada no CTB que serve para "enfiar" o eliminator / Lanterna EMGO:
Art. 98. Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.
Pelo certo, essas coisas para sererm regularizadas, são exatamente como o Edgar falou, tem que ter esse trabalhão msm !
Tem-se até msm que ser expedido um novo CRV depois da vistoria, o que comprova que a moto foi inspecionada e homologada pelo órgão adequado, veja esses 2 artigos abaixo que "amarram" tudo e de quebra, ainda tem uma luz sobre as ponteiras que o povo muda na maior, e acha que tá tudo certo, que ñ precisa de nenhuma "burrocracia":
Art. 123. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando:
I - for transferida a propriedade;
II - o proprietário mudar o Município de domicílio ou residência;
III - for alterada qualquer característica do veículo;
IV - houver mudança de categoria.
Art. 124. Para a expedição do novo Certificado de Registro de Veículo serão exigidos os seguintes documentos:
I - Certificado de Registro de Veículo anterior;
II - Certificado de Licenciamento Anual;
III - comprovante de transferência de propriedade, quando for o caso, conforme modelo e normas estabelecidas pelo CONTRAN;
IV - Certificado de Segurança Veicular (aqui pode mt bem entrar o eliminator) e de emissão de poluentes e ruído (aqui entra a ponteira), quando houver adaptação ou alteração de características do veículo;
V - comprovante de procedência e justificativa da propriedade dos componentes e agregados adaptados ou montados no veículo, quando houver alteração das características originais de fábrica;
.
.
.
.
XI - comprovante de aprovação de inspeção veicular (caso do eliminator) e de poluentes e ruído (caso da ponteira), quando for o caso, conforme regulamentações do CONTRAN e do CONAMA.
Não existe artigo no CTB versando sobre isso... tem ?
Para os piscas embutidos, pode-se tranquilamente, sem caracterizar abuso de autoridade, ser usado pelo agente ou autoridade de trânsito, o seguinte artigo:
Art. 230. Conduzir o veículo:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
. XIII - com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados;
Isso faz parte daquilo que a autoridade ou agente da autoridade de trânsito, pode utilizar, e que fica à cargo da do poder de polícia inverstido da função (direito administrativo):
- A Discricionariedade.
Outra infração captulada no CTB que serve para "enfiar" o eliminator / Lanterna EMGO:
Art. 98. Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.
Pelo certo, essas coisas para sererm regularizadas, são exatamente como o Edgar falou, tem que ter esse trabalhão msm !
Tem-se até msm que ser expedido um novo CRV depois da vistoria, o que comprova que a moto foi inspecionada e homologada pelo órgão adequado, veja esses 2 artigos abaixo que "amarram" tudo e de quebra, ainda tem uma luz sobre as ponteiras que o povo muda na maior, e acha que tá tudo certo, que ñ precisa de nenhuma "burrocracia":
Art. 123. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando:
I - for transferida a propriedade;
II - o proprietário mudar o Município de domicílio ou residência;
III - for alterada qualquer característica do veículo;
IV - houver mudança de categoria.
Art. 124. Para a expedição do novo Certificado de Registro de Veículo serão exigidos os seguintes documentos:
I - Certificado de Registro de Veículo anterior;
II - Certificado de Licenciamento Anual;
III - comprovante de transferência de propriedade, quando for o caso, conforme modelo e normas estabelecidas pelo CONTRAN;
IV - Certificado de Segurança Veicular (aqui pode mt bem entrar o eliminator) e de emissão de poluentes e ruído (aqui entra a ponteira), quando houver adaptação ou alteração de características do veículo;
V - comprovante de procedência e justificativa da propriedade dos componentes e agregados adaptados ou montados no veículo, quando houver alteração das características originais de fábrica;
.
.
.
.
XI - comprovante de aprovação de inspeção veicular (caso do eliminator) e de poluentes e ruído (caso da ponteira), quando for o caso, conforme regulamentações do CONTRAN e do CONAMA.
Francisco RJ- Participante
-
Sem querer jogar lenha na fogueira mas , ja imaginou se cumprir isso a risca ?
Será que todos que colocaram aro de magnesio no carro cumpriram esses procedimentos? Afinal, alteraram o veiculo. Insufilm, farol de milha, buzina, rebaixamento, etc. Quantas motos nao usam mais o escape original ?
E quem colocou um parabrisa ? Como ficaria a situação ?
Será que todos que colocaram aro de magnesio no carro cumpriram esses procedimentos? Afinal, alteraram o veiculo. Insufilm, farol de milha, buzina, rebaixamento, etc. Quantas motos nao usam mais o escape original ?
E quem colocou um parabrisa ? Como ficaria a situação ?
Mendão- Participante
-
A verdade eh q a lei existe. Nao é aplicada tao rigidamente pq existe um bom senso. Mas se pegar um guardinha de ovo virado... qq coisa, ate uma calotinha pode ser considerada alteraçao de caracteristicas.
Agora... o negocio é passar na vistoria. Passa com um paralamas, ai deposi troca por outro, pois nos doc nao consta o tiipo.
Qual o tipo de lente que da pra regularizar xenon nas motos??
Agora... o negocio é passar na vistoria. Passa com um paralamas, ai deposi troca por outro, pois nos doc nao consta o tiipo.
Qual o tipo de lente que da pra regularizar xenon nas motos??
Dr_Xyko- Participante
-
Desenho da roda não é característica original, já dimensões de pneus e rodas é.
Mas, vai do humor do guarda ... e isso é que é um saco nesse país, pois se fazem leis que não são exatas ou explícitas, tudo para não ferrar de vez os amigos do Rei.
Ano que vem tem eleições e mais importante do que presidente ou governador, é escolher corretamente os nosso representantes no LEGISLATIVO.
Mas, vai do humor do guarda ... e isso é que é um saco nesse país, pois se fazem leis que não são exatas ou explícitas, tudo para não ferrar de vez os amigos do Rei.
Ano que vem tem eleições e mais importante do que presidente ou governador, é escolher corretamente os nosso representantes no LEGISLATIVO.
DomMarco- Participante
-
Concordo que os artigos falam a respeito de mudanças das características da moto, mas se levarmos em consideração que quando compramos a moto, já com escape, eliminador e lanterna embutida e levamos para a vistoria (para a transferência) o vistoriador muitas vezes deixa passar, abrimos espaço para discussões.
A melhor coisa é colocar e caso o policial pare e questione, basta uma conversa amigável, sem tentar bater de frente com ele, para esclarecer as coisas. A única coisa que o policial uma vez sismou com a Bandit 1200 de um amigo meu, foi que ele colocou a lanterna integrada e tirou a luz de placa. Mas isso se resolve comprando aqueles parafusos de placa com led embutido que custa R$ 49,90 no motostore.com.br.
Meu escape e eliminador devem chegar logo.
A melhor coisa é colocar e caso o policial pare e questione, basta uma conversa amigável, sem tentar bater de frente com ele, para esclarecer as coisas. A única coisa que o policial uma vez sismou com a Bandit 1200 de um amigo meu, foi que ele colocou a lanterna integrada e tirou a luz de placa. Mas isso se resolve comprando aqueles parafusos de placa com led embutido que custa R$ 49,90 no motostore.com.br.
Meu escape e eliminador devem chegar logo.
aquintela- Participante
-
Velho, vou procurar nos meus favoritos amanhã, tem um cara do ABC, que uma vez vi na NET, que legalizou tudo em Sampa. Só que gastou, quase 300 conto só de taxas.
rtsantanna- Participante
-