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Troca da Coroa da B65

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Mensagem por Pulenta Seg 29 Dez 2008, 13:34

Amigos, a B65 é uma excelente motocicleta, porém acho que a coroa com 47 dentes faz com que o motor trabalhe com o giro sempre muito alto (140 kms/hora = 7.000 giros), me disseram para trocar a coroa e colocar uma com aproximadamente 42 dentes pois como a B65 tem bastante torque não iria perder a força de arrancada e consequentemente trabalhará com giros menores em altas velocidades.
O que acham ?
Alguem tem experiência neste assunto que poderia me ajudar?

abraço a todos
Marcos

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Mensagem por edgar Seg 29 Dez 2008, 13:56

A moto vai perder bastante na saida, e ela nao terá força para chegar em final de rotaçao em ultima marcha.

dependendo de como vc utiliza a moto é valido.
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Mensagem por Carlão Seg 29 Dez 2008, 16:35

Marcos, assim que comprei a minha, pelos mesmos motivos que vc citou troquei o pinhão (coloquei um com um dente a mais) e gostei muito.
Para uso normal, isto é, velocidades de até 180 e sem disputa de arrancada considero que ficou melhor que o padrão original. Existe torque de sobra mesmo.
O mecânico me disse que um dente a mais no pinhão corresponde a aprox. tres dentes a menos na coroa.
Como o Edgar disse, depende muito de como vc utiliza a moto.
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Mensagem por Alexandre Seg 29 Dez 2008, 17:09

Marcos, mas será que 7000 giros a 140 podemos considerar giro alto? Acho que é uma característica desse motor né... Se ele entra no "vermelho" em quase 12k, 7000 RPM tá quase na metade ainda... Eu também estranhava o giro "alto" mas depois que me atentei a esse detalhe comecei a acostumar e achar normal.. Só uma opinião de leigo Very Happy

Abraço!
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Mensagem por Pin Seg 29 Dez 2008, 17:50

Comentario estupido mas a R6 vai a 19 mil giros e esse é o segredo dela...
Quase um carro de formula 1!!!
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Mensagem por buzz Seg 19 Jan 2009, 08:25

E ai ,meu irmão tudo bem? Saiu uma materia sobre isso na revista Duas Rodas.Espero que te ajude.
http://www.rockriders.com.br/ no tópico
RELAÇÕES DUVIDOSAS: Veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
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Mensagem por Cirew-AudazesMG Seg 19 Jan 2009, 09:15

po amigo nao me leve mal
mas motor que trabalha com giro baixo e onibus 500 rpm e navio 100 rpm que usam de muita forca...
desencana disso.. sunny
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http://audazes.com.br/

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Mensagem por Carlão Seg 19 Jan 2009, 10:47

Pesquisando na net achei a seguinte explicação: Dividindo-se o nr. de dentes do pinhão maior (16) pelo original (15) obtém-se 1,0666666 ou 6,66% de alongamento, assim para o mesmo nr. de giros a velocidade seria:
com pinhão 15 original..........................com pinhão 16
100 km/h...............................................106 km/h
140 km/h ..............................................149 km/h
200 km/h ..............................................213 km/h
Com relação ao giro do motor usando o pinhão com 1 dente a mais (para a mesma velocidade teríamos):
5.000 rpm .........menos 6,66%= 4.667 rpm .............dif. = 333 rpm
8.000 rpm .........menos 6,66%= 7.467 rpm .............dif. = 533 rpm

Se o descrito acima estiver correto, a alteração não é tão expressiva assim e para uso em velocidades médias de 140/160 gastaria menos combustível por trabalhar em rotações menores afinal existe ótimo torque neste motor.
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Mensagem por Fuchs Seg 19 Jan 2009, 10:54

nao necessariamente um giro menor se traduz em economia de combustivel. depende do projeto do motor

a velocidade mais economica da B12 é perto de 150km/h
abaixo disso em ultima marcha (consequentemente giro mais baixo) ela bebe mais
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Mensagem por Pulenta Seg 19 Jan 2009, 11:23

Carlão escreveu:Pesquisando na net achei a seguinte explicação: Dividindo-se o nr. de dentes do pinhão maior (16) pelo original (15) obtém-se 1,0666666 ou 6,66% de alongamento, assim para o mesmo nr. de giros a velocidade seria:
com pinhão 15 original..........................com pinhão 16
100 km/h...............................................106 km/h
140 km/h ..............................................149 km/h
200 km/h ..............................................213 km/h
Com relação ao giro do motor usando o pinhão com 1 dente a mais (para a mesma velocidade teríamos):
5.000 rpm .........menos 6,66%= 4.667 rpm .............dif. = 333 rpm
8.000 rpm .........menos 6,66%= 7.467 rpm .............dif. = 533 rpm

Se o descrito acima estiver correto, a alteração não é tão expressiva assim e para uso em velocidades médias de 140/160 gastaria menos combustível por trabalhar em rotações menores afinal existe ótimo torque neste motor.

Vale pelas explicações Carlão, será de grande valia. grande abraço

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Mensagem por Pulenta Seg 19 Jan 2009, 11:26

Valeu Carlão, as sua explicações são bastante técnicas e com certeza serão de grande valia.
Abraço
Marcos - Sorocaba

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Mensagem por Convidad Sex 23 Jan 2009, 16:47

falei com um engenheiro mecanico aqui. aprendi a relação exata que pode calcular pra saber ganhos e perdas. segue abaixo isso, pode ajudar muita gente.
exemplo:
moto com pinhao 17 e coroa 43
divide-se 43 por 17, resulta em 2,529
trocando a coroa por uma 46, e mantem o pinhao 17
divide-se 46 por 17, resulta em 2,705

rendimento obtido em velocidade e torque:
divide-se 2,705 por 2,529, resulta em 1,069
resultado em porcentagem: 6,9% mais velocidade final e 6,9% de torque final. (o algarismo 1 descarta-se, pois é relação direta 1:1)

obs: essa regra serve pra qualquer troca, seja pra coroa, pinhao, de qualquer moto. claro, respeitando o default da moto, pois ha varios preceitos que podem influenciar o conjunto.


negocio ae pode ajuda hem. faz as contas ae. e boa sorte.

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Mensagem por Fuchs Sex 23 Jan 2009, 18:34

decapatack escreveu:

rendimento obtido em velocidade e torque:
divide-se 2,705 por 2,529, resulta em 1,069
resultado em porcentagem: 6,9% mais velocidade final e 6,9% de torque final. (o algarismo 1 descarta-se, pois é relação direta 1:1)

se vc alonga a relacao perde torque, e nao ganha
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Mensagem por Convidad Sex 23 Jan 2009, 19:13

Fuchs escreveu:
decapatack escreveu:

rendimento obtido em velocidade e torque:
divide-se 2,705 por 2,529, resulta em 1,069
resultado em porcentagem: 6,9% mais velocidade final e 6,9% de torque final. (o algarismo 1 descarta-se, pois é relação direta 1:1)

se vc alonga a relacao perde torque, e nao ganha

perde-se torque em partida isso sim (baixa). como é principio de makina a vapor(motor a combustao), e se tiver dentro da taxa de potencia maxima e rpm, a taxa aumenta em alta sim. como eu disse, é relevante o tipo de aplicação e o que se tem na makina né.a hayabusa com seus 197 cv, se vc fussa ao maximo numa 1000 pra ter essa potencia, nunca uma 1000 vai ter o torque da hayabusa em alta. em baixa a busa perde. e olhe a relação das duas:
gsxr 1000 k8: 17/43
hayabusa k8: 18/43

questao de outros parametros né, motor, cc, engrenagens. vai dizer que o torque da busa nao é animal em alta. muito relativo. eu passei apenas uma regra, nao a receita exata.inté

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Mensagem por Pulenta Qua 28 Jan 2009, 08:10

valeu Decatapack, suas explicações são bastante técnicas e importantes e também servirão para muitos que tem esta dúvida.
Abraço e obrigado
Marcos

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