SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
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Alexandre Barden
Berlindo
ALEXCARIOCA
7 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Olá, gostaria da ajuda dos amigos mais experientes com as motos Srad 750, sou detentor de uma Srad 750 GSXR ano 2000 com injeção eletrônica a quase 1 ano e estou tendo um problema crônico com ela, seja na estrada ou na cidade, a moto esquente D+ (sei que as Srad esquentam mesmo mas do jeito que a minha está esquentando não é normal) não tenho como saber ao certo a temperatura que ela chega já que o painel foi trocado pelo antigo dono e não demonstra no digital a temperatura dela (apesar que é este painel é bem semelhante ao original), pois bem ela esquenta muito, mesmo que faça uma voltinha de 10km por exemplo ela chega ao ponto de esquentar tanto (ferver) e descarregar a bateria, as vezes consigo jogar uma água nela para ver se ela esfria mais rápido e quando jogo a água parece uma CHALEIRA de tanto vapor quente saindo debaixo da carenagem (escuto até a som de torrar quando jogo a água, parece até quando se joga água fria em um frigideira fervendo) e outras vezes tenho que dar um TRANCO na moto para ela pegar novamente, as vezes pega, quando não pega com o tranco tenho que esperar uns 20 minutos até que ela esfrie um pouco para ligar e dar a partida (Incrível é que quando ela esfria na grande maioria das vezes consigo dar partida e sair com a moto sem problemas), lembro ainda que a ventoinha está sendo acionada automaticamente.
Muito estranho é que ela quente parece que descarrega a bateria e logo depois de alguns minutos com ela desligada e fria, ao ligar novamente estando mais fria ela funciona normalmente, pô parece que eu teria que morar no Polo Norte para não ter este problema!
Pois bem segue o que eu já fiz para tentar resolver o problema.
1) Testei a válvula termostática e está funcionando normalmente (fiz o mesmo teste que tem no youtube).
2) Já troquei a tampa do Radiador por outra da Srad 1000
3) Já troquei o filtro de óleo.
4) Já troquei o filtro de ar.
5) Já troquei a bateria de 10 amperes da marca PIONEIRO por outra de 9 amperes da marca MOURA (está com 4 meses de uso a bateria da marca Moura).
6) Já testei com e sem válvula termostática instalada
7) Já coloquei o aditivo Mocoll da Motul + líquido do radiador da Orbi Química (liquido rosa concentrado orgânico anticorrosivo e antifervura aquele
do tipo que não precisar adicionar água), antes eu não usava estes produtos e o problema já acontecia.
Uso óleo lubrax e coloco 100ml de Militec-1 misturado
9) O Aditivo Mocoll da Motul + liquido do radiador coloco tanto no reservatório de água como também direto no radiador
10) Já deixei ela ligada um tempo sem a tampa do radiador para ver se era problema de ar no sistema.
11) Já foi retirado o radiador e limpado em uma oficina especializada em radiadores
12) Antes cheguei a recondicionar o retificador e rebobinar o estator depois de ter queimado estas 2 peças e dizendo o mecânico que tinham queimados as 2 peças devido a estar usando a bateria de 10 amperes marca PIONEIRO que é de má qualidade dizendo ele, então troquei para a bateria MOURA de 9 amperes e mandei recondicionar o retificador e rebobinar o estator em SP com o Lefteris que é muito conhecido aqui no Fórum, melhorou um pouco, mas mesmo recondicionando as 2 peças o problema continua e ainda nem sei se realmente tinha sido a bateria PIONEIRO que foi a origem de ter queimado estas peças.
Enfim, estes são os pontos que já tentei fazer para solucionar ou pelo menos identificar o problema, mas sem sucesso.
Lembro ainda que se eu deixar o farol alto ligado durante o percurso ai que descarrega mais rapidamente a bateria estando quente, tendo que esperar no mínimo 20 minutos a moto esfriar ou tentar dar um tranco para pegar novamente.
Me ajudem amigos por favor mandando dicas, pois não sei se troco o ESTATOR, não sei se troco o RETIFICADOR, não sei se iria melhorar colocar velas iridium, enfim, não sei mais o que fazer.
Caso seja melhor trocar o retificador e já que o original é caríssimo, fiquei sabendo que alguns usam o retificador da CB400, Falcon, Chiaratto ou um da Regulatron que vende no mercadolivre? portanto qual seria o melhor destes retificadores sem ser o original e ainda será que iria resolver ou eu iria gastar mais dinheiro trocando o retificador e não resolvendo o problema? sei que o Mosfet é o melhor mas é um custo caro e não tenho certeza se o problema é realmente no retificador, seria gastar mais dinheiro.
Muito estranho é que ela quente parece que descarrega a bateria e logo depois de alguns minutos com ela desligada e fria, ao ligar novamente estando mais fria ela funciona normalmente, pô parece que eu teria que morar no Polo Norte para não ter este problema!
Pois bem segue o que eu já fiz para tentar resolver o problema.
1) Testei a válvula termostática e está funcionando normalmente (fiz o mesmo teste que tem no youtube).
2) Já troquei a tampa do Radiador por outra da Srad 1000
3) Já troquei o filtro de óleo.
4) Já troquei o filtro de ar.
5) Já troquei a bateria de 10 amperes da marca PIONEIRO por outra de 9 amperes da marca MOURA (está com 4 meses de uso a bateria da marca Moura).
6) Já testei com e sem válvula termostática instalada
7) Já coloquei o aditivo Mocoll da Motul + líquido do radiador da Orbi Química (liquido rosa concentrado orgânico anticorrosivo e antifervura aquele
do tipo que não precisar adicionar água), antes eu não usava estes produtos e o problema já acontecia.
Uso óleo lubrax e coloco 100ml de Militec-1 misturado
9) O Aditivo Mocoll da Motul + liquido do radiador coloco tanto no reservatório de água como também direto no radiador
10) Já deixei ela ligada um tempo sem a tampa do radiador para ver se era problema de ar no sistema.
11) Já foi retirado o radiador e limpado em uma oficina especializada em radiadores
12) Antes cheguei a recondicionar o retificador e rebobinar o estator depois de ter queimado estas 2 peças e dizendo o mecânico que tinham queimados as 2 peças devido a estar usando a bateria de 10 amperes marca PIONEIRO que é de má qualidade dizendo ele, então troquei para a bateria MOURA de 9 amperes e mandei recondicionar o retificador e rebobinar o estator em SP com o Lefteris que é muito conhecido aqui no Fórum, melhorou um pouco, mas mesmo recondicionando as 2 peças o problema continua e ainda nem sei se realmente tinha sido a bateria PIONEIRO que foi a origem de ter queimado estas peças.
Enfim, estes são os pontos que já tentei fazer para solucionar ou pelo menos identificar o problema, mas sem sucesso.
Lembro ainda que se eu deixar o farol alto ligado durante o percurso ai que descarrega mais rapidamente a bateria estando quente, tendo que esperar no mínimo 20 minutos a moto esfriar ou tentar dar um tranco para pegar novamente.
Me ajudem amigos por favor mandando dicas, pois não sei se troco o ESTATOR, não sei se troco o RETIFICADOR, não sei se iria melhorar colocar velas iridium, enfim, não sei mais o que fazer.
Caso seja melhor trocar o retificador e já que o original é caríssimo, fiquei sabendo que alguns usam o retificador da CB400, Falcon, Chiaratto ou um da Regulatron que vende no mercadolivre? portanto qual seria o melhor destes retificadores sem ser o original e ainda será que iria resolver ou eu iria gastar mais dinheiro trocando o retificador e não resolvendo o problema? sei que o Mosfet é o melhor mas é um custo caro e não tenho certeza se o problema é realmente no retificador, seria gastar mais dinheiro.
ALEXCARIOCA- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Como está o cabeçote dessa moto?
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Cara a tua moto está aquecendo tanto que o motor está agarrando, por isso parece que está sem bateria, e quando esfria as folgas voltam ao normal, ai o sistema tem força ma girar o motor.
Em relação as baterias Pioneiro, eu já uso a bastante tempo nos meus carros, e recentemente coloquei em uma H6 que vendi, e coloquei na minha Haya e nunca tive problemas.
Agora procura um bom mecânico, pois provavelmente tem e terá problemas sérios em consequência de andar com essa temperatura, e não joga água fria na moto, não faz esse crime.
Em relação as baterias Pioneiro, eu já uso a bastante tempo nos meus carros, e recentemente coloquei em uma H6 que vendi, e coloquei na minha Haya e nunca tive problemas.
Agora procura um bom mecânico, pois provavelmente tem e terá problemas sérios em consequência de andar com essa temperatura, e não joga água fria na moto, não faz esse crime.
Alexandre Barden- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 07/08/2015
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Obrigado Berlindo e Alexandre pelo interesse em me auxiliar nesta questão, quanto a pergunta do Berlindo, quando comprei esta moto depois de um tempo a moto começou a ficar doida, ou seja, do nada acelerava, desacelerava, falhava, enfim, parecia com cavalo selvagem, então levei na CC e eles identificaram o problema nos cabeçotes e realmente os cabeçotes estavam em situação lastimável, alguns até com fita isolante, pois bem, foram comprados 4 cabeçotes e depois disso a moto ficou show, apesar de ainda ficar quente, mas depois de alguns meses começou a aquecer mais ainda e ocorrer o que esta acontecendo agora, ou seja, ela fria é uma maravilha mas quando esquenta muito inicia o problema de descarregar e ter que esperar alguns minutos até que ela esfrie e consiga dar a partida.
Só uma coisa que não reparei, será que só descarrega momentaneamente quando a ventoinha é acionada automaticamente? como a moto esquenta muito ela é acionada e não tem como eu saber se é a ventoinha que esta descarregando a bateria e não a quentura da moto, apesar de ser a consequência da ventoinha ser acionada.
Detalhe se o farol estiver descarrega mais rápido.
Só uma coisa que não reparei, será que só descarrega momentaneamente quando a ventoinha é acionada automaticamente? como a moto esquenta muito ela é acionada e não tem como eu saber se é a ventoinha que esta descarregando a bateria e não a quentura da moto, apesar de ser a consequência da ventoinha ser acionada.
Detalhe se o farol estiver descarrega mais rápido.
ALEXCARIOCA- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Alex, tudo bem, mais ou menos né.
Por acaso voce verificou a bobina de sua moto?
Tive uma Suzuki 750 que teve um problema de bobina e a moto fria era uma beleza quando a moto esquentava e exigia mais giros nela dava uns apagões do nada e o motor esquentava pra caramba tb. Fora do normal.
Meu mecanico na epoca trocou a bobina e sarou.
Agora, se é que tem algo a ver, ela era carburada.
Por acaso voce verificou a bobina de sua moto?
Tive uma Suzuki 750 que teve um problema de bobina e a moto fria era uma beleza quando a moto esquentava e exigia mais giros nela dava uns apagões do nada e o motor esquentava pra caramba tb. Fora do normal.
Meu mecanico na epoca trocou a bobina e sarou.
Agora, se é que tem algo a ver, ela era carburada.
Última edição por Ventania em Ter 20 Out 2015, 16:12, editado 1 vez(es)
Ventania- Participante
-
Idade : 68
Data de inscrição : 30/10/2013
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Amigo, a minha é injeção, srad 750cc gsx-r ano 2000, a propósito como sou leigo não sei nem aonde fica esta bobina, por acaso vc sabe em qual lugar costuma estar e por quanto vc pagou pela bobina nova ?
ALEXCARIOCA- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Não sei te informar onde fica a bobina e o preço faz mais de 10 anos.
Ventania- Participante
-
Idade : 68
Data de inscrição : 30/10/2013
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
ok amigo, mas valeu pela dica, a sua era uma Srad? que ano?
ALEXCARIOCA- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Amigo, procura um mecânico bom, que pelo jeito tu é bem leigo no assunto, acredito que o pessoal que mora na tua cidade possa indicar.
Acho que tu confundiu o cabeçote com cabos de vela.
Acho que tu confundiu o cabeçote com cabos de vela.
Alexandre Barden- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 07/08/2015
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
kkkk eu também fiquei pensando nos cabeçotes com fita isolante com essa cara mas não tinha conseguido visualizar a confusão...rs
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
kkk, errei mesmo, confundi, foram enrolado fita isolantes nos 4 cachimbo de vela.
ALEXCARIOCA- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Alex um teste simples que vc pode fazer para ter certeza se é bomba de combustível ou parte elétrica , é na hora que sua moto esquentar e apagar , Vc pega uma bateria e faz uma chupeta em sua moto e tira uma vela e poe ela próxima de uma parte metálica da moto e aperta o botão de acionamento , se ela soltar sentelha significa que na parte elétrica está bem (retificador,estator)e ai mais provável que seja na injeção mesmo.👍🏻
José Ricardo- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 16/10/2015
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
obrigado pela dica
ALEXCARIOCA- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Ela parece estar sem bateria quando está quente, é porque está super quente, ai o motor ficar super justo, forçando o sistema de partida. Pelos teus relatos tua moto não tem problema elétrico, e sim de aquecimento.
Alexandre Barden- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 07/08/2015
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Certeza disso Alexandre. Ele acho que já postou que o retificador tá mandando tensão adequada.
Tem algum problema no cabeçote desse motor, tem que abrir, não tem jeito.
Tem algum problema no cabeçote desse motor, tem que abrir, não tem jeito.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Berlindo,
Aparentemente foi resolvido, era problema no sistema de resfriamento da moto, o mecânico mesmo suspeitando do induzido do motor de arranque, verificou melhor todo sistema de resfriamento e dentre um dos locais onde tem uma pequena ventoinha que faz todo sistema de refrigeração circular estava com crostas de sujeira, tipos pastas, uma "meleca" só, acho que o antigo dono nestes 14 anos com amoto nunca chegou a fazer uma limpeza nesta peça específica, então foi bem limpo pelo mecânico e fizemos um teste com ela ligada e acelerando até que fosse esquentar bastante e a ventoinha fosse acionada automaticamente, no primeiro momento verificamos que a ventoinha foi acionada com bem menos tempo do que estava, concluindo com isto que antes estava demorando muito para ser acionada e com isto a moto "fervia", continuamos o teste acelerando a moto mais ainda e depois ele foi dar algumas voltas bem rápida na pista, acima de 100km/h e depois estacionou a moto, desligou a chave e ligou novamente e FANTÁSTICO a moto pegou de primeira, pois antes mesmo fazendo o mesmo teste com a moto parada e acelerando até esquentar bastante e a ventoinha ser acionada, quando se desligava a moto e ligava ela não pegava mais, como se a bateria tivesse arriado e agora ficou menos quente e funcionando perfeitamente a partida mesmo com a moto quente e a ventoinha girando, ainda vou fazer um último teste, vou amanhã pegar o trânsito pesado da cidade para ver se ela vai voltar o problema, casos os amigos queiram a foto da peça que foi limpa, posso enviar.
Não se trata da ventoinha do radiador que estava suja e sim uma pequena ventoinha que fica dentro de uma peça próximo ao pedal de freio.
Aparentemente foi resolvido, era problema no sistema de resfriamento da moto, o mecânico mesmo suspeitando do induzido do motor de arranque, verificou melhor todo sistema de resfriamento e dentre um dos locais onde tem uma pequena ventoinha que faz todo sistema de refrigeração circular estava com crostas de sujeira, tipos pastas, uma "meleca" só, acho que o antigo dono nestes 14 anos com amoto nunca chegou a fazer uma limpeza nesta peça específica, então foi bem limpo pelo mecânico e fizemos um teste com ela ligada e acelerando até que fosse esquentar bastante e a ventoinha fosse acionada automaticamente, no primeiro momento verificamos que a ventoinha foi acionada com bem menos tempo do que estava, concluindo com isto que antes estava demorando muito para ser acionada e com isto a moto "fervia", continuamos o teste acelerando a moto mais ainda e depois ele foi dar algumas voltas bem rápida na pista, acima de 100km/h e depois estacionou a moto, desligou a chave e ligou novamente e FANTÁSTICO a moto pegou de primeira, pois antes mesmo fazendo o mesmo teste com a moto parada e acelerando até esquentar bastante e a ventoinha ser acionada, quando se desligava a moto e ligava ela não pegava mais, como se a bateria tivesse arriado e agora ficou menos quente e funcionando perfeitamente a partida mesmo com a moto quente e a ventoinha girando, ainda vou fazer um último teste, vou amanhã pegar o trânsito pesado da cidade para ver se ela vai voltar o problema, casos os amigos queiram a foto da peça que foi limpa, posso enviar.
Não se trata da ventoinha do radiador que estava suja e sim uma pequena ventoinha que fica dentro de uma peça próximo ao pedal de freio.
ALEXCARIOCA- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Amanhã farei um teste final pegando o trânsito pesado da cidade para verificar se o problema vai voltar a acontecer.
ALEXCARIOCA- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Legal cara, mas seria a bomba d'agua?
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Berlindo,
Não sei qual o nome desta peca , sei que tem uma pequena ventoinha dentro dela que faz todo sistema de refrigeração circular, se desejar posso mandar as 2 fotos pelo WthasApp desta peca para ver como estava suja e identificar o seu nome.
Não sei qual o nome desta peca , sei que tem uma pequena ventoinha dentro dela que faz todo sistema de refrigeração circular, se desejar posso mandar as 2 fotos pelo WthasApp desta peca para ver como estava suja e identificar o seu nome.
ALEXCARIOCA- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
ALEXCARIOCA escreveu:
Não se trata da ventoinha do radiador que estava suja e sim uma pequena ventoinha que fica dentro de uma peça próximo ao pedal de freio.
Alex, essa 'pequena ventoinha' não ficaria próximo ao PEDAL DE CÂMBIO? Se sim, é a Bomba D'água.
Sérgio Santiago- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 20/01/2012
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Sim amigo, só sei que finalmente resolveu o problema após tirar a crosta de sujeira (pasta) desta ventoinha e fazendo uma boa limpeza, acho que vale como uma dica para os amigos do Sol que passam por este problema de superaquecimento e tendo que esperar a moto esfriar para pegar novamente, nem sempre é troca de peça, apenas uma simples verificação de limpeza resolve, mas até chegar nesta conclusão sofri bastante e gastei dinheiro também.
ALEXCARIOCA- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
ventoínha não, bomba d'agua...rs
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
Berlindo,
Isto mesmo, bomba d´agua, rsrsrs falei ventoinha porque dentro da peça parece uma pequena ventoinha kkkkk
Isto mesmo, bomba d´agua, rsrsrs falei ventoinha porque dentro da peça parece uma pequena ventoinha kkkkk
ALEXCARIOCA- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015
Re: SRAD FRIA PEGA E QUENTE NÃO PEGA! Alguma dica por favor?
show mano a minha esta com o mesmo problema.... gostaria de saber onde fica a bomba dagua da srad 96.
Meu watsap 51 9899 8093
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samuelcastro27- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 24/02/2016
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