GSX-650F- Problema na sonda Lambda (Cód. erro C44)
+2
Charger
Alex84
6 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
GSX-650F- Problema na sonda Lambda (Cód. erro C44)
Olá senhores, semana passada acendeu a luz FI vermelha na minha 650F e permanece acesa. No painel também fica piscando.
Após pesquisar aqui no fórum consegui fazer o diagnóstico e o erro que aparece é o C44.
C44: Heated oxygen sensor #2 (HO2S #2) - For E-02, 19, 24
Alguém já teve esse problema?
Onde fica?
Quanto custa?
Minha moto está com 6.000km e logo que a peguei, coloquei a ponteira esportiva
Após pesquisar aqui no fórum consegui fazer o diagnóstico e o erro que aparece é o C44.
C44: Heated oxygen sensor #2 (HO2S #2) - For E-02, 19, 24
Alguém já teve esse problema?
Onde fica?
Quanto custa?
Minha moto está com 6.000km e logo que a peguei, coloquei a ponteira esportiva
Última edição por Alex84 em Seg 30 Nov 2015, 10:57, editado 1 vez(es)
Alex84- Participante
-
Alex84- Participante
-
Charger- Participante
-
Re: GSX-650F- Problema na sonda Lambda (Cód. erro C44)
É preciso trocar ou só limpar?Charger escreveu:sonda lambda
Tem relação com a troca da ponteira?
É normal estragar em tão pouco tempo?
Alex84- Participante
-
localizei a sonda, fica na lateral do catalisador pro lado de dentro, quase na reta do descanso lateral
Vi um tuto de como limpar a sonda com álcool isopropílico e escova, hehe
Não custa tentar antes de partir pra uma sonda nova
Dicas? Sugestões?
Vi um tuto de como limpar a sonda com álcool isopropílico e escova, hehe
Não custa tentar antes de partir pra uma sonda nova
Dicas? Sugestões?
Alex84- Participante
-
Conversando com um mecânico por telefone, disse que apesar de o código estar relacionado a sonda, é raríssimo estragar esse componente ainda mais com essa km.
Segundo ele, o 1º passo é passar o scanner e apagar os erros para ver se irá voltar a aparecer. No scanner talvez apareça o erro de uma forma + detalhada
Às x só limpando o erro da memória já resolve.
Se voltar a aparecer, daí vai verificar o que realmente está com defeito.
A minha pergunta é, existe outra forma de zerar a memória da ECU?
Só desligando a bateria por umas horas e voltar a ligá-la já poderia apagar o erro?
Segundo ele, o 1º passo é passar o scanner e apagar os erros para ver se irá voltar a aparecer. No scanner talvez apareça o erro de uma forma + detalhada
Às x só limpando o erro da memória já resolve.
Se voltar a aparecer, daí vai verificar o que realmente está com defeito.
A minha pergunta é, existe outra forma de zerar a memória da ECU?
Só desligando a bateria por umas horas e voltar a ligá-la já poderia apagar o erro?
Alex84- Participante
-
em carros isso funciona, se retirar os cabos das bateria e encostalos um no outro, zera tbm, nao sei nas motos. Realmente eh raro sonda estragar, mas raro nao eh impossivel.
Charger- Participante
-
O pessoal do http://gsx650f.me.uk recomendou instalar o eliminador
É uma boa?
http://www.ebay.com/itm/O2-OXYGEN-LAMBDA-SENSOR-ELIMINATOR-Suzuki-GSX-650-1250-F-07-13-GSX650F-EL5-/261162822093?hash=item3cce8469cd:m:mtmG9y9Vo4wnTP8WXRyauqQ&vxp=mtr
É uma boa?
http://www.ebay.com/itm/O2-OXYGEN-LAMBDA-SENSOR-ELIMINATOR-Suzuki-GSX-650-1250-F-07-13-GSX650F-EL5-/261162822093?hash=item3cce8469cd:m:mtmG9y9Vo4wnTP8WXRyauqQ&vxp=mtr
Alex84- Participante
-
Olha eu não arriscaria.
Primeiro eu tentaria uma sonda genérica mesmo, só tem que descobrir se é sonda comum (tipo finger) ou planar.
Elas já vem com uma emenda pra vc reaproveitar o chicote da sua (sem usar solda nos fios).
Mas usar emuladores pra "eliminar" ela da jogada, nem pensar, pode trazer consequências ruins a longo prazo, como carbonizar muito o motor abreviando sua vida útil, além de poder piorar o consumo.
Existem várias opções de sonda genéricas tipo bosch, delphi, MTE etc
Por exemplo uma bosch genérica 4 fios custa 162 na net só precisa saber se é planar ou finger mas eu arriscaria a planar mesmo...
Primeiro eu tentaria uma sonda genérica mesmo, só tem que descobrir se é sonda comum (tipo finger) ou planar.
Elas já vem com uma emenda pra vc reaproveitar o chicote da sua (sem usar solda nos fios).
Mas usar emuladores pra "eliminar" ela da jogada, nem pensar, pode trazer consequências ruins a longo prazo, como carbonizar muito o motor abreviando sua vida útil, além de poder piorar o consumo.
Por exemplo uma bosch genérica 4 fios custa 162 na net só precisa saber se é planar ou finger mas eu arriscaria a planar mesmo...
Last_Warrior- Participante
-
Last_Warrior escreveu:Olha eu não arriscaria.
Ajuda alguma coisa?
Alex84- Participante
-
Olhando assim fica difícil dizer...
Olha, sei que vc pode perder dinheiro, mas eu arriscaria primeiro uma planar, se não der, uma finger depois.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694994153-sonda-4-fios-planar-universal-fiat-gm-vw-bosch-0258986507-_JM
Vamos supor que vc erre na primeira e precise de uma finger depois, vc vai gastar 340 no total, ainda bem mais em conta que uma sonda original nova.
E estamos falando de uma Bosch, que é top de linha.
Mas, antes de tudo isso... O código de erro pode ser uma interpretação do módulo... Precisa saber se outro componente está dificultando o ajuste da mistura fazendo a injeção "achar" que a sonda tá com defeito.
Tem que conferir bicos, filtros, o-rings, qualquer coisa que dê entrada de ar falso no coletor.
Só depois de ter certeza que tudo isso está OK, aí vc parte pra sonda.
Olha, sei que vc pode perder dinheiro, mas eu arriscaria primeiro uma planar, se não der, uma finger depois.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694994153-sonda-4-fios-planar-universal-fiat-gm-vw-bosch-0258986507-_JM
Vamos supor que vc erre na primeira e precise de uma finger depois, vc vai gastar 340 no total, ainda bem mais em conta que uma sonda original nova.
E estamos falando de uma Bosch, que é top de linha.
Mas, antes de tudo isso... O código de erro pode ser uma interpretação do módulo... Precisa saber se outro componente está dificultando o ajuste da mistura fazendo a injeção "achar" que a sonda tá com defeito.
Tem que conferir bicos, filtros, o-rings, qualquer coisa que dê entrada de ar falso no coletor.
Só depois de ter certeza que tudo isso está OK, aí vc parte pra sonda.
Last_Warrior- Participante
-
...amigos...minha haya 2011 está com uma falha chata...troquei as velas (iridium),limpei a bomba de combustível e tanque...a moto melhorou um pouco,mas fica acelerando até 2000 giros e fica um tempo...depois fica estourando de lenta e qdo tiro a mão do acelerador...10000 giros ela falha....o q acham...??..ela tem 18500km...abraçãoo
thunder_zimba- Participante
-
Levei a moto hoje numa oficina em Curitiba e a suspeita se confirmou. Era mesmo a sonda lambda. Passou o scanner, apagou o erro. Voltou a aparecer. Tiramos uma sonda de uma Bandit que estava na oficina e colocamos na minha e a luz FI apagou
O preço da peça na concessionária, sem chance 😂
Alguma sugestão? Tem alguma de outra moto que dê certo?
O preço da peça na concessionária, sem chance 😂
Alguma sugestão? Tem alguma de outra moto que dê certo?
Alex84- Participante
-
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735492022-sensor-lambda-mte-moto-gsf-650-ns-2010-diante-_JM
12x12 mirréis, melhor impossivel....
12x12 mirréis, melhor impossivel....
Bellizzi- Participante
-
Valeu meu camarada
Obrigado!
Tomara que dê certo!
Já comprei!
Obrigado!
Tomara que dê certo!
Já comprei!
Alex84- Participante
-
thunder_zimba escreveu:...amigos...minha haya 2011 está com uma falha chata...troquei as velas (iridium),limpei a bomba de combustível e tanque...a moto melhorou um pouco,mas fica acelerando até 2000 giros e fica um tempo...depois fica estourando de lenta e qdo tiro a mão do acelerador...10000 giros ela falha....o q acham...??..ela tem 18500km...abraçãoo
Verifica o sensor atmosférico dela. Pode ta com erro e fazendo a moto ficar doidinha tentando fazer leitura de tudo que é forma e não conseguir.
rogermonteiro3- Participante
-
Alex84 escreveu:Valeu meu camarada
Obrigado!
Tomara que dê certo!
Já comprei!
Compartilha aqui com a gente se deu tudo certo ou não amigo. Isso ajuda muito no Forum, claro para os que acompanham. Abraços!
-
rogermonteiro3 escreveu:Alex84 escreveu:Valeu meu camarada
Obrigado!
Tomara que dê certo!
Já comprei!
Compartilha aqui com a gente se deu tudo certo ou não amigo. Isso ajuda muito no Forum, claro para os que acompanham. Abraços!
Assim que substituir a peça, aviso.
O acesso é bem ruim pra fazer esse tipo de serviço em casa.
Até segui o cabo desde a sonda até o conector, mas...sem chance
Vou ter que levar em uma oficina para trocar.
Alex84- Participante
-
Deixa pra pessoas que tenham pratica fazer isso. Eu mesmo conheço muita coisa, mas não meto a mão na massa por falta de prática manual. Troca lá e avisa a gente como ficou. Se possivel passa o scanner após a troca.
-
Conversando com um cara que vende a sonda em um auto-peças, realmente ele falou que vai precisar emendar os cabos mesmo. Mantém o chicote original e corta o trecho do cabo que vai ser substituído. Até veio um kit mas eu não sei como usá-lo.
Segue fotos da sonda que comprei (cabo de 20cm sem o conector na ponta)
E da original (cabo de 67cm, segundo o vendedor)
Segue fotos da sonda que comprei (cabo de 20cm sem o conector na ponta)
E da original (cabo de 67cm, segundo o vendedor)
Alex84- Participante
-
Beleza, leva tudo isso pro mecânico de confiança.
-
Apenas p/deixar registrado a dica p/os demais, levei a moto até a Garra motos racing e fizemos a troca da sonda seguindo este passo a passo ( http://omecanico.com.br/troca-da-sonda-lambda-do-vw-jetta/ )
Deu certo! À luz da Fi apagou
Valor da peça original: R$1.600
Valor da peça paralela: R$152
Serviço de scanner: R$100
Mão de obra. : R$30
Deu certo! À luz da Fi apagou
Valor da peça original: R$1.600
Valor da peça paralela: R$152
Serviço de scanner: R$100
Mão de obra. : R$30
Alex84- Participante
-