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Empinando e controlando

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Mensagem por Convidado Qui 24 Abr 2014, 09:19

Pessoal, salve!
Tenho uma gsxr 1000 e ainda estou me acostumando a descer o braço.
Minha dúvida é o seguinte:
Em alguns momentos, na maioria das vezes em saída de curva, se eu acelero demais ela acaba levantando a frente...
Aí que eu levo os sustos, quando ela abaixa a frente, não sei se é só porque posso não estar com o guidon reto, ela ameaça perder a direção e levo um puta susto.
Alguém poderia dar dicas de como evitar isso?
Agradeço muito!
Abraços.

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Mensagem por Berlindo Qui 24 Abr 2014, 09:56

Primeira coisa é calibrar a suspa pra seu peso, se ainda não o fez. Talvez endurecer a pré-carga da suspa traseira e verificar como está a frente.

Outra coisa é um amortecedor de direção, isso pode te ajudar nas mais variadas situações.

O principal é respeitar a máquina, uma 1000zona não aceita desaforo. Talvez retomar mais suavemente e ter um contorno de curva mais rápido, atrasando a frenagem, te faça ganhar mais tempo e se arriscar menos. Tudo isso imaginando um comportamento de pista, autódromo.
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Mensagem por Convidado Qui 24 Abr 2014, 10:03

Berlindo,
muito obrigado pelas dicas!
vou começar pela calibragem da suspensão, para ver se já dá uma melhorada.
Mas realmente, aqui ainda falta piloto hehe

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Mensagem por Parada Qui 24 Abr 2014, 14:16

de uma olhada no seu posicionamento.....depois que passei a andar de 1000, costumo sempre jogar meu peso pra frente pra evitar que a moto fica levantando o tempo todo (embora as vezes seja em vão!kkkk), mas com certeza ja diminui!!!

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Mensagem por Convidado Qui 24 Abr 2014, 14:18

kkkk boa ideia também... com certeza deve dar para eu jogar mais.
Uma pergunta:
esse amortecedor de direção faz tanta diferença mesmo?

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Mensagem por Berlindo Qui 24 Abr 2014, 16:02

Com mais de 100 cv eu não andaria sem. É sensacional.
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Mensagem por Pikes Peak Qui 24 Abr 2014, 16:38

A sua moto é qual ano? Enquanto a frente esta levantando beleza, o problema é a hora que a traseira escapar enquanto estiver na curva...

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Mensagem por Convidado Qui 24 Abr 2014, 16:39

2009!
Cara, uma vez eu acelerei de quinta mesmo, em cima da faixa divisória da estrada, em cima da pintura, e rabeou legal... coração foi a milhão!!!

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Mensagem por srad2012 Qui 24 Abr 2014, 20:26

Eu andava de srad 1000 e gostava muito da moto mas a verdade é que o problema real é a traseira sair em aceleradas bruscas, umas empinadinhas é até legal se forem previamente planejadas, andar de 1000 sem controle de tração tem que ser cuidadoso nas aceleradas, é bom só aloprar depois de uns 2-4 mil km de rodagem para se acostumar com as reações da moto.
Hoje estou de srad 750, considerei um UP, mais leve, mais ágil, grita alto, assusta menos, rodando nos 13-15 mil rpm é um canhão brutal; outra coisa só empino quando quero e posso dar mão com vontade sem ter muito medo de sair de traseira.
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Mensagem por Maker Sex 25 Abr 2014, 11:39

liu.bittencourt escreveu:Pessoal, salve!
Tenho uma gsxr 1000 e ainda estou me acostumando a descer o braço.
Minha dúvida é o seguinte:
Em alguns momentos, na maioria das vezes em saída de curva, se eu acelero demais ela acaba levantando a frente...
Aí que eu levo os sustos, quando ela abaixa a frente, não sei se é só porque posso não estar com o guidon reto, ela ameaça perder a direção e levo um puta susto.
Alguém poderia dar dicas de como evitar isso?
Agradeço muito!
Abraços.

Engraçado que ninguém te respondeu oq vc perguntou...

O "segredo" para ela não "shimar" quando abaixa é manter a aceleração... se baixar e tirar a mão ela vai shimar e vc vai cair...

Eu ainda estou aprendendo essaporradeempinardifícilprakct mas qdo eu acerto e vou até o corte de giro, porquetrocarmarchascomamotonograuémuitomaisdifícil, eu desço e já mando uma segunda acelerando sempre... senão shima mesmo.

Ainda não tenho coragem de subir na embreagem tb não... só subo no acelerador... acho mais seguro... por enquanto.
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Mensagem por Convidado Sex 25 Abr 2014, 11:44

Dae Maker...
Curti a dica.
Mas tem que ter coragem pra fazer isso...
Não shima nada mesmo?

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Mensagem por v3nt0 Sex 25 Abr 2014, 17:19

Maker escreveu:
liu.bittencourt escreveu:Pessoal, salve!
Tenho uma gsxr 1000 e ainda estou me acostumando a descer o braço.
Minha dúvida é o seguinte:
Em alguns momentos, na maioria das vezes em saída de curva, se eu acelero demais ela acaba levantando a frente...
Aí que eu levo os sustos, quando ela abaixa a frente, não sei se é só porque posso não estar com o guidon reto, ela ameaça perder a direção e levo um puta susto.
Alguém poderia dar dicas de como evitar isso?
Agradeço muito!
Abraços.

Engraçado que ninguém te respondeu oq vc perguntou...

O "segredo" para ela não "shimar" quando abaixa é manter a aceleração... se baixar e tirar a mão ela vai shimar e vc vai cair...

Eu ainda estou aprendendo essaporradeempinardifícilprakct mas qdo eu acerto e vou até o corte de giro, porquetrocarmarchascomamotonograuémuitomaisdifícil, eu desço e já mando uma segunda acelerando sempre... senão shima mesmo.

Ainda não tenho coragem de subir na embreagem tb não... só subo no acelerador... acho mais seguro... por enquanto.

Maker, experiência própria de quem já teve um ligamento cruzado do joelho rompido empinando só no acelerador, a moto foi subindo devagar até +- 40 cm do chão e depois que passou disso ela simplesmente virou pra trás de uma vez e eu caí a 20 km/h batendo o joelho no asfalto e rompendo o ligamento cruzado (se arrependimento matasse... rsrs).
Subir queimando a embreagem eu acho sempre mais seguro (ou menos arriscado)... pois a moto sobe mais mansa, no acelerador ela sobe berrando, na força mesmo.

Eu tive uma sahara muitos anos atrás e comecei a empinar nela... subia só no acelerador, a princípio parece que a moto fica mais no controle, mas dependendo da altura que a moto vier, ela vira de uma vez e vc nem vê.

Subindo queimando a embreagem, por mais que a moto suba mais rapido e te assuste, a moto vem mais na mão e com o giro mais baixo te permite um controle maior. Essas motos tem um freio motor absurdo, mesmo estando bem alta dá pra evitar virar só no freio motor, mas o ideal é estar sempre preparado pra apertar o freio traseiro caso ela passe do ponto, senão vira pra trás sem dó. Já virei minha xt 600 uma vez.  Empinando e controlando 814319 


A srad dá pra levantar queimando a embreagem até em velocidades altas... 150, 170...  Twisted Evil 
da uma olhada:

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Mensagem por Schiavetto Dom 27 Abr 2014, 08:01

a ninja tb empina na acelaracao..mas qd volta para o chao a moto nao balanca nada.
acho q o seu problema è suzuki....
be green and be happy
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Mensagem por Convidado Seg 28 Abr 2014, 09:23

Schiavetto escreveu:a ninja tb empina na acelaracao..mas qd volta para o chao a moto nao balanca nada.
acho q o seu problema è suzuki....
be green and be happy

kkkk
vou levar na esportiva, pois vc é uma piada.

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Mensagem por maluko da tw Seg 28 Abr 2014, 10:40

Sugiro um curso de pilotagem..

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Mensagem por Maker Qua 30 Abr 2014, 18:33

liu.bittencourt escreveu:Dae Maker...
Curti a dica.
Mas tem que ter coragem pra fazer isso...
Não shima nada mesmo?

Não é questão de coragem cara... é questão de dinâmica... tem que acelerar qdo desce SENÃO vai shimar...
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Mensagem por Maker Qua 30 Abr 2014, 18:35

v3nt0 escreveu:
Maker, experiência própria de quem já teve um ligamento cruzado do joelho rompido empinando só no acelerador, a moto foi subindo devagar até +- 40 cm do chão e depois que passou disso ela simplesmente virou pra trás de uma vez e eu caí a 20 km/h batendo o joelho no asfalto e rompendo o ligamento cruzado (se arrependimento matasse... rsrs).
Subir queimando a embreagem eu acho sempre mais seguro (ou menos arriscado)... pois a moto sobe mais mansa, no acelerador ela sobe berrando, na força mesmo.

Eu tive uma sahara muitos anos atrás e comecei a empinar nela... subia só no acelerador, a princípio parece que a moto fica mais no controle, mas dependendo da altura que a moto vier, ela vira de uma vez e vc nem vê.

Subindo queimando a embreagem, por mais que a moto suba mais rapido e te assuste, a moto vem mais na mão e com o giro mais baixo te permite um controle maior. Essas motos tem um freio motor absurdo, mesmo estando bem alta dá pra evitar virar só no freio motor, mas o ideal é estar sempre preparado pra apertar o freio traseiro caso ela passe do ponto, senão vira pra trás sem dó. Já virei minha xt 600 uma vez.  Empinando e controlando 814319 

A srad dá pra levantar queimando a embreagem até em velocidades altas... 150, 170...  Twisted Evil 
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Cara... eu simplesmente NÃO TENHO CORAGEM de queimar a embreagem pra subir... sei lá... eu acho que essa porra vai virar
pra trás...

Eu tenho amigos aqui que sobem queimando... mas putz... EU TRAVO...

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Mensagem por v3nt0 Qua 30 Abr 2014, 19:36

Maker escreveu:

Cara... eu simplesmente NÃO TENHO CORAGEM de queimar a embreagem pra subir... sei lá... eu acho que essa porra vai virar
pra trás...

Eu tenho amigos aqui que sobem queimando... mas putz... EU TRAVO...



O esquema é pegar o ponto certo entre RPM x Queimar a embreagem, começa de segunda marcha, aperta a embreagem, acelera até +- 10.000 rpm, solta a embreagem de uma vez e assim que ela desgrudar do chão vc desacelera... vc vai ver que ela vai só dar uma leve decolada na frente, aí quando for pegando confiança, vai acelerando mais forte, só que quando ela subir, vc continua bombando o acelerador e vai controlando a empinada (mas sempre com o pé direito pronto pra cutucar o freio traseiro caso precise).

Mas sinceramente? Eu te recomendo pegar uma motinha mais velha pra aprender.... pois aprender a empinar com moto grande o risco é muito alto, não conheço ninguem que empina de verdade e que nunca tenha caído... rsrs.

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Mensagem por v3nt0 Qua 30 Abr 2014, 19:47

liu.bittencourt escreveu:Dae Maker...
Curti a dica.
Mas tem que ter coragem pra fazer isso...
Não shima nada mesmo?

Liu, essa dica do Maker funciona, mas se vc não se sentir seguro pra fazer, o ideal é trocar o amortecedor de direção original da sua moto por um Scotts, GPR ou Ohlins com regulagem manual, aí pode acelerar tranquilo que não shima mais. Só não pode esquecer de deixar ele mais suave quando tiver dentro da cidade e precisar virar o guidom pra manobrar, senão vc pode passar apertado com o guidom pesado.
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Mensagem por Maker Qui 01 maio 2014, 21:01

v3nt0 escreveu:
Maker escreveu:

Cara... eu simplesmente NÃO TENHO CORAGEM de queimar a embreagem pra subir... sei lá... eu acho que essa porra vai virar
pra trás...

Eu tenho amigos aqui que sobem queimando... mas putz... EU TRAVO...



O esquema é pegar o ponto certo entre RPM x Queimar a embreagem, começa de segunda marcha, aperta a embreagem, acelera até +- 10.000 rpm, solta a embreagem de uma vez e assim que ela desgrudar do chão vc desacelera... vc vai ver que ela vai só dar uma leve decolada na frente, aí quando for pegando confiança, vai acelerando mais forte, só que quando ela subir, vc continua bombando o acelerador e vai controlando a empinada (mas sempre com o pé direito pronto pra cutucar o freio traseiro caso precise).

Mas sinceramente? Eu te recomendo pegar uma motinha mais velha pra aprender.... pois aprender a empinar com moto grande o risco é muito alto, não conheço ninguem que empina de verdade e que nunca tenha caído... rsrs.

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Tenho que aprender a usar o freio traseiro com urgência... hj mesmo eu quase virei pra trás...
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Mensagem por Jonathas Luzo Qui 01 maio 2014, 21:24

Liu

Eu tive o mesmo problema que você e para corrigir fiz a mesma curva umas 10 vezes:

Eu tive momentos em que entrava na curva mantendo a aceleração e quando saia ela chicotiava a traseira, momentos em que eu saia da curva e puxava ela no braço e se naquele momento eu não tivesse embreagem e freio ou eu voltava para trás ou a frente dançava.

São muitas situações, procura fazer a mesma coisa varias vezes ou no mesmo local ou em diferentes mais que você conheça e sabe o limite, acredito que desvendara essas duvidas a cada toque.

Eu tenho uma 1000 e sinceramente elas são muito ariscas se não souber dosar o cabo.


Abraço

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Mensagem por srad2012 Dom 04 maio 2014, 13:01

Galera confesso que tenho a maior "inveja" de quem empina pra valer, mas depois de um acidente e 5 parafusos no ombro somado ao valor da garota que monto e do valor da franquia, só dou aquelas empinadinhas de 2a. ou 3a. em lombas da estradas no acelerador mesmo, já vi no mínimo uns 6 colegas virando pra trás e se ferrando, mas que empinar é legal isso é.
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Mensagem por Hans Blackbullet Dom 04 maio 2014, 18:36

Maker escreveu:
v3nt0 escreveu:
Maker, experiência própria de quem já teve um ligamento cruzado do joelho rompido empinando só no acelerador, a moto foi subindo devagar até +- 40 cm do chão e depois que passou disso ela simplesmente virou pra trás de uma vez e eu caí a 20 km/h batendo o joelho no asfalto e rompendo o ligamento cruzado (se arrependimento matasse... rsrs).
Subir queimando a embreagem eu acho sempre mais seguro (ou menos arriscado)... pois a moto sobe mais mansa, no acelerador ela sobe berrando, na força mesmo.

Eu tive uma sahara muitos anos atrás e comecei a empinar nela... subia só no acelerador, a princípio parece que a moto fica mais no controle, mas dependendo da altura que a moto vier, ela vira de uma vez e vc nem vê.

Subindo queimando a embreagem, por mais que a moto suba mais rapido e te assuste, a moto vem mais na mão e com o giro mais baixo te permite um controle maior. Essas motos tem um freio motor absurdo, mesmo estando bem alta dá pra evitar virar só no freio motor, mas o ideal é estar sempre preparado pra apertar o freio traseiro caso ela passe do ponto, senão vira pra trás sem dó. Já virei minha xt 600 uma vez.  Empinando e controlando 814319 

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Cara... eu simplesmente NÃO TENHO CORAGEM de queimar a embreagem pra subir... sei lá... eu acho que essa porra vai virar
pra trás...

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Já eu não tenho coragem de subir no acelerador, porque ela vem de uma vez... prefiro subir na queima de embreagem...controlando no acelerador e freio traseiro na emergência...
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Mensagem por Convidado Seg 05 maio 2014, 09:56

Pessoa, muitíssimo obrigado pelas informações!
Eu vou tentar controlar no acelerador mesmo, então... se não der certo vou começar a cogitar o amortecedor de direção!
Depois eu posto aqui se deu certo hehe


Maker escreveu:
v3nt0 escreveu:
Maker, experiência própria de quem já teve um ligamento cruzado do joelho rompido empinando só no acelerador, a moto foi subindo devagar até +- 40 cm do chão e depois que passou disso ela simplesmente virou pra trás de uma vez e eu caí a 20 km/h batendo o joelho no asfalto e rompendo o ligamento cruzado (se arrependimento matasse... rsrs).
Subir queimando a embreagem eu acho sempre mais seguro (ou menos arriscado)... pois a moto sobe mais mansa, no acelerador ela sobe berrando, na força mesmo.

Eu tive uma sahara muitos anos atrás e comecei a empinar nela... subia só no acelerador, a princípio parece que a moto fica mais no controle, mas dependendo da altura que a moto vier, ela vira de uma vez e vc nem vê.

Subindo queimando a embreagem, por mais que a moto suba mais rapido e te assuste, a moto vem mais na mão e com o giro mais baixo te permite um controle maior. Essas motos tem um freio motor absurdo, mesmo estando bem alta dá pra evitar virar só no freio motor, mas o ideal é estar sempre preparado pra apertar o freio traseiro caso ela passe do ponto, senão vira pra trás sem dó. Já virei minha xt 600 uma vez.  Empinando e controlando 814319 

A srad dá pra levantar queimando a embreagem até em velocidades altas... 150, 170...  Twisted Evil 
da uma olhada:

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Cara... eu simplesmente NÃO TENHO CORAGEM de queimar a embreagem pra subir... sei lá... eu acho que essa porra vai virar
pra trás...

Eu tenho amigos aqui que sobem queimando... mas putz... EU TRAVO...


v3nt0 escreveu:
liu.bittencourt escreveu:Dae Maker...
Curti a dica.
Mas tem que ter coragem pra fazer isso...
Não shima nada mesmo?

Liu, essa dica do Maker funciona, mas se vc não se sentir seguro pra fazer, o ideal é trocar o amortecedor de direção original da sua moto por um Scotts, GPR ou Ohlins com regulagem manual, aí pode acelerar tranquilo que não shima mais. Só não pode esquecer de deixar ele mais suave quando tiver dentro da cidade e precisar virar o guidom pra manobrar, senão vc pode passar apertado com o guidom pesado.

Jonathas Luzo escreveu:Liu

Eu tive o mesmo problema que você e para corrigir fiz a mesma curva umas 10 vezes:

Eu tive momentos em que entrava na curva mantendo a aceleração e quando saia ela chicotiava a traseira, momentos em que eu saia da curva e puxava ela no braço e se naquele momento eu não tivesse embreagem e freio ou eu voltava para trás ou a frente dançava.

São muitas situações, procura fazer a mesma coisa varias vezes ou no mesmo local ou em diferentes mais que você conheça e sabe o limite, acredito que desvendara essas duvidas a cada toque.

Eu tenho uma 1000 e sinceramente elas são muito ariscas se não souber dosar o cabo.


Abraço

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