Equalização dos Carburadores
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Fabio Dias
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Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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Equalização dos Carburadores
Pessoal,
Estou querendo começar a fazer a equalização dos carburadores da minha B6, pois já uma experiência de 5 anos em mecânica de autos, porém em motos não tem muita experiência.
Gostaria de algumas dicas para começar a brincar, eu sei que cada mecânico deve ter um macete diferente dos outros, sempre tem um detalhe.
Minha principal dúvida é quanto qual é a melhor sequencia, pois são 4 bocas, para se ajustar a mistura e a rotação (abertura da borboleta).
Já vi uns lance dos caras desligarem cilindro para ajustar o outro... não testei, funciona?
Quanto ao equalizador, alguém já montou ou recomenda algum para comprar?
Estou querendo começar a fazer a equalização dos carburadores da minha B6, pois já uma experiência de 5 anos em mecânica de autos, porém em motos não tem muita experiência.
Gostaria de algumas dicas para começar a brincar, eu sei que cada mecânico deve ter um macete diferente dos outros, sempre tem um detalhe.
Minha principal dúvida é quanto qual é a melhor sequencia, pois são 4 bocas, para se ajustar a mistura e a rotação (abertura da borboleta).
Já vi uns lance dos caras desligarem cilindro para ajustar o outro... não testei, funciona?
Quanto ao equalizador, alguém já montou ou recomenda algum para comprar?
Shudo- Pronto para a passeata da minha turma !
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Idade : 42
Data de inscrição : 08/12/2008
Re: Equalização dos Carburadores
http://www.everestmotos.com.br/produtos.asp?codpro=00108&foto=E070.JPG
Existem outos modelos, mas para começar....
Não esqueça da chjave específica para mistura do ar
http://www.everestmotos.com.br/produtos.asp?codpro=00320&foto=E1000.JPG
Aqui no S.O.L na parte tutoriais
https://www.suzukionline.org/tutoriais-dicas-macetes-f5/desmontando-carburador-t1295.htm
Boa sorte e divirta-se.
Existem outos modelos, mas para começar....
Não esqueça da chjave específica para mistura do ar
http://www.everestmotos.com.br/produtos.asp?codpro=00320&foto=E1000.JPG
Aqui no S.O.L na parte tutoriais
https://www.suzukionline.org/tutoriais-dicas-macetes-f5/desmontando-carburador-t1295.htm
Boa sorte e divirta-se.
buzz- Participante
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Idade : 66
Data de inscrição : 23/12/2008
Re: Equalização dos Carburadores
shudo
a sequencia é primeiro os dois centrais e depois os dois laterais.
regula a rotaçao para 2000 rpm.
pode fazer um caseiro...
uma magueira transparente presa uma madeira em formato de U, com a base use uma tampa de maionese das grandes, a mangueira com uns 3 metros de comprimento para ter folga.
coloca um oleo de motor nela.
ao ligar os niveis tem q ficar igual nos dois lados !!!
tem os parafusos de regulagem em cada um dos carburas !!!!
se tiver muito fora ela pode beber o oleo que nao vai matar o motor so vai fazer a fumaceira !!!
abs.
a sequencia é primeiro os dois centrais e depois os dois laterais.
regula a rotaçao para 2000 rpm.
pode fazer um caseiro...
uma magueira transparente presa uma madeira em formato de U, com a base use uma tampa de maionese das grandes, a mangueira com uns 3 metros de comprimento para ter folga.
coloca um oleo de motor nela.
ao ligar os niveis tem q ficar igual nos dois lados !!!
tem os parafusos de regulagem em cada um dos carburas !!!!
se tiver muito fora ela pode beber o oleo que nao vai matar o motor so vai fazer a fumaceira !!!
abs.
edgar- Admin
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Idade : 56
Data de inscrição : 18/12/2007
Re: Equalização dos Carburadores
Edgar escreveu:shudo
a sequencia é primeiro os dois centrais e depois os dois laterais.
regula a rotaçao para 2000 rpm.
pode fazer um caseiro...
uma magueira transparente presa uma madeira em formato de U, com a base use uma tampa de maionese das grandes, a mangueira com uns 3 metros de comprimento para ter folga.
coloca um oleo de motor nela.
ao ligar os niveis tem q ficar igual nos dois lados !!!
tem os parafusos de regulagem em cada um dos carburas !!!!
se tiver muito fora ela pode beber o oleo que nao vai matar o motor so vai fazer a fumaceira !!!
abs.
Edgar,
Veja se confere, pelo que eu andei pesquisando:
1. Ajusta a abertura da borboleta dos 4 carburas usando um calibre de lamina (após remontagem);
2. Ajusta a mistura de cada carburador;
3. Equaliza os carburadores (vacuometro) através dos parafusos de rotação (abertura da borboleta;
4. Ajusta o acionamento (se necessário) dos 4 carburadores, para todos acionarem simultaneamente.
Shudo- Pronto para a passeata da minha turma !
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Idade : 42
Data de inscrição : 08/12/2008
Re: Equalização dos Carburadores
nao nao precisa nada disso
a equalizaçao é so pelo vacuo
isso tudo ai é qdo vc desmonta todo os carburas !!!!
a equalizaçao é so pelo vacuo
isso tudo ai é qdo vc desmonta todo os carburas !!!!
edgar- Admin
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Idade : 56
Data de inscrição : 18/12/2007
Re: Equalização dos Carburadores
Edgar escreveu:nao nao precisa nada disso
a equalizaçao é so pelo vacuo
isso tudo ai é qdo vc desmonta todo os carburas !!!!
...e qual você acha que é o intuito...hehehe
...não totalmente né, só o necessário para a limpeza e deixar-los zerados!
Para regulagem da mistura, não tem espaço/acesso para usar uma chave de fenda comum? é necessário comprar está sugerida acima?
Shudo- Pronto para a passeata da minha turma !
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Idade : 42
Data de inscrição : 08/12/2008
Re: Equalização dos Carburadores
Edgar escreveu:shudo
a sequencia é primeiro os dois centrais e depois os dois laterais.
regula a rotaçao para 2000 rpm.
pode fazer um caseiro...
uma magueira transparente presa uma madeira em formato de U, com a base use uma tampa de maionese das grandes, a mangueira com uns 3 metros de comprimento para ter folga.
coloca um oleo de motor nela.
ao ligar os niveis tem q ficar igual nos dois lados !!!
tem os parafusos de regulagem em cada um dos carburas !!!!
se tiver muito fora ela pode beber o oleo que nao vai matar o motor so vai fazer a fumaceira !!!
abs.
Pelo jeito o Edgar faz como eu, porém minha dica é, que no lugar do óleo de motor dentro da mangueira, utilize óleo 2T, que é mais fino, e com isso ele se movimenta mais rápido dentro da mangueira e vc consegue um ajuste mais preciso....
E outra, se o motor chupar o óleo, ele queima rapidinho e não causa danos....
Shudo, qto a sequencia de ajuste não é critico...pode fazer como o edgar falou, ou tb fazer cilindro 1 e 3 e depois 2 e 4, ou 1 e 2, 3 e 4....o importante é que no resultado final, estejam os 4 equalizados....
Abs
Fabio Dias- Participante
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Idade : 44
Data de inscrição : 12/12/2007
Re: Equalização dos Carburadores
Shudo escreveu:Edgar escreveu:nao nao precisa nada disso
a equalizaçao é so pelo vacuo
isso tudo ai é qdo vc desmonta todo os carburas !!!!
...e qual você acha que é o intuito...hehehe
...não totalmente né, só o necessário para a limpeza e deixar-los zerados!
Para regulagem da mistura, não tem espaço/acesso para usar uma chave de fenda comum? é necessário comprar está sugerida acima?
não mexa na abertura das borboletas, tire os buras e os limpe sem mexer nisso.
o espaço é limitado, necessário uma chave bem curta e fina.
edgar- Admin
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Idade : 56
Data de inscrição : 18/12/2007
Re: Equalização dos Carburadores
Galera,
Segue o link para desmontagem dos carburas:
https://www.suzukionline.org/tutoriais-dicas-macetes-f5/desmontando-carburador-t1295.htm
O medidor de rpm que uso p/regular a mistura (é só ligar em uma das bobinas):
A menina em processo de equalização realizei conforme descrito acima, segue as fotos:
O super equipamento sofisticado comentado acima (coluna de nível feito com 3m magueira cristal, óleo 2T, uma prateleira e, uns arames):
Os carburadores conectados:
Segue o link para desmontagem dos carburas:
https://www.suzukionline.org/tutoriais-dicas-macetes-f5/desmontando-carburador-t1295.htm
O medidor de rpm que uso p/regular a mistura (é só ligar em uma das bobinas):
A menina em processo de equalização realizei conforme descrito acima, segue as fotos:
O super equipamento sofisticado comentado acima (coluna de nível feito com 3m magueira cristal, óleo 2T, uma prateleira e, uns arames):
Os carburadores conectados:
Shudo- Pronto para a passeata da minha turma !
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Idade : 42
Data de inscrição : 08/12/2008
Re: Equalização dos Carburadores
boa cara, as fotos tao um pouco ruis ne rsrsrsrsrs
cara na minha B12 foi uma treta danada pra tira fora esses carburadores, e o mesmo esquema que o seu, mas eu construi 2 equipamentos que me forao estremamente uteis, 1, equalizador com mangueiras cristal de 4 pontos, uma ponta pra cada bura, sendo de con interno de 2,5mmm e uma com 3,5 para o vacuo do bura #4, o outro foi uma rolha furada que passei uma mangueira e fixei numa carrafa de coca cheia de gasolina...tipo uma mamadeira para os carburadores....
pra encaixar essas mangueira e um saco ne meu!!! chato de tudo, ainda mais quando derruba aquelas borrachinhas do vacuo e tem que fica procurando, mas funcionou, depois dei uma mexida no parafuso de mistura pq a mistura fico muito rica, agora ta blz, mas tenho que dar mais uma conferida na equalizaçao.
cara na minha B12 foi uma treta danada pra tira fora esses carburadores, e o mesmo esquema que o seu, mas eu construi 2 equipamentos que me forao estremamente uteis, 1, equalizador com mangueiras cristal de 4 pontos, uma ponta pra cada bura, sendo de con interno de 2,5mmm e uma com 3,5 para o vacuo do bura #4, o outro foi uma rolha furada que passei uma mangueira e fixei numa carrafa de coca cheia de gasolina...tipo uma mamadeira para os carburadores....
pra encaixar essas mangueira e um saco ne meu!!! chato de tudo, ainda mais quando derruba aquelas borrachinhas do vacuo e tem que fica procurando, mas funcionou, depois dei uma mexida no parafuso de mistura pq a mistura fico muito rica, agora ta blz, mas tenho que dar mais uma conferida na equalizaçao.
WELL NEW GS500- Participante
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Idade : 37
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Equalização dos Carburadores
[judiação da motoka, ta acabando com ela, desce logo o motor, coitada!! ehehehhei!!! cuidado pra nao falta peça. as vezes 350 reais pra fazer isso vale mais a pena.
quote="Shudo"]Galera,
Segue o link para desmontagem dos carburas:
https://www.suzukionline.org/tutoriais-dicas-macetes-f5/desmontando-carburador-t1295.htm
O medidor de rpm que uso p/regular a mistura (é só ligar em uma das bobinas):
A menina em processo de equalização realizei conforme descrito acima, segue as fotos:
O super equipamento sofisticado comentado acima (coluna de nível feito com 3m magueira cristal, óleo 2T, uma prateleira e, uns arames):
Os carburadores conectados:
[/quote]
quote="Shudo"]Galera,
Segue o link para desmontagem dos carburas:
https://www.suzukionline.org/tutoriais-dicas-macetes-f5/desmontando-carburador-t1295.htm
O medidor de rpm que uso p/regular a mistura (é só ligar em uma das bobinas):
A menina em processo de equalização realizei conforme descrito acima, segue as fotos:
O super equipamento sofisticado comentado acima (coluna de nível feito com 3m magueira cristal, óleo 2T, uma prateleira e, uns arames):
Os carburadores conectados:
[/quote]
Convidad- Convidado
Re: Equalização dos Carburadores
shudo, como está o consumo.
a última vez que fizeram isso no meu, o consumo caiu de 17 pra 12 e a moto nao parava de pipocar.
aí levei na concessionaria pra ajustarem tudo... voltou pros 17km/;l
uma merd@ nao manjar de mecânica.
a última vez que fizeram isso no meu, o consumo caiu de 17 pra 12 e a moto nao parava de pipocar.
aí levei na concessionaria pra ajustarem tudo... voltou pros 17km/;l
uma merd@ nao manjar de mecânica.
Euro- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 17/12/2007
Re: Equalização dos Carburadores
Na minha eu fiz com o equalizador de ponteiros (dá pra fazer em casa também...só achar os vacuometros , de preferencia os com óleo no interior, para amortecer o ponteiro)
Equalizar não tem mistério...aliás...existe é muito mito em cima disso.
Não é uma regulagem que se perde de uma revisão para outra.
Quem nunca encheu a boca, entrando na oficina e mandando equalizar o carburador?
É uma regulagem muito simples de fazer, desde que se tenha o equipamento adequado. E uma vez feita, a princípio só se confere periodicamente.
lógico, que no caso de desmontar o carburador, aí é recomendável fazer.
Olha aí a bichinha com os ponteirinhos todos nos trinks...
T+
Equalizar não tem mistério...aliás...existe é muito mito em cima disso.
Não é uma regulagem que se perde de uma revisão para outra.
Quem nunca encheu a boca, entrando na oficina e mandando equalizar o carburador?
É uma regulagem muito simples de fazer, desde que se tenha o equipamento adequado. E uma vez feita, a princípio só se confere periodicamente.
lógico, que no caso de desmontar o carburador, aí é recomendável fazer.
Olha aí a bichinha com os ponteirinhos todos nos trinks...
T+
NERO- Participante
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Idade : 55
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Equalização dos Carburadores
Ai, ta de parabens. Nada como se fazer do modo correto.
buzz- Participante
-
Idade : 66
Data de inscrição : 23/12/2008
Re: Equalização dos Carburadores
Euro escreveu:shudo, como está o consumo.
a última vez que fizeram isso no meu, o consumo caiu de 17 pra 12 e a moto nao parava de pipocar.
aí levei na concessionaria pra ajustarem tudo... voltou pros 17km/;l
uma merd@ nao manjar de mecânica.
ainda não deu tempo de calcular... ..mais falam que fica até mais economica...
...pelo menos está pegando fácil, acelerando redondinho...
...antes tinha hora que demorava um pouquinho para pegar, dava falta por causa do escape e filtro mais aberto e, vc percebia que ela embaravalha um pouco em baixa aceleração..
Shudo- Pronto para a passeata da minha turma !
-
Idade : 42
Data de inscrição : 08/12/2008
Re: Equalização dos Carburadores
o NERO vc fez esse equalizador ai???
WELL NEW GS500- Participante
-
Idade : 37
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Equalização dos Carburadores
eu comprei minha Bandit com escape Yoshimura, ai cansei do barulho e coloquei um original, mas agora parece que ela grila um pouco e nao esta mais redondinha, sera que é pq o carbura ta regulado para o escape aberto ?
michaelnoardo- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2010
Re: Equalização dos Carburadores
PESSOAL ME AJUDEM POR FAVOR...MINHA BANTIT 650 S CARBURADA ESTÁ COM 7000 RODADOS,AS VELAS ESTÃO BABANDO DE GASOLINA E QUEIMANDO 1 DE CADA VEZ..JA PASSEI POR 2 MECANICO Q SE JULGAM BONS MAS Ñ RESOLVERAM...DIZEM ELES Q MINHA SEDE E ESTILETES ESTÃO BONS, MAS TENHO NOTADO Q MEU OLEO ANDA COM O CHEIRO MEIO ESTRANHO...ALGUEM PODE ME DAR 1 DICA DO Q PODE SER OU DE 1 MECANICO ESPECIALIZADO NISSO AKI NA ZONA NORTE DO RJ? MT AGRADECIDO
ROGERINHO VP- Participante
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Idade : 56
Data de inscrição : 29/12/2011
Re: Equalização dos Carburadores
ROGERINHO VP escreveu:PESSOAL ME AJUDEM POR FAVOR...MINHA BANTIT 650 S CARBURADA ESTÁ COM 7000 RODADOS,AS VELAS ESTÃO BABANDO DE GASOLINA E QUEIMANDO 1 DE CADA VEZ..JA PASSEI POR 2 MECANICO Q SE JULGAM BONS MAS Ñ RESOLVERAM...DIZEM ELES Q MINHA SEDE E ESTILETES ESTÃO BONS, MAS TENHO NOTADO Q MEU OLEO ANDA COM O CHEIRO MEIO ESTRANHO...ALGUEM PODE ME DAR 1 DICA DO Q PODE SER OU DE 1 MECANICO ESPECIALIZADO NISSO AKI NA ZONA NORTE DO RJ? MT AGRADECIDO
Uma bandit carburada com essa km .....
seu carburador precisa de uma mega limpeza... provavelmente não precisa mesmo trocar peças, como eles disseram.
eu fiz os buras de uma b12 aqui do forum que era a mesma coisa, vazava gasolina, ela tinha 3 anos e estava com 6000 km.... veja se valvula de vacuo embaixo do tanque não esta vazando... isso é simples . tire o tanque solte as mangueiras se vazar gasolina é a valvula.
se não vazar é so limpar muito bem os buras.... eu tive que tirar e colocar esses buras umas 4 vezes ate ficar bom.... muito dificil limpar os canais e a sede da valvula estilete.
edgar- Admin
-
Idade : 56
Data de inscrição : 18/12/2007
Re: Equalização dos Carburadores
edgar escreveu:ROGERINHO VP escreveu:PESSOAL ME AJUDEM POR FAVOR...MINHA BANTIT 650 S CARBURADA ESTÁ COM 7000 RODADOS,AS VELAS ESTÃO BABANDO DE GASOLINA E QUEIMANDO 1 DE CADA VEZ..JA PASSEI POR 2 MECANICO Q SE JULGAM BONS MAS Ñ RESOLVERAM...DIZEM ELES Q MINHA SEDE E ESTILETES ESTÃO BONS, MAS TENHO NOTADO Q MEU OLEO ANDA COM O CHEIRO MEIO ESTRANHO...ALGUEM PODE ME DAR 1 DICA DO Q PODE SER OU DE 1 MECANICO ESPECIALIZADO NISSO AKI NA ZONA NORTE DO RJ? MT AGRADECIDO
Uma bandit carburada com essa km .....
seu carburador precisa de uma mega limpeza... provavelmente não precisa mesmo trocar peças, como eles disseram.
eu fiz os buras de uma b12 aqui do forum que era a mesma coisa, vazava gasolina, ela tinha 3 anos e estava com 6000 km.... veja se valvula de vacuo embaixo do tanque não esta vazando... isso é simples . tire o tanque solte as mangueiras se vazar gasolina é a valvula. VOU FAZER ISSO MEU AMIGO...MT OBRIGADO...VC É MECANICO? SE FOR DO RJ DEIXE SEU TEL. P EU FAZER MEU CARBURA C VC...VLW
se não vazar é so limpar muito bem os buras.... eu tive que tirar e colocar esses buras umas 4 vezes ate ficar bom.... muito dificil limpar os canais e a sede da valvula estilete.
ROGERINHO VP- Participante
-
Idade : 56
Data de inscrição : 29/12/2011
Re: Equalização dos Carburadores
OLÁ PESSOL A MINHA BANTIT 650 S CARBURADA ESTÁ COM 7000 RODADOS 07/08, FUI EM 1 MECANICO TROCAR MEU ÓLEO E ELE ME DISSE Q MEU ÓLEO TA CONTAMINANDO DE GASOLINA E MINHA VELAS ESTÃO CARBONIZANDO MUITO RAPIDO E BABANDO DE GASOLINA, JA MANDEI LIMPAR O BURA E ELA CONTINUA COM ESSE PROBLEMINHA...AGORA BOTEI AS VELAS MAIS QUENTES DA IRIDIUM (CR7) E ESTÃO DURANDO MAIS SEM BABAR E QUEIMAR, MAS CONTINUAM CARBONIZANDO...ALGUEM ME DE 1 DICA DE QUE PODE SER ISSO EME INDICAR 1 MECANICO BOM NISSO AKI PELA ZONA NORTE DO RJ? 1 ABRAÇÃO
ROGERINHO VP- Participante
-
Idade : 56
Data de inscrição : 29/12/2011
Re: Equalização dos Carburadores
amigo, recomendo limpar e equalizar os carburas.. a carbonização está ocorrendo por excesso de combustível, seria bom verificar o funcionamento do afogador também
FERNANDO PF- Participante
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Idade : 42
Data de inscrição : 25/04/2011
Re: Equalização dos Carburadores
...JA FIZ TD ISSO MEU AMIGO, MINHA MOTO ANDA BEM, TRABALHA BEM..SÓ QUE TA QUEIMANDO AS VELAS (BABANDO DE GASOLINA) E EMBAÇANDO ONDE SE VE O NIVEL DO ÓLEO E MEU ÓLEO TA C CHEIRO ESTRANHO...1 ABRAÇOFERNANDO PF escreveu:amigo, recomendo limpar e equalizar os carburas.. a carbonização está ocorrendo por excesso de combustível, seria bom verificar o funcionamento do afogador também
ROGERINHO VP- Participante
-
Idade : 56
Data de inscrição : 29/12/2011
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