Fluido de freio
+3
edgar
Cirew-AudazesMG
buzz
7 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
Fluido de freio
E ai galera tudo bem? Ontem aconteceu uma coisa muito sinistra, estava fazendo um check up ,porque eu ia dar um pulo em Rio das Ostras , uns 200km quando vi que o oleo do freio trazeiro estava abaixo do nível minimo. Achei muito estranho minha moto esta com 6600 e não tem vazamento.Limpei o reservatorio e tirei a tampa caraca o oleo estava imundo, retirei o óleo e no fundo tinha umas particulas tipo cristais (como pedrinhas de açucar). Tirei o reservatorio lavei ,coloquei oleo novo e fiz sangria.Ai pensei se otrazeiro esta assim o dianteiro. Não deu outra estava imundo mas sem os cristais coloquei oleo novo e fiz sangria. Agora tudo bem, mas alguem ja soube ou viu pessoalmente isso.O que voce acha MCILAS?
buzz- Participante
-
Re: Fluido de freio
procurei saber, e fui informado que o mangote absorve muita umidade e passa pra oleo, por isso os cristais, fato venerico? rs
por isso se recomenda a troca do fluido de freio anualmente.
o fluido tem essa capacidade de absorver umidade.
edgar- Admin
-
E ai Edgar tudo bem? Sobre a absorção de umidade eu sabia mas eu não sabia que virava cristais. Nos meus carros sempre troquei com dois anos e meio ( no manual da GM fala em 2 anos) e unca tinha visto o óleoficar com uma coloração daquela e os cristais no fundo. Me assustou ou não fizeram a revisão de entrega e as demais direito ou esse oleo usado é muito vagabundo. POr isso comprei o oleo indicado no manual, que por sinal é de outra cor e vamos ver como fica no final do ano . Obrigado pela atenção.Edgar escreveu:por isso se recomenda a troca do fluido de freio anualmente.
buzz- Participante
-
No caso de motos a coisa se agrava. pois esta mais sujeita a agua em todos os lados.
ele fica mesmo "sujo" .
como na minha eu tenho aerokip coloquei um fluido DOT 5.
ele fica mesmo "sujo" .
como na minha eu tenho aerokip coloquei um fluido DOT 5.
edgar- Admin
-
Pra mim foi novidade essa dos cristais dentro do Recipiente...
Nunca ouvi falar ou presenciei tal fato em minhas Motocicletas!
Todos devem dar uma atenção especial com os fluídos, pois o fluído de freio é um líquido higroscópico, ou seja, possui a propriedade de absorver a umidade do ar, porém, a umidade do ar tem ponto de ebulição a 100º, muito menos que os fluídos DOT 4, que é + de 200!
Isso vai fazer com que quando submetido a frenagens de emergência, o fluído vire vapor, e como todos sabem o vapor reduz seu volume facilmente se submetido à pressão, ao contrário dos líquidos, fazendo com que a moto perca totalmente a Frenagem!
Por isso não é recomendado a reposição do fluído, sempre efetuem a troca completa, em concessionária de confiança ou Suzuki!
Pra vc saber se este foi o problema que ocorreu na sua Bandida é só lembrar se o manete do freio veio até o fim, ou seja, se ficou meio Mole!
Abraços!
Todos devem dar uma atenção especial com os fluídos, pois o fluído de freio é um líquido higroscópico, ou seja, possui a propriedade de absorver a umidade do ar, porém, a umidade do ar tem ponto de ebulição a 100º, muito menos que os fluídos DOT 4, que é + de 200!
Isso vai fazer com que quando submetido a frenagens de emergência, o fluído vire vapor, e como todos sabem o vapor reduz seu volume facilmente se submetido à pressão, ao contrário dos líquidos, fazendo com que a moto perca totalmente a Frenagem!
Por isso não é recomendado a reposição do fluído, sempre efetuem a troca completa, em concessionária de confiança ou Suzuki!
Pra vc saber se este foi o problema que ocorreu na sua Bandida é só lembrar se o manete do freio veio até o fim, ou seja, se ficou meio Mole!
Abraços!
E ai Marcelo, tudo bem? Como voce viu é uma coisa sinistra, nunca tinha visto isso tambem.O oleo tava com uma nevoa preta e abaixo do nivel minimo.Falei com um ex-chefe de oficina da suzuki aqui no rio e ele mandou eu dar uma olhada nas pastilhas que poderiam estar gastas, não estavam e por sinal como novas . Aunica explicação óleo de pecima qualidade e revisão de entrega e posteriores não feitas como deveriam pela autorizada. Sangrei todo o fuido e coloqui o dot 4 petrobras que por sinal e de um azul escuro bem diferente .Vamos ver como fica. Obrigado pela atenção.Marcelo [SPFC] escreveu:Pra mim foi novidade essa dos cristais dentro do Recipiente...
Abraços!
buzz- Participante
-
Buzz...
Td Blzinha Cara!
Pra uma máquina que chega facilmente acima dos 200.00Km/Hora...
Precisa ser dado uma atenção toda especial ao sistema de Freios!!!
Abração!
Td Blzinha Cara!
Pra uma máquina que chega facilmente acima dos 200.00Km/Hora...
Precisa ser dado uma atenção toda especial ao sistema de Freios!!!
Abração!
Marcelo [SPFC] escreveu:
...em concessionária de confiança ou Suzuki!
isto non ecziste!
Fuchs- Participante
-
Fuchs escreveu:Marcelo [SPFC] escreveu:
...em concessionária de confiança ou Suzuki!
isto non ecziste!
Padre Fuchs Quevedo...
hehehehehe...
Ainda existem bons e ótimos Profissas!
Sendo concessionários Suzuki ou mecânicos de Confiança!
Não nivele todos por Baixo!
mecanicos de confianca eu sei q tem
mas autorizada suzuki... tem tb, so q vc pode contar nos dedos, ehehhe
por isso desisti de vender minha GS. nao precisando abrir o motor eu mesmo to fazendo
mas autorizada suzuki... tem tb, so q vc pode contar nos dedos, ehehhe
por isso desisti de vender minha GS. nao precisando abrir o motor eu mesmo to fazendo
Fuchs- Participante
-
Pessoal,
Ouvi dizer que os fluidos com mais dots (sem duplo sentido) absorvem menos ou nenhuma água. É isso?
Tipo o RBF da motul é o que menos dá problemas. O varga 5 tb dá menos que o 4 e assim por diante.
Abs
Ouvi dizer que os fluidos com mais dots (sem duplo sentido) absorvem menos ou nenhuma água. É isso?
Tipo o RBF da motul é o que menos dá problemas. O varga 5 tb dá menos que o 4 e assim por diante.
Abs
BlackBandit- Participante
-
BlackBandit escreveu:Pessoal,
Abs
Não é água e sim Umidade...
hehehehehe...
Existem tb os fluídos DOT 5.1!
Os fluídos DOT 5.1 não envelhecem mais rápido que o DOT 4!
A diferença está no ponto de ebulição do 5.1 que é bem mais Alto!
A base do DOT 4 é Poliglicol e o 5.1 é Éster Bórico, mais resistente a oxidação e Umidade!
O DOT 5 (sem o 5.1) que é a base de Silicone, é muito melhor que todos os outros,
mais as vezes há inconvenientes para uso em motos de rua, pois não é compatível com outros fluídos,
e se ficar um pouquinho só de outro no reservatório forma uma Gosma!
Ou seja, poe usar o 5.1 num sistema original sem problemas ? Digo original por ser sem aeroquip !
Diogo A.- Participante
-