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Painel da B12 "resetando" e bateria

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Mensagem por ubiratamuniz Seg 15 Dez 2008, 09:16

prezados colegas,

ontem saí com um camarada meu, deixei ele fazer um longo "test-ride" na B12 , enquanto eu fui na Fazer 250 dele.

Quando paramos pra bater papo, ele me relatou que quando dava uma esticada maior (coisa que eu raramente faço), o painel dava um "reset" (como se tivesse acabado de colocar e girar a chave). Nunca observei esse comportamento na moto, até mesmo porque as únicas esticadas que dei nela foi na estrada logo que a peguei.

Percebi ainda quando paramos, num momento que ele deixou a moto parada (motor desligado) com o farol e o alerta ligado, que quando o alerta acendia a lâmpada de freio "esmaecia", indicando provavelmente bateria cansada. De uns tempos pra cá eu tenho observado também que o alarme às vezes quando desligo não apita, e quando ele apita a sirene "embola", e que o relógio de horas do painel está perdendo o ajuste. Ou seja, tudo indica que a bateria está indo pras cucuia mesmo. foi só diminuir os passeios com a B12 para dois ou três por semana (estou vindo pro trabalho de XTZ 125 agora, não sou sócio de posto de gasolina não... Laughing Laughing Laughing ) que começaram a aparecer esses sintomas de bateria.

Agora, a parte curiosa: uma bateria nesse estado não impossibilitaria o ligar da moto?! Eu não estou tendo dificuldade NENHUMA para dar partida nela, mesmo quando ficou mais de uma semana parada. Além do que, o motor funcionando não daria à bateria carga suficiente para evitar o "reset" do painel? Será que são problemas relacionados?

será que é MESMO a bateria? Por quanto consigo uma bateria de boa qualidade pra B12, quais marcas, etc ? (nunca troquei uma bateria de moto na vida... Laughing Laughing Laughing )

valeu turma,

abç,
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Mensagem por Convidad Seg 15 Dez 2008, 09:50

Cara, primeiramente verifique se o polo terra está bem fixo na bateria, isso aí está com cara de ser falta de aterramento.

Segundo, se isso estiver ok, leve numa auto-elétrica para o cara medir a tensão, de preferêrncia na manhã do dia seguinte após ela ter passado a noite toda parada (carga mais baixa possível). Se tiver abaixo dos 11,5, a bateria pode estar pedindo uma carga lenta (0,5A p/ hora). Faça a carga lenta e veja se a bateria segura essa carga.

Terceiro, se ela ñ segurear a carga, senta e chora, a bateria já foi. Compre Yuasa, vale muito mais apena do q essas marcagados que são mais baratas de início, mas duram menos.

Quarto e não menos importante: põem a B12 pra rodar rapaz! Isso aí é reclamação e ciúmes por ela ficar de quanto a semana toda...rs

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Mensagem por ari Seg 15 Dez 2008, 09:50

Tempos atras, a minha Bandit dava reset no relogio, uma vez apagou o motor do nada, mas não tinha dificuldade para ligar. Um belo dia vou sair com ela, coloco a chave na ignição e.................nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nem o painel ligava mais. Conversei com o Edgar e concordamos que poderia ser a bateria. Fui na GO comprar. Foi instalar a bateria nova e nunca mais tive problemas desse tipo......

Num primeiro momento, tente dar uma checada na carga bateria.....
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Mensagem por Convidad Seg 15 Dez 2008, 11:35

Eu acho q nao é bateria não.. é mal contato.
O Ari deve ter trocado a bateria, no reaperto tirou o mal contato...

Despluga e repluga bem apertado os chicotes...

a esmaecida com motor desligado é normal... qdo vc puxa mais corrente, a tensão da bateria dá uma reduzida mesmo.

eu acho q é o chicote q liga o painel...

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Mensagem por ubiratamuniz Qui 25 Dez 2008, 15:39

buenas

a bateria realmente tava zoada, não segurava mais carga (não sei como eu ainda conseguia dar partida na moto, desligando a moto a tensão caía rapidamente). coloquei uma nova.

com isso boa parte dos problemas sumiu (inclusive a esmaecida das luzes).

porém, o painel continua resetando. vou ter que desmontar pra dar uma olhada.

qualquer novidade informo.
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Mensagem por ubiratamuniz Qui 25 Dez 2008, 21:41

buenas.

acabei de regressar do "teste" da B12.

Ao que tudo indica, o problema do mau contato parou. A solução foi: desmontar o farol (o chicote do painel passa dentro do farol), desplugar os dois conectores do painel (aproveitei e fiz o mesmo com todos os conectores dali de dentro) , limpar os conectores com limpa-contatos (álcool isopropílico spray), replugar, e passar fita isolante nos conectores para deixá-los bem firmes juntos.

dei uma volta de uns 40 minutos, peguei inclusive ondulação, dei umas esticadas (outra situação que fazia o painel resetar) e não deu nenhum reset.

acho que agora tá jóia. Amanhã (se o tempo permitir) eu vou pegar uma estradinha de uns 200km (cem ida e volta) e vejo se ficou realmente beleza.

valeu pelas dicas pessoal!


confirmei minha hipótese: foi cagada dos caras da oficina quando levei a moto pra trocar o reator do xenon (que eu tirei semana passada) há uns 40 dias atrás, como eu tava rodando pouco com a moto eu nem percebi o problema.
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Mensagem por ubiratamuniz Qui 08 Jan 2009, 00:06

buenas.

novidades.

a solução do limpa-contato não foi definitiva.

peguei estrada, fui e voltei e o painel não resetou nenhuma vez. achei que estava resolvido.

na mesma semana peguei estrada de novo, só que em grupo, com velocidade de cruzeiro menor (110-120 km/h), o que levava o motor a rodar na faixa de maior vibração: entre 3 e 4 mil giros. Resultado? O painel parecia um samba do criolo doido.

De saco cheio, resolvi deixar na oficina pra fuçar. Desmontaram o painel todo, reforçaram a fixação dos conectores (não tinha solda fria quebrada) e me ligaram dizendo que estava OK e que eu poderia buscar a moto. Quando eu estava saindo de casa pra buscar a moto, me ligaram de novo, dizendo que tinha dado o problema novamente.

Passei na oficina e ao que tudo indica encontraram a real fonte do problema (que provavelmente já teria ocorrido comigo antes mas eu não teria percebido): o alarme, ou melhor, a instalação mal feita do mesmo. Me informaram que o trabalho de instalação do alarme foi tão porco que tiveram que fazer um monte de emendas no chicote pra deixar tudo em ordem. Parece que alguma das emendas do alarme estava fechando curto. De qualquer forma, mandei arrancar fora o alarme, pra ver no que dá. Se o problema voltar, como já terá sido pago (amanhã eu pego a moto) o serviço de reparo do painel, se der problema de novo eu vou encher o saco dos caras até arrumar...

se depois de tirar o alarme o problema parar, tá encontrada a causa. vai ser voltar a usar a tranca com alarme pra não ter que reinstalar o alarme na moto.
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Mensagem por MCilas Qui 08 Jan 2009, 08:08

Caraca...

é impressionante o que rola de alarme com instalação ruim !

boa sorte ai Bira !

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Mensagem por Convidad Dom 10 maio 2009, 02:01

Bira e aí resolveu o problema? Era mesmo o alarme?

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Mensagem por ubiratamuniz Dom 10 maio 2009, 10:49

Caramba, pessoal, desculpem, esqueci completamente de postar o desfecho da história... affraid

O problema realmente estava no alarme. Não sei se na central ou na instalação (provavelmente a segunda). De qualquer forma, foi necessário refazer parte do chicote. Dei fim no alarme, joguei fora mesmo.

desde então já rodei bem uns 3500km (não rodei mais por falta de tempo) sem que o painel resetasse novamente... risos.
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Mensagem por Jesus Dom 10 maio 2009, 12:17

Revelado o mistério!
Não é fácil diagnosticar esse problema.
A minha bandit quando tava com 150km rodados apresentou um problema em uma peça (não sei se é alternador o nome dela) que alimenta a bateria quando a moto está ligada, ou seja, gera energia que abastece a própria bateria. A buzina começou a falhar e o painel a resetar, resultado fiquei na rua e fui rebocado pelo carro da concesionária.
Chegando lá o mecânico chefe diagnosticou logo o problema, era essa tal peça, e como só havia uma bandit na casa, eles trocaram por essa peça da bandit que por sinal era 1250 e zero km.
Me disseram que teve uma leva de bandits que vieram com esse problema. Nessa concessionária a minha seria a terceira.
A partida era dada normalmente, mas à medida que a energia era consumida não havia a reposição necessária por essa peça, e depois de alguns kms a bateria não conseguia mais alimentar o sistema elétrico.
Fica o alerta para a turma, principalmente para não pensar de imediato que o problema seja na bateria.
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Mensagem por Convidad Dom 10 maio 2009, 12:41

Valeiu Jesus,valeu pelo alerta.

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Mensagem por Shudo Dom 10 maio 2009, 13:43

...acho que é alguma interferencia do sistema da moto com o sistema do alarme..

..logo eu instalei o alarme na minha, acontecia ao semelhante...

...o alarme testado e andando na cidade, blz sem problemas..

...mas quando pegava a estrada, passando dos 7000 rpm começava a cortar o motor e os ponteiro do rpm caía e voltava....

...tentei mudar o corta ignição para varios pontos diferentes, até no rum/stop... ...sem change... desativei o corta ignição...

...este mesmo alarme funcionava perfeitamente na minha ex-twister...
Shudo
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Pronto para a passeata da minha turma !
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Mensagem por Tyago Silva Lyra Dom 24 Jun 2012, 20:58

Ola galera. . .
Primeiramente, me desculpem por reacender um topico já concluido, e a tanto tempo. . . Mas é que estou com o mesmo problema do nosso amigo Ubiratam, e já fiz e refiz tudo que foi postado neste forum, e não consigo resolver o problema do ressete no painel. . . Vocês teriam mais alguma sugestão para me darem??? A moto nunca teve alarme, portanto não será resolvida como o do Ubiratam. . . Agradeço desde já. . .

Tyago Silva Lyra
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